🤔 Para Refletir :
"Por que tão sérios? Não... eu diria: por que tão perfeccionistas?"
- Eliyud

RPG Maker 2000 RPG Maker 2000 dá 'crash' com arquivos .MP3

SC19 Masculino

Conde
Membro
Membro
Juntou-se
25 de Junho de 2015
Postagens
361
Bravecoins
309
Motor de jogo
Clickteam Fusion
Título auto-explicativo, das duas uma:
  1. Talvez eu esteja usando configurações de áudio .MP3 não aceitas ou adequadas para o RM2K
  2. Por eu estar usando Linux como sistema operacional, certas funções que funcionam no Windows não se aplicam aqui (como é o caso)
Enfim, fica surgindo esse aviso sem parar até eu ter que encerrar o software no Monitor do Sistema (o equivalente ao Gerenciador de Tarefas do Linux).
A última opção é ter que usar .WAV no jogo (mesmo sendo poucas músicas, eu definitivamente não quero pelo peso deles)

1739154848786.png

Acredito eu que seja pelo fato do RM usar bibliotecas do Windows que são responsáveis pela reprodução sonora.
Tanto que alguns programas multiplataformas usam até uma DLL diferente (a mais popular é a lame_enc.dll).
Normalmente, como ela foi feita pra executar na arquitetura do Windows, no qual as instruções de máquina são bem diferentes das do Windows), ele acaba não rodando no Linux mesmo.

Peguei um executável RPG_RT.exe do 2k e abri num depurador. Os módulos carregados são esses. A maioria foi feita pra funcionar só no Windows.
1739581197291.png

Enquanto não sair o editor do EasyRPG, infelizmente não é possível usar o Rm2k e 2k3 no Linux.

Acredito eu que seja pelo fato do RM usar bibliotecas do Windows que são responsáveis pela reprodução sonora.
Tanto que alguns programas multiplataformas usam até uma DLL diferente (a mais popular é a lame_enc.dll).
Normalmente, como ela foi feita pra executar na arquitetura do Windows, no qual as instruções de máquina são bem diferentes das do Windows), ele acaba não rodando no Linux mesmo.

Peguei um executável RPG_RT.exe do 2k e abri num depurador. Os módulos carregados são esses. A maioria foi feita pra funcionar só no Windows.
Visualizar anexo 9884

Enquanto não sair o editor do EasyRPG, infelizmente não é possível usar o Rm2k e 2k3 no Linux.

Obrigado pela resposta, vou ver o que posso fazer com Wine e Winetricks além de dar uma pesquisada a fundo, daí posto de novo aqui.

Usar RM2K e até mesmo o CF25 é possível, claro que configurados da maneira certa, só que a impressão que dá é que estamos usando softwares de Windows nos 90% 👀

Última edição:
Voltar
Topo Inferior