🤔 Para Refletir :
""Não é sobre fazer o jogo perfeito, é sobre fazer o seu melhor.""
- Ricky O Bardo

RPG Maker 2003 Ganha atualização

rafaelrocha00

Conde
Membro
Membro
Juntou-se
19 de Junho de 2015
Postagens
370
Bravecoins
39
ISXobzJ.jpg

Depois de dois anos inerte, o amado RPG Maker 2003 conseguiu, na semana passada, uma nova atualização: sua versão 1.12.

A atualização foi uma surpresa vasta e bem vinda, resolvendo muitos bugs da engine e trazendo novos sistemas para facilitar muito a utilização de eventos e imagens.
Já e possível renovar sua versão antiga facilmente. Com várias novas funções, erros corrigidos e mudanças estruturais, vale a pena abrir de novo seu editor e vê-las pessoalmente.

Algumas mudanças:

• E possível maximizar ou redimensionar algumas janelas, tal como o editor de eventos, a data-base e algumas outras abas. Devido a limitações, porém, o layout pode não sair perfeito quando uma janela é ampliada.
  • Pode-se usar imagens nas batalhas.
  • Pode-se decidir se, e em quais imagens, utilizar efeitos, como a tela vibrando ou flash; além de poder decidir se ela deve ser limpa automaticamente no final das batalhas ou/e na mudança de mapa.
  • A posição Z na qual uma imagem é desenhada pode ser alterada. Isso significa que você pode por imagens na frente de janelas de diálogos ou embaixo de tiles, por exemplo.
  • Se utilizar controle, o D-pad estará disponível como alternativa ao analógico.
  • Variáveis podem ser utilizadas em vez de valores fixos para os IDs de imagens, transparência e zoom. Evitando ter de fazer várias gambiarras.
  • O “Este evento” pode agora ser direcionado a eventos comuns.
  • As imagens podem obter seus gráficos a partir de uma spritesheet com tamanho variável. É possível selecionar um sprite fixo para exibir ou configurá-lo através de uma variável.
  • É possível incluir "[x, y]" ao nome do arquivo, em que "x" e "y" são o número de sprites por linha e coluna. Esses números serão definidos automaticamente quando o sprite for selecionado.
  • Uma spritesheet com frames de animação individuais pode ser usada para animar automaticamente uma imagem com uma velocidade definida, em Loop ou não, reduzindo assim, o peso sobre a CPU. Além de varias outras mudanças para evitar o sobrecarregamento do programa e diminuir o Lag.
  • Comentários em eventos agora podem ter um comprimento e número qualquer de linhas em vez de serem limitados a 4 linhas com largura definida.
  • Ao importar arquivos de música, todos os tipos de arquivos permitidos (mid, wav, mp3) são exibidos de uma só vez.
  • O atalho de reiniciar será Alt+F12 em vez de apenas F12, para evitar reserts acidentais.
  • E muitas outras implementações e correções.

Mesmo após o lançamento do MV, é interessante ver que os desenvolvedores da Enterbrain não se esqueceram de suas obras mais antigas, ainda mais ao ponto de lançar uma atualização que não seja apenas de compatibilidade. Devemos torcer para que continuem olhando para o passado da mesma maneira que olham para o futuro.

É uma pena que, devido a perda do código fonte da Engine, melhorias como essa ficam cada vez mais improváveis, caras e complexas de se produzir. Devemos apenas esperar e ver.

Se você não possuir o editor e quiser testar as novas implementações, o programa não está custando mais de quarenta reais na <a href="http://store.steampowered.com/app/362870/RPG_Maker_2003/">Steam</a>
.

Também achei bacana que eles tenham decidido atualizar dessa forma uma engine tão antiga! Eu nunca usei para valer o RM2K/2k3, mas posso imaginar a felicidade de quem usa essas engines... ou pelo menos de quem usa as versões originais, hehehe! Agora, será que também vão dar essa atenção para o RMXP em algum momento? Estou torcendo que sim!​

Se a programação por eventos do 2k3 já era mais que suficiente, agora está esbanjando. Apenas esse ponto das spritsheets nas imagens já foi um avanço enorme. Vale citar o tópico oficial, caso alguém se interesse.

Recebi isso quando abri agora:

An update has been installed! RPG Maker 2003 has been updated from v.1.11 to v1.12 and
these are the most important editor changes:

v1.12:
* It is now possible to resize and maximize some windows such as database and event editor.
* Comments can now have an arbitrary length.
* Support for using values from variables for picture IDs, filename suffixes, transparency
  and zoom.
* Support for showing pictures in different layers on the screen and also during battle.
* Support for applying screen effects (shake, tint, flash) to individual pictures.
* Support for selectively erasing pictures on map change or battle end.
* Support for using spritesheets for picture graphics, with optional automatic animation.
* Support for negative and zero values for rotation/wave effects of pictures, to reverse
  the effect direction or pause the effect.
* Various bugfixes. Please refer to the full changelog for more details.

E depois:
v1.12:
* [!] The current position of the parallax background and the map tileset (if it was
  changed by an event) are now restored when loading a savegame, instead of being reset.
* [!] To restart the game, Alt+F12 instead of F12 is now used (to avoid accidental restart
  due to muscle memory because F12 is used for screenshots in Steam games).
* The "This Event" target and the "Erase Event" command will now work in common events as
  well, by refering always to the last map event in the call stack.
* Support for using values from variables for picture IDs, filename suffixes, transparency
  and zoom.
* Support for showing pictures in different layers on the screen and also during battle.
* Support for applying screen effects (shake, tint, flash) to individual pictures.
* Support for selectively erasing pictures on map change or battle end.
* Support for using spritesheets for picture graphics, with optional automatic animation.
* Support for negative and zero values for rotation/wave effects of pictures, to reverse
  the effect direction or pause the effect.
* The "Show Picture" command will no longer load a picture file from disk a second time if
  the same file is already loaded for the given picture.
* Showing a picture with 100% transparency no longer causes CPU power to be wasted on
  attempting to draw the picture.
* Gamepad controls now support the D-Pad additionally to the analog stick.
* The game volume can now be controlled from the video options dialog.
* Various bugfixes. Please refer to the full changelog for more details. Most importantly:
  The keyboard state now doesn't cause intermittent fake 'key not pressed' states when
  queried rapidly on modern computers.

Vou traduzir depois, vou sair testando:
58dd79ebeacf29.32224993218190-larissa-manoela-em-2016-cumplices-de-u-diapo-2.jpg

Inacreditável essa notícia! Bem, tomara que o 2k3 receba um suporte para Destiny Script e uma liberdade maior para a qualidade de imagens. Seria lindo demais.

Massa pela atualização, que em resumo é surpreendente. Adorava o 2k3.
Mas minha maior dúvida nesse momento. Entendo o vamos usar original e tudo mais, então é só por dúvida mesmo...quem tem o 2k3 traduzido piratex da MU(eita que é vei demais xD), que aliás, tem eu lá xD, tem como fazer algo a respeito?
Em resumo, um RPG Maker 2k3 MU atualizado é possível?
See ya!

Espero que isso não quebre nada, a última atualização do XP deu umas bugadas em meu projeto.

August_Shade comentou:
Massa pela atualização, que em resumo é surpreendente. Adorava o 2k3.
Mas minha maior dúvida nesse momento. Entendo o vamos usar original e tudo mais, então é só por dúvida mesmo...quem tem o 2k3 traduzido piratex da MU(eita que é vei demais xD), que aliás, tem eu lá xD, tem como fazer algo a respeito?
Em resumo, um RPG Maker 2k3 MU atualizado é possível?
See ya!
Opa, opa, primeiramente, se tiver ele aí pode passar pra cá, rsrs. Tá quase impossível achar pela internet ele, nem sei se ainda tenho aqui, eu tava usando o Advocate como gambiarra, mas enfim.

Cara, eu não tenho muito autoridade moral pra trazer algo sob o nome da MU, mas se você me arrumar esse maker aí, podemos considerar fazer um projeto para traduzir sob a Ordem de Ownliver com base na tradução da MU e até tentar fazer ela virar a oficial da Steam falando com os carinhas.

Eu estaria interessado em fazer esse patch, sim senhor.

Por sinal, depois de um século e de todos os patchs (tipo o RPG Maker 2009 Ultimate ou sei lá do Cherry) estarem anos luz a frente da versão original por mais de uma década, que bom ver que alguém lá ainda tem um pouco de amor (e engenharia reversa) pra poder trazer um RM2003 melhorado de forma oficial. Que belo tempo esse em que vivemos, não é mesmo?

Valentine comentou:
Até o RPG Maker 2003 foi atualizado e o XP não...

Vai entender as prioridades da Enterbrain...

Acho que nem vai ser... O XP foi lançado com os eventos limitados para 'forçar' o pessoal a usar o script. Atualizar o XP é desperdício de esforço, já que eles podem melhorar as engines mais atuais.

[member=1061]Valentine[/member], acho que Rm2k3 foi atualizado por que deve ter tido mais saida que o RmXP, não atualizaram o Rm2k Value por que o Rm2k3 por si só já é um Upgrade dele.

Isso é meu ponto de vista, não comparei os números, mas vi que muitos compraram o Rm2k3.

Rafael_Sol_MAKER comentou:
Opa, opa, primeiramente, se tiver ele aí pode passar pra cá, rsrs. Tá quase impossível achar pela internet ele, nem sei se ainda tenho aqui, eu tava usando o Advocate como gambiarra, mas enfim.

Cara, eu não tenho muito autoridade moral pra trazer algo sob o nome da MU, mas se você me arrumar esse maker aí, podemos considerar fazer um projeto para traduzir sob a Ordem de Ownliver com base na tradução da MU e até tentar fazer ela virar a oficial da Steam falando com os carinhas.

Eu estaria interessado em fazer esse patch, sim senhor.

Por sinal, depois de um século e de todos os patchs (tipo o RPG Maker 2009 Ultimate ou sei lá do Cherry) estarem anos luz a frente da versão original por mais de uma década, que bom ver que alguém lá ainda tem um pouco de amor (e engenharia reversa) pra poder trazer um RM2003 melhorado de forma oficial. Que belo tempo esse em que vivemos, não é mesmo?
É óbvio que eu tenho o 2k3 da MU oo'. na verdade tenho todos os rpg makers das versões Br que saíram acredito.
Vou upar aqui e te mando o link. o/
See ya!

Eu apoio totalmente uma tradução. Se deixarem pra Degica - caso façam, porque eu já enchi o saco - vai ficar como a do MV. Agora, não façam de graça. A tradução está aqui, completa e bem feita. O preço é X. Enquanto isso nós continuamos reclamando lá da falta de tradução do 2k3 e das traduções do MV e do Ace - que conseguiram estragar. U.U

Joseph Poe comentou:
Eu apoio totalmente uma tradução.
[...]
Olha, eu discordo, acho desnecessário, dificilmente iniciantes vão comprar, provavelmente a maioria dos compradores são usuários antigos da versão pirata, essa atualização nem bem é feita pela empresa japonesa e sim por aquele austríaco ou alemão, Cherry qualquer coisa que criou aquele Patch que permite utilizar PLUGINs podendo escolher apenas as opções desejadas de modificações, acho que era DynRpg.

Sim, foi feita pelo Cherry. Mas é exatamente isso. O 2k3 não é mais uma ferramenta para iniciantes - embora possam e consigam usar sem problema. Arrisco dizer que todos os compradores são usuários antigos. Acontece de um ou outro novato se interessar pelos gráficos, mas é raro. Tipo a Nintendo vendendo um emulador bonitinho.

Crixus comentou:
[member=1061]Valentine[/member], acho que Rm2k3 foi atualizado por que deve ter tido mais saida que o RmXP, não atualizaram o Rm2k Value por que o Rm2k3 por si só já é um Upgrade dele.

Isso é meu ponto de vista, não comparei os números, mas vi que muitos compraram o Rm2k3.

Actually, the update happened because I wanted to do it and Degica (the publisher) didn't say "no" to a free update (because nobody paid for me the update, there wouldn't have been budget for further RM2k3 development on their end). It wasn't Enterbrain's idea.

So there is no point in speculating about their priorities, because this was not part of any product stategy of theirs.

~Cherry

(By the way, I remember I had an account here. But it's gone now for some reason, I had to create a new one...)

Gente, o Cherry basicamente está dizendo que foi ideia dele e que ele o fez, e a Degica não recusaria um update gratuito. No fim eles não tem orçamento para mexer uma única palha em função dos makers mais antigos, mas eles não estão recusando "ajuda"...

O que significa que a tradução pode ir pra frente se a fizermos de graça (é bem capaz de que se a tradução fique famosa por fora eles roubem ela mesmo, que nem aconteceu com o Ace).

Cherry comentou:
[...]

Actually, the update happened because I wanted to do it and Degica (the publisher) didn't say "no" to a free update (because nobody paid for me the update, there wouldn't have been budget for further RM2k3 development on their end). It wasn't Enterbrain's idea.

So there is no point in speculating about their priorities, because this was not part of any product stategy of theirs.

~Cherry

(By the way, I remember I had an account here. But it's gone now for some reason, I had to create a new one...)
Hello, Cherry! Pleased to meet you!

Well, unfortunately due database errors we had to reset the entire forum (this time we also picked SMF). But that won't happen again too easily, I promise.

By the way, thanks for the clarification on the subject. It's not everyday that we see an update like this, so we were very curious to know the reason behind. Good to know that it was you.

It should open up some opportunities for us trying to finally get an official portuguese translation for it too. If possible, please explain us the way you used to reach them, so, if the translation project takes off, we should do the same.

Have a good day! Att.,

Voltar
Topo Inferior