🤔 Para Refletir :
"Mudar não é fraqueza, pelo contrário, é um sinônimo de superação"
- Ricky O Bardo

RPG Maker 2003 Ganha atualização

Eu apoio uma atualização oficial do RM2k3 pro Português. Se houver um mode de fazer eu apoiaria.

I'm sorry to destroy your hope but I'm pretty sure that an official translation to Portuguese will be impossible. That is for several reasons: First, that acceptance of a free update was a one time thing under lucky circumstances. Especially don't forget that Degica and Enterbrain are two different companies. Enterbrain also wouldn't be happy to hear that Degica launched a translation to a "smaller" language like Portuguese after we had to tell them that a translation back to Japanese (the most demanded one) is not possible - that would really make their priorities look weird to the public, as it already happened as you can see. Lastly, it poses a huge technical problem because it would require maintaining two versions, so if some day another update were to happen, it would be unnecessarily complex.

These points may not sound convincing but that's probably because I have a hard time explaining them correctly... But I know it is pretty impossible.

However, due to the patch EULA, nothing stops you from making your own, unofficial, translation and offer it as patch. You will however have the same technical issues I would have, of course.

[member=1710]Cherry[/member] i lovu!
Its My work: ----- LINK REMOVIDO -----

Sobre especulações, eu realmente não fiz isso, aliás eu mesmo já possuo a versão atualizada, apenas afirmei o evidente, dificilmente aparecerá uma atualização do RmXP.

E também deixei claro o por que é desnecessário atualizar o Rm2000.

Asuma comentou:
Eu apoio uma atualização oficial do RM2k3 pro Português. Se houver um mode de fazer eu apoiaria.

Cara, modo há diversos e não é complicado de fazer isto. Basicamente, se for o caso, uma tradução baseada na versão da da MU.

1. Bastaria descomprimir o executável do RM2k3 MU.
2. Realizar o mesmo com a versão standalone do RM2k3 Web e modificar o OEP do software.
3. Editar as Strings com auxílio de um Resource Editor + Hex Editor.

Há pouco tempo atrás estava trabalhando nas traduções dos RM2k v1.60 e RM2k3 v1.11. Atualmente não tenho muito tempo para continuar, mas se a vocês realmente estiverem interessados em realizar uma tradução para PT-BR, eu apoio totalmente.

Aposto que a galera está naquela estiga de traduzir, porém seria bem melhor iniciar a tradução na versão final do RM2k3.

Crixus comentou:
Joseph Poe comentou:
Eu apoio totalmente uma tradução.
[...]
Olha, eu discordo, acho desnecessário, dificilmente iniciantes vão comprar, provavelmente a maioria dos compradores são usuários antigos da versão pirata, essa atualização nem bem é feita pela empresa japonesa e sim por aquele austríaco ou alemão, Cherry qualquer coisa que criou aquele Patch que permite utilizar PLUGINs podendo escolher apenas as opções desejadas de modificações, acho que era DynRpg.

Concordo plenamente com o Tanatos. Por mais que este assunto gere discussões e polêmica, devido a questões de Copyright, ainda sim prefiro algo que seja 100% gratuito (além do que, não tardará muito e logo vocês terão novas versões crackeadas disponíveis na NET. O executável não é difícil de ser desprotegido e fora que não precisa de muito para concluir o objetivo desta discussão). Na minha humilde opinião não há nada mais satisfatório que o empenho de um Maker aproveitando bem o resultado do esforço de outros Maker's. Dinheiro é bom, mas não mais que um trabalho feito de coração.

Agora que estou sem namorada (sim mais um pé na bunda dessa vida ingrata) resolvi testar o Rm2k3, as novas funções ficaram bem interessantes, muito pra falar a verdade, não vi muita coisa interessante para melhorar os jogos tradicionais, mas os jogos que seguem outros estilos ficaram ótimos com esses sistemas.

Eu também achei que o desempenho agora ficou melhor no Windows 8/8.1, ainda não testei no 10.
Isso ao contrário do Rm2k que em questão do ecrã e resolução em FullScreen não fica muito legal.

Vou aproveitar que ressuscitaram o tópico e comentar que por incrível que pareça, o RM2K3 tem uma grande variedade de gráficos, e todos muito bons, o que pode atrair pessoas a utilizarem a engine. Os gráficos do FSM tão aí pra provar isso, dentre uma míriade de sites. Sem falar que pra pixel art, eu particularmente acho mais prático, já que sou iniciante, trabalhar em uma grade de 16x16, e no final ter um resultado bem charmoso.

E já que realmente parecem interessados nisso, a saber, o August Shade me passou faz um tempo já uma das últimas versões do RPG Maker da MU que tenho notícia(1.09a, nem eu tinha mais essa) e acho que podemos usar ela como base da tradução.

Já que no estado atual o EULA permite, acho que nada nos impede de ter uma tradução do RM2k3 de qualidade para nosso uso aqui. Vou me valer da minha experiência de tradução no Ace e MV para tal. Se me permitem fazer, gostaria de realizá-la nessas férias sob o brasão nobre da Ordem de Ownliver/Seita da Vaca Louca.

Vamos ver o que sai disso afinal, hehe.

edit -----------------

P.S.: Olha aí uma screen da belezura:
13tSSKo.png

P.S.2: Quem tiver uma cópia da versão aí da Steam sobrando e quiser me presentear, estarei aceitando, rsrs.

edit 2-----------------

P.S.3: O executável do RM2k3 da MU está empacotado/comprimido, o que não permite acesso direto aos recursos. Contando esse tempo todo, deve ser um do tipo UPS. Vou ter que ir na minha antiga biblioteca de unpackers e outras ferramentas 'maldosas' pra poder extrair as string tables e dialogs. Quem tiver conhecimento e tempo sobrando nisso (estou sem PC e não vou arriscar nada muito drástico nesse aqui que é do meu pai) se puder fazê-lo desde já, agradeço, só vou poder fazer isso outro dia.

Acrescento que deixarei todos informados aqui quanto às alterações/modificações/adaptações dos termos.

Uma coisa que não havia notado no Rm2k3 da Steam, quando você copia comandos de eventos, mesmo que na sequencia de uma única vez você pode colar como texto:

Código:
@> Change System BGM: Airship, 'Vehicle 3'
@> Control Switches: [0003:! Inside Vehicle!] = ON
@> Set Move Route: This Event, Change Graphic...
@> Control Variables: [0009:ID-MAPA] = Player's Map ID
@> Control Variables: [0031:X-AirShipA] = This Event's X Coordinate
@> Control Variables: [0032:Y-AirShipA] = This Event's Y Coordinate
@> Change Vehicle Graphic: Airship, 'Vehicles', 4
@> Set Vehicle Location: Airship, Variable [0009][0031][0032]
@> Get On/Off Vehicle
@> Control Variables: [0041:X:[No-Alcance]] = 999 
@> Control Variables: [0042:Y: No Alcance] = 999 
@> Set Event Location: This Event, Variable [0041][0042]
@> Control Switches: [0009:If AirShip] = ON
@> Control Switches: [0020:AirShip-A] = ON

Isso era uma coisa tão dificil de ser digitada, agora é pratico, eu nem desconfiava.
Não posso afirmar se veio dessa atualização ou já tinha antes e nem me recordo se alguém já tinha percebido.

Valentine comentou:
Até o RPG Maker 2003 foi atualizado e o XP não...

Vai entender as prioridades da Enterbrain...

O 2003 ainda é bem forte no japão e resto do mundo prefere o Ace, além de que eles modificaram algumas coisas sim no XP mas coisas pequenas e nada para melhor eu diria.

Amo o rpgmaker2k3,axo q pelo fato de os graficos e sons lembrarem muito os rpg q amo dos 8/16bits S2
Nn eh minha area ,mas se eu puder ajudar em algo estamos ai.
Alguem.ja tentou usar um editor em hexadecimal pra ver se tem acesso as strings nele?

Hey [member=1710]Cherry[/member] ! How are you? I'm glad to see you here in the Brazilian community too.

And that update for the gamepad bug? Did you looked into that matter already?

Crixus comentou:
Uma coisa que não havia notado no Rm2k3 da Steam, quando você copia comandos de eventos, mesmo que na sequencia de uma única vez você pode colar como texto:

Código:
@> Change System BGM: Airship, 'Vehicle 3'
@> Control Switches: [0003:! Inside Vehicle!] = ON
@> Set Move Route: This Event, Change Graphic...
@> Control Variables: [0009:ID-MAPA] = Player's Map ID
@> Control Variables: [0031:X-AirShipA] = This Event's X Coordinate
@> Control Variables: [0032:Y-AirShipA] = This Event's Y Coordinate
@> Change Vehicle Graphic: Airship, 'Vehicles', 4
@> Set Vehicle Location: Airship, Variable [0009][0031][0032]
@> Get On/Off Vehicle
@> Control Variables: [0041:X:[No-Alcance]] = 999 
@> Control Variables: [0042:Y: No Alcance] = 999 
@> Set Event Location: This Event, Variable [0041][0042]
@> Control Switches: [0009:If AirShip] = ON
@> Control Switches: [0020:AirShip-A] = ON

Isso era uma coisa tão dificil de ser digitada, agora é pratico, eu nem desconfiava.
Não posso afirmar se veio dessa atualização ou já tinha antes e nem me recordo se alguém já tinha percebido.

Isso e um sonho  :Chorar:
Eu fazia tutoriais e tinha que digita risso para fica mais compreensível....
Que seja em ingles mesmo, vou ficar com ele

Asuma comentou:
Isso e um sonho  :Chorar:
Eu fazia tutoriais e tinha que digita risso para fica mais compreensível....
Que seja em ingles mesmo, vou ficar com ele

Dear god, não.. Você poderia só ter tirado prints, dependendo da complexidade do sistema escrever na mão deve ser triste. O MV tá com essa função (até em xml acho) e finalmente entendi a utilidade dela.

Que show!!

Eu nunca usei o RPG Maker 2003, comecei na época do XP e fui subindo.

Realmente é muito bom saber que estão voltando para uma versão anterior para melhorar, é uma noticia realmente animadora e bem inspiradora, principalmente para os desenvolvedores que utilizam essa versão.

Resque comentou:
Que show!!

Realmente é muito bom saber que estão voltando para uma versão anterior para melhorar, é uma noticia realmente animadora e bem inspiradora, principalmente para os desenvolvedores que utilizam essa versão.
Verdade, mas é triste que finjam que o 95 não existe.  Ele rendeu bons jogos no tempo dele. No meu caso comecei no XP e fui descendo (pois os de cima fediam a mal mapeamento :polêmico:).

Eles não atualizaram o 2000? Ele tá na Steam também então seria interessante de acontecer, bem pelo menos os patchs não são mais contra as diretrizes de uso.

HermesPasser comentou:
Resque comentou:
Que show!!

Verdade, mas é triste que finjam que o 95 não existe.  Ele rendeu bons jogos no tempo dele. No meu caso comecei no XP e fui descendo (pois os de cima fediam a mal mapeamento :polêmico:).

Eles não atualizaram o 2000? Ele tá na Steam também então seria interessante de acontecer, bem pelo menos os patchs não são mais contra as diretrizes de uso.

Comecei no 2000 e vi os novos,depois do vx e mv, fui descendo, fiz ate um projeto bem simples q nn terminei no jurassico rpg construct dante de 89 pra msx1 ,graficos a la nes,mas bem legal com musiquinhas psg(chiptune) ate gravei elas direto do emulador de msx.

Como assim ? Só agora vi a novidade kkkkk pena que ele não tem acesso a script se não com toda certeza utilizaria ele :/

Interessante! Vou juntar uma graninha e comprar a nova versão do RPG Maker 2003
Às vezes fica em promoção por menos de 8,00R$
Vale a pena

Voltar
Topo Inferior