🤔 Para Refletir :
"Não confunda uma prorrogação em jogo do Juventus com a programação de um jogo por eventos."
- Jazz

Scripts/Plugins são sinal de qualidade?

Irineu Masculino

Conde
Membro
Membro
O quê? Você realmente ia ler aquilo até o final?
Juntou-se
26 de Agosto de 2017
Postagens
327
Bravecoins
142
Saudações!
Antes de iniciar esse tópico eu irei dar alguns adendos:
- Nesse tópico eu estarei me referindo ao RPG Maker e seus projetos,mas não quer dizer que não possa dar exemplos de outras engines.
- Você que está lendo,pode opinar mesmo que não saiba absolutamente nada de scripts e plugins.
- O tópico será 70% baseado na minha opinião. Por isso não levem tudo o que foi dito aqui como verdade.
- O objetivo desse tópico não é divulgar ou criticar alguma coisa e sim saber o ponto de vista das outras pessoas.
Há 2 anos atrás,o tempo em que eu comecei a me interessar pela engine RPG Maker,eu comecei a trabalhar em um projeto (bem amador por sinal). Como eu era um iniciante,eu tive várias dúvidas no meio do projeto... Foi aí que eu conheci o canal "Drak Tutorias" que possuía um quadro de reviews de projetos de inscritos. O interessante nesse quadro é que a maioria dos jogos apareciam eram ruins ou medíocres,eu notava que a maioria desses projetos não usavam script ou plugin. Eu pensei: "Se os projetos usassem um script ou plugin,eles teriam uma qualidade maior". Um tempo depois eu lembrei daquele pensamento e me questionei se eu estava certo ou errado naquilo que disse...

Muitos que leram até agora iram responder algo como: "Um jogo de RPG Maker não precisa de scripts ou plugins para ser bom se tiver um bom enredo". Isso começa um "paradoxo",pois outras pessoas iriam falar algo como: "Um jogo não precisa de uma boa história se tiver uma boa jogabilidade". Esse é o caso que a frase "Ninguém é perfeito" se encaixa muito bem. Mesmo se pegarmos um jogo com enredo,jogabilidade,trilha sonora e etc no nível máximo,sempre haverá uma falha que comprometera o seu resultado final.

Voltando ao caso dos Script/Plugins,existe uma grande pérola que condiz com a pergunta do tópico:
dN60WJI.jpg
Os 6 elementos total RPG foi um jogo criado no RPG Maker XV Ace que usava mais de 8 mil scripts,porém mesmo tendo tantos scripts ele não escapou de ser um jogo ruim. Linguagem mal-feito,trilha sonora mal-encaixada,bugs e etc...
Aqui vai uma pergunta pra vocês pensarem: o jogo continuaria com a mesma qualidade sem os scripts?

Obrigado e feliz natal à todos!

Um TL;DR dos meus pensamentos sobre:

1- Não. Você não precisa de scripts pra fazer um jogo bom. [member=102]Kirowhisky[/member] tá ai pra provar isso.
2- Sim. Scripts tendem a melhorar os projetos, porém nunca é algo que você não possa fazer por eventos gastando um pouco mais de tempo e, provavelmente, de performance do teu jogo.

Sobre o jogo, não tem como dizer se seria ou não melhor. Na verdade arrisco dizer que o criador que define isso na verdade. Ele não ter os scripts poderia só piorar a situação, na verdade. Imagina se ele tenta fazer por eventos e fica pior?

Cara, isso depende muito do que seu projeto pode fazer e precisa fazer.

Primeiro ponto: Vamos dizer que você queira fazer um jogo TOTALMENTE baseado em história. Pra quê você vai precisar de scripts num jogo baseado em história?
Isso é muito simples. Deixar o seu jogo interessante. Scripts que mudam o display das suas mensagens, quem sabe sair da parte dos scripts e pensar num tipo de filtro mais interessante, um sistema que deixe os menus do jogo mais simples para que o jogador não quebre a imersão com o menu RPG padrão do Maker e por aí vai.

Segundo ponto: Um jogo de "gameplay" é muito subjetivo, depende muito do que você quer. Um jogo ativo de XAS HERO? Um RPG de turno muito mais jogo do que história como eram os RPGs de SNES? Cada um deles tem sua própria necessidade. No primeiro, o próprio XAS, no segundo algumas coisas que expandam mais as mecânicas principais de batalhas, como novos tipos de habilidade, criação de itens e etc.

Agora, pense no seu jogo como um copo, o que você quer fazer define o tamanho desse copo. Se você não colocar nenhum conteúdo lá (no caso os scripts), você ainda pode dar este copo de presente para alguém e essa pessoa pode aproveitar se o copo for bonito ou útil da maneira dele, não vamos achar que está realmente faltando algo, um copo é sempre um copo. Mas se você colocar coisa de mais e transbordar, você e a pessoa que iria receber este conteúdo se sentirão perdendo alguma coisa.

Na hora de colocar scripts, você precisa saber se o seu jogo suporta isso, como mini games e tudo mais, se aquilo faz sentido estar lá, se isso quebra a imagem do seu jogo ou não. Mas o importante, é se o seu jogo PRECISA mesmo daquilo, não adianta ter um jogo com milhões de scripts inúteis ou que não foram utilizados em mais de um ponto especifico do jogo (Exceto se este ponto especifico for realmente importante). É tudo uma questão de moderação, equilíbrio é tudo.

Yeeeey~ Peace, peace~

Primeiramente parabéns pela iniciativa [member=1625]Irineu[/member]

Gostei muito do comentário do [member=126]Xandy1608[/member]

Como ele mencionou depende muito do seu projeto em particular. Alguns scripts ajuda muito a corrigir bugs, por exemplo, Picture Bug Fix  do Raizen, que vai corrigir um bug gravíssimo de imagens no RPG Maker VX Ace, além de aprimorar o mostrar imagem, vai corrigir o bug que ao deletar imagem, o RMVXAce continuava tentando carregar essa imagem, causando freezes constantes e acumulativos a cada imagem deletava.

Outro caso já mencionado é para chamar um scripts de minigames que faça sentido para proposta do seu jogo etc...

Eu gosto muito de jogos que aborda o roteiro, mas depende do gênero (em um jogo de luta com varias cutscenes falando de cada personagem e interagindo com o enredo principal... Tudo amarradinho, mas com uma jogabilidade travada que não possui comandos precisos para criar combos etc...) não será considerado um bom jogo, não é verdade? 

Kawthar comentou:
Sobre o jogo, não tem como dizer se seria ou não melhor. Na verdade arrisco dizer que o criador que define isso na verdade. Ele não ter os scripts poderia só piorar a situação, na verdade. Imagina se ele tenta fazer por eventos e fica pior?
Sim,mas no jogo eu citei,aparentemente o criador era novato e ele achou que botando um monte de scripts no jogo,compensaria todos os erros e a maioria dos scripts eram desnecessários como bestiário e sistema de combos,pois nem o próprio criador entendia dos scripts.
É uma analogia que eu sempre uso: "Se você criar um boneca de excremento,você poderá vesti-la com qualquer roupa de boneca,mas ela continuará sendo uma boneca de excremento". Ou seja,você pode criar um jogo ruim e colocar qualquer scripts/plugins,ele continuará sendo um jogo ruim se o básico não mudar.

Xandy1608 comentou:
Na hora de colocar scripts, você precisa saber se o seu jogo suporta isso, como mini games e tudo mais, se aquilo faz sentido estar lá, se isso quebra a imagem do seu jogo ou não. Mas o importante, é se o seu jogo PRECISA mesmo daquilo, não adianta ter um jogo com milhões de scripts inúteis ou que não foram utilizados em mais de um ponto especifico do jogo (Exceto se este ponto especifico for realmente importante). É tudo uma questão de moderação, equilíbrio é tudo.
Eu penso da mesma forma. O ponto base para mim é se o script se encaixa na atmosfera do jogo. Não faz sentido você inserir um script de batalha lateral,mas os sprites dos inimigos serem de batalha frontal cof RPG Maker MV cof.

BENTO comentou:
Eu gosto muito de jogos que aborda o roteiro, mas depende do gênero (em um jogo de luta com varias cutscenes falando de cada personagem e interagindo com o enredo principal... Tudo amarradinho, mas com uma jogabilidade travada que não possui comandos precisos para criar combos etc...) não será considerado um bom jogo, não é verdade?
Exatamente,só porque o jogo possuí pontos positivos,não quer dizer que ele seja bom. É a lógica dos personagens de RPG,sempre vai ter um rápido,porém com pouca defesa e outro resistente,porém lento.

Irineu comentou:
makergame2000 comentou:
Os 6 elementos total RPG foi um jogo criado no RPG Maker XV Ace que usava mais de 8 mil scripts
Acho muito dificil de acreditar nisso
É possível! Meu RGSS3 não deve estar quebrado.

Eu acabei de usar um Decrypter contei uns 50 scripts e pelo menos metade deles é mais texto comentado do que código

makergame2000 comentou:
Irineu comentou:
makergame2000 comentou:
Os 6 elementos total RPG foi um jogo criado no RPG Maker XV Ace que usava mais de 8 mil scripts

Eu acabei de usar um Decrypter contei uns 50 scripts e pelo menos metade deles é mais texto comentado do que código
Cara,aquilo foi uma piada com dragon ball z. Não esperava que vc ia contar todos os Scripts do jogo. '-'

Irineu comentou:
makergame2000 comentou:
Irineu comentou:
makergame2000 comentou:

Cara,aquilo foi uma piada com dragon ball z. Não esperava que vc ia contar todos os Scripts do jogo. '-'
:T
Mas a Piada é "São mais de 9000" e não 8 mi :V

Saudações!

Ótima iniciativa, Irineu, na minha opinião pessoal, não é necessário tanta programação para se ter um jogo legal, cito o caso do "maior game de todos os tempos do cenário maker", coloquei em aspas por que esse projeto já tem uns quinze anos e nunca foi lançado, é o caso do Rise Of de Dragon Souls.

jogo perfeito, gráficos próprios, mapas com engenharia de luz e sombra muito complexos e sistemas únicos, (me referindo a versão de 2005~2009) o problema foi exatamente na programação, basicamente o criador sucumbiu nessa parte, enfiou tanto script no projeto que chegou no limite do motor maker, fazendo ele mudar a plataforma, consequentemente os gráficos, personagens, história, enfim, enforcou-se com sua própria criatura. (pelo que me lembro isso ajudou, teve alguns problemas pessoais, mas prefiro não entrar nessa área).

então, respondendo o tópico, não, sistemas complexos e scripts avançados servem apenas para dar mais dinâmica no projeto, a real preocupação deveria estar no enredo, este sim vai ser o principal fator que tornará o projeto algo realmente interessante, original e divertido, junto da maneira que você encontrará de expor esse enredo, sem cansar o jogador e claro, fazendo ele emergir no seu universo.

makergame2000 comentou:
:T
Mas a Piada é "São mais de 9000" e não 8 mi :V
No Brasil a dublagem é "Mais de 8000". Mais de 9000 é na dublagem Norte Americana.

Um jogo bom depende de muitos fatores e, nem sempre você conseguirá agradar a todos com os sistema ou a falta deles!

Eu acho que o sistema é muito importante para a questão da sua necessidade real, em vista que existe sistema que não muda muita coisa, apenas dando um gráfico mais bonito ao jogo ou que existe sistema que serve para criar um novo "core" do jogo, exemplo: usar um sistema que muda a batalha para tempo real ou algo assim!

No final, só se o script for bem usado que ele vai poder proporcionar um jogo bom! É bem importante a utilização de sistemas, mas, se não houver a necessidade, o padrão já pode fornecer o que você precisa!

Usar sistema não é como se fosse uma obrigação mas, se quiser mudar mais essa "cara de RPG Maker" algumas providências devem ser tomadas!

SimonMuran comentou:
Saudações!

Ótima iniciativa, Irineu, na minha opinião pessoal, não é necessário tanta programação para se ter um jogo legal, cito o caso do "maior game de todos os tempos do cenário maker", coloquei em aspas por que esse projeto já tem uns quinze anos e nunca foi lançado, é o caso do Rise Of de Dragon Souls.

jogo perfeito, gráficos próprios, mapas com engenharia de luz e sombra muito complexos e sistemas únicos, (me referindo a versão de 2005~2009) o problema foi exatamente na programação, basicamente o criador sucumbiu nessa parte, enfiou tanto script no projeto que chegou no limite do motor maker, fazendo ele mudar a plataforma, consequentemente os gráficos, personagens, história, enfim, enforcou-se com sua própria criatura. (pelo que me lembro isso ajudou, teve alguns problemas pessoais, mas prefiro não entrar nessa área).

então, respondendo o tópico, não, sistemas complexos e scripts avançados servem apenas para dar mais dinâmica no projeto, a real preocupação deveria estar no enredo, este sim vai ser o principal fator que tornará o projeto algo realmente interessante, original e divertido, junto da maneira que você encontrará de expor esse enredo, sem cansar o jogador e claro, fazendo ele emergir no seu universo.

Simon deu um ótimo exemplo. Eu não sabia desse projeto e fui dar uma olhada. Ótima adição ao tópico.

Algo que acho importante é equilíbrio. Se vai ter scripts, que sejam utilizados com sabedoria e boa dosagem. Mas ter scripts ou não eu acho que não é um fator pra medir qualidade. Acho que são ferramentas que nos ajudam a poupar um tempo imenso gasto com eventos.

Estou perto de lançar Orca - A maldição de Barbatantes. Na minha opinião é o melhor dos projetos que eu fiz, e nele uso 3 scripts. Angellus, o primeiro projeto que lancei no mundo maker tinha uma infinidade de scripts e ainda assim era um jogo não conciso e bem falho.

Acredito que não importe a quantidade de scripts, e sim a funcionalidade deles dentro do projeto. Hoje em dia sou mais da opinião de colocar dentro do jogo somente aquilo que é necessário. Se cabe na proposta do que está sendo oferecido tudo bem, caso contrário, corre-se o risco de superlotar o jogador com informações e sistemas extras. O mesmo vale para os scripts e suas funcionalidades dentro do projeto. :)

Só comentando que esse cara que fez esse jogo pegou a Demo Master do Moghunter e fez o jogo em cima. Já vi um tanto de gente fazendo isso, mas bem... A demo é só uma exemplificação dos scripts...
Acho como tudo de rpg maker, os plugins e scripts são feitos para complementar a sua intenção original de criar o jogo. O exemplo que eu posso dar é o projeto que eu estou fazendo: Eu precisava de alguma coisa que alterasse e editasse as categorias dos itens do inventário, então estou usando um script assim. Assim como outros scripts que cumprem funções que eu preciso no jogo que naturalmente não tem no maker.
Mas tem outros exemplos, as vezes você pode usar um script de iluminação para criar uma climatização ou deixar a tela escura e utilizar uma lanterna no caso de um jogo de terror. Ou um sistema ABS quando você acha que a ação do seu jogo tem que ser uma coisa mais dinâmica, sem ter que parar o jogo para uma batalha... E por aí vaí.
Só que eles não são obrigatórios, as vezes você consegue fazer o que precisa com as ferramentas que o maker disponibiliza ou usando um pouco de criatividade.
Acho que na prática, estamos pensando como makers, mas se pensarmos como jogadores que não entendem de rpg maker, a pessoa joga o produto final, tenha ele scripts ou não. E acho que é isso que conta.

Saudações!

Eu nunca ouvi falar sobre esse projeto,mas vou ver se dou uma olhada... Por isso eu só recomendo usar scripts/plugins para maker intermediários - avançados.
Um jogo bom depende de muitos fatores e, nem sempre você conseguirá agradar a todos com os sistema ou a falta deles!

Eu acho que o sistema é muito importante para a questão da sua necessidade real, em vista que existe sistema que não muda muita coisa, apenas dando um gráfico mais bonito ao jogo ou que existe sistema que serve para criar um novo "core" do jogo, exemplo: usar um sistema que muda a batalha para tempo real ou algo assim!

No final, só se o script for bem usado que ele vai poder proporcionar um jogo bom! É bem importante a utilização de sistemas, mas, se não houver a necessidade, o padrão já pode fornecer o que você precisa!

Usar sistema não é como se fosse uma obrigação mas, se quiser mudar mais essa "cara de RPG Maker" algumas providências devem ser tomadas!
Concordo,uma coisa que não citei no tópico foi esse preconceito que alguns tem com jogos de RPG Maker. Como você mesmo disse,alguns colocam scripts para mudar a "cara de RPG Maker".
Simon deu um ótimo exemplo. Eu não sabia desse projeto e fui dar uma olhada. Ótima adição ao tópico.

Algo que acho importante é equilíbrio. Se vai ter scripts, que sejam utilizados com sabedoria e boa dosagem. Mas ter scripts ou não eu acho que não é um fator pra medir qualidade. Acho que são ferramentas que nos ajudam a poupar um tempo imenso gasto com eventos.
Para mim o verdadeiro objetivo dos scripts é fazer o quê eventos não fazem. Se você pode fazer tudo com eventos no seu projeto,então scripts não seriam necessários...
Estou perto de lançar Orca - A maldição de Barbatantes. Na minha opinião é o melhor dos projetos que eu fiz, e nele uso 3 scripts. Angellus, o primeiro projeto que lancei no mundo maker tinha uma infinidade de scripts e ainda assim era um jogo não conciso e bem falho.

Acredito que não importe a quantidade de scripts, e sim a funcionalidade deles dentro do projeto. Hoje em dia sou mais da opinião de colocar dentro do jogo somente aquilo que é necessário. Se cabe na proposta do que está sendo oferecido tudo bem, caso contrário, corre-se o risco de superlotar o jogador com informações e sistemas extras. O mesmo vale para os scripts e suas funcionalidades dentro do projeto. :)
Como eu havia dito acima,é legal colocar scripts se for necessário ou pra mudar essa "cara de RPG Maker".
Só comentando que esse cara que fez esse jogo pegou a Demo Master do Moghunter e fez o jogo em cima. Já vi um tanto de gente fazendo isso, mas bem... A demo é só uma exemplificação dos scripts...
Acho como tudo de rpg maker, os plugins e scripts são feitos para complementar a sua intenção original de criar o jogo. O exemplo que eu posso dar é o projeto que eu estou fazendo: Eu precisava de alguma coisa que alterasse e editasse as categorias dos itens do inventário, então estou usando um script assim. Assim como outros scripts que cumprem funções que eu preciso no jogo que naturalmente não tem no maker.
Mas tem outros exemplos, as vezes você pode usar um script de iluminação para criar uma climatização ou deixar a tela escura e utilizar uma lanterna no caso de um jogo de terror. Ou um sistema ABS quando você acha que a ação do seu jogo tem que ser uma coisa mais dinâmica, sem ter que parar o jogo para uma batalha... E por aí vaí.
Só que eles não são obrigatórios, as vezes você consegue fazer o que precisa com as ferramentas que o maker disponibiliza ou usando um pouco de criatividade.
Acho que na prática, estamos pensando como makers, mas se pensarmos como jogadores que não entendem de rpg maker, a pessoa joga o produto final, tenha ele scripts ou não. E acho que é isso que conta.
O fato é que o RPG Maker é limitado em alguns aspectos como iluminação,batalha lateral e outros aspectos,eu acho que se ele tivesse essas opções que eu citei e outros sistemas mais avançados direto no programa,talvez os scripts e plugins ficassem obsoletos. Geralmente quando você usa muitos sistemas e scripts o jogo fica poluído visualmente,esses jogo que eu citei no tópico é um exemplo.

Para mim, é quase a mesma coisa que usar apenas o RTP: Seu jogo fica BEM mais limitado, mas não significa que não seja possível fazer algo bom nessa limitação. Lógico: É muito mais difícil e eu não vejo muita vantagem em impor uma limitação, com tantos scripts/gráficos na net.

O interessante nesse quadro é que a maioria dos jogos apareciam eram ruins ou medíocres,eu notava que a maioria desses projetos não usavam script ou plugin.
Olha, eu acho que é porque o cara era tão amador que sequer se deu o trabalho de procurar scripts ou saber utilizar eles (mesmo os plug-and-play).

Kawthar comentou:
2- Sim. Scripts tendem a melhorar os projetos, porém nunca é algo que você não possa fazer por eventos gastando um pouco mais de tempo e, provavelmente, de performance do teu jogo.
Na verdade, tem muita coisa que os eventos não fazem, como alterar coisas na tela inicial do jogo.

Matt RvdR comentou:
Mas são três scripts estilo consertar bug da picture ou coisas mais grandiosas como ABS? Isso faz toda a diferença.

FL comentou:
Matt RvdR comentou:
Mas são três scripts estilo consertar bug da picture ou coisas mais grandiosas como ABS? Isso faz toda a diferença.

No meu caso, só scripts para pequenos detalhes, justamente para consertar as pictures, otimizar o sistema de mensagens, brincar com fogs... Nada muito mirabolante, os scripts acabam sendo um suporte para pequenos detalhes que por eventos não seriam possíveis de se consertar (no caso específico do meu projeto). Minha tela inicial é por eventos, sistemas de mapa mundi por eventos... Etc...

Volto a dizer que acredito muito mais nas intenções do criador enquanto incluindo (ou não) scripts no seu projeto do que na funcionalidade de inúmeros scripts atolando o jogo. Já ví lindos jogos com inúmeras particularidades organizadas pelo RGSS e já ví lindos jogos quase sem a interferência de scripters. O que vale é a necessidade do criador e como ele consegue atender sua demanda enquanto cria.

No resultado final o que vale não são os scripts, e sim o quanto o jogo consegue imergir o jogador dentro de seu mundo. Pela história, sistemas, gráficos e tudo o mais que engloba desenvolver um game. :)

não é por esse exato motivo de "exagero" que fez o Yanfly não querer lançar um jogo demo com todos os scripts?
Ele não queria que as pessoas ficassem com scripts desnecessários, e por isso, ele prefere deixar uma lista para só assim a pessoa poder baixar cada um separadamente?

De qualquer forma, a minha opinião é: Sim, scripts aumentam a qualidade do jogo, adicionando novos recursos e até corrigindo alguns erros, mas se você adicionar muitos, é bem capaz de algum causar conflito com outro, e que pode mais piorar do que ajudar...

E eu não conhecia esse "quadro" do Drak Tutoriais! Valeu pela recomendação!

Voltar
Topo Inferior