🤔 Para Refletir :
"Quando um mar de ideias aparecer, pesque todas com a rede e faça o banquete"
- Samuel Augusto

Scripts/Plugins são sinal de qualidade?

FL comentou:
Para mim, é quase a mesma coisa que usar apenas o RTP: Seu jogo fica BEM mais limitado, mas não significa que não seja possível fazer algo bom nessa limitação. Lógico: É muito mais difícil e eu não vejo muita vantagem em impor uma limitação, com tantos scripts/gráficos na net.

O interessante nesse quadro é que a maioria dos jogos apareciam eram ruins ou medíocres,eu notava que a maioria desses projetos não usavam script ou plugin.
Olha, eu acho que é porque o cara era tão amador que sequer se deu o trabalho de procurar scripts ou saber utilizar eles (mesmo os plug-and-play).
Esse era o meu pensamento na época,é claro que hoje em dia eu sei que os jogos não eram ruins por não usar scripts. O quadro era legal,pois fazia makers iniciantes melhorarem. Muitos makers que mandaram um jogo ruim para aquele quadro antes,podem estar criando um projeto 10/10 hoje em dia...
Wesley Jesus comentou:
não é por esse exato motivo de "exagero" que fez o Yanfly não querer lançar um jogo demo com todos os scripts?
Ele não queria que as pessoas ficassem com scripts desnecessários, e por isso, ele prefere deixar uma lista para só assim a pessoa poder baixar cada um separadamente?

De qualquer forma, a minha opinião é: Sim, scripts aumentam a qualidade do jogo, adicionando novos recursos e até corrigindo alguns erros, mas se você adicionar muitos, é bem capaz de algum causar conflito com outro, e que pode mais piorar do que ajudar...

E eu não conhecia esse "quadro" do Drak Tutoriais! Valeu pela recomendação!
Lol... Eu não sabia desse caso do yanfly... De qualquer forma os scripts dele ainda são ótimos. Tudo bem você querer baixar,mas se prepare para um jogo de COOALHIDADI.

Irineu comentou:
Mas a Piada é "São mais de 9000" e não 8 mi :V

Na verdade, em inglês é "It's over 9k" mas em português é "É de mais de 8 mil".

Sobre o assunto, concordo com você, scripts não são sinais de qualidade por mais que possam aprimorar alguma coisa. E na verdade, acho é o oposto, faço uma comparação com a cena Unity que em geral é até que mal vista por cause de uns tantos jogos feitos de qualquer forma usando assets disponíveis na Unity Store, mas voltando para o RPG Maker eu pessoalmente torço o nariz quando vejo algo feito por scripts/plugins que eu claramente consigo perceber de onde é que veio.

HermesPasser comentou:
faço uma comparação com a cena Unity que em geral é até que mal vista por cause de uns tantos jogos feitos de qualquer forma usando assets disponíveis na Unity Store
A cena na Unity é beeem diferente disso que citou. Problemas com itens da Asset Store só se aplica a Assets gráficos. Diversos jogos profissionais usam Assets como o ShaderForge e InControl. O próprio SUPERHOT usa o ProBuilder.

Bom, sobre esse tema, irei responder exatamente o mesmo que respondi numa outra ocasião em que esse debate surgiu. Scripts são ferramentas, eles isoladamente não são critério para avaliar a qualidade de um jogo. O que vai determinar se o script adiciona à qualidade é se ele foi ou não bem utilizado, se havia realmente necessidade para o seu uso. Nem todo projeto necessita de scripts mirabolantes para ser bem sucedido (vide To the Moon). Vou usar aqui minha experiência como desenvolvedor: sempre que vou aplicar um script em meu projeto, pergunto-me se ele é realmente necessário ou se o seu uso seria apenas perfumaria, de modo a não acrescentar nada ao projeto. O problema é que não existe um elemento de desenvolvimento mais importante que todos os outros isoladamente. Num jogo, como numa música, numa pintura, numa obra literária, o que conta é o conjunto, isto é, em como cada elemento funciona agenciando com outros: gráficos extraordinários podem funcionar bem com sistemas e mecânicas simples, se essa for a proposta. Sistemas e mecânicas complexos podem funcionar com gráficos simples (vide Undertale). O erro está no fato de acreditar que basta scripts incríveis para que um jogo seja bom, sendo que pouco ou nada importa a complexidade do script, mas sim a sua funcionalidade e a sua necessidade dentro de uma determinada proposta.​

Voltar
Topo Inferior