🤔 Para Refletir :
"No alto daquela ideia, plantei um projeto de jogo. A empolgação da ideia bate, o fracasso da ideia cheira."
- DanTheLion

RPG Maker 2000 Sistema de Dash (RM2k/3)

SC19 Masculino

Conde
Membro
Membro
Juntou-se
25 de Junho de 2015
Postagens
381
Soluções
1
Bravecoins
344
Motor de jogo
Clickteam Fusion
cqz6Tb8.gif

Desenvolvi um sistema de dash para o RPG Maker 2000 (também serve, e até melhor, no 2003), no estilo “mudar de marcha". Ao apertar Shift, o personagem alterna entre andar e correr.
Não sei se é possível implementar uma versão em que o dash funcione apenas segurando o botão, mas esse aqui já pode ser útil como base.

O sistema está disponível para download logo abaixo. Basta abrir no editor, copiar e colar no seu projeto e, se quiser, estudar como ele foi feito através dos eventos e eventos comuns (o que eu realmente recomendo).

Clique aqui para baixar!

Não é necessário me dar créditos pelo uso do sistema, fiquem à vontade para aproveitar e modificar como acharem melhor.

Acho que vou usar ele. Obrigado. Da para mudar o charset para uma animação dele correndo?
Esse sistema que você elaborou. Eu preciso copiar o evento de dash em todo mapa, ele não funciona direto só pelo comon events?

Última edição:
Acho que vou usar ele. Obrigado. Da para mudar o charset para uma animação dele correndo?
Esse sistema que você elaborou. Eu preciso copiar o evento de dash em todo mapa, ele não funciona direto só pelo comon events?

Sim, através do comando Move Event, eu só não o fiz por não encontrar um sprite apropriado.

E funciona por common events sim, só a switch CanDash que precisa ser ativada/desativada manualmente (ela é a que permite o sistema rodar a priori)

Muito obrigado, vai dar um trabalhinho pois eu não uso herói fixo no meu jogo, então vou ter de desenhar uns 12 sprites dos personagens correndo.

Você sabe como eu vejo quem tá no primeiro slot de personagem? Eu não lembro como faz isso. Vou ter de sair agora e depois eu vejo, mas se puder me ajudar, obrigado.

Não to conseguindo lembrar como faz para colocar a variavel referente a posição 1, você sabe como fazer isso?

Última edição:
Muito obrigado, vai dar um trabalhinho pois eu não uso herói fixo no meu jogo, então vou ter de desenhar uns 12 sprites dos personagens correndo.

Você sabe como eu vejo quem tá no primeiro slot de personagem? Eu não lembro como faz isso. Vou ter de sair agora e depois eu vejo, mas se puder me ajudar, obrigado.

Não to conseguindo lembrar como faz para colocar a variavel referente a posição 1, você sabe como fazer isso?

Acho que você pode se basear usando a ordem dos heróis no database, exemplo:

Variável FirstHero pode ser =

1 (HERO1 - referente ao primeiro herói do database)
2 (HERO2)
3 (HERO3)
4 (HERO4)
[...]

Daí o que você deseja pode ser controlado através de condições.

(se o RPG Maker tivesse sistema de strings seria mais fácil)

Acho que você pode se basear usando a ordem dos heróis no database, exemplo:

Variável FirstHero pode ser =

1 (HERO1 - referente ao primeiro herói do database)
2 (HERO2)
3 (HERO3)
4 (HERO4)
[...]

Daí o que você deseja pode ser controlado através de condições.

(se o RPG Maker tivesse sistema de strings seria mais fácil)
Eu fiz isso e descobri como arrumar o problema, no lugar de usar o move character para mudar o sprite do herói eu usei o change hero sprite, ai dá certo, pq se eu mudasse só o move character se você se teleporta com o sprite mudado ele volta ao original. Além de dar uns bugs se mudar a posição, agora está perfeito, já desenhei quase todos e implementei o sistema, valeu.

Voltar
Topo Inferior