Complicado, não tenho muito o que debater por aqui, apenas em concordar com sua afirmação, apesar de estar por fora do que é Starfield e o que houve para receber muitas criticas.
Tive de assistir um vídeo sobre o jogo,
opinião dos youtubers
Vamos aos pontos que citaram no vídeo, resumidamente com pouco da minha opinião enquanto termino de assistir o vídeo:
1 -
Feição dos personagens parece não adequar aos moldes dos jogos atuais... isso é complicado, pois para mim vendo amostras que eles mesmo exibiram, eu achei satisfatório, é como se eu estivesse vendo
sommelier de gráfico em todos os lugares. Eu sei que o pixel arte vai me atrair mais para jogar, porém nunca deixei de jogar jogos com gráficos em 3D, simplificado, preto e branco, game boy color...
2 -
Exploração, quantitativos de planetas e coisas a se fazer... isso me lembra a polêmica do No Man Sky, pelo visto prometeram muito, mas não foi cumprido levando anos por meio de atualizações até chegar na ideia original. Talvez esse jogo passe pelo mesmo? Não sei, mas na fala do comentarista, eu penso que talvez seja algo relacionado ao realismo+ciclo sem fim nos jogos ou como você
@DadoCWB pontuou sobre você ser ou não, o público do jogo.
Vamos refletir... Quando eu jogo por exemplo:
- The Sims, eu melhoro meu personagem adquirindo habilidades, melhoro o emprego dele, relaciono com outro Sims, aumento (área construída/móveis) a minha casa ou compro um lote para construir, eu caso com o Sim, tenho o filho.... chega um ponto que esse ciclo ou quando você explora todas mecânicas, e as expansões dão uma sobrevida ao jogo, você começa a sentir que já fez tudo, não tem nem motivação para continuar jogando. Sou da época do 1, fui jogar o recente, 4, onde tem apartamento? Mal consegui jogar e desinstalei, porém já o Castaway eu fui até o fim, explorei o máximo que pude e consegui sair da ilha por uma das 3 rotas, fiquei muito satisfeito com a experiência.
- MineCraft, explorei minas, os outros mundos, construí bases de formas diferentes para evitar os monstros, sei que tem uma base forte de pessoas que constroem vários tipos de coisas dentro do mundo, porém sempre tive aquele sentimento de vazio, até começar a jogar online e interagir com outros jogadores, descobrir os servers onde tinham vilas/cidades grandes e dungeons para explorar... porém ainda continua não tendo um fim.
Então independente das promessas, implementações ao jogo, na minha opinião se ele tiver apenas exploração como foco, mesmo que procedural, você se cansa, vira uma rotina para quem não está acostumado.
3 -
Não possui Mini mapa, se o foco é exploração vertical e horizontal, me parece um erro. Citam que as cidades são enormes, não sei a que nível de comparação e se é algo muito homogêneo, pois mesmo eu achando GTA grande, eu lembrava onde estava pelas vias principais e construções especificas, sendo necessário acessar ao mapa esporadicamente.
4 -
Imersão de +, esse eu acho cômico, eles próprios presam pela imersão, mas quando é proposto, ficam se coçando para avançar o mais rápido possível as cenas e loading de 20 segundos...
5 -
Muitos Recursos, outro ponto sem nexo para mim, pois se o jogo tem a proposta de exploração, é obvio que ele teria muitoooos recursos, não acho que seja um fator negativo. Eu mesmo joguei bastante Project Zomboid, foco em sobrevivência, não tem fim, tem itens de tudo que você imaginar, tem o fator peso ao jogador que te afeta no status para combate, sede, fome, movimentação e você pode melhorar seu personagens treinando aeróbicos e com halteres para subir a capacidade de carregar mais objetos e dano físico... tem limitação em contanier que você pode guarda os objetos e cada objeto tem um peso, então você deve ministrar o que pegar, o que é necessário no momento e se sua base comporta, etc. É a proposta do jogo.
6 -
Demora engrenar. Não tenho muito o que falar, como citei anteriormente o Zomboid, ele propõe ser um jogo de sobrevivência realista, ele também não te explica nada, o tutorial é bem simples e você aprende na tentativa e erro, eu morri muitas vezes, das formas mais bobas que imaginei, porém eu continuava a retornar ao jogo, criava outro personagem, upava as skill todas novamente tentando sobreviver ao máximo que podia no mundo sem energia e água tratada e mesmo que visitasse a mesma cidade outras vezes, os loots/carros/posição de zumbis eram diferentes a cada mundo gerado.... Porém, depois de jogar 980,8 horas na Steam, explorando todas cidades, modos e mods do jogo, visitando servidores nacionais e internacionais eu cheguei no mesmo ponto que citei no item 2. Parei de jogar há algum tempo, eu sei que houve adição de animais, melhora no sistema de pesca, adição de subsolos, mais itens... Só que ainda estou convicto que mesmo se eu retornar ao jogo hoje, não irei jogar tanto quanto a primeira vez e logo irei me enjoar e deixar de jogar.
Eles apontaram outros pontos e sistemas existentes no jogo, porém para dar minha opinião eu deveria jogar.
Enfim, acabei escrevendo mais do que imaginei enquanto assistia e pausava o vídeo. Penso que qualquer jogo pode te prender por horas, não pelo gênero dele, mas qual bem ele foi montado e no que ele propõe com os sistemas, temáticas... sempre terão pontos positivos e negativos para os jogadores, não significa que o jogo merece ser julgado como pior do mundo.