🤔 Para Refletir : "Games do sonhos ficam ali, nos sonhos, faca o game do hoje" - codingkitsune

Stay Safe

Stay Safe
Administração Administração
♫ in the jungle, the mighty jungle, the lion sleeps tonight ♫
Postagens
465
Bravecoins
2.110
EzYe7DM.png


Ficha Técnica

Nome do jogo: Stay Safe

Criador: DanTheLion

Gênero: Aventura e RPG

Motor de jogo: RPG Maker MZ

Tempo de desenvolvimento: 7 dias

Períodos de desenvolvimento: De 2 à 6, 10 e 11 de junho de 2021



kw4m4MB.png


Introdução

Stay Safe é um jogo de aventura desenvolvido para participar do desafio "O Pequeno Monstro" coordenado por Felipe Lopes do canal do Youtube Canal Café Gamer onde o objetivo é desenvolver um jogo em sete dias dentro do mês de Junho de 2021. O tema do desafio sugere que o protagonista é um monstro que perdeu de sua família e precisa voltar para casa de forma segura.​



Estória

Há um lugar onde convivem humanos e monstros. Os humanos viviam em suas cidades e os monstros viviam na natureza com outros monstros selvagens. Um dia, os humanos queriam aumentar suas moradias e se proliferarem afim de expandir seus luxos e expandir suas cidades. Os monstros, no entanto, não gostaram da ideia pois esta expansão afetaria o habitat dos monstros. Então os humanos começam o processo de expulsarem os monstros de suas moradias, forçando-os a sair de suas casas. Os monstros, persistindo em ficar, os humanos se aborrecem e prendem os monstros no local da expansão. Enquanto isso, uma família de Orcs planejaram uma mudança para um lugar seguro, longe dos humanos. Será que eles conseguirão contornar este obstáculo?​



Screenshots

staysafe-sshot1.png


staysafe-sshot2.png


staysafe-sshot3.png


staysafe-sshot4.png


staysafe-sshot5.png



♥ Agradecimentos Especiais ♥

Condado Braveheart (Fórum)

Canal Café Gamer (Youtube)

@Dr.XGB (Youtube, Twitch)

RPG Maker (Steam, Website)



Link para Baixar

> Game Jolt <
 
Última edição:
Rapaz, os caras são mesmo fãs de um stealth pra judiar do coração da galera, hein? 😆

E aí, xará! Enfim, consegui terminar seu projeto. Ele é bem simples e curtinho - meu save com o final completo tem tempo de jogo em torno de 43 minutos no modo normal - então nem dá pra fazer uma análise mais detalhada como costumo fazer. Ainda assim, valem algumas observações.

Cheguei a comentar com você sobre como não tinha entendido qual era a das batalhas e por isso tinha empacado. Pois bem, foi pura burrice minha, porque decidi começar do zero essa nova versão, e aí notei que os irmãos do Ganik deixam clara a estratégia pra lidar com monstros: atacar enquanto eles não estiverem olhando. No fim das contas, lidar com os monstros é bem simples - todos morrem num único golpe e muitos deles sequer precisam ser encarados pra seguir em frente. Entender isso torna o jogo bem mais fácil, uma dica pra quem for jogar e tiver dificuldades.

Também já havia comentado o quanto eu gostei dos mapas. Na verdade, acho que você incorporou super bem o tema do desafio como um todo: os gráficos utilizados, os efeitos sonoros, as músicas... Tudo combina muito bem. O tom do jogo é despretensioso e me manteve interessado até o fim. A jogabilidade é simples, com puzzles tranquilos e o derradeiro minigame de stealth (eles me perseguem 😂) que me garantiu uns game overs - mas nada ao ponto de frustração.

Alguns comentários adicionais:

- Gostei muito da ideia do final 'completo'. Cheguei a pegar os itens no acampamento dos humanos mas não sabia o que fazer com eles. Tive que quebrar um pouco a cabeça pra descobrir, e gosto disso num jogo. Bom trabalho!

- Tem um trevo de cura no canto superior direito do acampamento que até onde vi não dá pra alcançar. Cheguei a achar que a picareta quebraria alguma pedra no caminho só que o item tava bugado, mas depois que descobri pra que ela servia, acho que é só um engano mesmo;

- Assim que o jogador sai da 1ª caverna, dá pra passar pelos tiles das montanhas, por trás da 'saída'. A julgar pelo cenário acho que não era a intenção;

- A capa serve pra alguma coisa além de deixar o Ganik mais estiloso?

- Aquelas árvores/plantas na floresta antes do acampamento servem pra alguma coisa? Quando eu mexo nelas o Ganik só solta um '?';

- Por algum motivo achei aquele fantasminha um personagem muito carismático. Se dependesse de mim aproveitava mais ele, se possível com uma historinha própria!

Por hora é isso. Nem precisa dizer que eu gostaria de ver esse projeto seguir em frente e descobrir o que mais você conseguiria fazer com as ideias apresentadas até agora. Bom trabalho mais uma vez!


Aliás, o Café pretende jogar os projetos do desafio no canal dele? Valeu!
 
Rapaz, os caras são mesmo fãs de um stealth pra judiar do coração da galera, hein? 😆

E aí, xará! Enfim, consegui terminar seu projeto. Ele é bem simples e curtinho - meu save com o final completo tem tempo de jogo em torno de 43 minutos no modo normal - então nem dá pra fazer uma análise mais detalhada como costumo fazer. Ainda assim, valem algumas observações.

Cheguei a comentar com você sobre como não tinha entendido qual era a das batalhas e por isso tinha empacado. Pois bem, foi pura burrice minha, porque decidi começar do zero essa nova versão, e aí notei que os irmãos do Ganik deixam clara a estratégia pra lidar com monstros: atacar enquanto eles não estiverem olhando. No fim das contas, lidar com os monstros é bem simples - todos morrem num único golpe e muitos deles sequer precisam ser encarados pra seguir em frente. Entender isso torna o jogo bem mais fácil, uma dica pra quem for jogar e tiver dificuldades.

Também já havia comentado o quanto eu gostei dos mapas. Na verdade, acho que você incorporou super bem o tema do desafio como um todo: os gráficos utilizados, os efeitos sonoros, as músicas... Tudo combina muito bem. O tom do jogo é despretensioso e me manteve interessado até o fim. A jogabilidade é simples, com puzzles tranquilos e o derradeiro minigame de stealth (eles me perseguem 😂) que me garantiu uns game overs - mas nada ao ponto de frustração.

Alguns comentários adicionais:

- Gostei muito da ideia do final 'completo'. Cheguei a pegar os itens no acampamento dos humanos mas não sabia o que fazer com eles. Tive que quebrar um pouco a cabeça pra descobrir, e gosto disso num jogo. Bom trabalho!

- Tem um trevo de cura no canto superior direito do acampamento que até onde vi não dá pra alcançar. Cheguei a achar que a picareta quebraria alguma pedra no caminho só que o item tava bugado, mas depois que descobri pra que ela servia, acho que é só um engano mesmo;

- Assim que o jogador sai da 1ª caverna, dá pra passar pelos tiles das montanhas, por trás da 'saída'. A julgar pelo cenário acho que não era a intenção;

- A capa serve pra alguma coisa além de deixar o Ganik mais estiloso?

- Aquelas árvores/plantas na floresta antes do acampamento servem pra alguma coisa? Quando eu mexo nelas o Ganik só solta um '?';

- Por algum motivo achei aquele fantasminha um personagem muito carismático. Se dependesse de mim aproveitava mais ele, se possível com uma historinha própria!

Por hora é isso. Nem precisa dizer que eu gostaria de ver esse projeto seguir em frente e descobrir o que mais você conseguiria fazer com as ideias apresentadas até agora. Bom trabalho mais uma vez!


Aliás, o Café pretende jogar os projetos do desafio no canal dele? Valeu!

Grande @Paradiddle!

Agradeço pela sua análise e estou muito feliz que tenha gostado de jogar.

Eis aqui algumas respostas para os seus comentários:

- Gostei muito da ideia do final 'completo'. Cheguei a pegar os itens no acampamento dos humanos mas não sabia o que fazer com eles. Tive que quebrar um pouco a cabeça pra descobrir, e gosto disso num jogo. Bom trabalho!

Obrigado! A ideia de fazer finais foi quase no final do desenvolvimento mesmo. Como o jogo é bem curto por eu ter feito em 7 dias, quis colocar alguns desafios a mais para atrair um pouco mais de atenção ao jogador para ele poder desfrutar mais do jogo.

- Tem um trevo de cura no canto superior direito do acampamento que até onde vi não dá pra alcançar. Cheguei a achar que a picareta quebraria alguma pedra no caminho só que o item tava bugado, mas depois que descobri pra que ela servia, acho que é só um engano mesmo;
Realmente, é inacessível a rota para aquele trevo, vou arrumar isso no próximo Patch para o jogo.

- Assim que o jogador sai da 1ª caverna, dá pra passar pelos tiles das montanhas, por trás da 'saída'. A julgar pelo cenário acho que não era a intenção;
É, parece que esqueci de limitar os Tilesets aqui. Vou anotar isso e não esquecer!

- A capa serve pra alguma coisa além de deixar o Ganik mais estiloso?
É por estilo mesmo 😎

- Aquelas árvores/plantas na floresta antes do acampamento servem pra alguma coisa? Quando eu mexo nelas o Ganik só solta um '?';
São apenas plantas da floresta mesmo. O '?' que surge em Ganik é para demonstrar desconhecimento sobre aquela planta.

- Por algum motivo achei aquele fantasminha um personagem muito carismático. Se dependesse de mim aproveitava mais ele, se possível com uma historinha própria!
Durante o desenvolvimento, eu pensei em poder utilizá-lo em alguma parte da estória como a revelação do real objetivo do jogador para encontrar o melhor final. Mas quando vi que o tempo não me deixava, acabei por fazê-lo de Savepoint para o jogador e como fantasma camarada mesmo.

Aliás, o Café pretende jogar os projetos do desafio no canal dele?
A princípio o jogo seria jogado em transmissão ao vivo no canal dele. Vamos aguardar amanhã para ele confirmar.


Mais uma vez agradeço pela análise, senhor @Paradiddle. Tenha uma ótima semana para ti.

~ Até mais!
 
Prezados!

Mais um patch/atualização do jogo disponível para baixar.

Eis aqui algumas correções e inclusões do jogo.
  • Foi corrigido um problema de colisão do cenário do outro lado das cavernas onde o jogador podia caminhar pelas montanhas;
  • Foi corrigido um pequeno bug de diálogo onde o texto era cortado pela palavra ser muito longa para caber no pouco espaço que havia;
  • Foi removido mais alguns elementos de cenário que impediam de acessar alguns lugares;
  • Foram incluídos mais soldados para a dificuldade difícil.
Agradeço a @Paradiddle por reportar alguns desses problemas.

Caso houver mais bugs, por favor me avisem. Pode ser aqui no tópico do fórum ou na página da Gamejolt que atenderei pelos dois websites.

~ Até mais!
 
Prezados!

Mais uma atualização para o Stay Safe chegou para corrigir bugs e adicionar algumas novidades. Segue aqui um pequeno resumo do que foi feito:

STAY SAFE 1.0.3
  • Foi corrigido um problema onde um inimigo das cavernas travava o jogador contra a parede ao infringir dano a ele;
  • Adicionado um novo nível de dificuldade: muito difícil;
  • Adicionados mais conquistas para o jogo;
  • Houve algumas modificações no sistema de batalha em tempo real com o objetivo de otimizá-lo;
  • Algumas pedras foram substituídas, agora os jogadores poderão quebrá-las se tiverem o item certo em mãos.
E é isso mesmo, pessoal. Qualquer problema no jogo ou dúvida, atenderei pelo site da Gamejolt ou por aqui no tópico do jogo.

~ Até mais!
 
Prezados!

Venho divulgar o vídeo da primeira parte Gameplay do jogo feito por Solon Barcelos do canal Solon RPG Maker. Segue o vídeo do Youtube a seguir.


Confira lá e se inscreva no canal dele pois ele está fazendo uma série de Gameplay do jogo e também ele faz vídeos jogando outros jogos feitos no RPG Maker de outros desenvolvedores.

~ Até mais!
 
Prezados!

Venho divulgar o vídeo da primeira parte Gameplay do jogo feito por Solon Barcelos do canal Solon RPG Maker. Segue o vídeo do Youtube a seguir.


Confira lá e se inscreva no canal dele pois ele está fazendo uma série de Gameplay do jogo e também ele faz vídeos jogando outros jogos feitos no RPG Maker de outros desenvolvedores.

~ Até mais!

A gameplay está ficando sensacional! Estou feliz em acompanhar tudo de perto pelo canal do Solon!
Foi mesmo incrível você ter feito um projeto em um período tão curto, meus sinceros parabéns. Espero ver cada vez mais projetos seus por aqui.
Também vou baixar o game para ter as minhas próprias opiniões e experiência jogando.
 
Voltar
Topo