A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Dizem que a primeira vez ninguém esquece. Será?
A minha foi com o Atari 2600 na casa do meu falecido tio Hugo. Em 1986. Tinha 6 anos de idade e joguei primeiro o clássico Space Invaders.
Lançado em 1978, o clássico “Space Invaders” é uma criação de Tomohiro Nishikado que chegou aos arcades através da Taito Corporation e é considerado um dos primeiros shoot ‘em up da história dos games, ou como conhecemos por aqui, os “jogos de navinha“.
Nessa época era a capa que ditava a compra do jogo.
Graça a capa do jogo e vendo o visual do jogo (ninguém mencionava gráficos na época) era como está no filme de Star Wars. O design artístico e nos sons, dava nervoso e deixava o jogador muito tenso com a invasão propriamente dita. Eram os dois elementos que se tornaram antológicos com o passar dos tempos. Nascia um clássico.
O enorme sucesso alcançado nas casas de fliperamas logo seria repetido em sua versão para o Atari 2600 em 1980 (uma das primeiras conversões de um arcade para um videogame caseiro), que ajudou a expandir a indústria de videogames a níveis mundiais, mantendo fielmente as características do jogo original, mas com algumas diferenças, como o número e tipos de inimigos que surgiam na tela. Segundo historiadores, foi o primeiro jogo caseiro a vender mais de um milhão de unidades.
O game não apenas influenciou grandes nomes da indústria como também acabou se tornando uma referência da cultura pop e geek, aparecendo em vários setores como revistas, filmes, restaurantes, roupas, brinquedos e o que mais você puder imaginar moradores do Condado.
Diga lá, você se lembra da sua primeira vez?