🤔 Para Refletir :
"O mais importante não é a história, mas como você conta ela."
- FL

Plugin Tremida e Blur em Tiles Pixel Art Causados pelo Movimento da Câmera no MZ

Angeloantonio2d Masculino

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
26 de Fevereiro de 2019
Postagens
20
Bravecoins
48
Estou enfrentando um problema bastante complexo no meu projeto. Todo o jogo utiliza pixel art: desde os tiles e menus até a própria fonte em bitmap. Inicialmente, tive dificuldades com o blur nativo do RPG Maker MZ, mas consegui contornar essa questão utilizando o plugin: Pixel Perfect.

Em seguida, surgiu outro obstáculo relacionado ao enquadramento da câmera, já que o RPG Maker exibe uma área muito grande do mapa por padrão. Consegui resolver isso com alguns plugins de zoom, porém acabei percebendo um problema ainda mais grave. Sempre que o personagem anda ou corre, os tiles apresentam uma leve tremida, e durante a corrida esse efeito se intensifica, surgindo também um blur perceptível.

Já desativei todos os plugins e constatei que se trata de um problema nativo da engine. Ao utilizar os tiles padrões, esse efeito até existe, mas é quase imperceptível. No entanto, quando se trabalha com gráficos em pixel art, o problema se torna extremamente evidente e prejudica bastante o visual do jogo.

Procurei por diversos plugins, tanto pagos quanto gratuitos, mas nenhum conseguiu resolver a situação. Não sou um programador experiente e já estou há bastante tempo sem conseguir avançar no projeto por conta desse erro. Por isso, venho aqui em busca de ajuda para finalmente conseguir superar esse obstáculo.

Voltar
Topo Inferior