🤔 Para Refletir :
"Um(a) Desenvolvedor(a) é do Mal... Quando desenvolve Demo e mais Demo... E no fim outra Demo."
- BENTO

TROPICALIA É UM JOGO DE RPG INDIE QUE SE PASSA NO BRASIL

BENTO Masculino

Coração Valente
Membro
Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Juntou-se
21 de Julho de 2015
Postagens
1.726
Bravecoins
468
oQbjQ9V.jpg
Estão cada vez mais comuns Jogos feitos por brasileiros no mercado Indie, contudo muitos não são ambientados no Brasil. No entanto dessa vez temos um promissor game que se propõem, denominado TROPICALIA: A BRAZILIAN GAME.
GBcOJk5.jpg
Segundo o próprio desenvolvedor o jogo é um Soulsvania JRPG, ou seja, com inspirações nas franquias DarkSouls e Castlevania e uma narrativa de RPG japonês. Os gráficos remetem aos da era 16 bits com referências aos clássicos:

Parecido com Mario RPG, um Sistema Interativo de Batalha;

Parecido com Pokémon, Habilidades de Mapa para explorar;

NOM5xzw.jpg

Pesque, nade, mergulhe, salte, embrenhe-se. Colete materiais para criar novos itens.
Faça 'Grind' em batalhas rápidas. Teste sua estratégia em chefes desafiadores.

O sistema de combate remete ao de Mario RPG e de exploração aos jogos de Pokémon, porém ambientado nas terras tupiniquins de antigamente, ou seja, pré-colombiano.
Você controla Kaique, o protagonista. Um pequeno guerreiro Guarani em busca da sua namorada que foi sequestrada pela divindade Tau.
1nmkpS5.jpg
A história é baseada no folclore Guarani, e durante a jornada enfrentaremos: animais, tribos “rivais” e entidades folclóricas (boitatá, curupiras e etc). Teremos também que coletar materiais e criar itens, nadar, mergulhar e muito mais.

Aqui você não vai encontrar Dragões e Elfos. Mas vai encarar Curupiras e Boitatás.
Você está preparado para esta Aventura Tropical?​
O Jogo terá acesso antecipado no dia 7 de setembro de 2020, apenas para PC neste momento. Confira mais sobre o game clicando aqui.

Última edição:
Gosto muito de propostas diferenciadas como essa e o projeto, pelo visto, já apresenta características bem próprias do Brasil, como a cultura indígena (que é o tema do game hahahá!) e até alguns memes famosos, como os dinossauros que, supostamente, habitam o estado do Acre...
Aparentemente, está tudo bem caprichado e podemos ter algo muito promissor na mira. @BENTO, seberia informar se existe alguma chance de o desenvolvedor postar esse projeto por aqui?

OFF: O Kaique está disparando flechas em um urso ali na ilustração principal?

Me lembro de alguém numa comunidade de RPG Maker das antigas falando sobre a proposta de fazer um jogo bem nesse estilo, com foco na cultura brasileira. Tem também um RPG chamado Indivisible fez algo assim com influências africanas e aparentemente deu muito certo.

Uma vez, jogando Persona, me dei conta de que o folclore brasileiro pode ser tão badass quanto qualquer outro. Entidades como Mula-Sem-Cabeça e Caipora e o Dollynho não devem absolutamente nada a um Ifrit ou um Orpheus da vida. Um design bacana é que faz toda a diferença.

Gostei especialmente da criação de itens com o uso de objetos da nossa fauna e flora, além da música que combinou muito bem. Particularmente, gostaria de ver mais personagens jogáveis e a possibilidade de montar uma party mais customizável, expandindo ainda mais a ideia do que seria um RPG brasileiro (até onde for a proposta do criador, claro).

Digo isso porque até hoje tenho um certo bode, desde a época das aulas de literatura, de chamar "cultura brasileira" basicamente índio, café, banana, macaco e escravo. Alguns RPGs de mesa adicionam elementos como bandeirantes e cangaceiros a seus universos, ainda que isso possa comprometer a "precisão histórica" de um determinado enredo - até porque se trata de um jogo de fantasia e não um livro acadêmico (como já notaram, um urso na selva brasileira também não faria sentido nenhum pros mais chatos rigorosos).

De qualquer forma, o criador merece todos os elogios do mundo. A arte tá ficando magnífica, cheia de personalidade. Acompanharei de perto!

O Kaique está disparando flechas em um urso ali na ilustração principal?

Não sei se faz parte dos memes:?

Belo depoimento @Paradiddle

Me lembro de alguém numa comunidade de RPG Maker das antigas falando sobre a proposta de fazer um jogo bem nesse estilo, com foco na cultura brasileira. Tem também um RPG chamado Indivisible fez algo assim com influências africanas e aparentemente deu muito certo.

Obrigado pela indicação!

Digo isso porque até hoje tenho um certo bode, desde a época das aulas de literatura, de chamar "cultura brasileira" basicamente índio, café, banana, macaco e escravo. Alguns RPGs de mesa adicionam elementos como bandeirantes e cangaceiros a seus universos, ainda que isso possa comprometer a "precisão histórica" de um determinado enredo - até porque se trata de um jogo de fantasia e não um livro acadêmico (como já notaram, um urso na selva brasileira também não faria sentido nenhum pros mais chatos rigorosos).

IDEM.

Eu acho o folclore brasileiro incrível . Acho curioso quando vejo gente torcendo o nariz quando se fala de folclore do Brasil mas bate abraça sem o mesmo critério o folclores de outros países. Não sou o tipo de pessoa que acha que é bom por que é nacional mas tenho que falar mais uma vez que as lendas e as tradições antigas do Brasil não fica devendo em nada para a cultura de outros povos.

Gosto muito de comparar as criaturas misticas / espíritos / folclore brasileiro com os Yokai do folclore Japonês. Essa comparação vai no sentido de que ambas apresentam "seres inumanos" dos mais variados tipos e formas, muito ligados a alguma tradição localizada.

Apesar disso acho que não prcisamos nos limitar à figuras folclõricas toa vez que desejarmos criar "algo de conteúdo nacional". Max Payne 3 é um bom exemplo disso.

Tem um jogo chamado "Árida" (disponível na steam) que é muito bom e se passa no sertão do nordeste. Recomendo demais.

Não sei pra vocês, mas para mim, Tropicália é compra certa...

Particularmente, eu amo quando algum projeto nacional tem essa relevância em nossas comunidades como a Condado, ainda mais um projeto indie como esse.

Sobre o jogo, eu amo jogos com bibliotecas como bestiário. Isso me deixa mais instigado a jogar, sem contar a trilha sonora, onde já pode se ver pelo trailer que é linda. Pelo que vi no trailer, EU AMEI!

Olá condado!
O desenvolvedor Paulo Henrique Franqueira respondeu:

Opa, só vi agora, li todos os comentários lá, muito obrigado pessoal! Eu sou bastante ativo no twitter @tropicaliagame se quiserem trocar uma ideia por la, abraços!

Aproveitei e convide-o a postar seu projeto e conhecer nosso fórum. Também @Jully Anne mencionei a revista.

Obs: Não possuo redes sociais, mas acredito que o Condado possua twitter eu estou preste a fechar como Beta Tester de um jogo comercial, mas ainda não fechei, mas se fechar os desenvolvedores gostam de LIVES... Se preparam Joker @Eliyud e Batman @Alkemarra

Última edição:
@DadoCWB @Valor
Realmente, e devo acrescentar que chega a dar nojo quando alguém só sabe engrandecer o que vem de fora e minimizar o que temos no Brasil, é uma atitude digna de quem tem espírito de porco, já que, praticamente, todo lugar possui coisas boas e ruins.
Por muita gente agir dessa forma no país, os desenvolvedores acabam virando seus olhares para outros lugares e lançam versões em inglês para atrair mais público.
Isso é óbvio, porque o jogo fica mais popular, mas, onde quero chegar dizendo tudo isso? Simples: Esses desenvolvedores darão preferência sempre ao sites estrangeiros e divulgarão seus trabalhos, a princípio, neles, mesmo que existam comunidades brasileiras que apoiam projetos locais, como o próprio Condado.

@BENTO
Fico agradecida professor, conversarei com o pessoal para que possam entrar em contato com ele!

Olá condado!
O desenvolvedor Paulo Henrique Franqueira respondeu:

Aproveitei e convide-o a postar seu projeto e conhecer nosso fórum. Também @Jully Anne mencionei a revista.

Obs: Não possuo redes sociais, mas acredito que o Condado possua twitter eu estou preste a fechar como Beta Tester de um jogo comercial, mas ainda não fechei, mas se fechar os desenvolvedores gostam de LIVES... Se preparam Joker @Eliyud e Batman @Alkemarra
Bora fazer um contato com ele sim.
Quem sabe ele não posta mais detalhes do projeto aqui no Condado.

Sobre essa live, é do mesmo projeto ou não tem nada a ver?

Sobre essa live, é do mesmo projeto ou não tem nada a ver?
Outro jogo @Alkemarra
Um projeto educacional finaciado pelo MEC, mas ainda não confirmaram se serei o Beta Tester, mas pretendo escrever bastante a respeito e os desenvolvedores gostam de LIVES. O projeto será para 2021. Então conto com o Batman e Coringa.

Oi gente, o desenvolvedor de Tropicalia aqui!

Muito obrigado pelas palavras e pelo carinho!

Criei um post pro Tropicalia na página de Projetos Completos, se tiver alguma coisa fora de regra é só falar, abraços!
Surpresa boa! Seja bem vindo Mestre PH

Oi gente, o desenvolvedor de Tropicalia aqui!
Muito obrigado pelas palavras e pelo carinho!
Criei um post pro Tropicalia na página de Projetos Completos, se tiver alguma coisa fora de regra é só falar, abraços!

Seja muito bem-vindo Paulo Henrique Franqueira! Sucesso com o excelente TROPICALIA!

Voltar
Topo Inferior