FelipeFalcon comentou:
Cara é isso mesmo?
10k de dólares? (Ou 100k? .-.)
Meu... olha o jogo, mesmo tendo que pagar impostos/taxas tudo mais... cara.
Nem vou comentar.
Gente vocês ainda insistem que o RTP é o problema?
Dá pra fazer muita coisa com o RTP e deixar mais diferenciado até do que esses packs de tilesets que vendem. É só saber usar, claro que devemos levar em conta esse povo que monta esses mapas aí que vemos nos jogos de exemplo do FL, mas na mão de quem conhece, saí da frente :v
Será que vão tirar as votações mesmo?
Acho que essa liberação de detalhes da steam foi tipo uma sinopse das coisas que vão mudar e não o total. Afinal, eles poderiam ter dito isso há muito tempo já que não mudaria muita coisa. (Pelo que vi só estavam discutindo o valor)
"Dá" pra fazer. O problema é que jogos em 2D não são a mesma coisa que um jogo em 3D.
Jogos em 3D podem se safar com um pouco de reuso de assets: pouca gente vai notar uma textura de grama ou de concreto reutilizada, especialmente se os caras forem esforçados o suficiente para editarem a textura e encaixarem-na no jogo. Não vai ficar destoante (provavelmente), vai se encaixar no jogo, e pode até continuar parecendo único, porque ninguém (exceto pessoas atentas, modders, e outros desenvolvedores) vão perceber que foram utilizados assets não-proprietários.
Mas jogos em 2D não costumam ser assim. Cada pixel tem que passar de forma precisa aquilo que o autor ou equipe quer expressar. Pessoas que não costumam jogar coisas feitas no RPG Maker e que são gamers mais casuais provavelmente não vão notar seu reuso do RTP, modificado ou não. Mas outras pessoas vão notar, e a tendência é na verdade bem óbvia: quanto mais pessoas tiverem essa "ideia legal" de usar o RTP em projetos comerciais, mais os consumidores notarão a quantidade de projetos com os mesmos gráficos.
Tem exceções, e é perfeitamente possível tornar o uso de assets e coisas copiadas
parte do estilo gráfico do jogo. Yume Nikki utiliza todo tipo de gráfico imaginável, incluindo fotos e imagens bem nada a ver para os cenários, às vezes até coisas destoantes em questão de estilo. Mas assim como Yume Nikki é um jogo únic, muito bem feito, e um caso à parte, enxergar assim qualquer jogo que dê uma "mexidinha" no RTP é que nem querer comparar um músico eletrônico experiente com um amador ainda aprendendo o básico: o primeiro utiliza samples variados, e ainda mexe neles, porque é parte do estilo dele utilizar samples e ele sabe o que está fazendo com esses samples. O segundo utiliza samples, mesmo que mexa um pouco neles, porque
não tem outra coisa pra usar. E é isso que sinto na maioria das vezes que vejo um jogo que utiliza o RTP do RPG Maker: o RTP está lá, modificado ou não, porque o autor não tem como encomendar, não consegue criar, ou simplesmente não quer se dar ao trabalho de montar coisas originais.
Num jogo grátis e despretensioso (algo que não tem nada de errado, criar jogos pode ser simplesmente uma diversão como qualquer outra), sem problema fazer isso.
Mas em um jogo comercial, ou que quer ser levado a sério, isso não é legal, nem trás benefícios às suas vendas/downloads, à qualidade do seu jogo, ou ao seu reconhecimento como desenvolvedor.
Talvez isto seja fruto de uma visão brotada do meu amor por desenho, ilustração, design gráfico e artes em geral, e portanto algo negativo para minha capacidade de ser imparcial, mas por melhor que seja um jogo, eu o julgo pelos seus gráficos porque se o jogo é visual, eu
vou avaliar seu lado visual, pois ela é parte da experiência.
Isso não significa que eu quero os gráficos mais complexos, ou mais realistas. Eu gosto tanto de um Last of Us como eu gosto de um VVVVVV - dois jogos completamente opostos em estilo gráfico.
Mas na hora que cinco, dez, quinze, vinte jogos comerciais e que querem se mostrar como interessantes utilizam os mesmos gráficos, eu vou julgá-los por isso, porque originalidade é algo positivo - e originalidade pode envolver pegar o RTP e mexer nele. O problema é se você pegar e mexer no RTP não por uma escolha artística sua, mas por simplesmente não ter outra coisa além disso pra usar.
Se eu uso meu dinheiro, que eu poderia muito bem gastar em coisas mais importantes (como comida, água, abrigo, sustento), pra pagar algum jogo, eu espero dele no mínimo ou originalidade pura, ou um autor bem intencionado que utilizou o RTP conscientemente.