Por acaso encontrei esse tópico, e será a minha vez de ressucitá-lo
Não sei se alguém daqui vai se lembrar de mim,
Bruneco, pois fui apenas um membro dos fóruns ainda em 2007~2009.
Um membro relativamente ativo, mas ainda apenas um membro.
Eu era bem criança nessa época: tinha apenas uns 12 anos.
Ainda assim, os fóruns de RPG Maker foram fundamentais para me fazerem ser quem eu sou hoje - e guardo uma boa recordação deles.
Assim como o DadoCWB, sempre tive bastante curiosidade para ver como estariam hoje em dia as pessoas que interagi nos fóruns dessa época, e fico surpreso em ter tanta gente dessa mesma época comentando aqui!
Descobri o RPG Maker por acaso, por meio do jogo
O Artefato.
Nessa época, eu pedia para o meu pai fazer download de jogos no trabalho dele, para depois eu poder jogar em casa (que só tinha internet discada). Nisso, ele trouxe O Artefato, e me encantei no jogo, especialmente pelo gameplay trazendo um modo de batalha que era no mapa, e não por turnos como normalmente eram nos outros jogos parecidos. Gostei tanto d'O Artefato que finalizei mais que 8 vezes!
Enquanto jogava e pesquisava outros jogos parecidos na
Casa dos Jogos, descobri que o nome da ferramenta que ele havia sido desenvolvido:
RPG Maker.
Imediatamente, fui pesquisar. Afinal, eu sempre quis fazer meu próprio jogo, e essa podia ser a minha oportunidade!
Nisso, o Google me levou ao
The Maker Ex.
Até então, eu nunca havia participado de um fórum, nem sabia muito bem como funcionava. Estava já acostumado a navegar na web por conta de sites como Neopets, mas nunca havia participado de uma comunidade online.
No fórum vi várias pessoas escrevendo tutoriais e compartilhando coisas maneiras, e pensei "quero também ser como eles!"
Como eu era bem criança na época, não vou lembrar em detalhes, mas lembro que fui bem recebido pela comunidade e me explicavam até mesmo sobre como usar corretamente o fórum e regras de etiqueta na comunidade.
O
TaijovuNeji é quem eu mais lembro com carinho. Por exemplo, teve uma vez que eu havia divulgado um WIP de meu jogo, mas havia muitos erros de português. O Neji se ofereceu em fazer download do projeto do jogo para ele próprio melhorar a escrita e corrigir os erros
Nos fóruns eu costumava me focar bastante em desenvolver sistemas por eventos. RGSS era muito complexo para mim, e achava mais fácil apenas fazer tudo por evento. Lembro ter escrito vários tutoriais a respeito, alguns tentando reproduzir a mecânica do O Artefato (RPG Maker 2003), mas XP - nunca gostei muito do VX, e sempre fiquei só no XP.
Também gostava de ficar testando vários scripts e de encontrar scripts novos nos fóruns gringo pra levar para a comunidade brasileira.
Recordo vagamente de uma revista sobre RPG Maker que a comunidade escrevia, e eu li todas as edições.
Um portal que gostava muito de acessar era o
Atelier RGSS. O
Memories of Mana, jogo feito no XP pelo dono desse site, era um dos meus favoritos.
Além do The Maker Ex, um outro fórum que participei foi o
Legacy Makers.
Até salvei um screenshot do que havia postado no Legacy Makers, pois sabia que o forumeiros uma hora iria apagar o site e nem sempre o Web Archive salva bem o conteúdo:
Quando o
Dungeon Makers foi lançado, eu já estava começando a me fastar do mundo maker.
Estava me focando mais em programar usando o Delphi e fazer outras coisas além de jogos.
Um fator que me fez afastar mais ainda foi que acidentalemente derramei água no notebook e perdi tudo o que estava desenvolvendo. Estava criando um jogo complexo e tinha muitos recursos impossíveis de recuperar.
Na época eu não fazia backup, assim não só perdi o arquivos como também a motivação em continuar
Concordo com o DadoCWB que o principal motivo para minguar os fóruns de RPG Maker é a concorrência com o Facebook e demais redes sociais "abertas e amplas", além de também concorrer com as redes sociais de mensagem instantânea, como o Discord.
Fóruns é um resquísio de uma internet antiga, internet esta que não temos mais hoje em dia como já tivemos antes.
Apesar de eu já ter me aposentado do mundo maker, ainda recordo com bastante carinho do tempo que dediquei na comunidade maker.
- O meu gosto por fantasia e RPG certamente veio em boa parte por conta dessa comunidade.
- Hoje trabalho como dev, e isso começou graças às horas que dediquei fazendo sistemas por eventos para escrever tutoriais pra postar nos fóruns.
- Sou bem participativo em comunidades, e isso deve-se à inspiração nas pessoas que interagia nos fóruns.
Agradeço a todos por terem feito isso acontecer