Olá, faz tempo q não visitava o fórum e eis que vi esse off-tópico interessante. Controvérsias e discordâncias à parte, gostaria de talvez jogar uma luz em alguns conceitos e raciocínios no assunto de planejamento financeiro...
Fiquem à vontade pra discordar ou me corrigir
Cross Maker comentou:
Eu sei que poupança rende minimamente (assim como tesouro direto) mas recentemente fui em uma palestra de um cara que trabalhava em uma agencia de investimentos e ele citou que apesar da poupança obter um retorno financeiro, economicamente falando ela não é considerada um investimento visto que seu retorno é insignificante (não sei se ele citou por conhecimento econômico ou por consideração pessoal) mas parando pra pensar até que faz sentido visto que o Tesouro Direto acaba sendo sim um investimento (ao contrário da poupança) visto que você pode ter um retorno bem significativo se investir bem (sendo até mesmo possível conseguir independência financeira apenas com Tesouro Direto). Por isso eu disse (que é preciso gastar para investir), porque o Tesouro direto você aplica 50 reais (dando um exemplo) e você perde este dinheiro (ou seja você gastou) só depois esse dinheiro irá retornar com valores maiores do que você aplicou. Por isso que Tesouro Direto é investimento e Poupança não (isso falando com base no que eu acredito que seja, e com base no que o palestrante falou), porque fora a poupança não existe investimento que você ganhe só guardando dinheiro (pelo menos não que eu conheça). Por isso eu citei no final que para se investir é necessário gastar.[/justify]]]
Então, o palestrante não está incorreto; Teoricamente, a poupança é um tipo de investimento sim, porém, na prática, é um investimento tão ruim que chega a ser menos pior que guardar dinheiro no colchão, literalmente. Segue o raciocínio:
A poupança é um tipo de investimento que atrai muita gente pelo fato de ser isento de IR (imposto de renda) e ser risco próximo de zero (ou seja, você nunca vai receber um valor menor do que o que você investiu) , porém tem outras desvantagens maiores com relação a outros investimentos de renda fixa, que fazem a poupança ser tão ruim assim:
1) Não tem liquidez diária. Vc pode sacar o valor investido qualquer dia, porém, o rendimento só aparece no aniversário mensal no seu extrato. Isso significa que, se vc põe 100 reais na poupança no dia 01 de um mês qualquer e sacar antes do dia 01 do mês seguinte, o valor sacado não vai ter rendido nada. Vc precisará esperar 1 mês inteiro para ver o rendimento surgir.
2) Taxa de rendimento muito baixa. Atualmente, a poupança está rendendo 4,55% a.a. (ao ano), cujo cálculo é o seguinte: 70% da Taxa Selic (taxa básica de juros que é o norte de todo investimento de renda fixa e tb serve de parâmetro para todas outras taxas na economia; atualmente está em 6,5% a.a.) + taxa referencial (uma bobagem láaaa do passado, que atualmente está em 0%). E como sabemos que 4,55% é uma taxa baixa? Um bom parâmetro de comparação para as pessoas em geral é o querido IPCA (um dos índices oficiais de inflação; esse mede o índice de preços do consumidor médio no Brasil). Para se ter uma ideia, o IPCA acumulado dos últimos 12 meses (abril/18 a abril/19) é de 4,94%. Ou seja, o q vc investiu na poupança não dá nem pra manter o poder de compra do período de 1 ano. Lógico, é melhor do que guardar dinheiro vivo em casa e perder ainda mais pra inflação.
3) Os itens anteriores se resumem no custo de oportunidade. Isso quer dizer que, ao investir em poupança, vc está perdendo a oportunidade de investir em opções melhores dentro do próprio leque de investimentos em renda fixa, que podem te dar liquidez e taxas melhores mesmo tendo que pagar IR sobre o rendimento e taxa de adm. pra instituição financeira, pelo mesmo risco "zero" e ainda tem alguns que te garantem o valor investido no caso do seu banco entrar em falência. Entre algumas opções há CDBs, LCIs, LCAs, o próprio tesouro direto, previdência privada...
Bom, tudo isso sem falar dos investimentos mais arrojados/arriscados, aqueles em que há uma chance de vc sair com menos dinheiro do que investiu antes. Temos aí os fundos de investimento, ações, derivativos, bitcoins, etc...
Por fim, para não ter muita confusão com os conceitos, acho que fica mais fácil a seguinte definição: gasto é um gênero do qual investimento é espécie. Ou seja, gasto é qualquer tipo de desembolso, não importa o destino do dinheiro e investimento é um tipo de gasto que tem como finalidade a aplicação em alguma coisa que gera expectativa de rendimentos futuros. É expectativa mesmo, pois nem todo investimento vai te dar um retorno financeiro (mas vc tem certa "fé" de que vai render) , por isso há investimentos bons e outros ruins. Tipos de investimento: compra de maquinário para melhoria de produtividade de uma fábrica, investimento no setor de P&D de uma empresa farmacêutica, poupança, compra de umas cabeças de gado para cruzamento de raças, aquisições de quotas e ações de empresas, até abrir uma franquia, um negócio próprio ou uma startup é considerado um investimento pessoal.
Bom, é isso aí, desculpem o textão.