🤔 Para Refletir :
"As memórias, os sussurros, tudo vem da floresta, ela faz parte de você. E você faz parte dela."
- Yonori Akari

Você é Escravo, Independente ou Livre?

Se eu tenho uma empresa e invisto em maquinário para aumentar minha produção (a princípio estou gastando dinheiro). Mas depois de um curto período começo a captar o retorno vindo desse aumento de produção causado pela compra de maquinário adicional, consigo um retorno muito maior do que foi gasto na aquisição do maquinário... isso foi um investimento?

[member=1047]InterPlay[/member]
Logo se vê que você não entende muito do assunto. kkkk...

Então nos instrua melhor sobre o assunto ao invés de vir aqui com tom de deboche bem desnecessários, se não é pra trazer conhecimento era melhor nem ter criado o tópico. Abrç

[member=2621]Mestre R.[/member]
Se eu tenho uma empresa e invisto em maquinário para aumentar minha produção (a princípio estou gastando dinheiro). Mas depois de um curto período começo a captar o retorno vindo desse aumento de produção causado pela compra de maquinário adicional, consigo um retorno muito maior do que foi gasto na aquisição do maquinário... isso foi um investimento?

Se o maquinário que você gastou obteve um retorno maior na produção do que preço que você o pagou sem dúvidas, é investimento.

Já fui independente por um breve momento, hoje sou escravo.

Não sei se teria coragem de fazer algum investimento fora do meu negócio. Sempre tem algum risco envolvido (além de golpes e fraudes).

Mas bom tópico.

Cross Maker comentou:

Então nos instrua melhor sobre o assunto ao invés de vir aqui com tom de deboche bem desnecessários, se não é pra trazer conhecimento era melhor nem ter criado o tópico. Abrç

Não tem como instruir gente tapada metida a sabe tudo. O cara fez um tópico com conteúdo, ele já trouxe conhecimento. No decorrer do tópico várias discussões e dicas de como, quando e no que investir.

E você na sua santa inutilidade está discutindo coisas inúteis que não agregam em absolutamente nada além de massagear seu ego. Se toca cara, deixa de ser otário.

[member=2362]night walker[/member]

night walker comentou:
Cross Maker comentou:

Não tem como instruir gente tapada metida a sabe tudo. O cara fez um tópico com conteúdo, ele já trouxe conhecimento. No decorrer do tópico várias discussões e dicas de como, quando e no que investir.

E você na sua santa inutilidade está discutindo coisas inúteis que não agregam em absolutamente nada além de massagear seu ego. Se toca cara, deixa de ser otário.

Em nenhum momento do tópico eu vi ele falar sobre o que é a definição do que é investimento, ele apenas dá algumas dicas de como regular suas finanças e oferece a definição de "Escravo" "Indenpendente" e "Livre" dentro da economia (que por sinal foi interessante) eu não vi em nenhum momento ele abordar sobre tesouro direto ou bolsa de valores você ouviu? Agora se ao invés de deboche o cara viesse com respostas de correções (como foi o que fiz com você) eu aceitaria numa boa não precisava ser um escroto pra isso. Mas você ao contrário de aceitar o erro sobre a definição de investimento preferiu vir com vocabulário de baixo calão ao invés de construir um bom debate (ótima posicionamento seu por sinal ¬¬) a propósito vc ainda não me respondeu o que tem a ver vc ter tido duas empresas de sucesso, com o debate em questão, ao que me parece tu só usou isso como troféu pra mostrar que você é O CARA da economia. E depois eu que me acho o fodão né?? Nem comento estes tipos de atitudes bro...

A propósito dou os parabéns pro [member=2591]julioou[/member] que corrigiu minha definição de investimento (que acabei errando em algumas partes) sem precisar ser um escroto. É assim que se faz um debate, não precisa partir pra baixaria com pessoas que não te fizeram nada.

pois é, investir não é apenas Criptomoedas, Ações, Tesouro Direto, CDB, CDI, CPF, C o diabo a 4 kkk, existem muitas formas de investimentos que não são exclusivamente com dinheiro, você pode investir com seu Tempo por exemplo, investir tempo em alguma coisa visando algum tipo de retorno, claro, dependendo do caso. No caso de Criptomoedas por exemplo, se você não puder investir com dinheiro para comprar uma RIG de mineração boa ou então pagar por planos de mineração em nuvem você terá de investir com seu próprio Tempo, fazendo os famosos faucetes para mais tarde entrar na area do Trade, conheço gente que começou do zero investindo apenas Tempo em adquirir satoshis... depois de 3 anos uma dessas conseguiu um retorno muito interessante em dinheiro. enfim, o que eu quero dizer é que existem outras formas de se investir sem ter precisar entrar nesse mercado famoso de investimentos. Ainda mais se você for um empresário, autônomo etc...

[member=648]Cross Maker[/member]

Mano... Vc que interpretou como um deboche. Eu apenas informei um fato: Vc não sabe muito sobre investimento. Só que eu não te culpo. Esse tipo de coisa acontece direto quando apenas lemos o que alguém escreveu. Isso já aconteceu muito comigo no Whatsapp, tbm não poderia deixar de acontecer aqui. Mas ok, eu vou te explicar.

Veja:
Vc diz:

Na verdade não, para se receber do tesouro direto você deve necessariamente fazer uma aplicação
Sendo que eu acabei de falar que a pessoa pode "guardar" dinheiro num investimento tipo "Tesouro Selic", por exemplo. Ou seja, OBVIAMENTE a pessoa vai fazer uma aplicação. Ou seja, é como se vc nem tivesse lido oq eu escrevi.

Depois vc diz:

(ou seja você dá o seu dinheiro para se ter um retorno maior)
Só que eu acabei de dizer que tem pessoas que "guardam" seu dinheiro num investimento, tipo "Tesouro Selic". (E, quando eu digo "pessoas", eu estou falando de profissionais do investimento que tem milhões de reais sob sua posse). Então, se estas pessoas estão "guardando" seu dinheiro lá, o objetivo delas não é o lucro. O objetivo delas é apenas ter um dinheiro que ela possa sacar a qualquer hora. O fato do dinheiro render é apenas um plus. Pois em qualquer aplicação que vc fizer no Tesouro Direto vc pode sacá-la a hora que quiser. E eu disse que esse tipo de "Investimento" (entre aspas mesmo, pois não é um investimento e sim apenas um depósito, como se fosse na poupança), é chamado de colchão de liquidez. Eu não expliquei antes, mas explico agora: é colchão de liquidez, pois é uma aplicação com liquidez diária. Ou seja, vc pode sacar o dia que quiser.

Tecnicamente falando: Sim, vc vai ter um retorno em cima do dinheiro aplicado. Por isso, dentro dos termos técnicos, ainda é um investimento. Porém, oq eu estava falando era apenas uma correção do que vc disse antes:

Mas pelo que eu saiba não da pra investir sem gastar dinheiro, guardar dinheiro é uma coisa, investir é outra coisa.

Por isso, eu expliquei isso tudo. Mas o maior erro da sua fala está aqui:
Todo investimento só existe quando você gasta ele.
Desculpe-me novamente, mas sério mesmo... Sinceramente, sem querer ofender de verdade. Só estou explicando, como vc disse pra fazer. Não que vc seja um tolo, mas essa frase reflete a voz de um tolo. De novo eu digo, não quero ofender, só estou explicando. Veja: Se a pessoa faz uma aplicação num investimento desse tipo (que é do Tesouro Direto), ela não está gastando, ela está guardando. Quer um exemplo?

Vamos falar em termos populares: Hoje em dia, quando uma pessoa coloca dinheiro na poupança, oq ela está fazendo? Na cabeça dela, ela está apenas deixando seu dinheiro "seguro" (guardado) no banco. Mas é realmente isso? Não. Pois a poupança, por mais incrível que pareça, tbm é um investimento. O quê?! É isso mesmo. A poupança tbm tem rendimentos, assim como qualquer outro investimento. Ela rende juros. Mas são tão ínfimos que foi por isso que eu disse ao [member=2362]night walker[/member] que deixar dinheiro na poupança era o mesmo que deixar no bolso. [Foi uma ironia, pra quem não percebeu.]

Mas, quando a pessoa deposita na poupança, é essa a mentalidade dela? Não. Por quê? Por que o rendimento é praticamente nulo na poupança. E o engraçado é que, quando alguém deposita dinheiro na poupança, ninguém pensa que está gastando dinheiro. Sabe por quê? Porque não está. O dinheiro está lá e ela pode pegá-lo quando quiser. Assim também ocorre com investimento no Tesouro Direto.

É claro que, nesse caso, devemos saber em qual "depositar", pois tudo depende de como está a economia do país atualmente. Eu diria que só estamos realmente gastando dinheiro quando investimos num momento errado e então ocorre prejuízo. Somente então, de fato, foi um gasto, pois é um dinheiro que não volta. Sabia que, até mesmo num investimento em ações, você tbm pode sacar seu dinheiro sempre que quiser? Lógico que após o saque, há um prazo de três dias para que o dinheiro esteja na sua conta de fato, mas ainda assim, vc o sacou. Então, até mesmo em se tratando de investimento em ações, só há gasto genuíno quando há prejuízo.

Entendeu agora?
Não fique bravo comigo. Só estou tentando ajudar o pessoal do fórum que tem interesse no assunto.
Como eu disse antes, não criei esse tópico com o objetivo de ir a fundo no assunto. Só queria que os makers soubessem que existe meios de conseguir grana para terminar o seu jogo.

Quanto às ofensas do [member=2362]night walker[/member], apenas ignore. Não compactuo com elas.

[member=648]Cross Maker[/member] Primeiro que isso não é economia, é educação financeira. Segundo que você pode dizer que faz faculdade de agronegócio para corroborar o pressuposto que tem conhecimento, e eu não posso falar que já abri 2 empresas com sucesso? Pode me taxar do que quiser, humildade pra mim é tratar todo mundo de igual pra igual, ouvir e aprender de quem quer que seja, e quanto a isso eu durmo bem tranquilo. Só espero que você mude sua mentalidade e tenha mais humildade, a vida na prática é bem diferente, você vai precisar.

[member=1047]InterPlay[/member] Você tem muita paciência.

Mano... Vc que interpretou como um deboche.

Então cuidado como tu se posiciona nas redes, porque qualquer pessoa que veja um comentário que não responda um questionamento e ainda vem dizendo " vejo  que tu não sabe nada de economia kkkk" certamente vai interpretar como um deboche, ou vai me dizer que não?

Sendo que eu acabei de falar que a pessoa pode "guardar" dinheiro num investimento tipo "Tesouro Selic", por exemplo. Ou seja, OBVIAMENTE a pessoa vai fazer uma aplicação. Ou seja, é como se vc nem tivesse lido oq eu escrevi.

A isso sim, só que como eu disse anteriormente (guardar e investir são ações diferentes) o camarada lá trás colocou ambos no mesmo baile e foi isso que eu corrigi.

O fato do dinheiro render é apenas um plus. Pois em qualquer aplicação que vc fizer no Tesouro Direto vc pode sacá-la a hora que quiser. E eu disse que esse tipo de "Investimento" (entre aspas mesmo, pois não é um investimento e sim apenas um depósito, como se fosse na poupança)

Vamos falar em termos populares: Hoje em dia, quando uma pessoa coloca dinheiro na poupança, oq ela está fazendo? Na cabeça dela, ela está apenas deixando seu dinheiro "seguro" (guardado) no banco. Mas é realmente isso? Não. Pois a poupança, por mais incrível que pareça, tbm é um investimento. O quê?! É isso mesmo. A poupança tbm tem rendimentos, assim como qualquer outro investimento. Ela rende juros. Mas são tão ínfimos que foi por isso que eu disse ao [member=2362]night walker[/member] que deixar dinheiro na poupança era o mesmo que deixar no bolso. [Foi uma ironia, pra quem não percebeu.]

To colocando estas duas citações porque acredito que cabem na mesma resposta:

Eu sei que poupança rende minimamente (assim como tesouro direto) mas recentemente fui em uma palestra de um cara que trabalhava em uma agencia de investimentos e ele citou que apesar da poupança obter um retorno financeiro, economicamente falando ela não é considerada um investimento visto que seu retorno é insignificante (não sei se ele citou por conhecimento econômico ou por consideração pessoal) mas parando pra pensar até que faz sentido visto que o Tesouro Direto acaba sendo sim um investimento (ao contrário da poupança) visto que você pode ter um retorno bem significativo se investir bem (sendo até mesmo possível conseguir independência financeira apenas com Tesouro Direto). Por isso eu disse (que é preciso gastar para investir), porque o Tesouro direto você aplica 50 reais (dando um exemplo) e você perde este dinheiro (ou seja você gastou) só depois esse dinheiro irá retornar com valores maiores do que você aplicou. Por isso que Tesouro Direto é investimento e Poupança não (isso falando com base no que eu acredito que seja, e com base no que o palestrante falou), porque fora a poupança não existe investimento que você ganhe só guardando dinheiro (pelo menos não que eu conheça). Por isso eu citei no final que para se investir é necessário gastar.​
]]

Não fique bravo comigo. Só estou tentando ajudar o pessoal do fórum que tem interesse no assunto.
Como eu disse antes, não criei esse tópico com o objetivo de ir a fundo no assunto. Só queria que os makers soubessem que existe meios de conseguir grana para terminar o seu jogo.

Quanto às ofensas do [member=2362]night walker[/member], apenas ignore. Não compactuo com elas.

Quanto a isso fique tranquilo, não levei para o lado pessoal (até porque nem tenho motivos pra fazer isso num debate sobre economia) estava apenas julgando situações que ao meu ver não estavam nos conformes ^^

[member=2362]night walker[/member]

Segundo que você pode dizer que faz faculdade de agronegócio para corroborar o pressuposto que tem conhecimento, e eu não posso falar que já abri 2 empresas com sucesso?

Cara não preciso nem me explicar sobre isso meus próprios comentários anteriores já falam por mim

Sorry não manjo de economia

E como eu mesmo disse anteriormente o que eu aprendi, aprendi pelo meu irmão que estuda isso e pelos meus professores, tudo o que eu sei eu compartilho e o que eu vejo que esta errado (segundo o que eu aprendi) eu corrijo, é simples assim bro estamos aqui para compartilhar conhecimento e nada mais. Além do mais, mesmo que eu estivesse me gabando de saber muito de economia (o que eu não fiz em nenhum momento) que moral você teria ao se gabar que teve duas empresas de sucesso??? Quer dizer então que diante de um cara escroto você toma atitudes mais escrotas ainda? Não é bem assim que as coisas funcionam sacas?

Pode me taxar do que quiser, humildade pra mim é tratar todo mundo de igual pra igual, ouvir e aprender de quem quer que seja, e quanto a isso eu durmo bem tranquilo. Só espero que você mude sua mentalidade e tenha mais humildade.

Digo o mesmo pra você

Olá, faz tempo q não visitava o fórum e eis que vi esse off-tópico interessante. Controvérsias e discordâncias à parte, gostaria de talvez jogar uma luz em alguns conceitos e raciocínios no assunto de planejamento financeiro...
Fiquem à vontade pra discordar ou me corrigir ;)

Cross Maker comentou:
Eu sei que poupança rende minimamente (assim como tesouro direto) mas recentemente fui em uma palestra de um cara que trabalhava em uma agencia de investimentos e ele citou que apesar da poupança obter um retorno financeiro, economicamente falando ela não é considerada um investimento visto que seu retorno é insignificante (não sei se ele citou por conhecimento econômico ou por consideração pessoal) mas parando pra pensar até que faz sentido visto que o Tesouro Direto acaba sendo sim um investimento (ao contrário da poupança) visto que você pode ter um retorno bem significativo se investir bem (sendo até mesmo possível conseguir independência financeira apenas com Tesouro Direto). Por isso eu disse (que é preciso gastar para investir), porque o Tesouro direto você aplica 50 reais (dando um exemplo) e você perde este dinheiro (ou seja você gastou) só depois esse dinheiro irá retornar com valores maiores do que você aplicou. Por isso que Tesouro Direto é investimento e Poupança não (isso falando com base no que eu acredito que seja, e com base no que o palestrante falou), porque fora a poupança não existe investimento que você ganhe só guardando dinheiro (pelo menos não que eu conheça). Por isso eu citei no final que para se investir é necessário gastar.[/justify]]]
Então, o palestrante não está incorreto; Teoricamente,  a poupança é um tipo de investimento sim,  porém, na prática, é um investimento tão ruim que chega a ser menos pior que guardar dinheiro no colchão, literalmente. Segue o raciocínio:
A poupança é um tipo de investimento que atrai muita gente pelo fato de ser isento de IR (imposto de renda) e ser risco próximo de zero (ou seja, você nunca vai receber um valor menor do que o que você investiu) , porém tem outras desvantagens maiores com relação a outros investimentos de renda fixa, que fazem a poupança ser tão ruim assim:
1) Não tem liquidez diária. Vc pode sacar o valor investido qualquer dia, porém, o rendimento só aparece no aniversário mensal no seu extrato. Isso significa que,  se vc põe 100 reais na poupança no dia 01 de um mês qualquer e sacar antes do dia 01 do mês seguinte, o valor sacado não vai ter rendido nada. Vc precisará esperar 1 mês inteiro para ver o rendimento surgir.
2) Taxa de rendimento muito baixa. Atualmente, a poupança está rendendo 4,55% a.a. (ao ano), cujo cálculo é o seguinte: 70% da Taxa Selic (taxa básica de juros que é o norte de todo investimento de renda fixa e tb serve de parâmetro para todas outras taxas na economia; atualmente está em 6,5% a.a.) + taxa referencial (uma bobagem láaaa do passado, que atualmente está em 0%). E como sabemos que 4,55% é uma taxa baixa? Um bom parâmetro de comparação para as pessoas em geral é o querido IPCA (um dos índices oficiais de inflação; esse mede o índice de preços do consumidor médio no Brasil). Para se ter uma ideia,  o IPCA acumulado dos últimos 12 meses (abril/18 a abril/19) é de 4,94%. Ou seja,  o q vc investiu na poupança não dá nem pra manter o poder de compra do período de 1 ano. Lógico, é melhor do que guardar dinheiro vivo em casa e perder ainda mais pra inflação.
3) Os itens anteriores se resumem no custo de oportunidade. Isso quer dizer que,  ao investir em poupança, vc está perdendo a oportunidade de investir em opções melhores dentro do próprio leque de investimentos em renda fixa,  que podem te dar liquidez e taxas melhores mesmo tendo que pagar IR sobre o rendimento e taxa de adm. pra instituição financeira, pelo mesmo risco "zero" e ainda tem alguns que te garantem o valor investido no caso do seu banco entrar em falência. Entre algumas opções há CDBs,  LCIs, LCAs, o próprio tesouro direto, previdência privada...
Bom,  tudo isso sem falar dos investimentos mais arrojados/arriscados, aqueles em que há uma chance de vc sair com menos dinheiro do que investiu antes. Temos aí os fundos de investimento,  ações, derivativos, bitcoins, etc...
Por fim,  para não ter muita confusão com os conceitos, acho que fica mais fácil a seguinte definição: gasto é um gênero do qual investimento é espécie. Ou seja,  gasto é qualquer tipo de desembolso, não importa o destino do dinheiro e investimento é um tipo de gasto que tem como finalidade a aplicação em alguma coisa que gera expectativa de rendimentos futuros. É expectativa mesmo,  pois nem todo investimento vai te dar um retorno financeiro (mas vc tem certa "fé" de que vai render) ,  por isso há investimentos bons e outros ruins. Tipos de investimento: compra de maquinário para melhoria de produtividade de uma fábrica, investimento no setor de P&D de uma empresa farmacêutica, poupança,  compra de umas cabeças de gado para cruzamento de raças,  aquisições de quotas e ações de empresas, até abrir uma franquia,  um negócio próprio ou uma startup é considerado um investimento pessoal.
Bom,  é isso aí, desculpem o textão. :)

A noticia de que a telltale declarou falencia me deixou um pouco chateado
As vezes tenho varias ideias que quero muito por em pratica ex formar um contrato com a warner e desenvolver um jogo dos looney tunes
Me envolver em algum projeto de arduino varias ideias,mas dai vem a questão do risco

Voltar
Topo Inferior