🤔 Para Refletir : "CHAR armazena um valor alfanumérico à variável. Programar, por si só, armazena bugs à constante." - DougMR

Você já fez um backup hoje?

Administração Administração
♫ in the jungle, the mighty jungle, the lion sleeps tonight ♫
Postagens
465
Bravecoins
2.110
Olá, Condado! Como estão? Tranquilos? e.e


Gostaria de partilhar com vocês sobre uma importância que está no nosso dia a dia em relação dos nossos trabalhos e projetos que todos nós fazemos para deixá-los "perfeitos" vamos assim dizer.

Nesse tópico estarei abordando sobre Prevenção.

Quando você vai fazer uma viagem, o que você faz antes de viajar? Você só vai no aeroporto e viaja... só isso? No seco? Não leva nada? Roupa, dinheiro, documentos, guia, família, amigos (entendedores entenderão)?

Por isso que a Prevenção é importante, isto é, planejar as coisas antes de agir. Todas as coisas que queremos começar a fazer sempre tem uma análise dos fatos de tudo que pode dar de errado e encontrar a solução para tal problema, as probabilidades podem ser muitas, dependendo da situação, mas algumas vezes exageramos de encontrar muitas possibilidades e acabamos em não querer perder tempo e, opcionalmente, dinheiro para montarmos um esquema para previnir tudo que pode acontecer de ruim.

Existe a Lei de Murphy que diz: "Tudo que pode dar de errado, dará. Se alguma coisa resultar em erro, resultará." Essa lei está sendo muito mais realista no momento, pois mesmo com planejamentos realizados em tal projeto resulta em um inesperado erro. Isso é comum, uma vez que você não tenha ciência do funcionamento do seu jogo através do programa que se utiliza ou deixar falhas no meio do código, dos eventos, sem querer e sem saber. Por isso que existe, também, a correção, uma vez que há um erro, é notificado ao desenvolvedor através de Logs sobre o erro e, através da vontade da pessoa, que é determinado o que deve ser feito para que esse problema possa ser resolvido.

Isso sempre acontece com trabalhos que envolvem informática como manutenção de hardware, de software, organizar documentos, planejar o que lhe foi passado para fazer um software, e assim vai.

Resumindo tudo isso: Prevenir é importante, desde que não pense demais nas possibilidades e acabar perdendo a oportunidade de fazer um projeto bem feito.

Mas e ai, me diz:

Quem nunca lembrou de, uma ou mais vezes, planejar completamente um roteiro, os cenários, as trilhas sonoras de um projeto que começou por empolgação e/ou inspiração de um determinado recurso visto, ouvido ou sentido.

Quem nunca esqueceu de, uma ou mais vezes, mudar tal variável/switch/comando quando tal coisa acontecer em tal momento?

Quem nunca esqueceu de dar backup nos seus arquivos? Alias... você já fez um backup hoje?

Conta ai um ou mais fatos que aconteceu na sua vida relacionado ao tema do tópico. Vamos conversar um pouco.​



~ Abraços!
Até mais! :)
 
Bom, eu sempre fico um pouquinho obsecado em sempre ficar salvando as coisas, porque eu passei por uma experiência que apesar de não envolver a perda de um projeto, me deixou meio triste...

Eu fiz a burrice de colocar o meu projeto em uma pasta do "Arquivos de Programas", e depois de trabalhar muito no projeto, eu percebi que não conseguia de maneira nenhuma salvar ele, porque... o computador não permitia alterações em pastas do Arquivo de Programas! D:
 
Eu perdi a primeira versão do meu projeto porque não fiz um backup dele. E olha que nessa época eu já conhecia armazenamento em nuvem. Atualmente, absolutamente tudo do meu projeto vai para a nuvem: recursos de terceiros ou criados/editados; alterações mínimas no projeto etc. Tenho uma cópia do projeto que fica salva na nuvem e que é atualizada sempre que faço algum trabalho nele.
 
Claro, como já dizia o Azaghal (e todo técnico em T.I): se você tem um backup então você não tem, se você tem dois então você tem um e assim por diante.
 
Faço nada, corromper corrompeu.
Aí choro no canto do quarto.
E me pergunto o motivo.
De ser tão burro...

Já aconteceu algumas vezes, principalmente com ilustrações, algumas até de clientes...
É a vida...
 
Faço todo dia, quase que de hora em hora. :XD:

Já perdi vários projetos inteiros por causa de PC dar pau sem quê nem pra quê.
Sou traumatizado com isso. Kkkkk
 
Fazer backups de projetos usando a forma padrão é burrice, especialmente se for algo diário. Porquê? faça 30 backups de um projeto de um Giga e você já perdeu 30 Gb de armazenamento. Em um ano foram 365 Gbs pro ralo. Agora, imagina se seu projeto possui 10 Gb, coisa que aconteceu com um amigo meu que deixa os PSDs no projeto (não que seja uma prática ruim).

Sugiro usar uma tecnologia de versionamento junto à um repositório. Git ou Hg em conjunto com GitLab ou BitBucket (ambos permitem repositórios privados no plano grátis, mas o segundo conta com limitações), já que essa tecnologia apenas manda para a núvem os arquivos alterados, e grava tudo de forma que é bastante fácil checar as alterações de cada dia.

Para as outras coisas uso backups mensais. Faz mais de uma década a última vez que perti um projeto ou mais que poucas horas de trabalho.

Só existe duas formas de começar a fazer backups: Pela angústia ao perder seus arquivos ou seguindo conselhos como este.
 
[member=779]FL[/member]

É claro que não faria backup pesado todos os dias, né. Seria a escolha da pessoa que estaria influenciando a prevenção, então o problema é dela, se ela quiser fazer diariamente um backup então é ela que se lasque e que corrija seus erros. kkkkkkkk

Tchau!
 
Voltar
Topo