🤔 Para Refletir :
"Zzz... Zzzz... Opa! A cutscene já acabou?"
- Delayzado

YURU YURI - PERFECT MATH

BENTO Masculino

Coração Valente
Membro
Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Juntou-se
21 de Julho de 2015
Postagens
1.726
Bravecoins
468
Olá Condado!

EBh9APV.png

w7afj97.gif

A Matemática é fruto da criação humana, da qual fazem parte erros e acertos, a criatividade, o raciocínio lógico, o cognitivo, as estratégias, suposições e críticas. A Matemática como qualquer outra ciência não deve ser tratada de maneira complexa, mas de uma maneira para que esta seja aprendida por todas as pessoas, e não apenas pelas mais talentosas. O importante é perceber que a Matemática pode ajudar a desenvolver diversas capacidades como as de generalização, projeção, da abstração para a construção do conhecimento, entre outras, em que essas capacidades contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento criativo. Ronaldo Bento

Criador: Ronaldo Bento
Gênero: Educativo/Matemático Puzzle Quiz
Engine: RPG Maker VX Ace
Design e Characters & Scenario: from Yuru Yuri
Design Logos: Bruce Azkan
Idioma: Português Brasileiro
Testador: Romeo Charlie Lima/Bruna/Junior de Sousa/Gustavo M. Queiróz
Início do projeto: 18/09/2017
Lançamento do projeto: 29/09/2017
Duração do jogo: aproximadamente 30 minutos

A concepção do projeto é relevante a minha atual profissão como professor de escolas estaduais e particulares (no caso instrutor de informática) e pelos resultados em que se encontra o atual desempenho do Brasil em relação ao conhecimento e habilidades na disciplina de Matemática. Veja aqui
Além disso, minha sobrinha de 10 anos está com dificuldade na disciplina mencionada. Portanto, decidi tentar fazer um jogo educativo destinado a crianças e pré-adolescentes promovendo a criatividade, o raciocínio lógico e desenvolvimento cognitivo, as estratégias, suposições através de quatro Mini Games distintos.

Ao desenvolver o meu primeiro jogo denominado Dragon Shadow Sword of Ligtht conheci os Mini Games: MOG - YURUYURI - PERFECT MATH (1.0) e MOG - MELODIA (v1.1) do Autor: Moghunter, SLIDING PUZZLE GAME do Autor: Raizen e recentemente o MOGE QUIZ do Autor : HIT. Adaptando/ modificando os mesmos e utilizando os cenários, personagens, músicas e cutscenes do anime Yuru Yuri o projeto tornou-se realidade.

PQdwhV0.png

grMFwz1.png

XAiEIq6.png

2LqiQMq.png

nqOQnjk.png

Contribuições do amigo Bruce Azkan

PQdwhV0.png

Sobre o Anime:

YuruYuri (???? em kanji?) (Yuri Tranquilo em português) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Namori. Uma adaptação para anime criada pelo estúdio Dogakobo foi ao ar no Japão entre Julho e Setembro de 2011; a segunda temporada da série foi ao ar entre Julho e Setembro de 2012.

xTtD6mI.gif

Sinopse: YuruYuri é um anime de comédia de estudantes sobre uma turma de garotas aprontando o que quiserem no Clube da Diversão situado onde ficava o antigo e desativado Clube do Chá. O anime mostra elas vivendo momentos divertidos com suas atividades.

PQdwhV0.png

tzJrVqC.png

Atualizei os Mini Games mencionados com imagens e músicas do anime Yuru Yuri e trabalhei na dificuldade dos mesmos para satisfazer o público desejado. Podendo escolher até quatro Mini Games dentre os:

55s1UA9.png

Simboliza o inicio da primavera com o tema: Altair by Annabel

QUIZ PERFECT MATH

UdkHFmE.jpg

É o principal Mini Game do jogo. Aborda problemas matemáticos para o jogador treinar e exercitar suas habilidades e conhecimento. Ao completa-lo será exibido um encerramento no formato de cutscenes do anime Yuru Yuri (assim como a abertura do jogo) e seguido para os créditos finais.

YURUYURI - PERFECT MATH

w5vYMuN.jpg

Mini Game Matemático, na qual o objetivo é responder corretamente as perguntas dentro do limite do tempo. Contém quatro níveis de dificuldades: Fácil, Normal, Difícil e Lunático.

SLIDING PUZZLE GAME

5NjohcI.png

Mini Game que consiste em mover blocos até que a imagem esteja completa. Contém quatro modelos com as personagens do anime.

YURUYURI MELODIA

ehMw43S.png

Mini-Game com sistema de música, subgênero ritmo, efeitos visuais e jogabilidade rápida e simples. Contém seis modelos com as personagens do anime, além disso, possui níveis de dificuldades. É possível salvar.

PQdwhV0.png

GuEX7Dz.png

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=dwdeuFMOsS4[/youtube]

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=XGD8LogR3Vk&list=PLLOpl0HAz_rbgmFpN6eDufIUdxDTD7gCO&index=2[/youtube]

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=uRHX1lQymCQ[/youtube]
Contribuição do Canal: Biblioteca dos Jogos

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=wBG3unuJVpo[/youtube]
Contribuição do amigo Romeo Charlie Lima

PQdwhV0.png

Pelas Músicas:
- Kevin Macleod (incompetech.com), "Monkeys Spinning Monkeys" e "Mariachi Snooze".
- Atelier Ayesha (OST)
- Guilty Crown (OST)
- Yuru Yuri Daijiken
- YuruYuri (Season 1) - ENDING

Pelos Scripts:
- Zeus81 - "Fullscreen ++
- Mog Hunter - Ayesha Title Screen (v1.5)
- Mog hunter - MOG - Title Multilogo - [Stand-Alone Series] (V1.1)
- Mog Hunter - MOG - Anti Animation Lag (v1.1)
- Mog Hunter - MOG - Scene Credits (v1.1)
- Mog Hunter - MOG - MELODIA (v1.1)
- Mog Hunter - MOG - YuruYuri - Perfect Math (1.0)
- Mog Hunter - MOG - Debug Mode + Ver 1.7 (For Scripters)
- Raizen - "Lune Ultimate Anti-Lag".
- Raizen - Sliding Puzzle Game
- Ao Galvs, pelo Invader Mini Game V.1.2
- Hit- pelo jogo Moge Quiz
A todos os membros que esclareceram as dúvidas em relação ao desenvolvimento deste projeto. E claro, a todos que jogaram!

Última edição:
Geralmente em se tratando de jogos educacionais... Se a tentativa é usar os jogos só para ensinar ele vira uma coisa chata. Jogamos uma vez e não jogamos mais. Contudo, as cenas do anime e outros recursos, torna-se o jogo divertido  :Okay_fix: 

Você trabalhou bem nesse projeto, a escolha de imagens, sons e cores são uma boa "distração" para manter a criança entretida. Como a Bruna falou, usar jogos somente para ensinar fica muito chato com o tempo.

Sucesso para sua profissão!
Até mais :Okay_fix:

Oi professor e professora!

Então estou baixando e já dei um oi pro pessoal.

Olá Shiroryu! O pessoal está baixando, mas você foi o 1° (corajoso) a se escrever no fórum  :XD:

Muito Obrigado! 

Olá meus amigos como vão!

Jogo atualizado  :XD:

O projeto foi lançado em duas escolas estaduais onde leciono e promove uma tentativa de levar criatividade, o raciocínio lógico, desenvolvimento cognitivo, as estratégias para o Calculo Mental dentre outras.

MUITO OBRIGADO!

Fiz uma visita ao meu colega e amigão Bento, depois de ver seu trabalho com jogos. Como professor de Matemática apoio totalmente sua iniciativa, contudo, não apoio a Instituição que deveria fomentar esse tipo de projeto... Estava no lançamento do jogo e prestigiei alunas jogando e rindo dos erros da outra e elogiado os acertos (pouco... mais é de praxe!) e não deu em nada? Calma lá... Estou referindo aos que deveriam incentivar a educação não por parte dos alunos e por incrível que pareça os responsáveis, pois sempre escuto algo do tipo - "meu filho não aprende por causo do professor que não sabe ensinar" também é de praxe.

Infelizmente não possuo aptidão para criar jogos. Na realidade sou um péssimo jogador, mas não sou cego! Tecnologia e Educação estão longe de se converter (No Brasil) e o caminho são os jogos. Enfim, para encerrar apoio o site pela iniciativa, pois o jogo não pode ser publicado no portal do professor por causa de direitos autorais blá blá blá etc... “Então, que venham incentivos gordos” para contratarmos profissionais da área para criar jogos exclusivos com o logo do “Ministério da Educação”.   

Sandro Rocha comentou:
Fiz uma visita ao meu colega e amigão Bento, depois de ver seu trabalho com jogos. Como professor de Matemática apoio totalmente sua iniciativa, contudo, não apoio a Instituição que deveria fomentar esse tipo de projeto... Estava no lançamento do jogo e prestigiei alunas jogando e rindo dos erros da outra e elogiado os acertos (pouco... mais é de praxe!) e não deu em nada? Calma lá... Estou referindo aos que deveriam incentivar a educação não por parte dos alunos e por incrível que pareça os responsáveis, pois sempre escuto algo do tipo - "meu filho não aprende por causo do professor que não sabe ensinar" também é de praxe.

Infelizmente não possuo aptidão para criar jogos. Na realidade sou um péssimo jogador, mas não sou cego! Tecnologia e Educação estão longe de se converter (No Brasil) e o caminho são os jogos. Enfim, para encerrar apoio o site pela iniciativa, pois o jogo não pode ser publicado no portal do professor por causa de direitos autorais blá blá blá etc... “Então, que venham incentivos gordos” para contratarmos profissionais da área para criar jogos exclusivos com o logo do “Ministério da Educação”. 

Você levantou uma questão bem interessante, Sandro.
De fato, é engraçado como nunca existe muito apoio em projetos deste tipo, PRINCIPALMENTE quando se trata de educação. Mas aí é só surgir algo assim que claro, as leis caem matando em cima. MESMO sendo com o puro propósito de educar, sem ganhos monetários.

De qualquer modo, acho que é bom mantermos a esperança de que fazendo projetos assim, estamos fomentando a visão e o alcance da intenção do projeto, trazendo assim, quem sabe, maiores possibilidades e recursos no futuro por parte dos poderes e das leis de incentivo.

De fato, é engraçado como nunca existe muito apoio em projetos deste tipo, PRINCIPALMENTE quando se trata de educação. Mas aí é só surgir algo assim que claro, as leis caem matando em cima. MESMO sendo com o puro propósito de educar, sem ganhos monetários.

De qualquer modo, acho que é bom mantermos a esperança de que fazendo projetos assim, estamos fomentando a visão e o alcance da intenção do projeto, trazendo assim, quem sabe, maiores possibilidades e recursos no futuro por parte dos poderes e das leis de incentivo.

Concordo perfeitamente com você [member=1690]Sandro Rocha[/member]  (seja bem-vindo!) já vi vários projetos educacionais (até mesmo na diretoria de ensino) com imagens, por exemplo, Bob Esponja, Turma da Mônica, Toy Story etc... E nada de "proibir" por motivos de direitos autorais. Os respectivos criadores não foram autorizados a utilizar suas criações. Além disso, se fosse para pagar um artista excelente como o [member=426]Bruce Azkan[/member] (obrigada de novo!) e músicos, programadores, testadores, artistas em geral que desenvolve jogos para um projeto escolar... Ficaríamos no vermelho durante anos  :Chorar:

Para terminar agradeço a todos!

Concordo perfeitamente com você [member=1690]Sandro Rocha[/member]  (seja bem-vindo!) já vi vários projetos educacionais (até mesmo na diretoria de ensino) com imagens, por exemplo, Bob Esponja, Turma da Mônica, Toy Story etc... E nada de "proibir" por motivos de direitos autorais. Os respectivos criadores não foram autorizados a utilizar suas criações. Além disso, se fosse para pagar um artista excelente como o [member=426]Bruce Azkan[/member] (obrigada de novo!) e músicos, programadores, testadores, artistas em geral que desenvolve jogos para um projeto escolar... Ficaríamos no vermelho durante anos  :Chorar:

Para terminar agradeço a todos!

Muito Obrigado pelos comentários [member=1690]Sandro Rocha[/member] [member=426]Bruce Azkan[/member] [member=1548]Bruna[/member]

Faço minhas as suas palavras Bruna... E digo mais:

Somos a nação mais tecnológica do Mundo! Em se tratando de tecnologia na política... O candidato é escolhido na URNA ELETRÔNICA e logo mais está acompanhado com uma TORNOZELEIRA ELETRÔNICA  :vixi:

ESPERANÇA!! Sim meu caro Bruce temos que continuarmos com ela. Apesar que do jeito que ela anda. Ela pode estar na UTI do SUS em
estado crítico...

Muito bem colocado Ronaldo! Se na política investe em tecnologia, nos dois sentidos Ha ha ha!! Na educação não estamos muito longe do tempo de Pitágoras de Samos que escrevia com uma vara e contava com pedra e grãos. 

Muito bem colocado Ronaldo! Se na política investe em tecnologia, nos dois sentidos Ha ha ha!! Na educação não estamos muito longe do tempo de Pitágoras de Samos que escrevia com uma vara e contava com pedra e grãos.

Muito obrigado pelo comentário Professor Sandro!

Um dos desafios do professor hoje, é despertar o interesse dos alunos, mais interessados no presente e nas novidades tecnológicas do que no estudo do passado. Essa geração de nativos digitais usufrui de uma enorme variedade de objetos digitais de aprendizagem que, na sua maioria, são destinados à Educação Infantil.  Para o ensino de disciplinas de exatas e, especificamente, Calculo Mental, as opções são menores. Por isso, entre outros motivos já levantados no tópico... Decidi investir no jogo!

CHICO BENTO comentou:
Muito obrigado pelo comentário Professor Sandro!

Um dos desafios do professor hoje, é despertar o interesse dos alunos, mais interessados no presente e nas novidades tecnológicas do que no estudo do passado. Essa geração de nativos digitais usufrui de uma enorme variedade de objetos digitais de aprendizagem que, na sua maioria, são destinados à Educação Infantil.  Para o ensino de disciplinas de exatas e, especificamente, Calculo Mental, as opções são menores. Por isso, entre outros motivos já levantados no tópico... Decidi investir no jogo!

Eu fiquei aqui refletindo sobre o que você disse sobre passado e tive um insight interessante.
E se essa onda de "avoados da tecnologia" for algo passageiro, assim como outros grandes momentos na humanidade?
Acredito que coisas como o rádio ou a TV, por exemplo, já foram "momentos" da humanidade e hoje estão caindo bastante na preferência dos jovens e até dos adultos.
Será possível que um dia a tecnologia que hoje é usada em grande escala pra banalidades, se torne algo usado pra de fato fazer o que tem como essência, auxiliando a humanidade na evolução de fato?

Saudações!

[member=164]CHICO BENTO[/member],

Parabéns por mais um projeto bacana excelente!

Os mini games são bem interessantes e divertidos! Sem contar os diversos vídeos de um anime que, confesso, não conhecia mas que parece ser muito divertido.

E que venham muitos outros projetos seus Professor!

Desejo sempre muita sorte e sucesso! Ainda mais no desenvolvimento voltado para educação, que é muitas vezes tristemente menosprezada nessa nossa nação.

Até mais!

P.S.: E, novamente, parabéns [member=426]Bruce Azkan[/member] pela logo!

Desejo sempre muita sorte e sucesso! Ainda mais no desenvolvimento voltado para educação, que é muitas vezes tristemente menosprezada nessa nossa nação.

Muito Obrigado pelo comentário e também pelos testes, dicas, sugestões e pela divulgação!

Como mencionado jogos que promovem esse tipo de gênero não repercuti, mas é preciso que "alguém faça"... Agradeço muito você [member=565]Romeo Charlie Lima[/member] e também ao [member=426]Bruce Azkan[/member] pela colaboração e pela divulgação! 

Prontinho, professor!
Agora uma divulgação oficial, haha! Pra não ficar só nas compartilhadas do Facebook  :awesome:

AQUI

Precisando, estamos aí!

Muito Obrigado [member=426]Bruce Azkan[/member]

Confesso que ao desenvolve-lo pensei que seria fácil de divulgá-lo no site do portal do professor, por exemplo, pois já vi vários trabalhos com imagens de desenhos e animações (sem se preocupar com direitos autorais) como Simpson, Bob Esponja, as personagens da  Disney dentre outros... Como o jogo é gratuito  :Ahn:

Valeu mesmo pela ajuda... Novamente muito obrigado!

Prontinho, professor!
Agora uma divulgação oficial, haha! Pra não ficar só nas compartilhadas do Facebook  :awesome:

AQUI

Precisando, estamos aí!

Obrigada de novo [member=426]Bruce Azkan[/member]

[member=164]CHICO BENTO[/member] [member=1548]Bruna[/member]
Mesmo que a divulgação não venha dos grandes, faremos o possível nós mesmos!

Primeiramente,  gostaria de agradecer a oportunidade de trabalhar no desenvolvimento e promoção dessa bela iniciativa do Professor Ronaldo. Fui por bastante tempo seu aluno e agora continuamos quase sempre trabalhando nos mesmos projetos nessa comunidade 

Creio que é simplesmente genial a ideia de subverter os métodos de aprendizado comuns, através de jogos que por intermédio da ludicidade incentivam a formação e desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, da criatividade e, que suprem a cada vez mais crescente necessidade que se tem de adaptar o ensino a tecnologia. O aluno deve e precisa escapar do constante cárcere que lhe é submetido pela educação no Brasil. Poder proporcionar essa "fuga" (e acredito que o professor há de concordar comigo) é algo muito gratificante, uma vez que, promovemos a fuga para que os jovens e crianças encontrem os seus próprios caminhos.

Gostei muito mesmo do jogo e agradeço muito pela oportunidade de poder testa-lo e continuar trabalhando em iniciativas tão extraordinárias como essa.

Meus mais sinceros parabéns!

Voltar
Topo Inferior