🤔 Para Refletir : "Chamar o VAR é coisa do passado. Agora a gente chama o CONST e o LET." - Dr.XGB

Fábrica X-Treme de FeedBacks e análises.

Membro Membro
Hello X
Postagens
235
Bravecoins
463


Hello X! Sejam todos muito bem-vindos(as) a minha nova fábrica!

O objetivo aqui é testar os jogos e os projetos da galera, com o intuito de fornecer feedbacks apontando quais foram os pontos positivos e negativos do game analisado, sob a minha perspectiva.​
”COMO FAÇO PARA ENCAMINHAR UM PEDIDO À FÁBRICA?”

Código:
[B]FICHA:[/B]

[LIST][*][B]Nome do Jogo:[/B]
[*][B]Link:[/B]
[*][B]Gênero:[/B]
[*][B]Duração:[/B]
[*][B]Comercial ( ) | Não comercial ( )[/B]
[*][B]Jogo completo ( ) | Demo ( )[/B][/LIST]


  1. Caso você queira receber uma análise de um jogo comercial, eu irei necessitar antes de uma cópia gratuita do game.
  2. A fábrica não irá avaliar jogos mobile.
  3. Os jogos enviados devem ser compatíveis com o Windows. Se forem específicos para Linux (ou outros sistemas operacionais), infelizmente o projeto não irá ser analisado.
  4. Os jogos devem rodar sem a necessidade de RTP, ou de engine original.
  5. Depois de analisados, o resultado será postado na área de atualizações, aqui na fábrica e no tópico ou site hospedado.
  6. As análises serão postadas no tópico do jogo, aqui na fábrica e no Tecnoanalogia.
  7. Não aceito games +18 ou games com temas suspense, terror, e coisas do tipo 😒

    E é isso galera! Espero poder ajudá-los(as), através desta oficina! 😄


  1. Quero agradecer a Deus e o @Moge por me ajudar no design da fábrica.
 
Última edição:
Olá!

Parabéns pela sua iniciativa, @Ryan X-Treme. 👏👏👏

É disso que estamos precisando aqui no Condado: feedbacks nos jogos e nos projetos da galera!

Bem, eu gostaria de fazer o primeiro pedido da fábrica. Bora lá!

FICHA:
  • Nome do jogo: Lionheart
  • Link: Lionheart [DEMO DISPONÍVEL!]
  • Gênero: Aventura e Fantasia
  • Horas de duração: 5 ~ 6 horas
  • Comercial ( ) | Não Comercial (X)
  • Demo ou jogo completo?: Demo

OBS: Como a demo do projeto está meio grande, não precisa jogá-la do começo ao fim. 👍
 
Gosto muito desse tipo de iniciativa! Todo mundo sabe o trabalho que dá pra criar um jogo do zero, e é muito legal saber que alguém não só jogou nosso projeto, como também fez uma pequena análise sobre o mesmo!

Vou deixar aqui uma demo bem curtinha do último jogo que eu me atrevi a tentar fazer, pra uma JAM. Tudo foi feito em uma semana, e em menos de uma hora dá pra terminar de jogar tudo o que eu fiz.

FICHA:

Lembrando que, até o momento, apenas os dois primeiros baús estão disponíveis para serem encontrados.
 
Primeiro pedido dá fábrica concluído!
A nota é: 8,0.

Essa não é uma nota que termina em 10, mas em 15; por ser um jogo feito para uma Jam, ele é bem limitado, mas divertido.
Se for continuar o jogo veja estas dicas como continuar:
  • Bug: A foto da Jurema as vezes continua na tela depois de nós irmos para a floresta ou cidade.
  • Sistema de Batalha lento: O sistema é meu lento, e não dá pra continuar a luta, isso é opcional. Mas gostaria que pudesse continuar e deixar uma batalha rpg mais dinâmica.
  • Bug: Tem uma “cerca” a direita da guilda e tá sem colisão.
  1. No que o jogo acertou?
  2. Uma história daora.
  3. Música empolgante.
  4. Mapeamento perfeito.
  5. Pictures bem feitas.
  6. Desafios legais em cada fase.

E é isso, @Solon Barcelos está de parabéns.
 
Bom, tenho dois projetos paralelos que eu gostaria que alguém fizesse uma análise com a ideia das notas em cada tópico, pois enquanto o primeiro foi inicialmente para uma JAM de Natal mas acabou não sendo enviado lá, porém continuado até ser lançado (inclusive apareceu na 30° edição da Revista Make The Game recentemente), o segundo se trata de uma homenagem à Toca do Dragão, comemorando os 2 anos de podcast.
Enfim, colocarei o meu primeiro neste comentário aqui e o segundo no comentário abaixo!​

FICHA:

  • Nome do Jogo: Cavaleiros Natalinos
  • Link: Cavaleiros Natalinos - A "outra realidade"
  • Gênero: Aventura e Fantasia
  • Duração: 3 a 5 horas, dependendo da dificuldade escolhida
  • Comercial ( ) | Não comercial ( X )
  • Jogo completo ( X ) | Demo ( )
 
Como falei acima, o segundo projeto faz uma homenagem à Toca do Dragão e cria uma nova historia baseado no mesmo mundo que estou criando em um projeto principal (em andamento), assim como Cavaleiros Natalinos. Este projeto pega a base do sistema de batalha, porém aperfeiçoa com mecânicas entre os personagens, uma diferente direção de cutscenes, além de outros detalhes.
Para entender melhor, o primeiro projeto é uma espécie de missão secundária do projeto principal, enquanto este é um game separado com intuito de explorar os outros personagens deste mundo, além dessa homenagem que citei acima.​

FICHA:

  • Nome do Jogo: Contos de Aldore - Toca do Dragão
  • Link: Toca do Dragão - Condado Braveheart
  • Gênero: Aventura e Fantasia
  • Duração: 2 a 4 horas, dependendo da dificuldade escolhida
  • Comercial ( ) | Não comercial ( X )
  • Jogo completo ( X ) | Demo ( )
 
Salve mr. X, parabéns pela iniciativa da oficina. Vou colaborar com minha ficha, segue ela a seguir:

FICHA:
  • Nome do Jogo: Os Quatro Cavaleiros Remake
  • Link: Os Quatro Cavaleiros Remake
  • Gênero: Aventura e RPG
  • Duração: Aproximadamente 6 horas
  • Comercial ( ) | Não comercial (X)
  • Jogo completo (X) | Demo ( )
~ Até mais!
 
@Ryan X-Treme Ótima avaliação, amigo! Muito obrigado por localizar esses bugs, eu testei o máximo que eu pude mas não os localizei. De fato o jogo está incompleto, e visivelmente está faltando muitas coisas, mas eu fiquei feliz com o resultado do projeto até agora, afinal, tudo foi feito em apenas uma semana de trabalho.

Pretendo retomar o projeto um dia, mas tenho alguns outro projetos que já estão muito mais próximos de serem finalizados, e são nesses que eu pretendo focar agora. Abraço e mais uma vez, obrigado!
 
Opa, gostei da iniciativa. Parabéns. Vou mandar um aqui também que gostaria de uma análise
  • Nome do Jogo: Mistérios no Palácio
  • Link: Itch
  • Gênero: Aventura e RPG
  • Duração: de 20 minutos a 1 hora
  • Comercial ( ) | Não comercial (X)
  • Jogo completo (X) | Demo ( )
E aproveitando um outro bem curto se sobrar um tempo ai na sua agenda
  • Nome do Jogo: Vida de Goblin
  • Link: Itch
  • Gênero: Aventura e RPG
  • Duração: de 20 a 40 minutos
  • Comercial ( ) | Não comercial (X)
  • Jogo completo ( ) | Demo (X)
 
Olá!

Parabéns pela sua iniciativa, @Ryan X-Treme. 👏👏👏

É disso que estamos precisando aqui no Condado: feedbacks nos jogos e nos projetos da galera!

Bem, eu gostaria de fazer o primeiro pedido da fábrica. Bora lá!

FICHA:
  • Nome do jogo: Lionheart
  • Link: Lionheart [DEMO DISPONÍVEL!]
  • Gênero: Aventura e Fantasia
  • Horas de duração: 5 ~ 6 horas
  • Comercial ( ) | Não Comercial (X)
  • Demo ou jogo completo?: Demo

OBS: Como a demo do projeto está meio grande, não precisa jogá-la do começo ao fim. 👍
E saiu uma nova análise da Fábrica X-Treme de FeedBacks e análises, dessa vez com o jogo Lionheart. A nota é: 10,5.

O jogo é sem dúvida uma prova de que ainda dá pra fazer jogos no RPG Makers antigos, foi feito no RPG Maker 2000! Mas o jogo merece essa nota porque?

1. O mapeamento do jogo é excelente.
2. História bem contada.
3. Um sistema de combate RPG dinâmico.
4. Músicas empolgantes.
5. Bem divertido.
6. Dificuldade Desafiadora.

Mas alguns pontos do jogo pelo que eu acho precisam ser vistos:

[*]O pessoal está acostumado a sair das casas andando e aí no jogo precisa apertar o botão para sair. Alguém pode pensar que está preso.
[*]O jogo precisa de um botão de correr para deixar o jogo mais dinâmico.

E é isso. @Moge merece nossos parabéns. Fazer um jogo bom desses em uma engine bem limitada, é complicado.
 
1. O mapeamento do jogo é excelente.
2. História bem contada.
3. Um sistema de combate RPG dinâmico.
4. Músicas empolgantes.
5. Bem divertido.
6. Dificuldade Desafiadora.
OBAAAA já quero ainda mais jogar o jogo do @Moge <3
O pessoal está acostumado a sair das casas andando e aí no jogo precisa apertar o botão para sair. Alguém pode pensar que está preso.
Quero checar isso de perto, no meu game também é necessário "interagir" com as portas para poder entrar e sair dos ambientes, na minha mente é como se estivesse "pegando na maçaneta e abrindo a porta", mas ainda não joguei o Jogo do Moge preciso ver!

@Ryan X-Treme parabéns pela sua iniciativa, eu achei fabuloso!
Assim que eu conseguir dar uma boa finalização para o AO, eu trago ele pra FABRICA!
 
Hello X! A análise de hj é sobre o jogo: Cavaleiros Natalinos: A outra realidade.

O jogo é mais um projeto bem sucedido do RPG Maker MV, engine bem conhecida por devs, vamos para a análise.

Sinopse: "Cada pessoa, acontecimento, som, natureza... Enfim, tudo, possui um lado paralelo que é totalmente diferente do que vemos..."

Um dos comtos de Aldore, que se passa na época de Natal, na vista da vila de Ulizanda, o grupo formado por Pedro, Gabriela, Rossana e Ryan visitam a vila com seus interesses.

O jogo ultiliza os gráficos do MV, mas o mapeamento dele é execelente, tudo é colocado em seu devido lugar, o que dá realismo ao jogo.

Como um RPG clássico, ele usa o sistema de batalhas por turnos, mas esse sistema é diferente.
Desta vez, em vez de Ataque, defesa, especial e item. Aqui coloca Ataque, celeridade, especial e item.

1QQeseR
Algo que pode estranhar é não ter opção de defesa, algo frequente nos RPG's, e que aqui foi substituído por "celeridade", mas isso é o que no jogo?
Bem isso funciona como um ataque semi-especial que gasta TP (pontos que são adquiridos quando derrotamos um inimigo) e esses ataques dão uma diversificada nas batalhas, algo que achei muito bom, as deixando dinâmicas.

O jogo também mexe com a ideia de "Outra realidade" que são universos paralelos, o jogo mexe com isso, pois a aventura dos personagens se localiza grande parte do tempo nessa outra realidade.

Gameplay:

O gameplay desse jogo adiciona o "pulo" algo que faz falta em RPG's de hoje, essa habilidade é essencial para resolver puzzles e achar itens secretos. Além do botão de item, caso tenhamos um item importante ex: lanterna, podemos apertar o botão e a lanterna acende, parece simples, mas não é.

Pontos que não fez sentido na minha opinião:

[*]O mago do grupo (Ryan) usa e conjura magia negra, mas não faz sentido, já que magia negra é para bruxos demoníacos, não para protagonistas.
[*]Os NPC's ficam com a animação de ficar andando mesmo parados, talvez uma animação de pisca o olho seja melhor.

Realismo:

Um jogo do MV pode ter realismo? Claro que pode! Mas esse realismo é sobre ter sentido a coisas reais.

hQrlmZm

Depois de ir para a outra realidade, os protagonistas ficam com os olhos um pouco embaçado, isso faz sentido, porque se distorcer da sua realidade e ir para uma outra totalmente nova tem que pelo menos embaçar os olhos. Mas depois eles se acostumam.

Os cavaleiros natalinos: A outra realidade é um dos melhores jogos do MV que eu joguei e também recomendo muito.
 
Hello X! A análise de hj é sobre o jogo: Cavaleiros Natalinos: A outra realidade.

O jogo é mais um projeto bem sucedido do RPG Maker MV, engine bem conhecida por devs, vamos para a análise.

Sinopse: "Cada pessoa, acontecimento, som, natureza... Enfim, tudo, possui um lado paralelo que é totalmente diferente do que vemos..."

Um dos comtos de Aldore, que se passa na época de Natal, na vista da vila de Ulizanda, o grupo formado por Pedro, Gabriela, Rossana e Ryan visitam a vila com seus interesses.

O jogo ultiliza os gráficos do MV, mas o mapeamento dele é execelente, tudo é colocado em seu devido lugar, o que dá realismo ao jogo.

Como um RPG clássico, ele usa o sistema de batalhas por turnos, mas esse sistema é diferente.
Desta vez, em vez de Ataque, defesa, especial e item. Aqui coloca Ataque, celeridade, especial e item.

1QQeseR
Algo que pode estranhar é não ter opção de defesa, algo frequente nos RPG's, e que aqui foi substituído por "celeridade", mas isso é o que no jogo?
Bem isso funciona como um ataque semi-especial que gasta TP (pontos que são adquiridos quando derrotamos um inimigo) e esses ataques dão uma diversificada nas batalhas, algo que achei muito bom, as deixando dinâmicas.

O jogo também mexe com a ideia de "Outra realidade" que são universos paralelos, o jogo mexe com isso, pois a aventura dos personagens se localiza grande parte do tempo nessa outra realidade.

Gameplay:

O gameplay desse jogo adiciona o "pulo" algo que faz falta em RPG's de hoje, essa habilidade é essencial para resolver puzzles e achar itens secretos. Além do botão de item, caso tenhamos um item importante ex: lanterna, podemos apertar o botão e a lanterna acende, parece simples, mas não é.

Pontos que não fez sentido na minha opinião:

[*]O mago do grupo (Ryan) usa e conjura magia negra, mas não faz sentido, já que magia negra é para bruxos demoníacos, não para protagonistas.
[*]Os NPC's ficam com a animação de ficar andando mesmo parados, talvez uma animação de pisca o olho seja melhor.

Realismo:

Um jogo do MV pode ter realismo? Claro que pode! Mas esse realismo é sobre ter sentido a coisas reais.

hQrlmZm

Depois de ir para a outra realidade, os protagonistas ficam com os olhos um pouco embaçado, isso faz sentido, porque se distorcer da sua realidade e ir para uma outra totalmente nova tem que pelo menos embaçar os olhos. Mas depois eles se acostumam.

Os cavaleiros natalinos: A outra realidade é um dos melhores jogos do MV que eu joguei e também recomendo muito.
Primeiramente, gostaria de agradecer bastante por ter jogado e ter feito uma grande análise deste meu primeiro projeto paralelo, mas há alguns contrapontos a serem explicados:

-Celeridade é um tipo de habilidade que somente a Rossana pode usar, gasta MP ao invés de TP (exceto Roubar, pois não gasta nada) e o que realmente gasta TP, são as habilidades especiais que cada um possui os seus próprios no comando Especial;

-Existe sim, o comando de se Defender por um turno e fica abaixo dos comandos próprios do personagem (Cavalheirismo, Artilharia, Celeridade...) e Especial;

-Na verdade, o real protagonista é o Pedro, a história principal se inicia com ele e muita coisa gira em torno dele, no qual Gabriela, eu e outros não são os protagonistas de toda a história, mas sim, companheiros de equipe, além disso, discordo um pouco dessa parte de Magia Negra ser para Bruxos demoníacos, ainda mais porque foi baseado em D&D e existem muitas, mas muitas variações de magos e feiticeiros, desde aqueles que estudam a magia em livros e tentam praticar, como aquelas que nascem com esse dom, precisa controlar e aprimorar, além destes mais voltados a algo mais "necro", no sentido de morto ou das trevas. Nesse caso, é baseado naquele que aprende com os livros e tenta praticar com a finalidade de dominá-las sem precisar mais de um livro (demanda muita dedicação e tempo do usuário mágico, mas funciona assim) e isso pode ser considerado como magia negra sim, até porque, uma magia negra não significa que ela seja realmente maligna ou demoníaca, pelo menos o personagem não possui esse tipo de magia, inclusive, uma das personagens do meu outro projeto funciona de outra forma em relação à poderes mágicos, diferente do meu personagem;

-A parte dos NPCs parados, foi uma escolha de design mesmo. Eu preferi escolhê-los com uma animação parada do que eles sem nenhum movimento, no máximo, virando de frente para o jogador, justamente para dar uma ideia de movimento, mesmo que não seja naquele nível dos FFs antigos no qual existem apenas 2 frames ao andar (um com pé esquerdo na frente, outro com o direito), mas em relação ao piscar o olho, tecnicamente o outro projeto possui esse tipo de emoção na face, na maioria das vezes, nas cutscenes.


Contudo, muito obrigado por ter jogado o game!!
 
Voltar
Topo