🤔 Para Refletir :
"Não, não olhe para mim, olhe para seu mouse e teclado e comece a desenvolver!"
- Victor Sena

[Loose Leaf] 1ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 1

Victor Sena Masculino

Conde
Membro
Membro
Pixel Art 💘
Juntou-se
01 de Agosto de 2015
Postagens
267
Bravecoins
1.024
Área
Pixel Art
FIKRct0.png

CURSO DE PIXEL ARTE
vgoveEX.png

Artes/Imagens por MACK
Escrito: por MACK (宮内真琴/Makoto Miyauchi)
Ano: 2001
Site: Loose Leaf (http://members7.cool.ne.jp/~mack-m/)
Download (ダウンロード):
Tarefas Básicas para o Curso de Pixel Arte
1ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 1
2ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 2
3ª Lição: Como Criar uma Paleta de Cores
4ª Lição: Usando a Influência de Cores para Criar Imagens
5ª Lição: Efeito do Sombreamento
6ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 1
7ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 2
8ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 3
9ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 4
10ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 5
11ª Lição: Textura 1
12ª Lição: Textura 2 - Transparência 1
13ª Lição: Textura 2 - Transparência 2
14ª Lição: Textura 3 - Metal
15ª Lição: Textura 4 - Tecido
16ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 6 - Interior 1
17ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 7 - Interior 2
18ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 8 - Interior 3
19ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 9 - Interior 4

Extra
Vamos Desenhar Objetos de Mapa
Desenhando Faces
Com Referência
┝ 1. Preparando a Arte Original
┝ 2. Digitalização da Arte Original
┝ 3. Corrigindo o Desenho a Lápis
┝ 4. Criando a Paleta de Cores
┝ 5. Colorindo e Dando Sombra Toda a Imagem
┕ 6. Desenhar Detalhando Cada Parte
Sem Referência

Network RPG Maker 2000
Como Fazer Personagem Chibi
┝ Parte 1: Decida a Forma do Personagem
┕ Parte 2: Comece com 4 Direções

D.0 Método para Colorir Gráficos Faciais
D.1 Ensine-me Uma Maneira Fácil de Desenhar Árvores
D.2 Ensine-me Como Expressar a Textura do Cabelo
D.3 Ensine-me Como Desenhar um Deserto
D.4 O Paint do Windows não permite desenhar pixels individualmente?

1ª LIÇÃO: PRÁTICA BÁSICA DE PIXEL ARTE 1

P: O que é Pixel Arte?
     R: A arte em pixel se refere principalmente a pequenas imagens exibidas em telas de computador. Basicamente, consiste em criar uma imagem usando pequenos pontos na tela. Uma imagem formada por polígonos não é considerada arte em pixel, mesmo que seja pequena.

 Ao usar o computador, os ícones são os exemplos mais comuns de arte em pixel. Eles devem ser desenhados em um quadro de 32x32 pixels com um design facilmente reconhecível e uma paleta de cores limitada de 16 cores do sistema.
 Portanto, criar arte em pixel pode ser considerado um desafio. No entanto, como não requer animação, você pode desenhar facilmente usando ferramentas como o Paint, que vem com o Windows, ou o editor de ícones que veio com o Windows 3.1. É também uma vantagem que você possa usar sua criação imediatamente depois de terminar de criá-la.
 Para praticar, vamos começar fazendo um ícone.​


☆ Paleta de Cores do Sistema ☆

 Esta é a paleta usada para criar um ícone. Se você usar cores diferentes desta paleta, em um computador que exibe 256 cores, a imagem pode não ter a qualidade que você deseja. Quando a paleta é reduzida, as cores podem ser substituídas por outras semelhantes ou combinadas com outras duas ou mais cores. Nesse caso, a imagem pode parecer bastante granulada.​

x1pAvWQ.png



 Primeiro, pense em que tipo de ícone você quer criar. Vamos criar um ícone para uma ferramenta de criação de música.

 Faça um rascunho simples em papel. Neste caso, como estamos criando um ícone para uma ferramenta de criação de música, desenhei um design com nota musical e teclas de piano. Você pode colorir e refinar completamente o desenho, mas um rascunho simples como este também é bom. Enquanto desenha, você pode fazer algumas mudanças no design enquanto verifica o equilíbrio da arte.​

ix2QVBh.png



 Desenhe primeiro as teclas que ficam abaixo das notas musicais. Adicione sombras para dar uma sensação de profundidade. Também é bom adicionar brilho. Como a imagem é composta principalmente por linhas retas, não é tão difícil colorir, mas é preciso ter cuidado com as áreas que recebem luz.​

1DrwRQB.png



 Coloque as notas musicais de acordo com o design. Se você simplesmente pintar as notas de preto para combiná-las com as notas musicais reais, elas se misturarão com as teclas abaixo e ficarão difíceis de distinguir. As notas têm muitas curvas, o que torna difícil desenhar. A qualidade do desenho depende muito de quão suaves são as curvas, então revise tudo minuciosamente, amplie e reduza para ver de diferentes perspectivas. Se as curvas forem suaves em qualquer escala, você está no caminho certo.​

gtfgVbW.png



 Mesmo se você corrigir as curvas, elas ainda podem parecer serrilhadas. Para resolver isso, aplique uma técnica chamada anti-aliasing (colocando uma cor intermediária entre a linha principal e a de fundo para suavizar as bordas serrilhadas). Adicione a cor da nota musical (que é a cor principal aqui) à cor branca do fundo e divida por dois para obter uma cor intermediária que suavizará as bordas serrilhadas.​

9MQpMye.png



 As teclas foram desenhadas de forma simples, então tente adicionar alguns detalhes às notas musicais. Com apenas 16 cores, é difícil encontrar todas as cores necessárias, então você pode substituí-las. Alternando entre azul e amarelo, você pode obter a cor verde quando visualizado de longe. Também é possível criar um gradiente usando da distribuição dos pixels. Tenha cuidado para não usar muito, pois pode ficar grosseiro.​

XThgS89.png



 Exemplo de gradiente. A parte onde duas cores estão misturadas é chamada de padrão de azulejo (tile pattern).​

wuDGGG5.png



 Como está muito simples, tente decorar com a cor vermelha para equilibrar as cores. Use anti-aliasing novamente para suavizar as bordas serrilhadas. Tenha cuidado para não usar muito anti-aliasing, pois pode deixar a imagem desfocada ou se fundir com o fundo. Use-o apenas onde é necessário.​

Kn8lRHc.png



gS0hEHK.png

 Adicione um gradiente ao fundo e está pronto! Se não houver problemas mesmo quando ampliado ou reduzido, use a ferramenta para criar um arquivo de ícone e experimente-o no desktop.​

eynlHvk.png


 Durante a criação de ícones, surgiram técnicas que devem ser dominadas com pixel arte. A primeira é o anti-aliasing e a segunda é o uso de padrões de azulejos(tile pattern ou tiling). Se você puder dominar completamente esses dois, poderá desenhar a imagem que desejar, mesmo com restrições de cor ou tamanho.

 Os computadores modernos podem usar muitas cores, mas ainda há restrições em coisas pequenas, como ícones, personagens de jogos e animações GIF. Se você continuar desenhando, aprenderá a lidar com essas restrições sem dificuldade. Por que não tentar desafiar-se a criar seus próprios materiais ao fazer um site ou criar um jogo?​


 
Última edição:
Estou iniciando no pixel-arte-bem-básico, sempre estudei roteirização e recentemente estudo programação e também acompanho o canal e o trabalho do grande @Dr.XGB.

Infelizmente comecei muito tarde exatamente em 2015 com 35 anos, mas como dizem "nunca é tarde demais..."

Muito obrigado por disponibilizar o curso, vou tentar acompanhar, pois estou aprendendo mesmo e sei que seu conteúdo é top. Valeu @Victor Sena !
 
Estou iniciando no pixel-arte-bem-básico, sempre estudei roteirização e recentemente estudo programação e também acompanho o canal e o trabalho do grande @Dr.XGB.

Infelizmente comecei muito tarde exatamente em 2015 com 35 anos, mas como dizem "nunca é tarde demais..."

Muito obrigado por disponibilizar o curso, vou tentar acompanhar, pois estou aprendendo mesmo e sei que seu conteúdo é top. Valeu @Victor Sena !
Exatamente, nunca é tarde. Comecei Pixel Arte em 2010, mas me desenvolvi pouco, me concentrava muito em sprites pequenos e acabei não me desafiando procurando ir atrás de fazer sprites maiores ou com animações mais complexas.

Um dia quero chegar nesse nível (1), (2). Artista é なまこ大爆発 / @namako8982, Os outros trabalhos dele(a) são NFSW, caso vá atrás!
Ou neste outro artista, Hecatoncheir Corporation. Fundada pelo Masayoshi Nishimura

Por nada, fico satisfeito que o trabalho em trazer traduzido não foi em vão. Com o tempo de prática você consegue se guiar apenas por imagens e eu senti nas aulas do MACK o diferencial de ser bem detalhado por meio de textos e imagens, mostrando cada etapa do processo, então sinto que deixar isso perdido ai pela internet é um desperdício, graças ao WebArchive que um dia de repente pode acabar, então esse trabalho todo de trazer pode ajudar quem esta começando ou quem ficou parado em algum degrau.
 
Última edição:
Voltar
Topo Inferior