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"Fazer um jogo é um ótimo aprendizado para se notar que normalmente o que é bom não é por acaso e sim fruto de muito planejamento e trabalho."
- Rafael_Sol_MAKER

[Loose Leaf] Dúvidas/Respostas Sobre Pixel Arte

Victor Sena Masculino

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01 de Agosto de 2015
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DÚVIDAS/RESPOSTAS
SOBRE PIXEL ARTE
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Artes/Imagens por MACK
Escrito: por MACK (宮内真琴/Makoto Miyauchi)
Ano: 2001
Site: Loose Leaf (http://members7.cool.ne.jp/~mack-m/)
Download (ダウンロード):
Tarefas Básicas para o Curso de Pixel Arte
1ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 1
2ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 2
3ª Lição: Como Criar uma Paleta de Cores
4ª Lição: Usando a Influência de Cores para Criar Imagens
5ª Lição: Efeito do Sombreamento
6ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 1
7ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 2
8ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 3
9ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 4
10ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 5
11ª Lição: Textura 1
12ª Lição: Textura 2 - Transparência 1
13ª Lição: Textura 2 - Transparência 2
14ª Lição: Textura 3 - Metal
15ª Lição: Textura 4 - Tecido
16ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 6 - Interior 1
17ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 7 - Interior 2
18ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 8 - Interior 3
19ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 9 - Interior 4

Extra
Vamos Desenhar Objetos de Mapa
Desenhando Faces
Com Referência
┝ 1. Preparando a Arte Original
┝ 2. Digitalização da Arte Original
┝ 3. Corrigindo o Desenho a Lápis
┝ 4. Criando a Paleta de Cores
┝ 5. Colorindo e Dando Sombra Toda a Imagem
┕ 6. Desenhar Detalhando Cada Parte
Sem Referência

Network RPG Maker 2000
Como Fazer Personagem Chibi
┝ Parte 1: Decida a Forma do Personagem
┕ Parte 2: Comece com 4 Direções

Dúvidas/Respostas Sobre Pixel Arte
D.0 Método para Colorir Gráficos Faciais
D.1 Ensine-me Uma Maneira Fácil de Desenhar Árvores
D.2 Ensine-me Como Expressar a Textura do Cabelo
D.3 Ensine-me Como Desenhar um Deserto
D.4 O Paint do Windows não permite desenhar pixels individualmente?

D.5 Ensine-me Como Desenhar Florestas e Planícies Nevadas

DÚVIDA 0 • MÉTODO PARA COLORIR GRÁFICOS FACIAIS

 Esta é uma lição de correção que foi explicada para ニケ (Nike), mas como muitas pessoas também estão interessadas no método de coloração de gráficos faciais, vou compartilhar isso publicamente. Esta página foi escrita para pessoas que já têm habilidades básicas em pixel arte, por isso, se você não entende o processamento de anti-aliasing, consulte o tutorial. Além disso, como os métodos de coloração variam de pessoa para pessoa e dependem do estilo, atmosfera do desenho, use isso apenas como uma referência.
Design e desenho inicial: ニケ (Nike)
Coloração: MACK

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Design e desenho inicial: ニケ (Nike)​

 Vamos começar a partir do desenho. Observe cuidadosamente a imagem e considere a direção da luz.




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 Em primeiro lugar, pinte a cor correspondente a essa parte. Se você usar uma cor um pouco mais escura do que a cor mais clara, será mais fácil criar destaques (a parte mais clara).




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 A partir da cor que você pintou, pinte a área da sombra com duas ou três cores mais escuras. Em vez de pintar uma área de cada vez, pinte enquanto pensa nas sombras do conjunto. Consulte a sombra de um anime.
 Pense em onde deve colocar as cores para que ainda pareça bom nessa etapa.




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 Ao colocar um ponto de destaque em uma área onde a textura pode ser claramente percebida, é possível criar realismo. A dica para pintar metais é deixar as partes claras extremamente claras e as partes escuras extremamente escuras. Escolha um ponto de destaque mais claro e amplo, à medida que se aproxima das bordas, reduza a largura para criar curvas e profundidade.




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 Então, continuando. Vamos aplicar o anti-aliasing entre a sombra que foi pintada anteriormente e a cor base que foi pintada no início. Devemos nos concentrar em torná-lo suave. Neste momento, ainda não precisamos nos preocupar com a linha principal preta. Vamos apenas aplicar o anti-aliasing entre a sombra e a cor base. Vamos fazê-lo pixel a pixel com o lápis.
 Não é fácil ver a diferença à primeira vista, não é mesmo?




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 Agora, pinte a cor mais escura do que a cor das sombras que você pintou anteriormente na parte mais escura. Você pode se concentrar um pouco no anti-aliasing em relação à linha preta. Comparado com a imagem anterior, você pode ver que há uma maior variação de tons.




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 Enquanto aplicamos anti-aliasing entre a sombra mais escura e a sombra anterior, também aplicamos anti-aliasing na linha preta (como de costume). Dê atenção especial às curvas.
 Mudar a cor da linha principal pode ser uma boa forma de criar variações. Utilizá-la em áreas com menos desníveis e locais mais claros é eficaz para dar uma sensação de tridimensionalidade.




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 Trata-se do processamento da linha principal (aqui a linha preta), mas não é suficiente apenas aplicar anti-aliasing aleatoriamente para suavizá-la. Se você aplicar o anti-aliasing da mesma maneira em toda a imagem, terá esse tipo de resultado. Embora esse processo seja eficaz se a imagem em si for compatível com linhas grossas como um marcador, se não for o caso, será necessário algum ajuste.




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 Lembre-se de que cores claras (cores pálidas) têm o efeito de tornar as linhas mais finas em comparação com cores escuras. Aplique anti-aliasing de acordo com o nível de brilho para as partes da linha que você deseja tornar mais finas. Isso diminui o número de cores que podem ser usadas para o anti-aliasing, o que faz com que as linhas pareçam mais finas. Esta técnica é frequentemente utilizada para representar cabelos, por exemplo.




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 Para finalizar, adicione destaque (a parte mais clara). Se você criou a sombra mais escura, adicione também a cor mais clara. Se você se concentrar nisso, terá uma imagem muito mais viva e com contraste. Especialmente para cabelos, é importante adicionar destaques para dar uma sensação de maciez e brilho. Esforce-se nisso.




Essa dúvida referente a coloração de face foi adicionada a esta série já que era um arquivo avulso sem ligação com os outros.
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DÚVIDA 1 • ENSINE-ME UMA MANEIRA FÁCIL DE DESENHAR ÁRVORES

 Embora haja vários tipos de árvores, a que mais usamos é aquela que cresce nas cidades. Neste tutorial, vamos desenhar essa árvore.
Questionador/Dúvida: Y.M​


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 Se simplificarmos a forma de uma árvore, na verdade é assim. Os seres humanos reconhecem as coisas primeiro em uma forma simplificada, então mesmo com essa forma básica, podemos entender que é uma árvore.
 Se você se lembrar de sinais de trânsito, será fácil de entender.
 Assim, à esquerda está uma árvore de folha perene (como cedros e pinheiros) e à direita uma árvore de folha caduca (como cerejeiras). Se você souber essa forma básica, pode desenhar uma árvore facilmente.
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 Mesmo que você só pinte as cores assim, se tornará uma bela árvore. Lembre-se de que essa é a base da árvore.​
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1. Primeiro, faça a forma básica da árvore. Se for do tipo que ajusta a proporção do personagem ao mapa, por exemplo, se você desenhar o personagem em 32x32 pixels, a árvore será cerca de 64x64 pixels;
2. Em seguida, faça um esboço com a ferramenta de elipse. Isso é para o gradiente. Como você tende a pintar tudo em uma tonalidade quando não está acostumado, especifique a posição das cores. Se a luz estiver vindo de cima, então as partes mais baixas da árvore devem ser mais escuras;
3. Aplique as cores do gradiente. A parte superior é mais clara e a inferior é mais escura. Se estivermos usando muitas cores de verde, então pintamos a cada duas cores da paleta;
4. Enquanto apaga as linhas do esboço, coloque cores intermediárias. Pode sair um pouco torto ou fora do lugar, mas está tudo bem. Pinte vigorosamente!​
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1. Com uma caneta um pouco mais grossa, coloque pontos de cores aleatórias. Comece pelo ponto mais escuro e vá adicionando cores mais claras um tom acima do mais escuro. Faça isso de baixo para cima;
2. Em seguida, aplique uma cor mais escura até o meio. Ter uma diferença entre as cores torna a árvore mais bonita;
3. Como há muitas cores escuras, coloque cores claras novamente. Verifique se as cores escuras e claras não estão desequilibradas em relação ao todo;
4. Desenhe o tronco da árvore. Que tal assim? Eu gosto dessa quantidade de detalhes, mas eu gostaria de terminar aqui. Para criar a aparência de folhas, é melhor deixar algumas áreas em branco com essa caneta;
5. Aplique a técnica de anti-aliasing para dar textura. Isso é uma questão de preferência pessoal. Tentei desenhar as folhas como um agrupamento com esta caneta mais grossa.​
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 Coloque na superfície em que você realmente usará e faça uma última verificação. Se você enfatizar o contorno, ficará mais visível.
 Com a prática, você poderá desenhar isso em cerca de 10 minutos.​

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DÚVIDA 2 • ENSINE-ME COMO EXPRESSAR A TEXTURA DO CABELO

  A textura do cabelo é expressa de maneiras diferentes dependendo do desenho. No caso do Sr. M.M., ele desenha o rosto com um tamanho de 32x32 pixels, então apresentarei uma técnica de desenho que se adapta a esse tamanho.
Questionador/Dúvida: M.M

  O cabelo é na verdade um conjunto de fios finos, mas quando vistos de longe, não é possível distinguir cada um desses fios. Como é impossível desenhar algo que não podemos distinguir, quando representamos o cabelo com pixels, desenhamos grupos de cabelos em vez de fios individuais.

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  O olho humano julga instantaneamente um objeto, simplificando-o. Este desenho é muito simples, mas podemos perceber que é um rosto humano e que a parte preta de cima é o cabelo. As imagens de pixel arte pequenas são simplificadas da mesma forma que se estivéssemos olhando para o objeto de longe, então os detalhes são simplificados e expressos de forma simples como esse exemplo.

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  No entanto, é natural que os pais queiram representar os cabelos de meninas e outras personagens com brilho. Adicionando esse brilho, podemos dar textura ao cabelo. Os japoneses têm uma imagem de cabelos brilhantes, possivelmente influenciados por animes e mangás. Se você encontrar um tutorial com um brilho semelhante ao seu desenho, acredito que você poderá fazer um ótimo trabalho. Adicionando brilho aos cabelos, eles ganham textura.

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  O brilho do cabelo é expresso com cores claras, como branco. Quando adicionamos gradientes, usamos um gradiente entre a cor do cabelo e o branco. Em caso de um pequeno pixel arte como este, é melhor usar menos cores para que o cabelo fique limpo e arrumado. Quando estiver começando, pratique com cabelos pretos. É mais fácil desenhar a franja em grupos.

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  A mesma regra se aplica ao cabelo loiro. No entanto, quando o cabelo é muito claro, o brilho do cabelo não se destaca muito. Portanto, devemos usar cores escuras por baixo para dar contraste.

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  O contraste deve seguir outra regra: quando a luz brilha de cima, a parte de baixo fica escura, seja no cabelo ou em qualquer outra coisa. O brilho do cabelo é basicamente assim. É fácil perceber isso em cabelos ondulados. As partes que estão saindo são mais claras, pois são iluminadas pela luz e as partes debaixo são mais escuras, pois não são iluminadas. A franja e outras partes do cabelo podem parecer retas, mas geralmente possuem uma curva sutil, então as partes que estão saindo são mais claras e as partes que estão para baixo são mais escuras.

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  Simplificando ao máximo a textura do cabelo humano, podemos dividi-la em cores como essa.

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  Como a cabeça humana é redonda, se seguirmos essa curva, fica assim. Se o cabelo estiver acima dos ombros e abaixo, a parte inferior terá um pouco mais de brilho para desenhar uma curva. Mesmo se olharmos para o cabelo como um grande pedaço ou como um pequeno pedaço, é fundamental essa regra continuar.
  Eu acho que, seguindo esses princípios básicos, podemos expressar a textura do cabelo nas imagens em pixel arte dos personagens pequenos. Observe pessoas com cabelos bonitos no dia a dia (tenha cuidado para não ser confundido com um estranho) e aprenda a ver o brilho. Se você desenhar com base em memórias reais, mesmo que seja uma simplificação, poderá expressar naturalmente a textura do cabelo.
  A propósito, para representar um objeto brilhante em uma imagem de pixel arte pequena, a chave para fazê-lo parecer bom é evitar o uso excessivo de padrões repetitivos.​

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DÚVIDA 3 • ENSINE-ME COMO DESENHAR UM DESERTO

  A maneira de desenhar um deserto é desenhando a superfície onde pequenos grãos de areia se acumulam. Portanto, a textura deve representar a textura da areia.
Questionador/Dúvida: ニケ (Nike)

  Devido ao número limitado de "map chips", os desertos são frequentemente combinados com praias, então desta vez vamos explicar o deserto combinado com a praia. Tanto a praia como o deserto são compostos de grãos de areia, então a textura é um pouco áspera.
  No entanto, lembre-se de que a areia é fina, portanto, a suavidade é necessária.

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  A sensação áspera pode ser expressa como um padrão repetitivo, usando pixels. Para expressar a aspereza de forma suave, é composta de cores que são o mais próximo possível da cor base. Se você quiser separar a praia e o deserto, pode simplesmente mudar a cor. A praia é branca e para o deserto é amarelo. Talvez apenas os japoneses possam distinguir a diferença. Embora possa não ter nada a ver, parece que apenas os japoneses pintam o sol de vermelho ao desenhar. Lembre-se de que a imagem das cores dos objetos pode ser diferente dependendo do país.

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  Agora, explicaremos como desenhar um deserto simples:
1. Primeiro, pinte a cor que será a base da areia. Usar uma cor clara pode expressar o brilho do calor na área.
2. Em seguida, espalhe uma cor ligeiramente mais escura que a cor base em toda a área para dar a sensação de aspereza.
3. Espalhe levemente a cor mais escura. Uma quantidade muito pequena, cerca de 10 grãos, é suficiente.
4. Espalhe a cor que está entre as cores 2 e 3 em toda a área. Tome cuidado para não fazer um aglomerado.
5. Adicione as "marcas de vento" comuns no deserto. É melhor colocá-las diagonalmente. Coloque uma cor um pouco mais escura que a base em diagonal. Certifique-se de dar uma sensação de tridimensionalidade quando visto em tamanho real. E lembre-se de colocar pixel a pixel em vez de pintar para não comprometer a aspereza da areia.
6. Finalmente, espalhe a cor mais escura que a cor 5 diagonalmente.

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  Finalmente, verifique como fica os quatro, se estão alinhados. Se tudo estiver bem, está completo.​

DÚVIDA 4 • O PAINT DO WINDOWS NÃO PERMITE DESENHAR PIXELS INDIVIDUALMENTE?

O conteúdo da pergunta é o seguinte:

No Paint ou em outros softwares similares do Windows, não é possível desenhar imagens de pixels como as que aparecem neste site para criar imagens de pixel arte?
Questionador/Dúvida: N.K

Para responder de forma simples, a resposta é "depende do uso". Ou seja, a facilidade de uso da ferramenta depende de como o produto final será usado.

Se você quiser apenas desenhar ou praticar pixel arte como hobby, pode fazê-lo no Paint do Windows. O método de desenho é o mesmo. No entanto, se você quiser usar a imagem final em um jogo ou em um site, é melhor usar um software comercial ou distribuído na internet para obter melhores resultados a longo prazo.

Como desvantagem do Paint, em primeiro lugar, há o fato de que é difícil usar uma paleta fixa. Como a ferramenta não possui uma janela de paleta separada, se você criar uma nova cor, sua imagem pode se tornar em cores completas ou diferentes da paleta original. Nesse ponto, considere que não poderá usá-la no jogo. Se você planeja usar a imagem que criou para um jogo, acabará tendo que usar outra ferramenta, então é melhor usar uma ferramenta diferente desde o início.

Se você planeja usá-la em um site, também precisará converter o arquivo para GIF ou JPEG, então precisará usar outro software para fazer isso.

Em resumo, com esforço, é possível criar imagens de pixel arte bonitas no Paint. No entanto, talvez não seja necessário insistir no uso do Paint...

Existem softwares gratuitos para criação de pixel arte, portanto, pode valer a pena procurar por eles.

A vantagem de desenhar no Paint é que você pode transformar a imagem criada imediatamente em papel de parede, então isso é útil para criar papel de parede que precisa ser repetido.

SOBRE A DÚVIDA 5

 O autor das aulas, o MACK, não terminou de responder a dúvida 5, ficando apenas a pergunta nos arquivos, como ele deixou de finalizar outras séries de aula no seu site Loose Leaf. Ele mesmo descreve:​
MACK comentou:
■ Outros Downloads ■
Eu compactei as lições de pixel arte do meu site anterior em um arquivo .zip [2,1 MB] só consegui fazer até certo ponto 😅

 
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