🤔 Para Refletir :
"Sonhas em ter seu próprio estúdio de jogos? Ótimo, que tal começar pelo seu quarto ou cantinho favorito da casa. 😁"
- Átomo Digital Games 🎮🤓✌️

Utilitário 200x/MZ Converter - Converta jogos antigos de Rm2k para MZ

DevWithCoffee

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
02 de Abril de 2019
Postagens
192
Bravecoins
384
Área
Programação
Motor de jogo
RPG Maker 2000

Link: STEAM
Você precisa ter comprado o RMMZ pelo Steam, pois ele verifica sua licença.

• Compatível com as versões japonesa e inglesa do RPG Maker 2000.
  • Converta bancos de dados, mapas, eventos e muito mais para o formato MZ.
  • Importe arquivos MIDI, WAV e de vídeo para o ambiente MZ.
  • Converta um projeto inteiro ou apenas os dados que você precisa.

O suporte para RPG Maker 2003 também está planejado para o futuro

Já estou vendo alguns vídeos de projetos com sistemas personalizados funcionando nas redes sociais:

Última edição:
Caramba que maravilha, eu sempre quis migrar pros makers mais novos mas não queria começar o projeto do 0, vou comprar o MZ logo mais e testar, mas queria que já funcionasse com o 2k3.
Parece que ele funciona pelo que li, mas tem alguns bugs, vamos ver no futuro.

Não é que "funciona", a estrutura do Database no 2k3 é igual ao do 2k até certo ponto, onde basicamente eles ainda não resolveram.

Em geral você não precisaria disso pra fazer a conversão, já que o EasyRPG dispõe de uma ferramentas que permite extração dos dados dos arquivos LMU, LMT, LDB e LSD para XML:
LCF2XML
O que por sua vez seria muito simples usar para recriar tudo em JSON

E ainda outra ferramenta para converter arquivos XYZ para PNG por conta que muitos jogos podem possuir gráficos nesse formato:
XYZ2PNG
Então depois podendo aplicar transparência ao mesmo tempo que converte para 32-Bits com alguma outra ferramenta de linha de comando

Considerando que pra isso tudo você precisa entender bem a estrutura dos dados do RMMZ que é na verdade algo muito fácil por conta de ser JSON, mesmo pra quem nunca usou RPG Maker, mas já analisou Objects, por exemplo, imaginando que eu desenvolvi um jogo inspirado em pokémon para navegador, mas preciso que os dados cheguem em um formato amigavel para o front-end:
Json:
{
    pkm:17,
    alias:"BestBird",
    level:20,
    skills:[0,2,5,9],
    weapon:-1
}
Veja como é intuitivo.
No RMMV ou RMMZ é mais intuitivo quando você abre o editor e compara as chaves/sub objetos.
Na verdade é incrível que ninguém tenha feito uma ferramenta não oficial pra isso até hoje, eu nunca tive esse interesse por que apesar de nítido que os dias de quem viveu a melhor época do Rm2k/2k3 parece estar cada vez mais próximo do fim eu realmente não consigo me comprometer a criar um jogo em outros motores.

Última edição:
Faz o Alex contra o Sr Lich no MZ!!! ALEX CONTRA O SR LICH O RETORNO DO INFERNO!
Eu ja tinha comprado o mz quando li seu post e acabei testando no 2k e no 2k3, o 2k o rober antigo funcionou muio bem deu um bug na apresentação mas eu resolvi, e uma ou outra coisa precisa arrumar.
Já o 2003 trava na batalha, vou esperar eles arrumarem a conversão.

Se puder me ajudar, eu queria usar os menus novos do rpg maker, por exemplo as armas ficam com o icone do rm2k, eu queria usar os coloridos etc do novo mas nao consegui, fui la no script e desative o rm2k layout achando que ia resolver mas ai virou um caos os menus, até o loading ficou terrivel kkkk Ficou tudo gigant efor de ordem com caixa zuada etc.

Última edição:
Menus novos seriam Plugins ou se refere ao sistema de IconSet?
Basicamente quando eu converti ele deixou tudo igual ao jogo original, porém se tu edita as armas e coloca os icones coloridos do rpg maker novo eles não aparecem, fica o icone antigo.

Creio que é algum plugin que tá bloqueando o acesso as icones.

Mas sim queria usar os icones novos, e talvez até os menus novos , nunca mexi com makers novos então estou perdido.

sabe também se os parametros novos eu posso usar de boa ou vai bugar também
Esse rm tem defesa a magia e luck, o original não tinha,eu queria usar esses novos também.

Se você exportou agora não tem nenhum Plugin instalado, a não ser que isso esteja diretamente ligado à alguma adaptação do conversor. Me mande no privado a copia do seu projeto convertido se preferir, e mais tarde quando chegar em casa eu analiso pra entender o que acontece, pode usar MediaFire ou WeTransfer pra deletar automaticamente após alguns dias

Edit:
Eu menti aqui, eu nem testei realmente a ferramenta pra afirmar que não tinha Plugins

Última edição:
Se você exportou agora não tem nenhum Plugin instalado, a não ser que isso esteja diretamente ligado à alguma adaptação do conversor. Me mande no privado a copia do seu projeto convertido se preferir, e mais tarde quando chegar em casa eu analiso pra entender o que acontece, pode usar MediaFire ou WeTransfer pra deletar automaticamente após alguns dias
Ele tem um monte de plugins que adptam para o mz, vc tem o rm mz instalado ai?

Última edição:
Desculpe, eu tentei analisar diretamente os Plugins adaptativos, uma rápida busca e já encontrei, são esses 2:
1789063502350.png

Tente desligar o RM2K_EC_SystemGraphic no gerenciador de Plugins pra ver o que acontece.

Desculpe, eu tentei analisar diretamente os Plugins adaptativos, uma rápida busca e já encontrei, são esses 2:
Visualizar anexo 11705
Tente desligar o RM2K_EC_SystemGraphic no gerenciador de Plugins pra ver o que acontece.
O menu ficou baseado no rmmz, nao totalmente.
Mas eu só quero os icones novos kkk

VisuMZ_Sample_Game_Project
Essa coleção de plugin é bem legal, mas acho que deve bugar com esse.
Tu deve conhecer lá, deixa o menu muito mais decente. E altera a loja tambem, da pra ver direito o status da arma antes de comprar na loja.

Última edição:
Desculpe o meu equivoco, eu realmente não tinha analisado os arquivos de um projeto convertido, mas agora em casa consegui entender melhor o que cada Plugin faz.

Eu consegui sobreescer o sistema de icones nativo do RMMZ que é \I[Index do iconset] eu fiz um Plugin pra sobrepor as funções drawIcon e processDrawIcon que por padrão já funciona com o Plugin RM2K_EC_Message. Pra constar, nativamente o RMMZ não aceita icones no menu do titulo, então isso funcionará apenas nos dialogos.

Basta criar um arquivo com qualquer nome, no meu caso eu chamei de RM2K_EC_Iconset.js e mover para a pasta de Plugins.
No gerenciador não tem posição certa para colocar no gerenciador.
Javascript:
/*:
 * @target MZ
 * @plugindesc RM2K_EVentCommand_Message + Iconset
 */
(() => {
    'use strict';

// Pre-load
    const RM2KIcons = ImageManager.loadSystem("RM2KIconSet");

Window_Base.prototype.drawIcon = function(iconIndex, x, y) {
        const sx = (iconIndex % 16) * 12;
        const sy = Math.floor(iconIndex / 6) * 12;
        this.contents.blt(RM2KIcons, sx, sy, 12, 12, Math.floor(x), Math.floor(y));
    };

Window_Base.prototype.processDrawIcon = function(iconIndex, textState) {
        if (textState.drawing) {
            const x = textState.x - 4;
            const y = textState.y + 2;
            this.drawIcon(iconIndex, x, y);
        }
        textState.x += 12;
    };
})();

Claro que os ícones do Iconset.png não poderão ser o padrão 32x32 e sim os 12x12 que é o tamanho da altura dos caracteres de texto, mas para não dificultar na hora de testar os diálogos no editor a imagem que será carregada é a RM2KIconSet.png que está no anexo, veja os resultados:
1789089486175.png
1789089801692.png

Pra constar, isso só serve para passar o limite de icones existentes no RM2k, eu ainda não estudei direito os Plugins desse conversor, mas eu posso modificar o sistema do Gaiji.png que usa $ e letras pra aceitar números e caracteres com acento para aumentar o limite disso

Sobre isso:
VisuMZ_Sample_Game_Project
Essa coleção de plugin é bem legal, mas acho que deve bugar com esse.
Tu deve conhecer lá, deixa o menu muito mais decente. E altera a loja tambem, da pra ver direito o status da arma antes de comprar na loja.
Então, eu realmente não curto esses Plugins, eu escrevo alguns por conta própria. Mas se você for usar podem até funcionar em partes, já que os Plugins RM2K do conversor não são sobreposições dos comandos de eventos nativos do RMMZ, são comandos dos próprios Plugins. A idéia do conversor converter preservando o visual original do jogo, inclusive eles fizeram uma coisa que ninguém tentou até hoje, reproduzir MIDI no navegador, algo que não funciona nativamente, claro que não está ativado por necessitar de configuração prévia do Soundfont.

Anexos

• RM2KIconSet.png
    RM2KIconSet.png
    85,5 KB · Visualizações: 3
Última edição:
O arquivo Readme não parece muito claro sobre como usar, talvez em desenvolvimento. Porém ontem em algum momento as musicas tocaram, talvez seja por que o meu computador pessoal é Windows 8, apesar do NWjs ser o usado pelo RMMZ.
Como funciona esse soundfont?

Ele vai ler os instrumentos de um arquivo sf2 que deve estar na pasta audio com o nome soundfont.sf2

Você pode conseguir diferentes com diferentes estilos, eu tentei usar os do Chrono Trigger, eu ia tentar achar algum do Mega Drive, mas não achei ainda:

O melhor seria converter todas as musicas MIDI para OGG:

É um porre fazer MMPEG funcionar usando variável ambiente no Windows, por isso o melhor é incluir na pasta da ferramenta

Voltar
Topo Inferior