🤔 Para Refletir :
"Escrever para o seu jogo já começa nas mecânicas"
- AbsoluteXandy

Projeto Terrástria (Em Desenvolvimento)

Arvis Masculino

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
06 de Abril de 2023
Postagens
6
Bravecoins
38
1694893081979-png.6403



A CONQUISTA DE TERRÁSTRIA:
OS HERÓIS DA ESPERANÇA


INFORMAÇÕES

Desenvolvido por: João Gabriel (Arvis)
Data de Criação: 06/04/2023
Gênero: RPG Tático/Estratégico e Adventure de Investigação/Mistério
Engine: Unity


PROPOSTA

INTRODUÇÃO

Terrástria é um mundo mágico e fantástico, que apesar de manter uma estética de alta fantasia, mistura diversas culturas e tecnologias do nosso próprio mundo, com suas devidas adaptações. É também um mundo, que apesar de fantasioso, é bem realista e fundado em questões que atormentam o nosso próprio mundo: guerras, disputas geopolíticas, conflitos entre povos e credos diferentes, crises econômicas e ambientais. É nesse mundo problemático que nossa história se inicia.

A Conquista de Terrástria: Os Heróis da Esperança, pretende ser um RPG de Estratégia 2D. Quero que seja no estilo de várias franquias famosas do gênero como Fire Emblem, Tactics Ogre, Final Fantasy Tactics e TearRing Saga. Em especial, quero que meu jogo seja como TearRing Saga - Berwick Saga, que eu considero o melhor do gênero, tanto em história como em gameplay. Também penso em misturar elementos de outras franquias na receita do jogo, em especial Ace Attorney e Shin Megami Tensei.

Quero oferecer a vocês uma história madura, que mostre uma guerra mais verossímil e realista, apesar de ser um mundo de fantasia medieval. Pretendo oferecer personagens complexos, com histórias profundas (não necessariamente "trágicas") e razões plausíveis, mesmo que moralmente questionáveis. Mesmo entre os vilões e os heróis, não quero algo estereotipado, mas sim personalidades realistas e que reflitam seus alinhamentos e suas escolhas. A diferença que os personagens vão fazer não é no passado, e talvez nem no presente, mas sim no futuro. O que eles querem para o futuro de Terrástria? Essa é a questão que os move e suas respostas e crenças diferentes podem tanto dividi-los quanto fortalecê-los, tudo depende da sua capacidade de conviver com as diferenças.

Quero também desenvolver questões ambientais, espirituais, religiosas e filosóficas, discutindo não só temas que afligem a vida social, moral e política, mas também que afligem a natureza física e metafísica. Tudo isso requer uma pesquisa enorme, que tenho feito continuamente desde que iniciei o projeto. Quero explorar nossa relação com o físico e o metafísico de forma direta, trazendo deuses, espíritos e criaturas de diversas crenças e mitologias, que lutarão com e contra os mortais pelos seus interesses, que são dos mais diversos.

Em relação ao estilo de arte, eu quero que ele seja inspirado no estilo de arte da Mayumi Hirota, a artista por trás das artes dos Fire Emblem 4 e 5, e dos jogos da franquia TearRing Saga.

ENREDO E WORLDBUILDING

Desde o início dos tempos, as raças e tribos de Terrástria vem disputando pela hegemonia do planeta, preenchendo sua história com o sangue inocente. Conflitos de todos os tipos apenas perpetuam a perturbação do equilíbrio cósmico do Universo, interesse e objetivo principal das duas facções de alinhamento: a facção da Ordem, representada pela Teocracia de Ladissa e seus aliados, e a facção da Desordem, representada pelo Império de Avelissa e seus aliados. Ambas as facções desejam invocar um grande cataclismo nos planos material e espiritual de Terrástria, e para isso instigam uma guerra cada vez mais intensa entre as nações e povos daquele mundo. Porém, quando as facções se pensavam invencíveis, deixaram de notar que os seus maiores obstáculos surgiriam como reações a sua própria barbárie. É a história desses heróis, surgidos do desejo de proteger o povo de uma elite parasítica e belicosa, que vamos conhecer nessa jornada.

JOGABILIDADE

Em relação a mecânicas, quero que seja algo bem no estilo de Berwick Saga, mas misturado com diversos outros jogos, sistemas de RPG de Mesa, e algumas ideias próprias minhas:

1. Árvores de Classes: Personagens não precisam estar no nível 99 para serem fortes. Em Terrástria, o Limite de Nível para uma classe é 20. A diferença está nas classes, dispostas em árvores, possibilitando que cada personagem seja único e possa se desenvolver independentemente. Para as classes de primeiro e segundo nível, as árvores possíveis são 3:
  • Árvore Militar (Infantaria, Cavalaria e Artilharia)
  • Árvore Acadêmica (Geomancia, Animancia, Necromancia, Luciomancia, Nictomancia, Cronomancia, Astromancia, Teomancia)
  • Árvore Eclesiástica (Igreja do Contrato, Seita da Natureza, e Culto da Conciliação)

2. Habilidades Especiais: Cada personagem vai trazer consigo um set de habilidades próprio. Essas habilidades vão ser inspiradas em diversas habilidades das franquias Fire Emblem e TearRing Saga, mas com algumas ideias e adaptações minhas.

3. Equipamentos: Vão haver diversos tipos de equipamentos: equipamentos ofensivos como espadas, lanças, machados, orbes, facas, arcos, flechas, bestas, artilharias (balistas, canhões, catapultas) e sua munição; e equipamentos defensivos, como acessórios e escudos. Cada tipo de equipamento vai ter suas especializações, como espadas curtas e longas, facas e adagas, por exemplo. Também haverá equipamentos especiais e relíquias sagradas, que podem dar bônus e/ou ônus ao jogador.

4. Sistema: Em relação a coisas mais do sistema, tem muita coisa para pensar, mas o que eu quero inicialmente é isso:
  • Criar um Jogo 2D, com Visão Isométrica e um Grid Hexagonal, bem no estilo Berwick Saga.
  • Sistema de Ferimento e Aleijamento, que enfraquecerá as unidades e possibilitará sua captura, misturando os sistemas de Fire Emblem: Thracia 776 e Berwick Saga. Você lutaria com a unidade para a capturar, se esta estivesse somente ferida, e a capturaria direto se ela estivesse já aleijada.
  • Habilidades Ativáveis por Comando com Tempo de Cooldown, em adição as costumeiras Habilidades Ativáveis por Sorte.
  • Unidades Recrutáveis nos capítulos e talvez Mercenários, que podem ser recrutados efetivamente dependendo de certas atitudes em game.
  • Sistema de Turno Alternado entre aliados e inimigos, dependendo da quantidade de unidades do jogador e da máquina, respectivamente.
  • Salvamento Permanente a cada 5 turnos.
  • Atributo de Proficiência com Equipamento. Quanto mais usar os seus respectivos equipamentos de classe, mais experiência com o equipamento a unidade consegue, podendo aumentar os seus atributos de proficiência e os atributos do personagem, misturando elementos de Berwick Saga e jogos como Final Fantasy II e a franquia Romancing Saga.
  • Limite de Nível e de Atributos. O crescimento de atributos de personagem e proficiência de uma unidade é limitado pela classe, que possui um Limite de Nível. Quando a unidade alcança os atributos necessários, ela pode promover no castelo principal.
  • Sistema de Centros Urbanos. As cidades conquistadas durante a história serviriam como centros urbanos, não apenas fortalezas conquistáveis, onde você poderia conseguir contratar e recrutar mercenários, reforjar itens quebrados, alocar e cuidar de unidades feridas e aleijadas, aceitar missões secundárias, preparar o batalhão e organizar os itens entre os membros ativos e desativos* (em batalha só seria possível entre os ativos), comprar e vender itens (incluindo montarias), lutar em arenas e promover as unidades que alcançarem seus pré-requisitos*, misturando as mecânicas de Fire Emblem 4 com Berwick Saga. (* = Possível somente no Castelo Principal).
  • Quebra ou Exaustão de Itens baseado em probabilidade, não em usos fixos.
  • Sistema de Montarias, que possuem HP e atributos próprios (podendo morrer e serem curadas), que serão adicionados ao cavaleiro, e poder serem trocadas entre os cavaleiros.
  • Sistema de Voo para Cavalaria Aérea, fazendo as unidades poderem estar desmontadas (sem montaria, ou montaria desequipada), montadas em terra firme (tendo as limitações de uma cavalaria aérea e atacando em terra firme) e montadas no ar (perdendo as limitações de cavalaria terrestre, podendo atacar somente com rasantes usando lanças de justa, e recebendo o dobro de dano de ataques, mas só podendo ser atacado por armas de tiro, como dardos, flechas e tiros de artilharia).
  • Sistema de Alinhamento dependendo das escolhas feitas pelo player durante a jogatina, seja em batalha quanto nos eventos. Os alinhamentos se dividem em três eixos: o Político (Ordem, Neutro e Desordem), o Energético (Luz, Neutro, Sombra) e o Moral (Bom, Neutro, Mal). Esses alinhamentos permeiam tudo em Terrástria, afetando tudo na jogatina, desde personagens recrutáveis a classes disponíveis. Tudo muda dependendo do alinhamento.

 

Anexos

  • 1694893081979.png
    1694893081979.png
    398,5 KB · Visualizações: 99
Última edição:
Bom dia, Arvis.


Fico bastante feliz em ver o seu projeto tomando forma, só gostaria de sugerir em dar uma reformulada nesse primeiro post do tópico. Já que ele é a parte em que você apresenta o jogo ao público, que tal apresentar um pouco mais sobre quais as expectativas os jogadores poderão ter sobre a história, conflitos, temática...? Sei que você já deu uma prévia do seu projeto lá na área de recrutamento, mas vale lembrar que aquele tópico é sobre a equipe, esse tópico é sobre o seu jogo.

Se quiser um modelo de como pode apresentar a sua ideia, tem um tópico em destaque nessa área com um modelo de formatação bem maneiro. Vale a pena dar uma conferida nele e em outros tópicos dessa seção para ver como o pessoal anda apresentando o trabalho deles. Serve como inspiração.

Não há problema nenhum em usar esse tópico como diário de desenvolvedor, mas recomendo dar uma repaginada nesse primeiro post, já que é nele que você vai conseguir chamar a atenção ou afastar o público.

Desejo bastante sucesso no seu projeto e aguardo por notícias.
Abraços.
 
Bom dia, Arvis.


Fico bastante feliz em ver o seu projeto tomando forma, só gostaria de sugerir em dar uma reformulada nesse primeiro post do tópico. Já que ele é a parte em que você apresenta o jogo ao público, que tal apresentar um pouco mais sobre quais as expectativas os jogadores poderão ter sobre a história, conflitos, temática...? Sei que você já deu uma prévia do seu projeto lá na área de recrutamento, mas vale lembrar que aquele tópico é sobre a equipe, esse tópico é sobre o seu jogo.

Se quiser um modelo de como pode apresentar a sua ideia, tem um tópico em destaque nessa área com um modelo de formatação bem maneiro. Vale a pena dar uma conferida nele e em outros tópicos dessa seção para ver como o pessoal anda apresentando o trabalho deles. Serve como inspiração.

Não há problema nenhum em usar esse tópico como diário de desenvolvedor, mas recomendo dar uma repaginada nesse primeiro post, já que é nele que você vai conseguir chamar a atenção ou afastar o público.

Desejo bastante sucesso no seu projeto e aguardo por notícias.
Abraços.
Valeu Don, vou dar uma olhada nisso agora mesmo, aproveito e já adiciono mais algumas coisas que eu venho trabalhando.
 
Voltar
Topo Inferior