🤔 Para Refletir :
"Pare de pensar nos erros do passado e comece a planejar os erros do futuro!"
- Ricky O Bardo

Projeto Terrástria (Em Desenvolvimento)

Arvis Masculino

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
06 de Abril de 2023
Postagens
9
Bravecoins
54
A CONQUISTA DE TERRÁSTRIA
A SAGA DA ALIANÇA LIBERTADORA

INFORMAÇÕES

Desenvolvido por: João Gabriel (Arvis)
Data de Criação: 06/04/2023
Gênero: RPG Tático/Estratégico
Engine: (Ainda pensando)

PROPOSTA

INTRODUÇÃO

Venho trabalhando em uma ideia de jogo faz bastante tempo, mesmo fora dessa comunidade. Quero ver então se vocês se interessam pelo que tenho esboçado nesse post:

Terrástria é um mundo mágico e fantástico, que apesar de manter uma estética de alta fantasia, mistura diversas culturas e tecnologias do nosso próprio mundo, com suas devidas adaptações. É também um mundo, que apesar de fantasioso, é bem realista e filosófico, apresentando questionamentos que exigem reflexão e discussão.

ENREDO E WORLDBUILDING

O enredo e o worldbuilding estão sendo produzidos nessa postagem, mas deixo para vocês a sinopse da trama:

Mais uma crise assola Terrástria, e desta vez ela pode pôr fim à Era Humana.

As contínuas disputas políticas paulatinamente degradaram a natureza do planeta, conduzindo Terrástria à iminência de uma calamidade. Desde o início dos tempos, os mortais vivem em conflito para poder satisfazer seus interesses e desenvolver seu potencial. Entretanto, as casas patrícias, que outrora governaram Terrástria seguindo os princípios divinos, agora buscavam usar do seu poder para sugar e abusar do planeta e daqueles que o habitam. Essa elite queria diminuir o poder das massas, submetendo-as à escravidão com a promessa de salvação ou recompensa após a morte. A sociedade como a conhecíamos não consegue mais esconder seu caráter autofágico, buscando condenar o planeta na esperança de dominar o próximo. Os abutres eram detentores de um poderio inigualável: exerciam controle sobre vastas nações, as mais diversas formas de riqueza, correntes ideológicas e exércitos. Sempre atentos, aguardavam o momento oportuno para atacar sua próxima vítima e se alimentar de sua carcaça. Nem mesmo a morte os impedia: se tivessem que governar sobre uma pilha de cadáveres, que então esses cadáveres trabalhem e lutem com toda a sua força. O importante era que fossem escravos leais, vivos ou mortos. No público, eles se apresentavam como grandes líderes, autoridades virtuosas e implacáveis, que traziam medo e adoração por parte das massas, mas, no privado, conspiravam e tramavam todo tipo de maldade, enquanto se congregavam com o sangue dos inocentes.

Preocupados, os deuses viam o equilíbrio entre Forma e Matéria se desfazer pela manipulação do Nada. Os mortais agora conflitavam por diferenças ideológicas, não para defender o que é seu e daqueles que os rodeiam. Tudo parecia indicar que a Deusa da Forma, que acreditava que os mortais deveriam aspirar uma “perfeição” semelhante à sua, iria enfim quebrar o seu selo e retornar a Terrástria para realizar sua vingança. Acreditando ser superior e portar a verdade e a razão, a Deusa da Forma planejou outro grande conflito em Terrástria, desafiando o Deus da Matéria, seu marido e pai de sua filha, e acusando-o e seus seguidores de serem demônios malignos que precisavam ser exorcizados. À medida que os extremos se fortalecem, anjos e demônios nascem entre os mortais. O desejo dos demônios era meramente sugar o máximo possível do seio da terra, utilizando todo o seu poder para danificar e subjugar. Os anjos, por outro lado, queriam destruir Terrástria, pois consideravam esse mundo imperfeito e contingente indigno da grandeza divina. Com suas últimas forças, o planeta insiste em se revoltar, trazendo extensas calamidades contra aqueles que, em sua estagnação, acreditaram ser superiores ao dinamismo e à dialética da realidade.

Enquanto o mal se alastra por Terrástria, a esperança renasce no coração de uma das superpotências: a família imperial, que acaba de sair de uma rebelião, une forças e aliados para combater os abutres e proteger o que resta do povo e da natureza. Com a nobreza de sangue dos seus ancestrais e os equipamentos dos deuses, o seu objetivo é restaurar a antiga glória de Terrástria, fazendo com que a natureza seja rica e a sociedade, próspera. Os deuses regozijam-se ao poder acompanhar seus campeões lutarem mais uma vez pelo planeta, reunindo forças para limpar toda a maldade do caminho deles e deixar somente o que vai fortalecê-los e prepará-los para o que está por vir…

JOGABILIDADE

Imagino “A Conquista de Terrástria” como um RPG Tático/de Estratégia a princípio, no estilo de várias franquias famosas do gênero como Fire Emblem, Tactics Ogre, mas em especial Final Fantasy Tactics e Berwick Saga, que considero os melhores do gênero, tanto em história como em gameplay. Entretanto, imagino que poderiam ter na mistura alguns elementos de outros jogos. Como planejo ser o roteirista do projeto (até estou escrevendo toda a trama principal), gostaria que esses outros elementos auxiliassem nos diálogos e na interação dos jogadores com o mundo e os personagens. Esses elementos viriam de jogos como Ace Attorney, Romancing Saga, Live-A-Live e Deltarune, entre outros RPGs mais tradicionais.

Além das batalhas estratégicas, queria que os jogadores tivessem momentos de respiro entre as batalhas, onde eles interagiriam com o ambiente onde estão e com os personagens presentes. Penso que os jogadores poderiam escolher as respostas que dariam às indagações e interações dos personagens, que poderiam ajudar a dar o alinhamento dos jogadores durante aquela run, o que abriria é fecharia ainda mais possibilidades durante a gameplay, seja em eventos diferentes na história ou recrutamento de personagens.

Seriam questionamentos dos mais diversos, e das mais diversas naturezas. Quero oferecer a vocês uma história madura, que mostre as complexidades e nuances de cada personagem e suas motivações para o conflito, mesmo sendo em um mundo de fantasia medieval. A diferença que os personagens vão fazer não é no passado, e talvez nem no presente, mas sim no futuro. O que eles querem para o futuro de Terrástria? Essa é a questão que os move e suas respostas e crenças diferentes podem tanto dividi-los quanto os fortalecer, tudo depende da sua capacidade de conviver com as diferenças. Quero também desenvolver questões ambientais, espirituais, religiosas e filosóficas, discutindo não só temas que afligem a vida social, moral e política, mas também que afligem a natureza física e metafísica. Tudo isso requer uma pesquisa filosófica enorme, que tenho feito continuamente desde que iniciei o projeto. Quero explorar nossa relação com o físico e o metafísico diretamente, trazendo deuses, espíritos e criaturas de diversas crenças e mitologias, que lutarão com e contra os mortais pelos seus interesses, sendo estes dos mais diversos.

Em relação aos gráficos, eu imagino algo mais próximo ao que era produzido no SNES, ao invés do estilo 8-bits que tenho visto em vários jogos indies. O estilo de arte poderia ser inspirado no estilo de arte da Mayumi Hirota, a artista por trás das artes dos Fire Emblem 4 e 5, e dos jogos da franquia TearRing Saga.

Última edição:
Bom dia, Arvis.

Fico bastante feliz em ver o seu projeto tomando forma, só gostaria de sugerir em dar uma reformulada nesse primeiro post do tópico. Já que ele é a parte em que você apresenta o jogo ao público, que tal apresentar um pouco mais sobre quais as expectativas os jogadores poderão ter sobre a história, conflitos, temática...? Sei que você já deu uma prévia do seu projeto lá na área de recrutamento, mas vale lembrar que aquele tópico é sobre a equipe, esse tópico é sobre o seu jogo.

Se quiser um modelo de como pode apresentar a sua ideia, tem um tópico em destaque nessa área com um modelo de formatação bem maneiro. Vale a pena dar uma conferida nele e em outros tópicos dessa seção para ver como o pessoal anda apresentando o trabalho deles. Serve como inspiração.

Não há problema nenhum em usar esse tópico como diário de desenvolvedor, mas recomendo dar uma repaginada nesse primeiro post, já que é nele que você vai conseguir chamar a atenção ou afastar o público.

Desejo bastante sucesso no seu projeto e aguardo por notícias.
Abraços.

Bom dia, Arvis.

Fico bastante feliz em ver o seu projeto tomando forma, só gostaria de sugerir em dar uma reformulada nesse primeiro post do tópico. Já que ele é a parte em que você apresenta o jogo ao público, que tal apresentar um pouco mais sobre quais as expectativas os jogadores poderão ter sobre a história, conflitos, temática...? Sei que você já deu uma prévia do seu projeto lá na área de recrutamento, mas vale lembrar que aquele tópico é sobre a equipe, esse tópico é sobre o seu jogo.

Se quiser um modelo de como pode apresentar a sua ideia, tem um tópico em destaque nessa área com um modelo de formatação bem maneiro. Vale a pena dar uma conferida nele e em outros tópicos dessa seção para ver como o pessoal anda apresentando o trabalho deles. Serve como inspiração.

Não há problema nenhum em usar esse tópico como diário de desenvolvedor, mas recomendo dar uma repaginada nesse primeiro post, já que é nele que você vai conseguir chamar a atenção ou afastar o público.

Desejo bastante sucesso no seu projeto e aguardo por notícias.
Abraços.
Valeu Don, vou dar uma olhada nisso agora mesmo, aproveito e já adiciono mais algumas coisas que eu venho trabalhando.

Voltar
Topo Inferior