🤔 Para Refletir :
"Quem ri por último, tá com lag."
- Moge

A importância de um bom vilão

Achei bem bolado a chamada do anuncio no Facebook:

O que faz um bom vilão? É possível um vilão ser bom? Qual o seu preferido? Vem discutir com a gente que o Condado tá fervendo de tanta vilania!

Yulr6ji.png

Valeu mesmo  :Okay_fix:

Cara, dos vilões que eu gosto acho que esse resume muita coisa:

Darth-Vader_6bda9114.jpeg

Quando eu era mais jovem eu lia quadrinhos do Star Wars, jogava um game que meu pai tinha comprado e mais tarde eu cheguei a assistir o filme do Star Wars. Sempre que o Darth Vader aparecia eu pensava "Quem é esse cara assustador?" ou "Que voz legal!(devido a dublagem dele no game que eu jogava.)".

Outro vilão no qual eu me inspiro muito é o Doutor Robotnik:

170px-Oldrobotnik.jpg

Quando eu era criança meu pai tinha comprado um Master System 3 para mim. Tinha vários games 8-bits da Sega, um deles era o Sonic The Hedgehog 8-bits. Jogava muito e morria muito, principalmente nas lutas contra o doutor malvado. Agradeço meu pai por ter me comprado o Master System no lugar de um PS2, graças a isso eu cresci sem essa mentalidade que gráficos definem o quão bom é um game diferente dos meus primos que só jogam pelos gráficos.

Sempre que o Darth Vader aparecia eu pensava "Quem é esse cara assustador?" ou "Que voz legal!(devido a dublagem dele no game que eu jogava.)".

Muito obrigado pelo comentário [member=670]Pgaf100[/member]

E quem disse que vilão não tem qualidade? Ele pode ter carisma, inteligência ou outras habilidades que lhe deram sucesso no passado e que o convencem do sucesso em seus objetivos malignos.  Por que Darth Vader tomou esta atitude? As pessoas querem uma explicação plausível e racional por trás de cada atitude. Acho que é por isso, que ele possui diversos Fãs...

Carisma, humor e maldade: Por isso amamos os vilões e eles precisam ser destaque também. Eles são tão importantes quanto o protagonista. O quê seria do mocinho sem aquele antagonista sarcástico e cruel? Além de um mero sujeito que irá atrapalhar o herói em sua jornada, um bom vilão é aquele que lhe trás calafrios e incertezas, afinal, ele é uma ameaça ao seu herói favorito, e muitas vezes, da humanidade.

Meu vilão favorito?
  :saintroy: :Okay_fix:

Duende_Verde_no_filme_do_Homem-Aranha.jpg

Deixar a mulher que ama morrer...ou que sofram, as criancinhas...FAÇA A SUA ESCOLHA! HERÓI!!!

Carisma, humor e maldade: Por isso amamos os vilões e eles precisam ser destaque também. Eles são tão importantes quanto o protagonista. O quê seria do mocinho sem aquele antagonista sarcástico e cruel? Além de um mero sujeito que irá atrapalhar o herói em sua jornada, um bom vilão é aquele que lhe trás calafrios e incertezas, afinal, ele é uma ameaça ao seu herói favorito, e muitas vezes, da humanidade.

Muito Obrigado pelo comentário [member=1777]TheBodeKiller[/member]

Percebi que você contribui em várias áreas eu particularmente gosto  da área de roteiro, faço parte de um movimento chamado Encine - Encontro de Cineastas, Roteiristas e Produtores de Audiovisual do Alto Tietê com apresentação e debates sobre os filmes, palestras e discussões sobre assuntos de interesse da comunidade. Gostei muito do argumento e da contribuição do vilão!

http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=2875.msg21278#msg21278

Um vilão importante e bem construído, desde o design ate sua personalidade obscura e maléfica. Eu sou apaixonado pela série e sempre sou surpreendido com vilões incríveis, mas eu dou destaque pro Zant. Acho ele uma ótima peça desse xadrez que são os vilões :D
maxresdefault.jpg

CHICO BENTO comentou:

Muito Obrigado pelo comentário [member=1777]TheBodeKiller[/member]
Percebi que você contribui em várias áreas eu particularmente gosto  da área de roteiro, faço parte de um movimento chamado Encine - Encontro de Cineastas, Roteiristas e Produtores de Audiovisual do Alto Tietê com apresentação e debates sobre os filmes, palestras e discussões sobre assuntos de interesse da comunidade. Gostei muito do argumento e da contribuição do vilão!

http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=2875.msg21278#msg21278

[member=164]CHICO BENTO[/member] , muito bacana esta iniciativa. Eu ainda quero muito voltar a fazer meus curtas de terror, mas não me sobra tempo e estou sem equipamentos no momento, só porque estou mais experiente agora hahaha

Mas deixo alguns de quando comecei a mexer de fato com curtas (há uns 3 ou 4 anos atrás, pois os curtas da adolescência, infelizmente perdi todos):
[youtube]https://youtu.be/11hSzAdo2ms[/youtube]
[youtube]https://youtu.be/ZaJ-_6B3SMs[/youtube]

Desejo muito sucesso a você. Estarei à disposição caso precise de algo dentro de meu alcance.

Um abraço, senhor!

Mas deixo alguns de quando comecei a mexer de fato com curtas (há uns 3 ou 4 anos atrás, pois os curtas da adolescência, infelizmente perdi todos):
Spoiler
O túnel do medo é claustrofóbico... Que medo!

Eu também gostei muito do duende verde interpretado pelo Willem Dafoe ele é psicopata e ao mesmo tempo carismático :Palmas:

Fou-Lu de Breath of Fire IV

552468aaba4ad3d90734f6d6b04e8fcd--breath-of-fire-moonlight.jpg

O vilão que na verdade não é vilão no fim das contas. Ele tem uma personalidade bem egocêntrica, mas se importa com os outros e quer destruir os deuses para o bem da humanidade.

Bianca shadow comentou:
Spoiler
O túnel do medo é claustrofóbico... Que medo!

Eu também gostei muito do duende verde interpretado pelo Willem Dafoe ele é psicopata e ao mesmo tempo carismático :Palmas:

Obrigado pelo comentário, [member=323]Bianca shadow[/member]. Este túnel é real e fica na minha cidade e de fato, já teve fama de mal-assombrado nas décadas de 80 e 90(se antes, desconheço). Ele foi construído em 1918 e pertencia a Cia. Paulista Férrea(FEPASA), e reza a lenda que um dos operários da linha-férrea morreu soterrado(em algumas versões, sofreu um acidente de trabalho feio) na construção do túnel, e por isso, podiam se ouvir batidas(que diziam ser de sua picareta) e muitos foram perseguidos por luzes(ver Fogo-Fátuo), que diziam simbolizar o lampião que utilizavam naquela época para trabalhar em ambientes escuros.

E sobre Willem... :Baixa_Bola: :Beijinho2: Ele é o maior  :Palmas: :S: :Kawai_Desu:

CleanWater comentou:
Fou-Lu de Breath of Fire IV

552468aaba4ad3d90734f6d6b04e8fcd--breath-of-fire-moonlight.jpg

O vilão que na verdade não é vilão no fim das contas. Ele tem uma personalidade bem egocêntrica, mas se importa com os outros e quer destruir os deuses para o bem da humanidade.

Esse eu acho que foi um dos clichês de vilão/antagonista mais bem utilizados no universo dos games. Eu lembro que depois de todo aquele rolê e lutas e peleja, ter essa revelação foi bem doido. O jogo vai te fazendo ficar com ódio do cara, pra depois falar "Não, mas ele é legal!" raoihraorauhra

Usando o TV Tropes (De novo!), eu queria comentar sobre um outro tipo de vilão: "Alas, Poor Villain"

Explicando:
O vilão é mal, mas de certa forma, o jogador tem pena dele ao perceber os reais motivos por trás de seus atos...

Exemplo:
O vilão é um ser de uma espécie e quer matar toda a humanidade, mas depois é revelado que ele era de uma raça que já existia na Terra desde os primórdios dos tempos, e os próprios humanos os exterminaram, fazendo ele ser o último de sua espécie. (Só que nessas histórias, a humanidade que geralmente se torna a "vilã" de tudo!)

Um pouco de explicação desse trope em inglês:
So, there's a villain. Right. Murdering, world-conquering type. The series is ending, so it's time to get rid of him. Slowly and painfully. So he goes out with... a final touching quote and a One-Woman Wail?
As odd as it may seem, if you want the audience to feel sorry for a villain, a good death scene is probably the way to go. This works best if you know their Freudian Excuse; Chaotic Stupid need not apply for this sort of thing. Also works easier if this is a supporting villain. This is easiest to do with a Big Bad's minions: we can identify with The Dragon, and especially the Quirky Miniboss Squad, over time and may be sad to see them go. If a Fallen Hero dies, expect everyone to weep openly. A few well-chosen Last Words may also be used to create this feeling.
Note that if you want the audience to take the scene seriously then you have to add some humanizing elements to your villain beforehand. See Likable Villain for ways in which this can be done. Neglecting to do this may result in Narm or just confuse the audience. A Woobie, Destroyer of Worlds and other kinds of Tragic Villain are the best choices, but any case of a genuinely well-done Anti-Villain will do. Also note that this is primarily about the story showing how sad a villain's death is, not how some of the audience will interpret it.

Atrás de um grande herói, sempre tem um grande vilão.
Esse é o principal motivo para jogar um projeto, pelo menos na opinião, pois ele é um obstáculo à superar.

Você preferia tentar derrotar um homem malvado ou outro homem que tem toda uma história por trás e um verdadeiro motivo para por em execução seu planos? Uma bom história, bem feita sempre será uma delícia para minha mente, mesmo sendo por conta das aventuras ou pra refletir os acontecimentos.

kleber comentou:
De fato, há vários vilões como o Coringa que possuem um motivo para serem vilões, uma justificativa para tudo que fazem, e isso é algo que não apenas enriquece muito a história mas também faz com que nós passamos a gostar de alguns vilões. Mas hey, os clichês ainda funcionam, não?
Recentemente estive jogando um rpg incrivelmente bom, fofo e viciante chamado Cat Quest. Vi umas verdades lá e já pensei em compartilhar kkkkkk

Eis que você é um vilão e captura a irmã do protagonista, prometendo devolvê-la caso você derrote seus lacaios:
qz49AME.jpg

"Meu Deus Drakoth, você é como o vilão mais genérico de todos!"

bOQI8QK.jpg

"Esses não são os mais fáceis de serem odiados?"

Usando o TV Tropes (De novo!), eu queria comentar sobre um outro tipo de vilão: "Alas, Poor Villain"

Explicando:
O vilão é mal, mas de certa forma, o jogador tem pena dele ao perceber os reais motivos por trás de seus atos...

Exemplo:
O vilão é um ser de uma espécie e quer matar toda a humanidade, mas depois é revelado que ele era de uma raça que já existia na Terra desde os primórdios dos tempos, e os próprios humanos os exterminaram, fazendo ele ser o último de sua espécie. (Só que nessas histórias, a humanidade que geralmente se torna a "vilã" de tudo!)

Muito legal essa contribuição [member=1361]Wesley Jesus[/member]
No Dragon Shadow utilizei muito esse recurso... Consequentemente adicionei mais um final para explicar o  final verdadeiro, pois gerou uma discussão sobre quem era os vilões do jogo.

Atrás de um grande herói, sempre tem um grande vilão.
Esse é o principal motivo para jogar um projeto, pelo menos na opinião, pois ele é um obstáculo à superar.

Você preferia tentar derrotar um homem malvado ou outro homem que tem toda uma história por trás e um verdadeiro motivo para por em execução seu planos? Uma bom história, bem feita sempre será uma delícia para minha mente, mesmo sendo por conta das aventuras ou pra refletir os acontecimentos.

Muito Obrigado pela contribuição [member=1591]King Ragnar[/member]

Recentemente estive jogando um rpg incrivelmente bom, fofo e viciante chamado Cat Quest. Vi umas verdades lá e já pensei em compartilhar kkkkkk

Novamente muito obrigado pela contribuição [member=1674]kleber[/member]

[member=1674]kleber[/member]
Você não só fez uma boa adição pro tópico como também fez uma ótima sugestão de jogo. É uma ótima opção pra diversão!

“O que é certo?” É óbvio que não. O vilão, é, sem dúvida, a peça central em qualquer trama que se preze. As HQs, o cinema, games e os livros podem até conseguir viver sem um herói definido, mas o papel do vilão é essencial, para que haja desenvolvimento, continuação numa história. Um bom exemplo é Star Wars... Gosto de pensar nos três modelos clássicos de vilões, o Psicótico, aquele cuja única função é fazer o mal, sem nenhuma razão específica, um verdadeiro agente do caos. O Heroico, que sempre se vê como um herói, chegando até a fazer o certo, mas da maneira errada (gosto desse também), e por fim, o Renegado, aquele que tenta ser uma pessoa boa, mas o estopim de um evento liberta toda maldade aprisionada em suas entranhas, tornando-lhes os mais perspicazes vilões.
E digo mais: - Vilões, são, nada mais nada menos, que heróis que se utilizam de sentimentos negativos (raiva, ódio, dor, inveja) para se fortalecerem, além de uma cega, porém não totalmente sem sentido busca pelo poder. Eles são muito mais que simplesmente os piores inimigos de cada herói, são complementos de cada um, a força bruta necessária para fazer o que os heróis não fazem, e isso incluir matar pelo que é certo, as vezes, parafraseando aqui outro um vilão que é muito admirado pelos fãs (Doutor Destino): “Eu não machucaria uma criança por nada nesse mundo, mas pelo universo, tenho minhas dúvidas…”

Fala verdade não é "Um ato heroico"

WAJq7kY.jpg

E para terminar vou parafrasear outro vilão que me trouxe neste tópico, pois vi no Face do colega Ronaldo...

Então, parafraseando o Coringa, um dos maiores vilões ficcionais existentes, “Vamos logo com isso, tempo é dinheiro, dinheiro é bom, eu sou bom, logo, eu sou o tempo”.

Muito obrigado pela contribuição professor [member=1690]Sandro Rocha[/member]

Foi uma excelente contribuição para o tópico  :Okay_fix:

Nada Ronaldo eu que agradeço, eu falei para você que estou escrevendo um HQ e o Marcio de artes está desenhando e você ajudou muito emprestando seus livros e com essas dicas.Ah! é verdade: Também comentei sobre os personagens secundários e ficou bom. Falou!

Muito Obrigado pelo apoio [member=1690]Sandro Rocha[/member]

Voltar
Topo Inferior