🤔 Para Refletir : "No alto daquela ideia, plantei um projeto de jogo. A empolgação da ideia bate, o fracasso da ideia cheira." - DanTheLion

Barrel Roller - EDIÇÃO BRAVEJAM

Barrel Roller - EDIÇÃO BRAVEJAM
Administração Administração
Jogador maluco, problemático, olho parado.
Postagens
538
Bravecoins
2.505
Área
Programação
Motor de jogo
RPG Maker 2003
BARREL ROLLER

Informações

Desenvolvido por: Dr.XGB
Data de Criação: 27/11/2020
Gênero: Arcade / Puzzle
Engine: RPG Maker 2000


O JOGO

Introdução

92bc8uY.png


Este jogo foi desenvolvido com para a BraveJAM. Trata-se de um pequeno jogo no estilo arcade onde você deve levar o barril ao seu destino, porém o barril só sabe andar em linha reta. Então, você vai precisar quebrar a cabeça (literalmente kkkk) para conseguir levar o barril até o seu objetivo manipulando os blocos de cada fase enquanto o barril está em movimento.
Nesta primeira versão, o jogo contém 15 fases, sendo 7 níveis e 8 tutoriais.



Enredo

DdkZZjS.png



Você deve ajudar um pequeno barril a chegar em casa, só que o barril só sabe andar em linha reta. Então a sua missão é manipular o local movendo blocos para que o barril chegue até o final de sua rota sem se estatelar em mil pedaços. Durante sua caminhada, o barril terá que passar por alguns obstáculos, atravessar diversos tipos de lugar e superar cada desafio.​



Jogabilidade

O jogo é controlado, em sua maior parte, do tempo pelo mouse.
  • Botão Esquerdo: Selecionar/Mover bloco
  • Botão Direito: Cancelar ação do bloco
  • ESC: Pausa
  • F12: Reinicia o jogo
  • F4 ou Alt+Enter: Alterna para modo tela cheia

DOWNLOAD

Itch.ioGameJolt

Instruções para jogar

Descompacte o arquivo .rar e abra o arquivo RPG_RT.exe para rodar BARREL ROLLER.

BARREL ROLLER requer uma fonte chamada MS Mincho. Se a sua máquina a possuir, tudo bem, seu jogo funcionará normalmente. Caso contrário as letras ficarão um pouco distorcidas.
Para solucionar este problema, na pasta raiz do jogo está disponibilizada a fonte para você instalar.
Para instalar a fonte é bem simples: basta dar um duplo clique em MSMINCHO.TFF e, em seguida, clicar no botão "Instalar" e rodar o jogo novamente. Este procedimento deve ser feito somente na primeira vez. a partir disso, você não se preocupará com essa fonte novamente.
vdq815q.png



Considerações Finais

dp6BrkZ.png


Confesso que este jogo seria somente um projeto para a JAM e, talvez, acabaria por aqui. Mas eu ainda não sei se pretendo tocar o jogo pra frente depois que a JAM passar criando novos recursos e crescendo ainda mais o jogo. No momento que ele está, depois de dominar todos os quebra-cabeças do jogo, você consegue concluir o jogo muito rápido, coisa de 10 a 15 minutos aproximadamente. Então a ideia é aumentar esse jogo, quem sabe um modo de criação de fases, abrir um pequeno servidor para que as pessoas hospedem seus mapas para que outras pessoas possam baixá-las para jogar, ou um Time Attack, um modo Campanha... sei lá. Muita coisa passou na minha cabeça durante o desenvolvimento desse jogo mas eu ainda não tenho certeza se pretendo fazer isso depois que a JAM passar. Fica aí um possível plano para o futuro...
Queria agradecer a todos os organizadores deste evento que teve uma divulgação gigantesca. A última vez que vi um fórum tão movimentado assim foi em 2013 no Mundo RPG Maker e isso foi um marco incrível para o Condado Braveheart. Se não fosse o empenho e a dedicação de vocês, nada disso teria acontecido e, talvez, esse jogo e muitos outros que estão nessa junto comigo nem existiriam e não daria esse gás para nós desenvolvedores de jogos que, aliás, estamos precisando de movimentos como esse para fortalecer ainda mais!
E pra ninguém pensar que é caô meu, eu tenho registrado esse momento até hoje. Isso aqui era um dia normal em 2007, mas que é nostálgico, ah isso é...​

xCeQkrc.png

Créditos


PROGRAMAÇÃO
  • Dr.XGB

GRÁFICOS
  • VIPRPG.org (R.I.P. ._.)
  • Enterbrain
  • Red Rose of Pain
  • ReinoRPG

MÚSICAS
  • VIPRPG.org
  • Tukito (moonwind.pw)

EFEITOS SONOROS
  • VIPRPG.org
  • dayofdagon
  • justinvoke
  • zerolagtime
  • noirenex
  • narjara
  • Matthias Michael Lahoud (aka Mattix)
  • kayy
  • domingus
  • tukito
  • Andy Rhode
  • e todos do FreeSound.org
 
Última edição:
mui massa o joguinho, bem criativo, me peguei jogando por um bom tempo e nem percebi, embora eu não seja nada ágil com o mouse, sofri até no meu joguinho, mas axei bem divertido mesmo, a gente consegue elaborar algumas rotas diferentes no mesmo cenário, game design bem pensado, parabéns, provavelmente irei voltar a jogar agora...flw...kkkkkk
 
Joguinho bem criativo e divertido. Pelo fato de ter que ser muito rápido para fazer as coisas eu tive alguns problemas de clicar e não puxar os blocos. Pelo fato de o jogo se mover apenas em 2 eixos, as vezes eu puxava um bloco pela diagonal e ele meio q travava o bloco no grid e ele não ia onde eu queria. No geral um bom jogo e desafiador. 🙂
 
Que MASSA @Dr.XGB

Gostei muito do conceito do jogo. Boa sorte!
Muito Obrigado, fessô! o/ Tmj!

essa frase me levou a pensar em diversas formas de o barril demonstrar emoção e quebrar a quarta parede, deu vontade de levar ele pela mão (ou alça).
Vc pegou a essência da parada, rsrs !! Inclusive nos tutoriais o jogo sempre fala de tal forma como se você tivesse que cuidar do barril o tempo todo :^-^:

mui massa o joguinho, bem criativo, me peguei jogando por um bom tempo e nem percebi, embora eu não seja nada ágil com o mouse, sofri até no meu joguinho, mas axei bem divertido mesmo, a gente consegue elaborar algumas rotas diferentes no mesmo cenário, game design bem pensado, parabéns, provavelmente irei voltar a jogar agora...flw...kkkkkk
Opa! Que bom que curtiu o jogo. Muito Obrigado pelo feedback! 😁

Joguinho bem criativo e divertido. Pelo fato de ter que ser muito rápido para fazer as coisas eu tive alguns problemas de clicar e não puxar os blocos. Pelo fato de o jogo se mover apenas em 2 eixos, as vezes eu puxava um bloco pela diagonal e ele meio q travava o bloco no grid e ele não ia onde eu queria. No geral um bom jogo e desafiador. 🙂
Muito obrigado pelo feedback!
Realmente pode parecer bem complicadinho de mover os blocos em grids pelo fato da gente estar manipulando justamente o tileset do mapa, ao invés de objetos. A intenção foi justamente essa para que a gente, literalmente, tivesse o controle do mapa ao invés do jogador. Mas com um pouco de prática a gente pega a manha :^-^:
 
Fiquei interessado em saber como funciona o rpg maker 2k e parece que você ja tem uma grande experiência nos makers, como eu disse no post eu irei jogar todos da jam em live. Vou aproveitar que irei jogar uns games hoje que deu erro ontem e vou jogar o seu também a partir das 19h na twitch (se puder jogar ao vivo, se nao eu jogo semana que vem).
 
Fiquei interessado em saber como funciona o rpg maker 2k e parece que você ja tem uma grande experiência nos makers, como eu disse no post eu irei jogar todos da jam em live. Vou aproveitar que irei jogar uns games hoje que deu erro ontem e vou jogar o seu também a partir das 19h na twitch (se puder jogar ao vivo, se nao eu jogo semana que vem).
Realmente nao pode huahuahuahuahuauh, semana que vem na sexta eu jogo
 
Taí um lado do dotô que não conhecia: a cenoura sádica. Rapaz, quem for jogar TEJE CIENTE de que é um joguinho difícil e que pode produzir altos níveis de frustração. Ou eu que sou muito ruim. Ou os dois.

Assim como nosso amigo @jvictorz, mesmo depois de solucionar o puzzle e ter um roteiro claro de cada bloco a ser movido, não foram raras as vezes em que consegui passar no susto basicamente. Talvez seja uma boa ideia mais pra frente adicionar um modo "fácil" onde o jogador possa mover os blocos à vontade antes de começar a rodar a fase (claro, ele ainda vai ter que correr com os blocos que precisam ser usados mais de uma vez). A não ser que o Mr. Carrot seja contra Easy Modes!

Gostei do tom informal com que o jogo conversa com o jogador. Os títulos das fases também são sensacionais 🤣. O jogo roda bonito, com mecânicas claras e gráficos bacanas.

Só consegui chegar até a fase 4 no momento. Se entendi bem tenho que passar por baixo com o bloco transparente - mas tive alguns problemas. Algumas vezes parece que o barril, mesmo transparente, não passou pela "parede". Tentei passar pelos objetos da floresta também sem sucesso - talvez eu não tenha entendido direito as regras desse bloco. Outra coisa é que, quando consegui passar, tentei manter o barril preso embaixo com as setas CIMA e BAIXO pra ver se a bomba não me pegava, mas mesmo assim ela me matou. Pode ser uma boa indicar o raio exato de efeito da bomba - um quadradão vermelho que apareça quando a bomba ativa, pra mostrar em quais tiles o barril tá safe ou não.

"Você deve ajudar um pequeno barril a chegar em casa, só que o barril só sabe andar em linha reta" essa frase me levou a pensar em diversas formas de o barril demonstrar emoção e quebrar a quarta parede, deu vontade de levar ele pela mão (ou alça). Vou jogar assim que puder. 💗

Na verdade eu já criei todo um backstory na minha cabeça.

A 1ª fase é um barco, o que quer dizer que o "Mr. Barrell" era provavelmente um barril triste de rum num navio pirata. Um dia, um marujo atrapalhado (talvez um daqueles do Goof Troop do prof. @BENTO?) derruba o coitado, e desde então ele vem girando mundo afora sem freios. Depois de sobreviver a altas aventuras com ajuda do jogador, chegamos ao final onde aparecem várias "fotos" dele girando por vários pontos turísticos - Torre Eiffel, Cristo Redentor, Estátua da Liberdade - terminando numa cutscene em que o pobre Mr. Barrell gira sem fim de óculos escuros (?) com o pôr-do-sol ao fundo, enquanto os créditos rolam. Numa última cena pós-créditos, ele FINALMENTE para, no banco de um parque (ou numa casa). Ele abre e dele saem doces - pois já não é mais um barril triste de rum. Ao seu lado, Ms. Barrell, um barril com um lacinho rosa na cabeça. Um coração se fecha sobre os dois, e diminui até a tela ficar toda preta. FIM.
Pode usar à vontade, dotô, não vou cobrar direitos autorais!

Por enquanto é "só" isso. Se conseguir passar mais alguma coisa deixo meus pareceres. Parabéns por mais esse tabalho cara, cumpriu com louvor a proposta da JAM!
 
quem for jogar TEJE CIENTE de que é um joguinho difícil e que pode produzir altos níveis de frustração.
Realmente, fiz o jogo com intuito da pessoa passar raiva msm kkkkkk !!

Talvez seja uma boa ideia mais pra frente adicionar um modo "fácil" onde o jogador possa mover os blocos à vontade antes de começar a rodar a fase
Gostei da ideia. Na verdade tinha pensado no contrário, criar um modo mais difícil ahuahuahaua !! Um modo fácil nesse sentido seria bom mesmo, pois aí eu estenderia a contagem regressiva para 5 segundos e permitir que o jogador mova os blocos durante a contagem pra adquirir uma vantagem na fase.

A não ser que o Mr. Carrot seja contra Easy Modes
Realmente não sou muito chegado em facilitar o jogo só pra pessoa não se frustrar, já que a intenção é passar raiva e tentar superar o desafio kkkkkkk !!
Se eu pudesse faria que nem no I Wanna be the Guy Gaiden, que te "encaminha" para o site da Barbie quando a pessoa escolhe o nível fácil (é só uma imagem na verdade mas não deixa de ser uma bela trollada).

Só consegui chegar até a fase 4 no momento
Vc entendeu a ideia da fase. Só faltou um pequeno detalhe: as setas cima e baixo podem ficar mais longe da bomba. Se vc as colocar na reta da bandeira vc tá safe. Depois coloque o bloco atravessador na frente pra passar pelo tronco, retire a seta pra cima e Brasil! Fase concluída. 😉

Na verdade eu já criei todo um backstory na minha cabeça.
Boa! Gostei do roteiro. Seria perfeito para o Modo Campanha caso eu toque o projeto pra frente após a Jam.😁

Muito obrigado por jogar meu humilde joojinho, mestre Neil, e espero que consiga zerar, pq vai gostar da cena dos créditos!
 
Muito bom o joguinho, eu fiz uma análise um pouco mais profunda e algo que esqueci de mencionar, é que algumas vezes eu sofri muito com falta de espaço para tempo de reação, isso realmente me atrapalhou a avançar mais, digo, claro que muitos conseguem, só não eu e talvez mais alguém que tenha sentido o peso de tal, mas aqui vai a minha análise crítica!

Mais uma vez, como está sendo de praxe nessa Jam, eu recomendo a jogar e algo que me deixa feliz, é que vi que até agora, todos os jogos realmente merecem uma chance, e em todas as vezes até agora, merecem ser jogados novamente.

Atenção, análise com spoiler, se você crê que tal pode afetar a sua experiência, leia após jogar!
Bom, eu gostei do jogo, por mais que estilo puzzle não seja o que me prende num jogo, ainda sim eu gostei, confesso que não joguei até o final, infelizmente, é difícil
demais para mim, e por hora, como quero analisar todos os mais de 30 jogos dessa JAM, se eu acabo vendo que vou ficar empacado demais em algum ponto, eu tenho
que seguir adiante, mas realmente, não é necessariamente a dificuldade que não me fez completar, digo, sim e não, quando eu tiver mais tempo, eu tento de novo xd

É algo muito legal de ver, o RPG Maker está forte nessa JAM, mas eu assumo, eu estou vendo aqui o RPG Maker muito mais que "RPG Maker", absolutamente todos os jogos
tentam fugir desse padrão, e no geral, em coisas simples, eu vejo a engine sendo usada para fazer um full puzzle que me faz sentir como se eu não estivesse
necessariamente jogando um game de PRG Maker (Talvez por causa que eu não tenha experimentado muito o 2k/2k3, mas de todo jeito, muito bem).

Não sei se posso colocar como criticar, mas tipo, gostei e não gostei da maneira como o jogo me fez pensar, apesar de algumas partes serem realmente muito rápidas,
eu queria poder ver se repetir, algo que vi na primeira fase e digo, não sei se foi intencional, mas o macete que me deu tempo de pensar ajudou bastante.

Para minha infeliz tristeza, o jogo não se adapta aos moldes dos mais lentos de compreensão a curto prazo como eu, e acabou que foi um compilado de mortes basicamente.
Eu passei só três fases e vi que eu morri demais, acho que quase 100 vezes na realidade, eu sei, eu sou lesado, mas eu sou insistente, apesar de que esse não é lá o
tipo de dificuldade ao qual sou mais fã, eu gosto de uma dificuldade mais bruta, estilo Megaman, ou de preferência, eu jogo pra ter desafios, mas não ao ponto de me
estressar, esse joguinho não me estressou, realmente só não joguei tanto, porque eu vi que iria empacar muito na quarta fase, e pra ficar tanto tempo na mesma etapa,
eu preferi largar de mão por hora e ir analisar os outros jogos, porque é muita coisa para ver.

Mas de fato, algo que eu digo é, esse jogo vale o estresse, se eu estivesse sem mais jogos para jogar e muito afim de jogar esse, eu realmente jogaria até zerar ou
até eu sentir vontade de jogar meu PC pela janela.

Nota final: 7
Eu vou dar um 7 com gosto de 8 ou 8.5, se fosse um game um pouco mais amigável, realmente teria me chamado a atenção, ele realmente só pecou um pouco no ponto onde
eu digo que ele é tão difícil que eu ainda não consigo me ver zerando ele, mas bem, depois dessa Jam, eu tô na porta final de Megaman X6, então acredite, suportar
a dor não é problema e pode ser que eu eventualmente zere.
 
Grande, Marinho!
Muito obrigado pela avaliação.
Realmente a intenção do jogo era ser bem difícil, pra pessoa agir rápido, embora vc possa pausar o jogo para bolar a melhor estratégia. Talvez eu tenha exagerado na dose mesmo kkkkk !!
Acredito que se eu animar de tocar o projeto pra frente, dependendo do engajamento, eu consiga resolver essa curva de dificuldade, com mais níveis e a dificultando aos poucos. Ou, até mesmo um nível mais fácil como o meu amigo Paradiddle sugeriu.
Mas não fique bolado/frustrado. A ideia é não desistir. Beber, cair e levantar quantas vezes forem necessárias 🤣
 
Grande, Marinho!
Muito obrigado pela avaliação.
Realmente a intenção do jogo era ser bem difícil, pra pessoa agir rápido, embora vc possa pausar o jogo para bolar a melhor estratégia. Talvez eu tenha exagerado na dose mesmo kkkkk !!
Acredito que se eu animar de tocar o projeto pra frente, dependendo do engajamento, eu consiga resolver essa curva de dificuldade, com mais níveis e a dificultando aos poucos. Ou, até mesmo um nível mais fácil como o meu amigo Paradiddle sugeriu.
Mas não fique bolado/frustrado. A ideia é não desistir. Beber, cair e levantar quantas vezes forem necessárias 🤣

Sim, gosto muito da sua ideia xd
E faça isso, uma curva de dificuldade mais justa, eu gosto de analisar coisas assim, por causa que é bom game design e eu conhecendo bem seu histórico, sei que você o faz, se o projeto avançar mais mesmo, eu estarei na fita para jogar as versões pós Jam! :D
 
Gostei da ideia. Na verdade tinha pensado no contrário, criar um modo mais difícil ahuahuahaua !!

Mermão, olha que psicopata 🤣 🤣🤣

Falando sério, eu até concordo que um jogo pode provocar maior satisfação quando a dificuldade é alta, mas é fato que uma curva de dificuldade mais gradual pode engajar melhor o público. Quando o jogo já chega dando tapa na cara e xingando a mãe, alguém que poderia começar mais leve até encarar as fases mais difíceis acaba sendo afastado de cara. Claro, depende de qual é a sua intenção com o projeto - se for criar um minigame famoso pela dificuldade, já é missão cumprida!

Dito isso, não sei se posso me considerar o 1º JOGADOR A DERROTAR ORGULHOSAMENTE A FERA.
barrel-roller.png

Passei algumas fases fazendo uns testes pra ver se tudo funciona certinho, então tem umas mortes de graça aí. Mas grosso modo é isso mesmo, o barril me atropelou sem dó.

Algumas pequenas sugestões caso o jogo siga em frente:
- uma óbvia tela de seleção de fases;
- incorporar as fases tutoriais à campanha normal (já que tem mais tutorial do que fase em si) pode ser uma boa nesse processo de progressão de dificuldade. Aí é colocar o tutorial de cada bloco antes dele aparecer pela 1ª vez pro jogador;
- um bloco de função variável, como por exemplo uma seta que muda de direção conforme o jogador clica em algum botão na tela. Assim o jogador tem que usar o bloco, reposicioná-lo e mudar sua função rapidamente - taí mais uma ótima forma de tortura;
- cenário interativo. Por exemplo um jacaré no lago que emerge da água quando o jogador clica nele, ou um garoto que chuta uma bola no barril e muda ele de direção. É preciso interagir com esse objetos no momento certo pra não se dar mal.

Muito obrigado por jogar meu humilde joojinho, mestre Neil, e espero que consiga zerar, pq vai gostar da cena dos créditos!
Realmente, os créditos me surpreenderam 😁, inclusive a música que é muito boa (junto com a da última fase). Embora eu tenha falado em tom de brincadeira, se colocar uma intro de alguns segundos de um barbudinho tropicando no barril e o final com uma namoradinha acho que realmente daria um charme e carisma a mais prum personagem tão inusitado!👍

Por fim, foi um baita prazer, jogarei seus projetos sempre que tiver disponibilidade. E agora, só quero ver o Cenoura sofrer um pouquinho fazendo um detonado do jogo no canal do Youtube!
 
MUITO INCRIVEL UM DOS MELHORES DA JAM fiquei impressionado em como a jogabilidade funciona (senti falta de por em tela cheia e ter o botao de sair sem precisar aperta o botao do windows) mas mesmo assim impressionado.
 
Ótimo projeto XGB!

É uma mecânica divertida, é descontraído, bem bolado e difícil ein hahaha. Até me fez lembrar de um dos meus jogos favoritos de puzzle das antigas: Lemmings.


Boa sorte e parabéns pelo game :okay:
 
MUITO INCRIVEL UM DOS MELHORES DA JAM fiquei impressionado em como a jogabilidade funciona (senti falta de por em tela cheia e ter o botao de sair sem precisar aperta o botao do windows) mas mesmo assim impressionado.
Muito Obrigado pelo feedback e tbm por ter curtido o jogo. Na verdade, o botão de sair existe mesmo somente no menu principal, e dava para pôr em tela cheia sim, porém não recomendo por conta do DirectDraw, que é o renderizador utilizado pelo RM2000, deixando a imagem toda esticadona kkkkkkk !! Mas deixei possível para quem prefere jogar ainda no fullscreen sem se importar com esse pequeno detalhe 🤣

O jogo é controlado, em sua maior parte, do tempo pelo mouse.
  • Botão Esquerdo: Selecionar/Mover bloco
  • Botão Direito: Cancelar ação do bloco
  • ESC: Pausa
  • F12: Reinicia o jogo
  • F4 ou Alt+Enter: Alterna para modo tela cheia



Ótimo projeto XGB!

É uma mecânica divertida, é descontraído, bem bolado e difícil ein hahaha. Até me fez lembrar de um dos meus jogos favoritos de puzzle das antigas: Lemmings.


Boa sorte e parabéns pelo game :okay:
Muito Obrigado, irmão! o/
Lemmings é clássico mesmo. Eu cheguei a jogar o antigão para DOS e tbm tinha o Lemmings Paintball que eu tenho instalado até hoje aqui na minha máquina kkkkkkk !!
 
Voltar
Topo