Cara, corre o risco de você me chamar de elitista, mas lá vai a explicação:Atilla comentou:[...]
Nao sei de onde voce tirou isso, de verdade.
Cultura nao eh apenas o que vc gosta. Cultura nao tem que vir de nenhuma "classe intelectual". Cultura vem do povo e eh sobre o povo.
Eu estou morando nos estados unidos faz 1 ano, e o uma das coisas que eu mais sinto falta aqui eh a cultura Brasileira.
E outra, o mundo esta mais conectado do que voce imagina, TUDO sofre influencia de algum lugar ou outro, nada vai brotar do chao, cara.
Cultura marginal... Meu deus, nao da pra comentar isso, serio.
Enfim, dos problemas que o Pais tem, cultura passa longe deles.
Em primeiro lugar entenda que o significado de marginal é daquilo está à margem, à deriva, na periferia (arredores). Não é sinônimo de nada criminoso, portanto preste atenção na morfologia das palavras antes de fazer algum julgamento do que falei.
Marginal é o que de fato a cultura brasileira é no panorama mundial. Me diga, que visão vocês aí dos EUA tem aqui do Brasil? O que o Brasil tem de novo, original e interessante pra mostrar pro mundo? Carnaval? [vender a beleza das nossas mulheres e depois reclamar da má fama] Samba? Futebol? Que importância tem nossa cultura fora do Brasil? Vou lhe dizer, só teve um movimento cultural único que consigo me lembrar agora que foi realmente relevante pro panorama musical: Bossa Nova. Pode ver, tem até vários animes com referências a isso. Fora isso, praticamente mais nada escapa. Tudo mais é passageiro, o Brasil vai deixar de existir um dia e não vai deixar legado nenhum pro mundo.
Segundo, você precisa entender como a cultura [que é um meme, uma ideia autorreplicante como várias outras, vide Richard Dawkins] se espalha. O conhecimento, assim como a alta cultura e a religião funcionam de forma concêntrica, partindo de um gênio criador ou grande talento, e se expandindo para os círculos ao redor até se dissolver e perder a potência original, que nem uma onda sonora. Começa com uma inspiração original, depois passa por uma compreensão dos discípulos mais próximos, vai se espalhando até tornar uma mera cópia em xerox, um automatismo mental sem qualquer significado ligado à inspiração original. É que nem uma fórmula matemática daquelas que você decora no colégio: É capaz de você morrer sem sequer saber como ela foi concebida.
Grandes ideias geniais não são criações de povos, da massa, e sim de indivíduos únicos. Tais ideias, obras, pensamentos, etc. provém de uma minoria, e é impossível querer que a grande massa os compreenda em profundidade. vale colocar nesse pacote as definições elaboradas de moralidade, que são fruto de reflexão filosófica. As pessoas comuns só podem ter um senso disso, e só mesmo depois de ensinadas. E daí? Tom Jobim já dizia que no Brasil o sucesso é um insulto pessoal, como podemos querer que esse país avance no debate de temas tão complexos se sequer temos uma moralidade decente, uma honestidade verdadeira, um bom senso de valores?
A idolatria do malandro, vulgo "bom bandido", por exemplo, já corroeu a mentalidade desse país, e só uma chacoalhada muito grande no campo das ideias, de cima para baixo, que é capaz de ter algum efeito pra nos tirar do buraco. Não adianta esperar que a classe dos políticos faça algo, eles já são um retrato exato do que a população é e pouco se importam com o rumo do país. Tampouco da mídia, que só se importa com seus dividendos e em burlar os impostos. Mesmo outras instituições, como as escolas e universidades já estão aparelhadas também, e são apenas fábricas de diplomas, nunca darão o conhecimento essencial sequer pra termos um lugar no sociedade, que dirá resolver os problemas grandes a nível de mundo.
Só te digo uma coisa, só poderemos resolver os problemas desse país ganhando mais conhecimento, formando uma intelectualidade séria. Conhecimento relevante, não conversa de barzinho e outras "coisas populares". Ficar inteligente primeiro e resolver os problemas depois, nunca o contrário.