🤔 Para Refletir :
"Fazer um jogo é sempre muito mais difícil do que jogar um jogo..."
- Rafael_Sol_MAKER

Extrate (Cancelado)

Irineu Masculino

Conde
Membro
Membro
O quê? Você realmente ia ler aquilo até o final?
Juntou-se
26 de Agosto de 2017
Postagens
327
Bravecoins
142
Logo_de_Extrate.png

Informações Básicas:

Nome do projeto: Extrate
Nome do criador: Irineu
Gênero: Fantasia/RPG/Sci-Fi
Data de inicialização: 2016
Engine: RPG Maker VX Ace

Introdução:

Eu uso a ferramenta Rpg Maker desde o início 2016,eu já criei vários projetos,entretanto eu nunca terminei nenhum. Depois de alguns meses sem trabalhar em nenhum projeto,eu comecei a criar um joguinho simples só por passatempo. Com o tempo, o apego com esse projeto simples foi aumentando e eu finalmente comecei a vê-lo como o "meu jogo" e eu tenho certeza que esse projeto seria terminado. Foi assim que Extrate surgiu.

Enredo:

Existe uma lenda muito pouco conhecida sobre uma força chamada Extrate,nessa lenda nunca foi deixado claro o quê isso era,mas ele era sempre ligado a uma luz verde. Segundo a lenda,o Extrate dava poderes elementais ao indivíduo afetado pela sua essência,esse elemento misterioso estaria dentro de um projeto de caverna,criado civilizações antigas.
Uma organização chamada Wan acredita que essa lenda é real,mandando agentes e generais explorar o mundo inteiro para encontrar vestígios dessa tal lenda. Um dos generais da Wan chamado Alucard O. Pish foi mandado junto com 3 agentes à uma região chamada Vale Vulcânico,com indícios que o Extrate estaria em algum lugar daquela área. Depois de terem traçado um caminho por aquela região, o grupo encontra um projeto de caverna parecido com o das lendas. Ao entrar lá,o grupo se depara com um misterioso cristal verde,antes deles fazerem contato com aquele elemento,o cristal desaparece em um piscar de olhos.
Depois de um mês após o ocorrido no Vale Vulcânico,a história continua em uma pequena vila chamada Misograss, onde vive um garoto de 12 anos chamado Damp,que almeja ser um grande espadachim,para isso ele treina todos os dias sua mestre: Wabi,uma espadachim profissional que chegou na vila 4 anos atrás.

Personagens:

xWKVHqJ.png

Damp A. Pikey
lRgX5EN.png

O Pensador Verde

Altura: 1,51 m
Peso: 41 kg
Gosta de: Espadas
Não gosta de: Mosquitos

É um garoto de poucas palavras, o objetivo de sua vida é se tornar um grande espadachim como sua mestre, ele prefere se expressar mais com atos do que com palavras.

"..."
- Damp

______HP
______EP
______Atk
______Def
______Atk E.
______Def E.
______Agi
______Sort

T1VeSlV.png

Magnum B. Laben
sUjBZlv.png

O Galanteador

Altura: 1,47 m
Peso: 34 kg
Gosta de: Garotas
Não gosta de: Guardas

Um jovem mercenário que passa a metade do seu tempo dando em cima de garotas e a outra metade treinando a mira do seu revólver. Apesar de ser um mercenário,ele é uma pessoa bem amigável,principalmente com meninas...

"É impossível alguém não reparar a semelhança da beleza dos seus olhos com a da minha arma."
- Magnum

___HP
_________EP
___Atk
___Def
_________Atk E.
______Def E.
_________Agi
______Sort

VF7OLsE.png

Kiche V. Hasmoff
0BJ8Xh0.png

A Burguesa

Altura: 1,46 m
Peso: 34 kg
Gosta de: Filé de peixe
Não gosta de: Varas de pesca

Ela faz parte de uma da famílias mais ricas de Esthepe. Quando era mais nova,Kiche era debochada pelas outras crianças,pois pescava com uma lança ao invés de uma vara de pesca graças à tradição da sua família. Com o tempo,ela adquiriu uma certa habilidade com lanças.

"A graça de conhecer novas pessoas é fazer elas se apresentarem antes de você..."
- Kiche

______HP
___EP
______Atk
_________Def
___Atk E.
_________Def E.
___Agi
_________Sort

4ZSI0dh.png

Askan
SE74Nfm.pngO

O Cara-Fechada

Altura: 1,55 m
Peso: 46 kg
Gosta de: Treinar
Não gosta de: Comparações

Um jovem lutador especializado na arte do Hagesento. Askan pode ser classificado por muitos como um "mala",ele é anti-social e às vezes arrogante,trabalhando em equipe apenas quando for realmente necessário. Apesar da sua pouca idade,ele está ligado com à Wan,mas seu cargo é desconhecido.

""Mais um deles"... Eu não sou igual a aqueles vermes que você derrotou."
- Askan

_________HP
.EP
__________Atk
______Def
.Atk E.
___Def E.
_________Agi
______Sort

dNVJF78.png

Hikon S. Gramont
ITDX9w4.png

O Cachinhos-de-Ouro

Altura: 1,51 m
Peso: 40 kg
Gosta de: Chá
Não gosta de:Damp

É um garoto muito orgulhoso e narcisista,ele tenta cumprir seus objetivos,não importando o que tenha que fazer, ele possui uma pequena inveja de sua avó por ser a prefeita de Onimick e ter pensamentos bem diferentes dos dele.

"Hehehehehe! Você entende agora quem eu sou? Não é?! Não é?! Seu ba.......................ba......................ca!"
- Hikon

_________HP
______EP
_________Atk
___Def
_________Atk E.
___Def E.
______Agi
___Sort

D3qpEY8.png

Wabi T. Cekage
jRpeqxR.png

A Alcoólatra

Altura: 1,69 m
Peso: 62 kg
Gosta de: Cerveja
Não gosta de: Crianças

Apesar de ser uma grande espadachim,é um pouco negligente,quando não está treinando Damp,ela passa a maior parte do seu tempo em bares,mesmo não querendo assumir que adora bebidas.

"Geralmente,quando nós vemos sujeira,nós ignoramos ou tentamos limpa-la. Você é um belo exemplo"
- Wabi

______HP
.EP
_________Atk
______Def
.Atk E.
______Def E.
_________Agi
______Sort

Imagens:

bkxFNmg.png

y94Uh65.png

lrtH7zJ.png

F7FBTBg.png

0sH5BI1.png

y0dzDjo.png

i3ziXl4.png

0XTwhWn.png

1MwLx9R.png

8IKpVWx.png

rt6APxA.png

hH7kzkD.png

xLL1qNj.png

bXQDuIP.png

cWgENOB.png

F6BlJVy.png

9cN4tMd.png

Vídeos:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=g7SyrbdeUw0[/youtube]

[youtube]https://youtu.be/gNAnfd7Of38[/youtube]

[youtube]https://youtu.be/DkPFLPCFhs8[/youtube]

[youtube]https://youtu.be/jb48E9i2AOY[/youtube]

[youtube]https://youtu.be/K7jo7_WNCoU[/youtube]

[youtube]https://youtube.com/watch?v=Z-jSZXGKWYQ[/youtube]

Scripts:

NeonBlack - Star Passibility Bug Fix,Event Jitter Fix
MogHunter - MOG Event Sensor Range, MOG Picture Gallery ACE, MOG Stage Select
Yanfly - Slippery Tiles, Ace Core Engine,Victory Aftermath, Ace Status Menu,Ace Message System
YanPac - Battle Hud
Venka - Venka's Bestiary
KilloZapit - KilloZapit Word Wrapper
TheoAllen - Hide Weather by Tileset id, Gameover Choice, Smithing -- Simply Upgrade Your Weapon, Insane Anti Lag
BlackMorning - Basic Module,Advanced Animated Menu,YEA - Status Addon: Elemental/Status Resistances & Rates
Raizen - Ignis Smart Followers, Message Sound
Tsukihime - Core Inventory, Actor Inventory Scenes, Actor Inventory
Zeus81 - Map Effects
Enu - Takentai Sideview Battle System
KGC - BitmapExtension
Modern Algebra - Global Text Codes
Richter_h - Smithing -- Simply Upgrade Your Weapon
Khas Arcthunder - Khas Awesome Light Effects

Progresso:

85%

Download:

Extrate possui 3 versões. A versão mais antiga, 0V3, que começa do início do jogo, a versão Demo, que se passa no meio do enredo para evitar spoilers, e a versão 0V4 (ou Demo 2), que é a versão 0V3 com todos as modificações feitas nesse meio tempo. As versões podem ser baixadas na gamejolt usando esse link:

Obrigado por ter lido este tópico.

Última edição:
Desculpe [member=1625]Irineu[/member]

Poderia adicionar alguma imagem e se tiver um vídeo seria bacana! E parabéns pelo projeto!

CHICO BENTO comentou:
Desculpe [member=1625]Irineu[/member]

Poderia adicionar alguma imagem e se tiver um vídeo seria bacana! E parabéns pelo projeto!
Obrigado,mas eu coloquei imagens no tópico,mas por algum motivo elas não aparecem.

IpCEo9g4Qbm07OtAfjO8_A.png

O link da imagem no post precisa ser o link para algum arquivo de imagem (png, jpeg, gif, etc). O link que você colocou é para uma página de um site.
Para pegar o link da imagem, faça como o print acima  :Okay_fix:
Edit: vi que você ajeitou as imagens enquanto eu escrevia essa responta, então só ignore xD

Sobre a história que li rapidamente, me parece bastante clichê e sem nada que me atraísse. Eu sei que isso não é necessariamente algo que "estrague" o jogo, mas acredito que muitas pessoas concordam comigo, o que significa que provavelmente pouca gente vai ter vontade de jogar só pelo que tá no tópico. Há como compensar isso, no entanto: caprichando nos personagens (tanto em personalidade quanto na backstory), no visual do jogo e na jogabilidade. Como não joguei o jogo, não posso opinar quanto a esses aspectos.

Ah, e apesar de eu ter visto quase nenhum erro de escrita de palavras, você parece esquecer bastante de colocar espaços depois das vírgulas xD Um pouco mais de cuidado com isso, ok?

Pretty-Belle comentou:
IpCEo9g4Qbm07OtAfjO8_A.png

O link da imagem no post precisa ser o link para algum arquivo de imagem (png, jpeg, gif, etc). O link que você colocou é para uma página de um site.
Para pegar o link da imagem, faça como o print acima  :Okay_fix:
Edit: vi que você ajeitou as imagens enquanto eu escrevia essa responta, então só ignore xD

Sobre a história que li rapidamente, me parece bastante clichê e sem nada que me atraísse. Eu sei que isso não é necessariamente algo que "estrague" o jogo, mas acredito que muitas pessoas concordam comigo, o que significa que provavelmente pouca gente vai ter vontade de jogar só pelo que tá no tópico. Há como compensar isso, no entanto: caprichando nos personagens (tanto em personalidade quanto na backstory), no visual do jogo e na jogabilidade. Como não joguei o jogo, não posso opinar quanto a esses aspectos.

Ah, e apesar de eu ter visto quase nenhum erro de escrita de palavras, você parece esquecer bastante de colocar espaços depois das vírgulas xD Um pouco mais de cuidado com isso, ok?
Obrigado por deixar a sua opinião sobre o projeto. Sobre a história,ela não é um FF7 da vida,porém eu evitei me aprofundar mais no tópico para evitar spoiler,mas o enredo do vai melhorando com o tempo,eu recomendo que jogue a versão 0 para entender um pouco mais. Os erros de escrita serão corrigidos daqui a pouco.

Saudações!

Olá.
Eu uso a ferramenta Rpg Maker desde o início 2016,eu já criei vários projetos,entretanto eu nunca terminei nenhum. Depois de alguns meses sem trabalhar em nenhum projeto,eu comecei a criar um joguinho simples só por passatempo. Com o tempo, o apego com esse projeto simples foi aumentando e eu finalmente comecei a vê-lo como o "meu jogo" e eu tenho certeza que esse projeto seria terminado. Foi assim que Extrate surgiu.
Apenas um detalhe antes: Se você quiser colocar um texto no centro, você pode utilizar os códigos [*center] e [*/center] (Sem asteriscos)​
Eu entendo isso de achar que seria "apenas um passatempo", mas isso se transformar em algo cada vez mais importante e maior...

História:
Existe uma lenda muito pouco conhecida sobre uma força chamada Extrate,nessa lenda nunca foi deixado claro o quê isso era,mas ele era sempre ligado a uma luz verde. Segundo a lenda,o Extrate dava poderes elementais ao indivíduo afetado pela sua essência,esse elemento misterioso estaria dentro de um projeto de caverna,criado civilizações antigas.
Uma organização chamada Wan acredita que essa lenda é real,mandando agentes e generais explorar o mundo inteiro para encontrar vestígios dessa tal lenda. Um dos generais da Wan chamado Alucard O. Pish foi mandado junto com 3 agentes à uma região chamada Sertão de Mahuki,com indícios que o Extrate estaria em algum lugar daquela área. Depois de terem traçado um caminho por aquela região, o grupo encontra um projeto de caverna parecido com o das lendas. Ao entrar lá,o grupo se depara com um misterioso cristal verde,antes deles fazerem contato com aquele elemento,o cristal desaparece em um piscar de olhos.
Depois de um mês após o ocorrido no Sertão de Mahuki,a história continua em uma pequena vila chamada Misograss, onde vive um garoto de 12 anos chamado Damp,que almeja ser um grande espadachim,para isso ele treina todos os dias sua mestre: Wabi,uma espadachim profissional que chegou na vila 4 anos atrás.
Eu gostei do fato da mestre dela ser uma mulher ao invés de um homem... Isso deixa tudo mais diferente, porque na maiorias das vezes, já reparou que sempre é um homem? ([member=470]Akinos[/member], eu meio que "roubei" a sua frase agora! :P)
Também gostei dele ser um jovem garoto de 12 anos, mas tem que ver com cuidado isso pra não criar situações muito absurdas para um garoto com tão pouca idade! (Se por exemplo o Damp estiver sempre acompanhado de Wabi, isso deixaria as coisas muito mais "lógicas", porque ele meio que estaria sendo "acompanhado por um adulto treinado")

Personagens:
xWKVHqJ.png

Damp A. Pikey
É um garoto de poucas palavras, o objetivo de sua vida é se tornar um grande espadachim como sua mestre, ele prefere se expressar mais com atos do que com palavras.
Isso de "se expressar mais com atos do que com palavras" quer dizer que ele gosta de ajudar as outras pessoas?
Alguns tropes que eu reconheci dele:
- Ele é bem jovem para um herói
- Ele quer ser o melhor espadachim de todos (É isso, não é?)
"O que é exatamente um trope?"
http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=3235.msg24614#msg24614

Mas resumindo:

Mas o que são esses "tropes"?

"Um trope é um recurso ou convenção de contar histórias, um atalho para descrever situações que um contador de história pode assumir que a audiência vai reconhecer. Tropes são os meios pelo qual uma história é contada por qualquer um que tem uma história para contar. Nós os coletamos por diversão.
Tropes podem ser novos mas parecerem velhos e cansativos; eles podem ter um milhão de anos e parecer novos e frescos. Eles não são maus, nem bons; eles são simplesmente ferramentas que criadores de arte usam para expressar ideias para a audiência."

Tem como você explicar melhor isso aí?

Quando uma obra é criada, ela usa vários elementos diferentes em sua história, e esses elementos são os tropes!
Basicamente, trope é o termo dado a cada ingrediente que foi usado para criar a história dessa obra

Exemplificando:
"Tinha um jovem que vivia feliz em vilarejo, até que apareceu um vilão que destruiu tudo! Ele era tão mal que chutou um cachorrinho de pelúcia que tava pendurado em uma das portas dos moradores! Vendo que tudo estava destruído, o vilão saiu e deixou os seus capangas tomando conta da situação. O nosso jovem herói, vendo toda a situação, pegou o lendário machado que pertencia a seus ancestrais e conseguiu derrotar os capangas, além de salvar uma criança que estava presa em uma das casas que estava prestes a desabar.
Porém, o que ninguém sabia era que o vilão só estava fazendo isso porque ele na verdade estava sendo manipulado por um monstro! Ele era um ser amaldiçoada com a própria imortalidade, e por isso, ele viu as pessoas que ele ama morrer milhares e milhares de vezes! Esse monstro havia feito um acordo com ele: "Queime o vilarejo e eu vou te dar o que você quer! Eu vou fazer com que você finalmente possa descansar em paz ao lado de seus entes queridos no outro mundo!"

Agora, vamos para alguns tropes que foram usados nessa história:

Deu pra entender o que é trope agora? Se não, aqui estão alguns sites que provavelmente vão conseguir explicar melhor do que eu:
- Ultrafantasia
- ConversaCult
- Wikipedia

2L9jJ5p.png

Alucard O. Pish
É um homem sério e focado,ele raramente desiste dos seus objetivos e tenta ao máximo não perder o foco nas missões.
Esse nome tem alguma semelhança com o nome do filho de Drácula? ("Alucard" é "Dracula" ao contrário :D)
- Ele tem muita determinação

D3qpEY8.png

Wabi T. Cekage
Apesar de ser uma grande espadachim,é um pouco negligente,quando não está treinando Damp,ela passa a maior parte do seu tempo em bares,mesmo não querendo assumir que adora bebidas.
Wow! Uma mestre espadachim com problemas de bebidas... gostei! :XD:
Alguns tropes que eu reconheci dela:
- Ela tem alguns probleminhas com álcool...

dNVJF78.png

Hikon S. Gramont
É um garoto muito orgulhoso e narcisista,ele tenta cumprir seus objetivos,não importando o que tenha que fazer, ele possui uma pequena inveja de sua avó por ser a prefeita e Onimick e ter pensamentos bem diferentes dos dele.
Ele seria uma espécie de "anti-herói'?
- Ele é narcisista
- Ele é muito orgulhoso

UsQ0pNd.png

Hikka S. Gramont
Assim como Hikon, ela é bem orgulhosa, porém seus objetivos são mais altruístas, sendo a prefeita de Onimick ela pretende sempre ajudar o povo e a condição da cidade.
Então é aquilo do neto dela ter um orgulho "ruim", enquanto ela tem um orgulho "bom", não é?
- Ele gosta de ajudar as pessoas! :3

Imagens:
aEeO8tD.png

Tela de menu do jogo

Wwv5BCV.png

Sistema de batalha

4meJkDj.png

Extrapedia

9LERYax.png

Sertão de Mahuki
Achei as imagens bem legais! E você está usando uma outra fonte nas letras, não é? :)

Progresso:
[progress=25]Progresso do Projeto[/progress]
Download:
Extrate está sua versão 0(O jogo ainda não está 100% compelto,porém não está tão incompleto para ser uma alpha ou uma beta). Essa versão pode ser baixada na gamejolt usando esse link:[o]https://gamejolt.com/games/Extratezero/263755[/o]

Infelizmente não tem como eu baixar o seu jogo pra testar agora, mas espero que meus comentários tenham sido úteis de alguma forma!

Obrigado por ter lido este tópico.
De nada! Novamente, me desculpe por não poder baixar e testar o jogo...

Até mais e muito boa sorte em seu projeto, cara!

Eu gostei do fato da mestre dela ser uma mulher ao invés de um homem... Isso deixa tudo mais diferente, porque na maiorias das vezes, já reparou que sempre é um homem? ([member=470]Akinos[/member], eu meio que "roubei" a sua frase agora! :P)
Também gostei dele ser um jovem garoto de 12 anos, mas tem que ver com cuidado isso pra não criar situações muito absurdas para um garoto com tão pouca idade! (Se por exemplo o Damp estiver sempre acompanhado de Wabi, isso deixaria as coisas muito mais "lógicas", porque ele meio que estaria sendo "acompanhado por um adulto treinado")
Desculpa,mas é essa coisa de "coisas muito sem-lógicas" vão ocorrer muito em Extrate,pois eu me inspirei muita na franquia Mother (Mother 2/Earthbound é o meu jogo favorito '-') e isso é uma das coisas que eu mais gosto na franquia. Mas ok...

2L9jJ5p.png

Alucard O. Pish
É um homem sério e focado,ele raramente desiste dos seus objetivos e tenta ao máximo não perder o foco nas missões.
Esse nome tem alguma semelhança com o nome do filho de Drácula? ("Alucard" é "Dracula" ao contrário :D)
- Ele tem muita determinação
O fato do nome dele ser Alucard é meio que uma "coincidência",a estória dele não tem nada a haver com vampiros. Enquanto eu estava trabalhando no projeto,por algum motivo eu lembrei de castlevania e achei  Alucard um nome bonito. Na verdade ele é inspirado no personagem Gamma de Katekyo Hitman Reborn.

D3qpEY8.png

Wabi T. Cekage
Wow! Uma mestre espadachim com problemas de bebidas... gostei! :XD:
- Ela tem alguns probleminhas com álcool...
A ideia desta personagem é quebrar um clichê que mestres sempre tem que ser um velho ancião sábio e habilidoso. Wabi é bem diferente. Ela é uma mulher irresponsável e bem questionável,ela frequentemente desmerece e até trata mal o Damp. A própria mãe do Damp diz que ela é um mal exemplo para o filho...

dNVJF78.png

Hikon S. Gramont
É um garoto muito orgulhoso e narcisista,ele tenta cumprir seus objetivos,não importando o que tenha que fazer, ele possui uma pequena inveja de sua avó por ser a prefeita e Onimick e ter pensamentos bem diferentes dos dele.
Ele seria uma espécie de "anti-herói'?
- Ele é narcisista
- Ele é muito orgulhoso
Eu posso dizer que Hikon é o meu personagem favorito. Ele se encaixa bem nos tropes que você citou e sim... Ele é um anti-herói. A diferença é que ele é um personagem meio cômico. Tanto que na estória,ele tem uma mania com a palavra babaca (Pela zoeira o nome do tema dele é Fight Against a Douchebag). Ele inspirado no personagem Yuga Aoyama do anime Boku no Hero. (A maioria dos personagens são inspirados em personagens de animes.)

Infelizmente não tem como eu baixar o seu jogo pra testar agora, mas espero que meus comentários tenham sido úteis de alguma forma!
Tudo bem,você ter comentado sobre o projeto já é uma ótima ajuda.

Olá!

Desculpa,mas é essa coisa de "coisas muito sem-lógicas" vão ocorrer muito em Extrate,pois eu me inspirei muita na franquia Mother (Mother 2/Earthbound é o meu jogo favorito '-') e isso é uma das coisas que eu mais gosto na franquia. Mas ok...
Oh... entendi! Então é baseado naquilo de "Propositalmente com crianças"? Algo do estilo de Earthbound mesmo? Bem, se é proposital, então por mim está tudo bem! O estranho é quando é uma história "realista" e mesmo assim, tem crianças muito mais fortes que os adultos, mesmo sem ter uma "lógica"...

O fato do nome dele ser Alucard é meio que uma "coincidência",a estória dele não tem nada a haver com vampiros. Enquanto eu estava trabalhando no projeto,por algum motivo eu lembrei de castlevania e achei  Alucard um nome bonito. Na verdade ele é inspirado no personagem Gamma de Katekyo Hitman Reborn.
Entendi! Bem, eu infelizmente não conheço esse personagem e nem esse anime, mas eu entendi o porquê da escolha do nome: "Alucard" soa bem estiloso mesmo!

A ideia desta personagem é quebrar um clichê que mestres sempre tem que ser um velho ancião sábio e habilidoso. Wabi é bem diferente. Ela é uma mulher irresponsável e bem questionável,ela frequentemente desmerece e até trata mal o Damp. A própria mãe do Damp diz que ela é um mal exemplo para o filho...
E como eu disse: Por ser tão diferente assim que eu gostei! XD
Acredito que ela também seja um pouco o "alívio cômico" do grupo?
E isso dela tratar mal o Damp: Pelo jeito, acredito que no jogo isso seja mais levado na brincadeira do que algo sério, né? :P
dNVJF78.png

Eu posso dizer que Hikon é o meu personagem favorito. Ele se encaixa bem nos tropes que você citou e sim... Ele é um anti-herói. A diferença é que ele é um personagem meio cômico. Tanto que na estória,ele tem uma mania com a palavra babaca (Pela zoeira o nome do tema dele é Fight Against a Douchebag). Ele inspirado no personagem Yuga Aoyama do anime Boku no Hero. (A maioria dos personagens são inspirados em personagens de animes.)
Então ele seria tipo o Porky, mas menos maligno? :P (Até esse nome da música lembra a franquia Mother/Earthbound!)
Eu não vejo muitos animes... O único que eu vejo é Dragon Ball mesmo... T_T

Tudo bem,você ter comentado sobre o projeto já é uma ótima ajuda.
Certo! Então...

Boa sorte com o projeto e até mais!

História
Eu gostei. Francamente, é um pouco cliche pro meu gosto, mas não tem nada de ruim em usar os básicos, se eles funcionaram até agora então devem funcionar de novo. Eu gostei dos personagens, especialmente a Wabi e o Alucard, mas eu acho que ia gostar mais se o Damp tivesse falas ao invés de ficar quieto. Eu pessoalmente acho que a coisa do protagonista quieto já é meio fora de moda.

Visual
Visualmente, o jogo ta bem simples. Não ta ruim, mas ta normal.

Jogabilidade
É bem básico, similar aos JRPGs antigos, mas ainda assim é uma jogabilidade que eu gosto e eu achei divertida. Entretanto, eu acho que você devia ajeitar um pouco a inteligencia artificial de perseguição dos inimigos, porque eles te perseguem muito. Tipo, se você ficasse longe o suficiente do ponto onde você encontrou eles, eles deviam parar de te perseguir. E também aumentar o tempo de respawn dos inimigos, pra dar tempo do jogador explorar aquela area ao redor do inimigo que ele matou. Mais uma coisa que podia ajudar era adicionar a capacidade de correr dentro de salas e também na floresta. O fato de não poder correr na dungeon ficou estranho e fez a fase desnecessariamente longa, porque demorava pra explorar sem poder correr.

Afora isso, eu também gostei bastante do trabalho na Extrapedia, eu adoro essa mecânica de bestiário e eu vejo poucos que tentam adicionar ela no jogo, faz com que eu queira explorar mais.

Audio
Eu gostei bastante da música do jogo, achei elas interessantes e tinham uma boa vibe de nostalgia. Diferente de muitos jogos que eu vi por aqui, o volume dos efeitos do jogo estavam em uma altura boa, então parabéns.

Outros
Francamente, não acho que seja uma boa ideia que faça a introdução daquele jeito, especialmente a parte da linguagem estranha. Eu entendo que seja pra dar aquela ideia mistica pro personagem, mas fica estranho pra quem ta sendo introduzido pro jogo, é melhor introduzir a linguagem na placa ou ao redor do Extrate mesmo. Quanto ao tutorial em si, eu realmente prefiro que você introduza coisas durante a briga e deixe o personagem pular ali mesmo, ou mesmo deixa a Wabi como tutorial, já que ela é a professora, só faria mais sentido na minha visão.

Arcana4th comentou:
História
Eu gostei. Francamente, é um pouco cliche pro meu gosto, mas não tem nada de ruim em usar os básicos, se eles funcionaram até agora então devem funcionar de novo. Eu gostei dos personagens, especialmente a Wabi e o Alucard, mas eu acho que ia gostar mais se o Damp tivesse falas ao invés de ficar quieto. Eu pessoalmente acho que a coisa do protagonista quieto já é meio fora de moda.
Eu mesmo admito que o enredo de Extrate é clichê em alguns aspectos,mas o meu objetivo é usar o clichê para construir uma estória mais bem trabalhada,no início o projeto vai estar com um enredo bem bobinho,mas as coisas vão esquentando no decorrer das coisas. Eu fiquei surpreso em você ter tido preferência para a Wabi e o Pish. Eles vão ganhar mais destaque no enredo mais para frente.
Eu me inspirei bastante nos jogos de RPG da era Super Nintendo para criar o projeto,esse é um dos motivos para o Damp não falar. O outro motivo foi que nas primeiras tentativas de criar Extrate (Na época o projeto se chamava Extra-Magia) O Damp falava e até tinha uma personalidade própria,eu decide deixar ele "mudo",pois ele tinha uma personalidade muito parecido com outro personagem do projeto (Esse personagem estará presente em Extrate) e ele ficou bem fraco tanto em carisma quanto em conceito.
Visual
Visualmente, o jogo ta bem simples. Não ta ruim, mas ta normal.
Ok,nesse meio tempo eu dei um upgrade no visual do projeto e ele está um pouco melhor.

Jogabilidade
É bem básico, similar aos JRPGs antigos, mas ainda assim é uma jogabilidade que eu gosto e eu achei divertida. Entretanto, eu acho que você devia ajeitar um pouco a inteligencia artificial de perseguição dos inimigos, porque eles te perseguem muito. Tipo, se você ficasse longe o suficiente do ponto onde você encontrou eles, eles deviam parar de te perseguir. E também aumentar o tempo de respawn dos inimigos, pra dar tempo do jogador explorar aquela area ao redor do inimigo que ele matou. Mais uma coisa que podia ajudar era adicionar a capacidade de correr dentro de salas e também na floresta. O fato de não poder correr na dungeon ficou estranho e fez a fase desnecessariamente longa, porque demorava pra explorar sem poder correr.

Afora isso, eu também gostei bastante do trabalho na Extrapedia, eu adoro essa mecânica de bestiário e eu vejo poucos que tentam adicionar ela no jogo, faz com que eu queira explorar mais.
Obrigado,eu vou arrumar a parte das perseguições e respawn. Eu sinceramente acho a corrida do RPG Maker,um pouco rápida demais,eu fiquei com receio de que o jogador terminasse a dungeon muito rápido e ignorasse vários inimigos. Eu vou ver se consigo regular a velocidade da corrida.
Eu tive a ideia da extrapedia desde o início do projeto,ela ajuda a aumentar o tempo de jogo,graças à exploração e ao fato de que para você achar todos os inimigos,você precisa visitar uma determinada área em horários diferentes. Já vou adiantando que o quanto você completou a extrapedia,influencia no final do jogo.
Audio
Eu gostei bastante da música do jogo, achei elas interessantes e tinham uma boa vibe de nostalgia. Diferente de muitos jogos que eu vi por aqui, o volume dos efeitos do jogo estavam em uma altura boa, então parabéns.
Muito obrigado.

Outros
Francamente, não acho que seja uma boa ideia que faça a introdução daquele jeito, especialmente a parte da linguagem estranha. Eu entendo que seja pra dar aquela ideia mistica pro personagem, mas fica estranho pra quem ta sendo introduzido pro jogo, é melhor introduzir a linguagem na placa ou ao redor do Extrate mesmo. Quanto ao tutorial em si, eu realmente prefiro que você introduza coisas durante a briga e deixe o personagem pular ali mesmo, ou mesmo deixa a Wabi como tutorial, já que ela é a professora, só faria mais sentido na minha visão.
Realmente... A introdução com a borboleta foi uma má ideia. Mas não faria sentido a Wabi introduzir as mecânicas do jogo,pois ela aparece depois do prólogo e no enredo,o Damp está à um bom tempo treinando com ela (O primeiro capítulo é a "graduação" do Damp no mundo dos espadachins).

Essas foram minhas respostas. Muito obrigado por deixar seu feedback para o projeto ;).

Saudações!

Como eu fiz com o The Child of Flames do [member=761]sidneythor[/member], eu decidi fazer com o seu também! Até porque... eu percebi que você parece ter se focado bastante nesse projeto, e sei que deve ser bem chato quando passa um bom tempo e ninguém comenta nada sobre ele... :|

Aqui estão as minhas impressões e comentários sobre Extrate:
- A primeira coisa que eu percebi é que tem esse arquivo de fonte aqui na pasta... Eu acho que é necessário instalar ela para o jogo rodar corretamente, não é?

- Eu achei legal o fato do jogo ter um ícone diferente! :)

- Ok... estamos na tela de título!
Bem, é uma versão mais acelerada de uma das músicas padrões do Ace... o que não é ruim! Afinal, o RPG Maker VX Ace tem uma das melhores músicas (Em minha opinião) de RPG Maker!
Hum... Eu tenho que dizer que é meio difícil de ler o título por causa do fundo verde... :|
Extrate.png

- Bem, vamos iniciar o jogo!
Eita! O que é isso? Parece que a linguagem do jogo está bugada! O.o
(Na hora que eu vi de primeira, eu pensei que tinha um "vsf" no texto! o.O)

- Sobre essa linguagem...
Bem, o diálogo olhando assim parece um pouco estranho... Aqui estão alguns sites que podem te ajudar com uma linguagem fictícia:
https://pt.wikihow.com/Criar-um-Idioma
http://raccoon.com.br/2010/07/27/como-criar-o-idioma-de-um-mundo-de-fantasia/
http://linguas-artificiais.blogspot.com.br/2011/08/como-criar-uma-lingua-artificial.html

- Bem, dito isso, vamos lá!
A música também é uma do Ace!
Então essa borboleta que vai me ensinar sobre os comandos, menu e batalha? Ok!

- Bem, deu uma lagada aqui, mas então vamos para essa primeira batalha de teste!
Essa música da batalha... Ela é... eu não sei explicar... Diferente? Parece que ela é um loop de 3 segundo que se repete toda hora... :|
Bem, de qualquer forma, vamos lá com esse rato!

- "Atacar: você explica um golpe padrão que causa dano ao inimigo."
Ah...? Acho que essa parte ficou escrita errada... não é? :|

- Ok, o tutorial acabou... obrigado pela ajuda, senhora borboleta! o/

- Caramba! Estamos no século XVI então!
E eu devo dizer que estou gostando dessa música que está tocando agora! ^^

- Ok, estou no controle! Então eu sou o Pish!

- Eita, que susto! Eu abri o menu e uma música "extremamente feliz" tocou do nada! :O
Falando no menu... eu gostei dele!
Lol, "General sonolento"? E a descrição do personagem é "Ele não gosta de falar muito de si"? :P
Caramba, ele é nível 30? Algo me diz que eu não vou controlar ele por muito tempo... :P
Eu gostei do menu ter uma galeria! Quais são os tipos de imagens que se pode abrir? E como faz para abri-las?
Também gostei da Extrapedia! É como se fosse uma espécie de "Bestiário", né?

- Bem, vamos continuar...

- Ei, é a borboleta do começo!
Então ela vai ser a forma de salvar do jogo? Ok!

- ??? O que aconteceu??? O.o
Por alguma razão o botão "X" do teclado que eu uso pra voltar não está mais funcionando! o.O
...Parece que vou ter que fechar e abrir o jogo denovo...
...Ou simplesmente apertar F12!

- Agora que voltamos, vamos continuar...
Argh! O que deu nesse teclado? Por alguma razão o botão "X" não quer funcionar!
...
Pronto! Por alguma razão, eu tinha mesmo que fechar e abrir o jogo! '-'

- Agora sim, continuando...

- Agora temos o dorminhoco Agente B no grupo! (Que por não ter um nome, suponho que vai acontecer algo bem desagradável com ele... :P)

- Essa música me faz lembrar de Final Fantasy IV!

- Ok, eu tentei sair pra ver o que aconteceria, e parece que eu também preciso do Agente A pra eu sair desse lugar!

- Pelo menos o Agente A já estava acordado!
Ops... era o Agente C... :P

-Agente C se juntou ao grupo! (Ótimo, um grupo com um dorminhoco e um medroso... o que poderia dar errado? :P)

- "Já estava ficando entediado"? Wow... parece que o Agente A não tem medo do que vem por ai!

- Agora que o grupo está completo, hora de sair desse lugar e ir para a nossa missão!

- Sertão de Mahuri? Quando eu vejo "sertão", eu me lembro de música sertaneja! :P

- Mas... eu nem se aproximei do escorpião e mesmo assim ele me atacou! :C

- A primeira batalha "oficial" do jogo!
Aquela mesma música de batalha...
Olha! Tem como ver o status dos inimigos apertando "shift"... legal! :)
Na opção "Extrate" eu ainda não tenho nada...
Gostei do sistema de batalha lateral! :)
Ei... os agentes não tem nenhuma arma?
Falando nisso, essa parte é de noite, mas o fundo da batalha está de dia... :|

- Os escorpiões ficam me seguindo!

- Hum... para onde eu tenho que ir? Eu achava que era aqui...
Extrate1.png

- Bem, pelo menos o jogo não tem batalhas aleatórias! Se tivesse, fora achar o caminho eu teria que derrotar uns trocentos escorpiões! :P

- Caramba! Não é possível que eu me perdi logo no começo do jogo? :o

- Fui ver se dava pra voltar para o primeiro mapa, e percebi que o primeiro se chama "Sertão Mahuki" enquanto o segundo se chama "Sertão de Mahuki"

- Caramba, quase que eu fico preso no mapa! Nessa parte de vermelho, tem como eu "ultrapassar" um local que eu acredito que não poderia...?
Extrate2.png

- Finalmente achei o lugar! \o/
Extrate3.png

Eu não costumo falar sobre mapas porque eu não super experiência como mapper, mas um detalhe que eu gostaria de comentar é que os mapas são muito "grandes e vazio"! Tipo, é um local grande, mas sem muito "conteúdo" nele, sabe?

- Outra placa com aquela linguagem exótica... só que dessa vez não tem como eu saber o que está escrito!

- Achei a primeira figura! Então são tipo colecionáveis que estão espalhados pelos mapas?

- Nossa, que silêncio nessa caverna... De certa forma isso ajuda a manter um clima mais sinistro!

- Então esse é o famoso extrate? Hum...
Ah... mas o extrate não é verde? Então porque é um cristal azul e não verde? :|
E a música foi cortada quase que instantaneamente quando apareceu "Vila Misograss - Um mês depois do acorrido"!

- Aquela clássica história do herói que começa dormindo! Ou nesse caso, fingindo dormir!
Eu tenho que dizer que eu achei o "...Está com fome?" de certa forma meio... "fofo" por parte da mãe! :3
Por falar nisso, ela tem um nome?

- Eu achei legal a forma de nomear o personagem! :)

- Agora eu entendo o protagonista... ele é aqueles "protagonistas que são mudos para o jogador se por no lugar deles", não é? Bem, eu não posso dizer que eles são os meus tipos favoritos de personagens, mas... vamos dar uma chance, né? :)

- "Insetos na grama"? Seria isso uma referência a Pokemon? :o

- Como você disse que se inspirou em Earthbound, eu estou procurando as referência aqui! E vendo os diálogos, eu consigo perceber essa inspiração! :)
Acho que o hotel também é uma parte que se inspira em Earthbound/Mother, né?

- "Sempre achei que a Negra da Terra fosse irmã dos 7 duendes"
Lol! Eu ri disso! XD

- "Espadas são armas tão clichês..."
Novamente, eu consigo perceber a grande influência de Earthbound em Extrate! :D

- Ei! É como se a Wabi tivesse um próprio tema musical! Eu gostei! XD
Lol, eu apertei não e mesmo assim ela... espera, agora que eu lembrei que o Damp é mudo, então é por isso que ela achou que eu aceitei quando na verdade eu não aceitei! :P
Como você mesmo disse, ela é bem diferente do esteriótipo clássico de mentor que os jogos RPG tem. Eu gostei dela! Por esse motivo de "esteriótipo" que eu não gostei muito do Damp... Ele meio que não tem uma personalidade própria. É como se gente só tivesse como saber como o Damp é por meios de outros personagens...

- Ok, eu tenho que resgatar uma garotinha na floresta... mas aonde fica a floresta? Ela não tem mais explicações? (Wabi bêbada que não me explica direito... deve ser a ressaca...)

- Ué, eu não posso pegar uma espada da caixa? E quanto a minha segurança nessa missão de resgatar a menina!? :|

- Por falar nisso, eu fui carregar o save pra testar uma coisinha aqui e...
Extrate4.png

Eu falei com a Wabi pelo lado direito e ela continuou olhando para baixo ao invés de olhar pra mim

- Hum... porque não é essa garotinha?
Extrate5.png

Ela é uma garota e está no mato! Mato pode ser considerado floresta, não é? não... é...?

- Cheguei na floresta... a floresta de verdade!
Eita! Essa música... cria uma clima meio sinistro! Eu achei que só ia resgatar uma garotinha perdida, e não derrotar um monstro! D:

- Oxi... eu pensei que tinha como subir nesses lugares que eu marquei como vermelho:
Extrate6.png

- Apareceu um rato! Um... rato? Caramba, Damp, se você perder para um rato também...
O rato conseguiu desviar do golpe! Deve ser o ligeirinho!
Venci!

- "Damp: ..."
Era de se esperar... :P

- Espera... tem uma borboleta que me ataca também? E ela trouxe o ligeirinho com ela!
Venci os dois!

- Espera... o nome dos meus inimigos são... mos-mosquitos? o.O
Bem, venci mais uma vez!

- Oh não! O Damp só tem 14 HP! Será que esse é o fim? Derrotados por 2 mosquitos!?
Foge!
Ah não, não consegui fugir!
Foge mais uma vez... não deu!
Extrate7.png

...
"E foi assim que Damp, um jovem que só queria salvar uma garotinha perdida na floresta, sofreu duplo homicídio por 2 mosquitos psicopatas..."

- Ei, eu gostei dessa tela de game over! Como você disse, lembra muito Earthbound! XD
Extrate8.png

- Bem, vamos continuar!

- Uma coisa que eu achei meio chata é que percebi que na floresta você não consegue correr, e justamente na floresta tem vários inimigos que ficam te perseguindo! Tipo, parece que você desabilitou a corrida nessa parte só pra gente ser meio que obrigado a lutar contra esses ratos e mosquitos! X_X

- Comer um pão pra recuperar o HP... (Que eu nem prestei atenção que tinha)

- Usar essa "Analise" aqui...
"Mosquitos são as criaturas mais odiadas da face da Terra."
Lol! Ainda mais quantos os mosquitos matam sem só um menino que só queria salvar uma garotinha perdida na floresta!

- :O :o :O :o :o
Extrate9.png

Damp falou pela primeira vez! :o

- Argh... vai embora! Sai daqui!
Extrate10.png

- Só agora que eu vi que o Damp geralmente fala mesmo quando ganha as batalhas '-'

O [member=1814]Arcana4th[/member] tem razão sobre os inimigos: Eles parecem que dão respawn muito rápido!

- Argh! Para de me seguirem! Olha o tanto de mosquitos e ratos me seguindo!
Extrate11.png

- Já deram respawn denovo! Sorte que agora eu achei o caminho certo (Eu acho!)
Extrate12.png

- É sério isso, Damp? É sério mesmo?
A partir do momento que eu saio desse pesadelo, do nada você começa a correr? Não... não poderia ter esse ânimo pra correr há alguns minutos atrás?

- E agora o cristal parece estar verde como eu tinha dito!

- Eita! Eu ia fazer uma piada do tipo "Não sei como essa menina não foi morta pelos mosquitos ao chegar aqui", mas parece que quem vai matar ela sou eu! o.O
Por falar nisso, eu gostei da música dessa batalha! :D
Tentei analisar, mas não consegui...
Consegui!

- Oh... Então era uma boneca...? Ok... u.u
Claro, porque só uma boneca pra aguentar aquelas picadas de mosquitos mortais também né... u.u

- Comprar alguns itens... pão, elixir e antídoto...

- O que acontece se eu...
Ah, dá pra voltar pra floresta? Não, obrigado... eu não quero ser massacrado pelos mosquitos denovo! :o

- Fui conversar com a minha mãe... digo, a mãe do Damp, mas ela só pergunta se eu estou com fome!
...Ela não vai fazer nada de importante no progredir da história, né? :|

- Certo, agora por alguma razão o porão da casa da Wabi se abriu, e eu acho que é lá aonde eu tenho que ir...

- Achei uma "pequena espada"! Agora é só sair daqui...

- Eita, Wabi apareceu aqui do nada... '-'
Parece que tem um certo problema que eu percebi no jogo... ás vezes eu consigo se mover mesmo durante as cenas, aí acontece coisas estranhas como isso:
Extrate13.png

Ela está falando com... ninguém! E agora eu nem consigo me mexer enquanto está acontecendo a cena!

- "Primeiramente, eu não te conheço mais... Se perguntarem alguma coisa sobre você eu vou dizer que nem te conheço."
Caramba, Wabi... '-'

- "Segundamente", saia da minha casa! Eu nem te conheço..."
Eita... '--'

- Isso:
Extrate14.png

Me fez lembrar daquela cena do Seu Madruga e Seu Barriga no Chaves e comecei a rir aqui! XD

- Eita, começou a chover!
Pelo menos com essa chuva os vegetais da horta vão crescer mais... saudáveis...?

- Ah... aonde eu devo ir agora? A entrada da vila ainda está fechada...

- Ei, então era mesmo falar com a mãe do Damp! Ainda bem que ela pelo menos teve um pouco mais de diálogo! :)
Falando nela, ela não parece gostar da Wabi nem um pouco! :P

- Eita! Por um segundo, começou a chover dentro da casa, mas aí a chuva parou! O.o

- WTF!? Eu dormi e acordei nesse lugar cheio de flor rosa!? Mas como!? o.O

Bem, já deu 50 minutos de gameplay, e acho melhor eu parar por aqui!

Assim que puder, eu vejo se tem como eu continuar!

Boa sorte com o seu projeto e até mais!

- A primeira coisa que eu percebi é que tem esse arquivo de fonte aqui na pasta... Eu acho que é necessário instalar ela para o jogo rodar corretamente, não é?
Sim,a fonte que eu uso no projeto não vem junto com o windows 7. Eu já deixei o arquivo da fonte no projeto para não houver problemas.
Hum... Eu tenho que dizer que é meio difícil de ler o título por causa do fundo verde... :|
Extrate.png
Eu já alterei a tela de título do jogo:
BozUyjS.png
Essa versão jogável é um pouco antiga,alguns erros dela,eu já corrigi nesse meio tempo... Para essa resposta não ficar muito longa,vou colocar uma lista de todos os erros que já foram corrigidos:
-Mudanças de alguns BGMs (Isso incluí o BGM da tela de título e o de batalha)
-Leves mudanças no design de alguns personagens e correção dos facesets (Os facesets não possuem mais aquele contorno cinza)
-Som na mensagem
-Mudanças de tilesets que não combinavam.
-Os inimigos agora possuem animação nas batalhas assim como o jogador (Antes só ficavam parados)
-Mudanças de alguns ícones
-Mudanças em algumas animações de ataques
-Agora há 2 tipos de habilidade (Extrate e Técnicas)
-Agora é possível correr nas dungeons
-Velocidade da corrida reduzida
-Os inimigos não te perseguem se você manter uma certa distância
-O tempo de respawn é infinito (O inimigo só dá respawn quando você sair do mapa)
- O nome dos personagens é colorido nas falas (O nome só possuía cor quando era o personagem que estava falando)
-A música não muda mais quando você acessa o menu.
-Os personagens não possuem mais resistência à um certo elemento (Damp levava metade do dano para ataques do elemento ar)
-Adição de mais NPCs nos mapas
- Mudanças nas battlebacks (O jogo não usa mais os fundos de batalha do RTP do RM XV Ace)
-Correção de erros de ortografia
-As batalhas possuem mudanças climáticas (Se estiver chovendo no mapa,também chove nas batalhas)
Ah... mas o extrate não é verde? Então porque é um cristal azul e não verde? :|
O extrate está verde,mas como a tela do jogo está com uma coloração diferente,parece que ele é azul.
Fui ver se dava pra voltar para o primeiro mapa, e percebi que o primeiro se chama "Sertão Mahuki" enquanto o segundo se chama "Sertão de Mahuki"
Só agora que percebi isso. Lol.
Por falar nisso, ela tem um nome?
Pode ser que o nome seja revelado em alguma curiosidade ou easter egg do jogo,mas eu nunca pensei em um nome para ela desde o início...
"Insetos na grama"? Seria isso uma referência a Pokemon? :o
O jogo possuí algumas referências à pokémon,mas essa não foi uma delas.
Lol, eu apertei não e mesmo assim ela... espera, agora que eu lembrei que o Damp é mudo, então é por isso que ela achou que eu aceitei quando na verdade eu não aceitei! :P
Isso foi uma referência à uma conversa de mother 1. Quando você vai falar com o prefeito,ele te manda salvar uma garotinha que estava no cemitério,mesmo que você escolha não,ele interpreta como você tivesse escolhido sim.
- :O :o :O :o :o
Extrate9.png

Damp falou pela primeira vez! :o
Verdade! Tenho que corrigir isso.
- Isso:
Extrate14.png

Me fez lembrar daquela cena do Seu Madruga e Seu Barriga no Chaves e comecei a rir aqui! XD
Por incrível que pareça,Extrate tem várias referências à Chaves...
Bem, já deu 50 minutos de gameplay, e acho melhor eu parar por aqui!
Essa "mini-demonstração" tem em torno de 30 - 40 minutos,você ficou bastante tempo explorando os mapas. Lol.

Como você falou,o jogo está com alguns erros. Vou tentar ao máximo tentar corrigi-lo.
Obs: Eu ri muito com a análise.

Gostei do projeto e do que eu li esta de parabens, agora irei jogar o projeto para analizar o jogo mas de tudo parabens e boa sorte no projeto.
Espero conseguir fazer meu projeto tão bom quanto o seu afinal eu ainda tenho muito que aprender e a melhorar...
Mas enfim é isso e obrigado pela atenção e ate mais e se cuida.

sidneythor comentou:
Gostei do projeto e do que eu li esta de parabens, agora irei jogar o projeto para analizar o jogo mas de tudo parabens e boa sorte no projeto.
Espero conseguir fazer meu projeto tão bom quanto o seu afinal eu ainda tenho muito que aprender e a melhorar...
Mas enfim é isso e obrigado pela atenção e ate mais e se cuida.
Fiquei lisonjeado agora, obrigado. Vou dar uma olhada no seu projeto depois. Não se engane,eu também tenho muitas coisas pra aprender e melhorar.
Até mais!

Bonjour!

- Comentando a sua resposta:
Sim,a fonte que eu uso no projeto não vem junto com o windows 7. Eu já deixei o arquivo da fonte no projeto para não houver problemas.
Legal! Só acho que talvez você devesse incluir um arquivo do tipo "ReadMe.txt" para as pessoas mais novatas entenderem como faz pra jogar o jogo corretamente!

Eu já alterei a tela de título do jogo:
BozUyjS.png
Ficou legal! É uma tela de título customizada, né?

Essa versão jogável é um pouco antiga,alguns erros dela,eu já corrigi nesse meio tempo... Para essa resposta não ficar muito longa,vou colocar uma lista de todos os erros que já foram corrigidos:
-Mudanças de alguns BGMs (Isso incluí o BGM da tela de título e o de batalha)
-Leves mudanças no design de alguns personagens e correção dos facesets (Os facesets não possuem mais aquele contorno cinza)
-Som na mensagem
-Mudanças de tilesets que não combinavam.
-Os inimigos agora possuem animação nas batalhas assim como o jogador (Antes só ficavam parados)
-Mudanças de alguns ícones
-Mudanças em algumas animações de ataques
-Agora há 2 tipos de habilidade (Extrate e Técnicas)
-Agora é possível correr nas dungeons
-Velocidade da corrida reduzida
-Os inimigos não te perseguem se você manter uma certa distância
-O tempo de respawn é infinito (O inimigo só dá respawn quando você sair do mapa)
- O nome dos personagens é colorido nas falas (O nome só possuía cor quando era o personagem que estava falando)
-A música não muda mais quando você acessa o menu.
-Os personagens não possuem mais resistência à um certo elemento (Damp levava metade do dano para ataques do elemento ar)
-Adição de mais NPCs nos mapas
- Mudanças nas battlebacks (O jogo não usa mais os fundos de batalha do RTP do RM XV Ace)
-Correção de erros de ortografia
-As batalhas possuem mudanças climáticas (Se estiver chovendo no mapa,também chove nas batalhas)
Legal! E... já tem alguma data para essa nova versão?

O extrate está verde,mas como a tela do jogo está com uma coloração diferente,parece que ele é azul.
Lol, é que parecia que o cristal estava azul naquela hora! :P

Só agora que percebi isso. Lol.
:P

Pode ser que o nome seja revelado em alguma curiosidade ou easter egg do jogo,mas eu nunca pensei em um nome para ela desde o início...
Entendo... (Modo propaganda ativado) Se você estiver procurando algum nome, eu criei um tópico de um gerador de nomes muito bom aqui: http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=3169

O jogo possuí algumas referências à pokémon,mas essa não foi uma delas.
É que como falou "na grama", eu logo pensei em pokémon... :P

Isso foi uma referência à uma conversa de mother 1. Quando você vai falar com o prefeito,ele te manda salvar uma garotinha que estava no cemitério,mesmo que você escolha não,ele interpreta como você tivesse escolhido sim.
Ah tá! É que eu não joguei Mother 1, por isso eu não saquei de cara!

Verdade! Tenho que corrigir isso.
Então ele é "mudo mesmo"? Tipo, eu achei que essa fala dele na tela de vitória era pra ser meio que proposital mesmo... :P

Por incrível que pareça,Extrate tem várias referências à Chaves...
Lol! Agora eu vou ficar caçando referência a Chaves em todo lugar que eu ver aqui!

Essa "mini-demonstração" tem em torno de 30 - 40 minutos,você ficou bastante tempo explorando os mapas. Lol.
É... :P

Mas a pergunta é: Será que dessa vez eu vou conseguir completar a demo? Descubra isso e muito mais.... AGORAAAAAAAAAAAA!!!

Como você falou,o jogo está com alguns erros. Vou tentar ao máximo tentar corrigi-lo.
Ou talvez não. Eu não tinha visto que ainda tinha mais coisa pra responder
Sim, mas não são erros tão graves assim... Só os mosquitos e os ratos correndo atrás de mim que foi chato pra caramba!

Obs: Eu ri muito com a análise.
:P

Certo, agora sim: AGORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

- Continuando a jornada...
- Se "esse tipo de placa é inútil", porque ela está lá? o.O

- Olha ele! Olha ele! Olha ele!
Já começou isso dos inimigos me seguindo!
Extrate.png

Sorte que essa aranha é meio burra e não sabe que tem uma pedra entre nós dois. Hehe...

- Agora que você mencionou, eu estou percebendo...
Os inimigos não se mexem na batalha! Pra falar a verdade eu nem tinha percebido isso antes...

- Eu ia falar que esse lugar parecia com o Sertão, mais eu abri o menu e fui ver que o lugar que eu estou se chama "Vale da Folha Rosa" e não "Sertão"... '-'
Por falar nisso, quando eu abri o menu a música alegre não ficou tocando '-'

- Eita! O Damp está morrendo e eu nem percebi! Come pão! Come pão! COME. O. PÃO.
...
Ok, ele comeu o pão. Agora estou se sentindo mais seguro.

- Argh... esse rato é muito forte! This make no sense!
...
Venci!
Bem, como você disse que se inspirou em Mother/Earthbound, eu meio que entendo do porquê dos inimigos serem ratos, aranhas e... mosquitos... (Eu sinceramente achei mosquitos uma escolha bem "exótica" pra colocar como inimigo!)

- Encontrei um pão no baú... (Não vou nem questionar quem colocou esse pão ai, por quanto tempo o pão está ai, nem o porquê de alguém guardar um pão em um baú desses)

- Que isso? Cheguei no... egito ou algo assim? Na china? Japão? Essa música é... diferente!

- E assim é o Damp: Basta entrar na casa de alguém que ele não corre mais...

- What!? O que aconteceu? O sol se teletransportou para mais perto da Terra ou algo assim? A tela ficou vermelha do nada! '-'
Acho que isso tem algo haver com algum "sistema de clima", não é?
Extrate1.png

- Ok, eu dormi no hotel. E... a tela continua vermelha...

- Salvar o jogo...

- Ok, então... a prefeita tem orgulho demais pra falar para os cidadãos que ela não tem permissão pra fazer o que é pedido? E tipo, ninguém quer ser o novo secretário, porque ninguém sabe que o secretário é necessário para a prefeita ter permissão...? Foi mais ou menos isso que eu entendi! (E... por alguma razão ficou chovendo aqui dentro '-')

- Ok, ok! Aconteceu muita coisa em pouco tempo!
Primeiro de tudo: Esse ladrão veio do nada? o.O
Segundo: Quando ele me deu o coice de burro, eu continuei se movendo, mas eu tava invisível... aí eu segui ele, e ele foi até uma parede, e então sumiu! '-'
Acho que o problema é com esse "sistema/script de cutscenes"... Ele permite que eu continuo se movimentando pelo mapa mesmo com a cena acontecendo!
Enfim, eu perdi 20$, mas a vida continua...

- Pra abrir essa porta eu preciso de uma senha? Ah... "Batata"?
...
...Infelizmene não é...

- Ok, então esse mapa é só isso...
Falando mais dos mapas: Eu já mencionei isso, mas... os mapas são muito grandes, e da a impressão que ele "devia continuar, mas não continua"... Exemplo:
Extrate2.png

Nesse mapa, parece que eu deveria poder ir pra cima, mas não posso! Tipo, dentro do universo do jogo o mapa deveria continuar, mas eu como jogador não consigo ir até esses lugares!

- Bem, eu preciso de uma senha... Acho que vou tentar explorar mais a cidade...

- "Não tem ninguém atrás do armário"
A senha é "Mario"? '-'
...
Não... :|

- Achei uma loja que eu nem tinha visto antes!
Falando nisso, eu percebi que nem tinha equipado a espada pro Damp... '-'
...Droga! Eu to pobre, não tenho nada! Aquele ladrão do caramba...

- "Alguém deve usar esse capacete na cabeça"
bdccd1ec0d1b7282ab612aa965349ff6--nicholas-cage-meme-funny-gifs.jpg

- Ah... o que eu devo fazer mesmo? Encontrar alguém pra ser o novo secretário? Aquele velho que a menininha disse que "nunca se cansa se trabalhar"?
...
Não, não é isso...

- Nossa, quase não consigo enxergar a borboleta do save!
Extrate3.png

- Caramba, achei um lugar que eu não tinha visto antes! A "Prisão de Onimick"!
Falando nisso, agora quando eu abri o menu, a música feliz começou a tocar! Então ás vezes ela toca, e ás vezes não toca? '-'

"Saia! Aqui não é lugar para crianças como você!"
How dare you... Eu sou um assassino frio que matou vários mosquitos e ratos durante a minha jornada... DO NOT UNDERESTIMATE ME!

- Ok, então não era aqui na prisão também... oh well, de volta para a exploração!

- Ah, já sei! Acho que tenho que pegar um chá desse francês e dar para o cara que quer chá!
Extrate4.png

...
NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!
...
Como eu vou arrumar tanto dinheiro assim? Não dá nem pra vender nada que eu tenho...

- Achei um novo lugar para a direita da cidade. Eu vou ir lá agora!

- Cheguei na... horta labiríntica?

- What... os meus inimigos aqui são "garotas vegetarianas"? O.o
Nossa! Esse pilão vegetal arrancou 60 de HP!
"So much power..! Is even more powerful than the mosquitos itself!"
...Mas venci! Com a minha espada! Que agora está coberta de sangue! De sangue vegetariano...!

- Bem, pelo menos tem como eu correr nesse labirinto!

- Agora ficou de dia! É bem melhor assim pra eu conseguir ver o mapa!

- NO! NO!!!
...
https://www.youtube.com/watch?v=umDr0mPuyQc
NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!
...
Eu ia tirar um print, mas acabei apertando F12 e resetei o jogo... T.T

- Bem, pelo menos eu tinha salvado...
Só que agora o senhor furtado aqui está tapando o caminho:
Extrate5.png

E agora? Eu tenho que esperar ele?

- Bem, vou dar uma volta pelo mapa enquanto isso...

- Ok, eu descobri o porquê: Como o save esta um pouquinho antigo, eu tinha que ir na prefeitura de novo...

- O senhor furtado pegou 20$ de novo...

- Pronto, estou na horta de novo!

- Droga! Esqueci de equipar a espada, e por isso, a vegetariana está quase acabando com a minha vida... Come pão!
...Venci!

- Espera um minuto... Eu fui abrir o menu porque eu precisava comer um pão e vejo isso:
Extrate6.png

Eu já tinha um chá esse tempo todo? Então eu vou falar lá com o cara do chá pra ver se eu consigo algum progresso!

- Ok, deu certo! Então a senha é "236682"... Existe algum motivo especial para essa senha, ou só é uma combinação aleatória de números?

- Ok, abri a porta!
...
Ok, então achei um diário... e mais nada?

- Ok, agora que tenho a informação do diário, o que eu devo fazer? Falar com alguém?

- Pensei que era na prisão, mas não é...

- Talvez seja na horta... eu vou explorar mais lá...

- Tive que comer meu último pão...

- Ok! Eu cheguei na outra parte da horta!
Mas... tá escuro pra caramba! u.u
Extrate7.png

- Caramba, nessa cena:
Extrate8.png

A letra fica muito pequena... :S

- Ah? Tem 2 Damp!? o.O
Extrate9.png

- Então ele gosta da palavra "babaca" e parece odiar a avó... '-'

- Como eu suspeitava, o fato do Damp ser mudo faz as conversas ficarem muito... tipo, eu não sei explicar bem! É que conversas do tipo:
"Qual o seu nome?"
"..."
"Ah, então o seu nome é X... E como você veio aqui?"
"..."
"Ah, então você veio daqui pelo X... Quantos anos você tem?"
"..."
"Ah, então você tem X Anos..."
Tipo, parece que o outro personagem tem sempre que "repetir" o que o protagonista está supostamente dizendo...

- Eu já ia comentar dessa mania dele falar "ba...ba...ca...", mas ele mesmo já disse:
Extrate10.png

- Essa cara dele:
Extrate11.png

- Eu gostei da "música tema" dele! :P

- Já deu 1:15:20 de gameplay... E acho melhor parar por aqui! Tem certeza que o tempo da demo é de 30 - 40 min? Ou você calculou o tempo porque você já sabia tudo que era pra fazer no jogo? '-'
Extrate12.png

A plus tard!

Atenção!
A nova versão jogável de Extrate chamada Extrate 0 V2 já está disponível na página do jogo na GameJolt. Para baixa-lá,você só precisa clicar em "Download" na aba Extrate 0 V2 abaixo da aba Extrate Zero.
Detalhes
Essa versão terá o mesmo progresso do enredo que a primeira,porém com os atuais erros corrigidos e as novidades que não estavam na primeira versão.
Obs: Essa versão também não é a demo do jogo final... Ela é uma demo do progresso atual do projeto.
Link: https://gamejolt.com/games/Extratezero/263755
Imagens
title-ybfidsp3.png
Vg1OjGl.png
3cr73dL.png

Seguinte a história está legal pelo que postou no tópico, mas a descrição dos personagens está muito curta fora que tu não fala nada sobre eles, armas que usam, poderes,magia etc.

O mapeamento do seu projeto é muito fraco, você quase não varia colocando grama, terra, e outros tipos de piso, bem como pedras e arvores. O mapa fica grande e vazio dessa forma.

E a tela de título é feia demais. É a mais feia que já vi na vida, e olha que já usei umas horríveis.
Tenta usar um simbolo bonito que tu crie baseado em algum existente e trabalhe mais a letra.
Aperta print screen de um mapa bonito do seu jogo e use como tela de titulo nem que você tenha que criar um do 0 só pra fazer uma tela de titulo mais bonita, ai tu usa algum efeito de moldura e fica legal.

Pra ser mais direto,vou colocar 2 respostas em 1 à partir de agora.
Resposta ao Robercletzon:
Seguinte a história está legal pelo que postou no tópico, mas a descrição dos personagens está muito curta fora que tu não fala nada sobre eles, armas que usam, poderes,magia etc.
Sim,a descrição dos personagens no tópico está bem resumida. O motivo de eu não citar as armas que eles usam é estranho... Destes 5 personagens que eu citei no tópico,4 são espadachins (apesar de o Pish usa uma espada de larga) e a outra nem é uma guerreira. Isso é uma falta de criatividade em questão de armas? Não. Pra ser sincero,esses personagens citados no tópico não são necessariamente os principais e sim os que apareceram na versão 0 (a versão jogável). Por quê eu não coloquei todos os principais no tópico? Eles não aparecem na versão jogável,mas eu posso garantir que eles usam armas diferentes. Não seria estranho o tópico ter personagens que nem vão aparecer na demo jogável?
Em relação à magias e poderes.
Segundo a lenda,o Extrate dava poderes elementais ao indivíduo afetado pela sua essência
Na história escrita no tópico foi dito que o Extrate dava poderes elementais ao indivíduo. Eu achei que seria meio óbvio que os personagens teriam os seus poderes por meio do Extrate,então eu não me aprofundei em especificar os tipos de magia que cada um usavam. O Extrate dava à pessoa poderes elementais,ou seja,poderes de vários elementos (fogo,gelo,luz e etc...). Os personagens não tem um poder específico,além de que há alguns que não possuem nenhum poder.
O mapeamento do seu projeto é muito fraco, você quase não varia colocando grama, terra, e outros tipos de piso, bem como pedras e arvores. O mapa fica grande e vazio dessa forma.
Muitas pessoas já comentaram sobre isso. Eu concordo,por isso estou melhorando o mapeamento do jogo.
E a tela de título é feia demais. É a mais feia que já vi na vida, e olha que já usei umas horríveis.
Tenta usar um simbolo bonito que tu crie baseado em algum existente e trabalhe mais a letra.
Aperta print screen de um mapa bonito do seu jogo e use como tela de titulo nem que você tenha que criar um do 0 só pra fazer uma tela de titulo mais bonita, ai tu usa algum efeito de moldura e fica legal.
Não sei se você estava se referindo à essa:
Extrate.png
Ou essa:
BozUyjS.png
Ou ambas.
No caso da primeira,ela foi uma tela de título provisória. Eu apenas procurei um fundo verde no google e editei no paint.
No caso da segunda,foi uma logo que eu criei com um site online de edição de logos para empresas e coloquei ela em fundo fundo verde mais escuro. O problema é que não dava pra deixar o fundo da logo transparente por meio daquele site,então ela ficou com esse contorno branco.
Eu admito que meu maior defeito como maker é saber quase nada sobre edição de imagens no geral.

Mesmo assim obrigado pela críticas! É tropeçando que se aprende a andar...
Resposta ao Wesley Jesus:
- What!? O que aconteceu? O sol se teletransportou para mais perto da Terra ou algo assim? A tela ficou vermelha do nada! '-'
Acho que isso tem algo haver com algum "sistema de clima", não é?
Aham,a tela ficando alaranjada é o entardecer.
- Ok, então... a prefeita tem orgulho demais pra falar para os cidadãos que ela não tem permissão pra fazer o que é pedido? E tipo, ninguém quer ser o novo secretário, porque ninguém sabe que o secretário é necessário para a prefeita ter permissão...? Foi mais ou menos isso que eu entendi! (E... por alguma razão ficou chovendo aqui dentro '-')
O sistema da prefeita é deixar um secretário na parte de baixo da torre,anotando os pedidos dos cidadãos e informando ela sobre os pedidos pessoalmente,tipo uma lanchonete fast-food. O sistema não estava dando certo,mas se ela parasse com ele,seria uma forma de ferir o seu orgulho.
Extrate8.png

A letra fica muito pequena... :S
Eu testei outra vez essa cena e a letra não estava tão pequena '-'. Deve ser algum bug fora do projeto ou da própria fonte. Eu já corrigi esse bug das cutscenes,o problema é que eu usava "Processo Paralelo" ao invés de "Inicio Automático",por isso você podia se mover durante elas.
Tchau!

Voltar
Topo Inferior