Olá \o quem me indicou seu jogo foi o Wesley, sei que ele adora uma história complicada, então resolvi experimentar, primeiramente, eu senti um certo desespero de demorar 40 minutos para baixar a sua demo...tipo, é uma demo com mais de 600 mb, eu normalmente faço jogos com cerca de 200 mb (ainda não estou jogando o jogo e sim esperando baixar enquanto comento para deixar mais profunda minha experiência )
O jogo baixou e fui olhar seus arquivos de som, estão todos em ogg, não entendo pq o jogo está tão pesado, normalmente as músicas que agregam tantos mb ao jogo, talvez tenham músicas que não foram usadas na demo e isso a deixou pesada, te falo isso pois muitas vezes desanimei de jogar algo por demorar para baixar, como por exemplo o The Sims, aqui demorava 8 horas pra baixar e eu preferi nem jogar...
Pulando essa parte técnica, vamos ao jogo, eu fiquei interessada principalmente em alguns recursos do menu, gostei de como fugiu do menu padrão rpg maker, ficou bem mais atraente e me animou bastante, ao mesmo tempo senti uma sensação totalmente contraria a respeito de batalhas, ohhh pq todos os rpgs tem que ter batalhas?? Sério, eu detesto isso, não se culpe, é apenas um gosto meu, bem eu parei nas batalhas iniciais do jogo ainda (bem vergonhoso no mínimo), depois de explorar 84 minutos kkkkkkk, eu quis te fazer essa critica por uma questão de feedback, pois pessoas diferentes dão feeds diferentes e talvez isso te ajude em algo, mesmo que ache minha critica rasa em comparação ao que deve ter a demo pois joguei por cerca de 10 minutos e fiquei tentando fugir das batalhas, mas de todo o jeito eu era obrigada a batalhar...
Bem agora vou falar de uns defeitinhos que acho que as imagens falam por si:
Eu achei isso engraçado, sei que não deveria ser, mas tipo eu pensei "agora estou no fundo do poço"
Este barco, poderia ser possivel melhorar sua qualidade, talvez passando pelo corel melhore muito, ou em qualquer programa de vetorização...
Este espaço me incomoda, sei que aumentou a tela, mas não tem nenhum jeito de resolver isso?? bem não sei te recomendar nada a respeito, pois eu não aumento a tela, pois acho que dão probleminhas...
Enfim, espero que meus comentários possam ajudar o projeto, até a próxima \o
Olá \o quem me indicou seu jogo foi o Wesley, sei que ele adora uma história complicada, então resolvi experimentar, primeiramente, eu senti um certo desespero de demorar 40 minutos para baixar a sua demo...tipo, é uma demo com mais de 600 mb, eu normalmente faço jogos com cerca de 200 mb (ainda não estou jogando o jogo e sim esperando baixar enquanto comento para deixar mais profunda minha experiência )
O jogo baixou e fui olhar seus arquivos de som, estão todos em ogg, não entendo pq o jogo está tão pesado, normalmente as músicas que agregam tantos mb ao jogo, talvez tenham músicas que não foram usadas na demo e isso a deixou pesada, te falo isso pois muitas vezes desanimei de jogar algo por demorar para baixar, como por exemplo o The Sims, aqui demorava 8 horas pra baixar e eu preferi nem jogar...
Até a próxima!
Pulando essa parte técnica, vamos ao jogo, eu fiquei interessada principalmente em alguns recursos do menu, gostei de como fugiu do menu padrão rpg maker, ficou bem mais atraente e me animou bastante, ao mesmo tempo senti uma sensação totalmente contraria a respeito de batalhas, ohhh pq todos os rpgs tem que ter batalhas?? Sério, eu detesto isso, não se culpe, é apenas um gosto meu, bem eu parei nas batalhas iniciais do jogo ainda (bem vergonhoso no mínimo), depois de explorar 84 minutos kkkkkkk, eu quis te fazer essa critica por uma questão de feedback, pois pessoas diferentes dão feeds diferentes e talvez isso te ajude em algo, mesmo que ache minha critica rasa em comparação ao que deve ter a demo pois joguei por cerca de 10 minutos e fiquei tentando fugir das batalhas, mas de todo o jeito eu era obrigada a batalhar...
Bem agora vou falar de uns defeitinhos que acho que as imagens falam por si:
Eu achei isso engraçado, sei que não deveria ser, mas tipo eu pensei "agora estou no fundo do poço"
Este barco, poderia ser possivel melhorar sua qualidade, talvez passando pelo corel melhore muito, ou em qualquer programa de vetorização...
Este espaço me incomoda, sei que aumentou a tela, mas não tem nenhum jeito de resolver isso?? bem não sei te recomendar nada a respeito, pois eu não aumento a tela, pois acho que dão probleminhas...
Enfim, espero que meus comentários possam ajudar o projeto, até a próxima \o
Obrigado pelo Feedback.
Sobre o tempo de download do jogo, acho que isso varia de computador para computador, pois no meu PC demorou cerca de 5 minutos (Pra falar a verdade, acho que até menos). Devem ter algumas músicas na pasta do jogo que não foram usadas, mas não acho que elas influenciaram tanto no tamanho do jogo, lembro que eu tentei fazer uma demo no MV e deu mais de 1 GB.
Saudações!
Esse update vai ter algumas novidades sobre o design dos mapas e a exploração do jogo. Ok, vamos começar por partes...
Sistema de Dia & Noite Melhorado
Se você que está lendo, der uma olhada na lista de scripts do tópico, vai ver que eu adicionei o Khas Awesome Light Effects. Eu não quis usar esse script desde o início, porque era um script pesado e ele interferia no no sistema de dia e noite do jogo... Mas, eu consegui corrigir essas interferências e usar à favor do sistema e vou arrumar um jeito de diminuir o lag do jogo o máximo possível (Para computadores menos potentes). Vejam o resultado:
Obs: Esse sistema não está presente na Demo.
Sidequests
Ultimamente, eu dei uma parada no enredo principal para criar novas Sidequests. Algumas dessas Sidequests vão fazer diferença no sistema de múltiplos finais do jogo (Não será como o padrão final bom/final ruim/final verdadeiro da maioria dos jogos de RPG Maker, todos os finais são canônicos).
Sistema de Reparo
Também conhecido como "Sistema de Ferreiro", é um novo sistema que eu adicionei no jogo usando o Script Smithing -- Simply Upgrade Your Weapon, feito por TheoAllen e Richter_h. Esse sistema consiste em você poder reparar a arma do personagem para aumentar seus atributos. Ele estará disponível quando você completar uma Sidequest específica. Veja:
Saudações!
Demorou um pouco, mas aqui está mais uma atualização do projeto.
Sistema de Dia & Noite Melhorado (De novo)
O sistema de Dia & Noite tem mais duas novidades... A primeira novidade é sobre o a iluminação, agora certos elementos do mapa possuem luz quando está de noite (Lava e cogumelos, por exemplo):
Lava
Extrate
Cogumelo
Obs: Isso estava causando queda de FPS quando eu estava testando, então eu adicionei o script "Insane Anti Lag" para melhorar o desempenho.
A segunda é um pequeno detalhe na transição, quando o jogo muda de Tarde para Noite, toca o SE "Crow", e quando muda de Noite para Dia, toca o SE "Chicken". Esse sistema é parecido com o que vemos em Zelda OoT.
Layout da Janela de Batalha
Ocorreu uma pequena mudança no layout da janela de batalha, agora quando coisas relacionadas com Extrate que forem citadas ficaram escritas com a cor verde e todas as coisas relacionadas com técnicas físicas ficaram azul. Vejam:
Capítulos
Com a ajuda do meu amigo Wesley Jesus, a tela de capítulo foi melhorada. Vejam:
Eu reorganizei os capítulos do jogo para que tenha um Boss/Sub-Boss na parte final de cada capítulo, ou seja, alguns estão mais curtos e outros estão mais longos do que antes.
Desenvolvimento Atual
Atualmente eu estou no capítulo 10 do projeto, segundo algumas estimativas minhas, Extrate terá em torno de 13 capítulos, então o fim do desenvolvimento está próximo. Ainda não há uma data certa pro lançamento do jogo, mas muito provavelmente será esse ano, no melhor dos casos, o lançamento será entre junho e julho, mas eu chuto que sairá nos últimos 3 meses do ano.
Quem acompanhou os tópicos que eu estava criando recentemente, viu que eu estava remixando os BGMs de Extrate usando a soundfont de Mother 3. Eu gostei dos resultados (Apesar de que algumas músicas foram trocadas, já que eu não conseguia remixá-las), eles deram um ar mais diferente pro jogo. Aqui estão alguns exemplos:
Quem gosta de literatura percebeu que o enredo de Extrate se baseia muito na escola literária realista, apesar de que ele tem um ou dois elementos de outra escola literária. Eu comecei a estudar mais literatura para melhorar a trama e o desenvolvimento do jogo, com isso, alguns diálogos de NPCs foram melhorados e foram adicionadas mais coisas na Backstory geral. Alguns exemplos de diálogo:
"Eu gosto de brincar na grama, mas os insetos me incomodam muito.
Os insetos deviam ter sido extintos por aquele meteoro que extinguiu os dinossauros...
Espera... Abelha é um inseto?"
"Não toleramos ladrões na nossa cidade.
A melhor tortura que eu consigo pensar é fazer eles criarem uma teoria do porque não temos um prefeito ainda."
"Eu ouvi falar que tem um monstro assombrando o pântano.
Apenas boatos... Deve ser algum marido infiel fugindo da esposa..."
Retorno da Versão 0V3
Sim, a versão de teste do jogo que saiu antes da Demo está de volta. Quem jogou a Demo sem jogar a versão 0V3 provavelmente ficou confuso com algumas coisas da trama, então eu trouxe ela de volta para sanar as dúvidas (Ela só está disponível em português).
Estamos de volta!
Depois de quase 3 meses sem atualizações, aqui vamos nós de novo!
Trilha Sonora Reformulada (De Novo)
Como eu havia dito uma vez, meu conhecimento sobre edição de áudio é bem pequeno, então não seria surpresa se houvessem problemas na hora de trabalhar na trilha sonora. Eu cheguei a comentar no update passado que algumas músicas foram trocadas por não conseguir remixá-las, essas "algumas", na verdade, são a maioria, já que muitas das músicas que eu consegui alterar não ficaram com um resultado tão bom, e eu não quero que isso estrague a experiência do jogador. Os resultados que não ficaram tão bons vão ser substituídos por arranjos de BGMs do RPG Maker 2003, XP, talvez VX e do Pack de BGMs Karugamo.
Alguns exemplos:
Canal Murilo Maker, focado em tutoriais de RPG Maker, gravou uma live jogando uma versão mais antiga (0V3) de Extrate. Foi divertido ver ele citando os problemas que foram ou não consertados na versão mais recente e dando dicas de como melhorar, além de ver a evolução do projeto nesse meio tempo.
Como eu andei editando os diálogos do jogo, aproveitei para melhorar um pouco a narrativa do jogo. Coisas que ficavam meio ocultas ou confusas na trama foram esclarecidas, como por exemplo, acontecimentos antes do início do jogo. Esses acontecimentos serão contados por meio de flashbacks e diálogos com NPCs.
Balanceamento
Muitos disseram que a primeira parte do jogo estava difícil, não pelo nível dos puzzles ou pelos inimigos, mas sim pela escassez de itens e pontos de cura. Os pães não eram equivalentes ao número de inimigos que você enfrentava e o hotel, além dos itens das lojas, estarem bem caros. A partir de agora, você ganha um pão de graça, no início do capítulo. Os ratos tem uma probabilidade um pouco maior de dropar pão. O preço dos itens foram reduzidos. Os hotéis tiveram custo reduzido, sendo que o hotel da Vila Misograss custa apenas 1$ (Lembrando que quando você vai ao hotel, você não apenas se recupera totalmente, mas também um pula um horário. Ex: Dia -> Tarde. Tarde -> Noite. Noite -> Dia). Por fim, o protagonista aprende a habilidade Recuperação no nível 5 ao invés do 6, como era antes.
Tinha baixado o Extrate faz um certo tempo, mas só tive tempo de experimentar hoje. Joguei a versão 0v3, que foi a mais recente que encontrei no GameJolt.
Gostei dos 40 minutinhos em que joguei ele. O começo é bem desafiador - quem diria que eu fosse apanhar tanto de ratos e mosquitos heheh - mas deu uma sensação boa quando finalmente consegui passar. Depois que eu subi uns 2 níveis começou a ficar mais tranquilo, mas talvez seja legal dar mais um ou outro pão pro jogador no começo, já que eu só consegui passar porque evitei vários combates tanto antes quanto depois de encontrar o Extrate.
O uso que você fez da trilha sonora é bem bacana, com uns teminhas meio eletrônicos animados nas cenas de exploração mas também com músicas que ajudam a passar a personalidade de certos personagens durante os diálogos, como a da tutora da primeira vila.
Achei o mapeamento das cidades e dos cenários bem feito, mas o dos interiores deixou um pouco a desejar. Na sequência introdutória, por exemplo, as cabanas dos soldados são só uma sala branca completamente vazia, e a loja da primeira vila tem só um balcão enorme e uns sacos vazios em um canto. Apesar desses problemas não se repetirem em todos os lugares, acho que você pode dar uma caprichada maior no mapeamento dos interiores.
Gostei das interações com o cenário, algumas delas são bem engraçadas (estou olhando pra você, Vaso de Flores com flores dentro), e no geral ajudam a dar vida ao jogo. Entretanto, os diálogos que tive com as pessoas até agora foram bem superficiais.
Dito tudo isto, parei de jogar porque dei de cara com um bug que crashou meu jogo, quando eu sai à esquerda na vila oriental (não lembro o nome dela) após ter dado chá pra um senhor simpático. Eu penso que encontrei o local aonde ele se referia, mas quando cheguei lá a porta apenas dizia que tinha uma senha e não me dava a opção de interagir mais com ela. Fui explorar um pouquinho mais e aí o jogo deu o seguinte erro:
Na próxima atualização que você lançar pretendo baixar ele de novo e continuar jogando, já que sei que você deve ter corrigido alguns desses problemas que apontei. A história não me fisgou ainda, até porque joguei pouco, mas parece ter uns elementos que podem ser desenvolvidos de uma maneira interessante. Continue mandando updates aqui pra gente! o/
Tinha baixado o Extrate faz um certo tempo, mas só tive tempo de experimentar hoje. Joguei a versão 0v3, que foi a mais recente que encontrei no GameJolt.
Na verdade, a versão mais recente era a Demo mesmo, porém ela não conta a estória desde do início como a 0V3.
Gostei dos 40 minutinhos em que joguei ele. O começo é bem desafiador - quem diria que eu fosse apanhar tanto de ratos e mosquitos heheh - mas deu uma sensação boa quando finalmente consegui passar. Depois que eu subi uns 2 níveis começou a ficar mais tranquilo, mas talvez seja legal dar mais um ou outro pão pro jogador no começo, já que eu só consegui passar porque evitei vários combates tanto antes quanto depois de encontrar o Extrate.
Eu balanceei o jogo, pois o pessoal já falava que o início era difícil. Eu particularmente não achava que estava tão difícil, mas deixei o jogo mais fácil mesmo assim.
O uso que você fez da trilha sonora é bem bacana, com uns teminhas meio eletrônicos animados nas cenas de exploração mas também com músicas que ajudam a passar a personalidade de certos personagens durante os diálogos, como a da tutora da primeira vila.
Talvez seja uma má notícia pra você, mas a maioria das músicas foram substituídas. Quem estava acompanhando os updates que eu fiz, sabe que as novas músicas são arranjos de BGMs da Enterbrain e dos BGMs de Karugamo.
Gostei das interações com o cenário, algumas delas são bem engraçadas (estou olhando pra você, Vaso de Flores com flores dentro), e no geral ajudam a dar vida ao jogo. Entretanto, os diálogos que tive com as pessoas até agora foram bem superficiais.
Realmente, isso é verdade, tanto é que eu estou arrumando.
Dito tudo isto, parei de jogar porque dei de cara com um bug que crashou meu jogo, quando eu sai à esquerda na vila oriental (não lembro o nome dela) após ter dado chá pra um senhor simpático. Eu penso que encontrei o local aonde ele se referia, mas quando cheguei lá a porta apenas dizia que tinha uma senha e não me dava a opção de interagir mais com ela. Fui explorar um pouquinho mais e aí o jogo deu o seguinte erro:
Esse update não vai ser muito longo, já que só vai anunciar duas coisas.
Versão 0V4 em Inglês
Sim, demorou muito, mas finalmente ela está disponível.
https://gamejolt.com/games/Extrate/263755
Desenvolvimento do Projeto
Bem, eu cheguei a falar que o projeto muito provavelmente estaria finalizado nos últimos 3 meses do ano, mas devido ao atraso graças a tradução da versão 0V4 e umas coisas que aconteceram comigo, é capaz do jogo só estar finalizado ano que vem. Nesse meio tempo, eu me foquei 80% na tradução da Demo e os outros 20% nos arranjos do jogo, então a retomada do projeto começa hoje.
Quem diria, esse é o primeiro update de 2020. Eu fiquei um bom tempo sem fazer um update do projeto, porque, no progresso em que eu estava trabalhando nele, não ocorreram tantas coisas que eu acho que sejam relevantes para serem mencionadas num update, até porque estou no final do desenvolvimento, logo não terão muitas coisas além de consertar erros e trabalhar nos diálogos.
Sobre a Finalização
Eu cheguei a comentar que, se desse tudo certo, Extrate sairia no final do ano passado. Aparentemente, eu estava muito otimista, pois não aconteceu. Analisando um pouco a situação, eu não diria que sairá ainda este mês, pois eu pretendo lançar as versões em inglês e português no mesmo dia e traduzir leva muito tempo.
Arranjos
Eu comentei num outro tópico, mas vou comentar de novo só para lembrar. Atualmente, estou upando os arranjos de Extrate no Youtube ao invés do Soundcloud. Eu ainda estou editando certos BGMs que acho que não estão num resultado esperado ou, em alguns casos, trocando por outro BGM, como por exemplo a música do hotel que voltou a ser aquela que eu usava bem antes, porém numa versão exclusiva de Extrate.
Não é algo muito grande, mas estou fazendo uns ajustes em certas faces dos personagens do jogo. Um exemplo de personagem que eu alterei a face foi o Askan:
A dele, em específico, foi alterada, porque a antiga dava uma impressão de que ele era mais velho do que ele realmente é.
Troca de Fonte Russa
Eu troquei a fonte usada para personagens com sotaque russo:
Motivo: A fonte antiga não tinha acentos, logo as palavras que possuíam tinham que ficar sem, além de que ela era um pouco difícil de entender. A nova fonte possui acentos e é mais fácil de entender o que está escrito.
Volta do Mapa
Por último, mas não menos importante, temos a volta do mapa. Esses dias, o [member=1916]RaonyFM[/member] divulgou no fórum um gerador de mapas bem completo, porém complicado, o Azzgaar's Fantasy Map Generator. Com ele eu refiz o mapa de Extrate, que novamente, porém de uma forma aprimorada, poderá ser usado no jogo:
Vou começar este Update pedindo desculpas a quem acompanha o projeto por três motivos:
1. O projeto ainda não foi finalizado.
2. Eu fui muito otimista em relação à sua data de lançamento. Em alguns comentários, eu disse que o jogo seria finalizado entre outubro do ano passado e o início deste ano, o que não foi o caso.
3. Eu fiquei muito tempo sem deixar Updates no tópico e na página da Gamejolt (apesar de eu não ser muito ativo por lá).
Troca de Scripts de Inventário
Eu troquei o Script de alterava o inventário do jogo para um que fosse mais compatível com alguns momentos da Gameplay/trama. O Script antigo fazia com que tenha mais de um inventário, podendo trocá-lo eventos. O Script atual faz com que todo personagem tenha um inventário próprio automaticamente. Apesar disso, a opção de mudar quem está indo na frente continua desativada.
Alteração em Diálogos
Dessa vez, a mudança nos diálogos não está ligada à questões de coerência no enredo, mas sim em questões mais "particulares". Ninguém chegou a comentar, mas, revendo uns diálogos que eu tinha feito antes, percebi que alguns eram muito cringe (que dá vergonha alheia). A cena de introdução do Hikon na reunião com os Hinjas, por exemplo, vai ser uma que terá alterações bem drásticas.
Descrição dos Inimigos
Não lembro se já cheguei a comentar isso, mas além de eu ter melhorado a descrição dos inimigos, agora eles têm duas descrições. Antes, o jogador não precisava usar o comando "Analisar" para ver a descrição do inimigo, só era preciso ver suas informações antes de atacar, mas agora esse problema foi consertado. A mensagem que você pode ver sem precisar analisar, agora, é só um comentário. Para ver a segunda descrição (a verdadeira), é preciso analisar o inimigo e depois checar a Extrapedia.
Progresso Atual
Não posso fazer uma previsão de quando o jogo estará completo, mas eu diria que, numa porcentagem, ele estaria em 85%. Além do enredo, falta corrigir alguns erros e acrescentar algumas coisas pro jogo não ficar tão vazio e linear. E não, não pretendo lançar mais uma Demo.
Boa noite Irineu, andando pelo condado para encontrar projetos em desenvolvimento para jogar e conversar sobre eles e me deparei com um seu, gostaria de trazer ele no meu canal essa sexta juntamente com outros jogos!!!!
Boa noite Irineu, andando pelo condado para encontrar projetos em desenvolvimento para jogar e conversar sobre eles e me deparei com um seu, gostaria de trazer ele no meu canal essa sexta juntamente com outros jogos!!!!
Bom dia! Fico feliz que você queira trazer Extrate para o seu canal. Nesse caso, eu posso te mandar um versão exclusiva do jogo. Se estiver interessado, pode me chamar em MP.
Bom dia! Fico feliz que você queira trazer Extrate para o seu canal. Nesse caso, eu posso te mandar um versão exclusiva do jogo. Se estiver interessado, pode me chamar em MP.
Fala, Irineu! Passando aqui para deixar meu feedback sobre Extrate. Eu joguei a versão 0V4 (ou Demo 2).
Impressão Geral/Inicial:
Primeiramente, acho importante notar que o som das teclas na caixa de texto está muito alto (mais do que a música). Dependendo do fone de ouvido que a pessoa usar, se os agudos tiverem um volume mais alto, chega a doer o ouvido. Recomendo abaixar o volume desse efeito.
Gostei da introdução com imagens, ela é bem curta e sucinta. Passa uma história sucinta do Extrate, dando informações vitais que depois são retomadas no jogo (como o extrate ser uma força que parece ter consciência própria, o extrate se espalhar para pessoas ao redor, o uso de poderes elementais etc.), além de gerar curiosidade para saber mais sobre esse cristal.
Trilha Sonora:
Em geral, a trilha sonora ficou bem agradável e não muito cansativa. As músicas estão num bom volume e são bem marcantes, tornando cada área única, além de se adaptarem ao tema da área (com a música de estilo oriental na cidade de Onimick sendo o exemplo mais claro). Se eu tivesse alguma ressalva, seria apenas que a música de batalha não muda de acordo com as áreas, como o resto. A única mudança na música de batalha foi em batalhas contra boss, mas de resto é a mesma trilha até o fim da demo, que é bem repetitiva. Por outro lado, ela também não é muito intrusiva e não me deixou sem vontade de continuar a jogar apenas por causa da música ou algo assim.
Sistemas:
É talvez o ponto mais chamativo de Extrate que torna a experiência cômoda ao jogador. Foram escolhidos ótimos scripts e sistemas que facilitam, agilizam ou organizam a interface e os comportamentos de certas mecânicas do jogo, fazendo ele muito amigável e com mais personalidade do que um jogo a base do RTP ofereceria.
Eu tenho que dizer que achei muito bom o conceito do boss Hinja com as alavancas - aliás, toda essa parte da dungeon com alavancas ficou interessante. Ao mesmo tempo que não te faz quebrar muito a cabeça com um puzzle absurdo, ainda te obriga a dar umas voltas e pensar um pouco, e você meio que pega, naturalmente, o que está acontecendo. É como se estivesse sendo guiado pelos seus próprios instintos e observação, e isso é um senso muito legal de se passar para o jogador.
Leves spoilers:
Eu também achei muito interessante a adaptação do mapa. Reconhecer as paredes e os caminhos após completar o puzzle, ao mesmo tempo que barreiras foram tiradas, foi bem legal, ainda mais no contexto colocado na história, que não vou spoilar muito aqui.
E quanto ao boss em si, confesso que perdi na primeira luta contra ele porque levei um tempo analisando os inimigos e depois batendo inutilmente no alvo errado. Eu até percebi o que estava fazendo de errado antes de morrer, só não a tempo de mudar o destino, já que eu estava sem mais itens. xD
Na segunda vez, sabendo o que tinha que fazer, foi completamente tranquilo e divertido lutar contra ele (em parte porque eu tinha meus preciosos pães de volta), e em termos de meta-game, eu diria que o jogo te recompensa bastante pelos aprendizados.
Batalhas e Grind:
A parte do grind para mim é sempre um dos fatores mais importantes num RPG, porque se for muito chato ou trabalhoso, facilmente pode te fazer perder a vontade de continuar. Em Extrate, e em tese, é muito simples fazer grind com inimigos fracos, comprar itens para se curar, então fazer mais grind usando os itens, repetir e etc. Por outro lado, se não fosse pelos saves cruciais que eu fiz nos pontos em que podia, houve muita situações em que eu simplesmente não teria como avançar, por falta de dinheiro junto a falta de HP para batalhar com inimigos.
Não é nada tão grave, eu diria que é mais uma questão de balancear levemente os inimigos para que seja um pouco mais fracos. Ter uma batalha desafiadora é legal, mas não sempre que lutar contra mobs genéricos espalhados aos montes no mapa.
Já outro ponto: muitos jogadores querem evitar ao máximo possível as batalhas. O sistema de aproximação dos inimigos em Extrate permite isso com considerável facilidade. Eu pude escolher quais batalhas queria lutar, geralmente mais para comprar itens para minha jornada do que upar para poder passar por algum muro entre o gameplay e a história. Poder avançar na história sem muito ziguezague é essencial. Até porque, conforme você ganha novas habilidades e itens, claramente se sente mais forte e preparado.
Personagens:
Damp é o clássico protagonista quieto, não tem muito o que avaliar. Até porque é o jogador quem decide as ações dele através das escolhas de diálogo. Eu vi alguém dizendo aqui no tópico e achava isso clichê e batido, eu, pessoalmente, não concordo. Para mim continua sendo uma ideia legal para aumentar a imersão e fazer você se sentir no controle do jogo.
Hikon é um personagem bem exagerado, mas consegue ser engraçado. Com sua intriga com Hikka, eles dois são personagens que criam uma dinâmica entre si e paralela ao jogador. Isso significa que, além de ter uma personalidade desenvolvida, ele tem motivações próprias e toma ações que realmente interferem no seu progresso como jogador, e isso dá a ele um nível alto de relevância e presença na história. Imagino que depois ele vá entrar no grupo do player? Bem, não sei, mas de qualquer forma ele não é apenas um mero NPC que serve para te empurrar em direção ao resto da história. Embora, dado o histórico de comportamento tempestuoso e imprudente dele (não quero dar muito spoiler), Dampito (nome que dei ao meu personagem), não estará preparado para confiar nele de novo tão cedo. De qualquer forma, quero ver o que ele terá a oferecer no restante do game.
Outro personagem sobre quem posso dizer isso (interfere na história, não é um mero NPC dispensável) é o Danger E. Villa (vulgo Boca). Já que eu sou um salvador de game obsessivo, tive a oportunidade de testar praticamente todos os diálogos com ele, e em todos os caminhos que você segue ele parece ser um cara legal. Quer dizer, foi meio sacana ele deixar o Dampito ir sozinho derrotar certos inimigos quando ele deve ser muito mais forte, mas isso é padrão de uma história onde o protagonista é o herói, não é mesmo? Fora isso, ele te ajuda bastante, parece ter contatos e saber das coisas. Também estou curioso para ver o que o Boca vai trazer nas partes seguintes.
Alguns bugs e observações:
- Pequeno detalhe: a garota negra de vestido rosa que fica na fila para falar com a prefeita Hikka sempre diz "estou nesta fila há 6 horas", mesmo que o jogo tenha um sistema de dia e noite que quebra essa perspectiva. Seria mais imersivo se ela dissesse "estou nesta fila há muitas horas" ou "há mais horas do que posso contar".
- Nesse mesmo local da entrada da prefeitura, o secretário continua dizendo a mesma frase ("Sinto muito, não posso te ajudar") até mesmo depois de você ter sido incriminado por Hikon e preso. A esse ponto ele já não devia saber quem você é e comentar algo sobre isso (ainda no capítulo 2)?
- Pequeno detalhe: durante o diálogo entre o Hinja que usou a alavanca como o boss Hikace e Hikka, Boca e Damp, tem momentos que Hikka fala com o Hinja e ele não olha para ela. Ele continua sempre olhando para baixo.
- Último detalhe: tem um glitch na análise do Hinja Especial.
Conclusão:
Bem, é isso. Curti bastante a demo, embora eu tenha ficado um pouco perdido aqui ou ali (na parte da cabana perto das vegetarianas, na primeira cutscene em que Hikon aparece, oh god... eu tive que dar muitas voltas pelos mapas até notar que tinha um caminho alternativo para entrar lá, dentro do mesmo mapa). Ah, e eu estou bem curioso para saber o que tem naquela parte secreta do lado esquerdo da cidade de Onimick. Será que a senha estava em algum lugar da demo e eu só não fui perspicaz o bastante para perceber? Who knows...
Este site usa cookies para ajudar a personalizar seu conteúdo e deixar você logado caso se registre.
Ao continuar usando o site, você concorda com o uso de cookies.