🤔 Para Refletir :
"Seu jogo nao precisa ser o melhor ou o mais popular, apenas precisa fazer o dia de alguem melhor"
- codingkitsune

Fantasy Farming: Orange Season

Hudell

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
01 de Fevereiro de 2017
Postagens
129
Bravecoins
82
Orange Season é um simulador de vida na fazenda, inspirado em jogos como Harvest Moon, Rune Factory e Animal Crossing, além de ter também alguns elementos inspirados em Legend of Zelda. É um jogo que você pode jogar por centenas de horas e sempre terá algo novo para encontrar.

Opções do jogo:
  - Focado em exploração, com centenas de mapas, entre montanhas, florestas, cavernas, lagos, desertos e muito mais.
  - Vários festivais inspirados em festas reais de vários países do mundo (ex: festa junina)
  - Mais de 30 tipos diferentes de animais.
  - Muitos tipos de produtos para produzir na fazenda.
  - Cavernas e minas onde é possivel encontrar jóias e minerais.
  - Sistema de pesca.
  - Sistema de casamento com mais de 10 solteiros disponíveis, entre homens e mulheres.
  - Sistema de casamento entre NPCs, sem casais pré definidos (suas ações influenciam quem casa com quem).
  - Personalização da fazenda (mover construções, colocar cercas, entre outras coisas).
  - Vários minigames.
  - Sistema de companheiros: Você pode convidar um NPC para caminhar com você, ou levar um pet para passear. Eles irão te seguir e participar do jogo com você.
  - Sistema de Mods: Cada detalhe do jogo poderá ser alterado com a instalação de mods.
  - Código aberto: Todo o código fonte do jogo estará disponível para que programadores possam fazer modificações a vontade.

Vídeos:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=3SH_-C7yrEk[/youtube]

Tá incrível, aaah adoro ver projetos 100% próprios assim, sabe? Que não tem mais a cara de RPGM.
Ta incrível ;-;
Se precisar de algo pro game me contacta ;V Como PArtist sou uma ótima cantora.

Obrigado pelos comentários!

Atualizei meu blog com um relatório do que fiz em janeiro (em inglês). Também listei as metas para fevereiro:

- Fazer um trailer do jogo
- Fazer o sistema de pesca
- Adicionar as ferramentas que faltam (tesoura e sino)
- Adicionar cães
- Adicionar um festival
- Ter uma rotina para todos os personagens da Terra das Laranjeiras
- Ter pelo menos 30 tarefas

Mas que belo projeto em, Hudell?
Como fã de Harvest Moon:BTN ver seu projeto me deixou bem ansioso, irei acompanhar!  :Okay_fix:

Gostei bastante! Parece ter sistemas bem interessantes :O
Também gostei muito dos gráficos, meus favoritos foram os sprites.
O projeto deu uma evoluída muito boa, antes usava apenas aqueles gráficos do pack Celianna, agora está com muito mais recursos :O Gostei bastante!
Mas uma coisa que não entendi: O projeto é em português ou inglês? Ou vai ter os dois idiomas para o jogador escolher?

Obrigado :D
O jogo vai ter a opção de escolher o idioma. Por enquanto tem apenas português e inglês, mas pretendo achar gente para traduzir para outros idiomas depois.

Esse é um dos poucos jogos que eu jogaria sem favor nenhum, hehehe! Parabéns pelo projeto e por todas os avanços até agora, Hudell! Como eu disse, eu pretendo divulgar o seu projeto na minha página, porque o pessoal lá é fã de "Harvest Moon: Back To Nature", mas vou esperar você lançar uma demo antes. Capriche aí, vou estar acompanhando!!​

Cara, só posso dizer uma coisa, o jogo está fantástico. Agora a proposta parece ter apenas um problema: é grande demais! Como você vai aguentar fazer isso tudo?

Quero dizer... quantos anos já gastou ou ainda pretende gastar para poder deixar esse jogo pronto? Tem uma equipe grande trabalhando nele? Como os sistemas se viram pra poder funcionar, é tudo programado manualmente ou o sistema é inteligente o suficiente e "se vira" para poder se adaptar, de maneira autônoma.

Etc, etc, etc. Tenho muitas perguntas, pra falar a verdade!

Bom... Um projeto muito ambicioso, mas cara, me parece fantástico! Gostaria muito de uma demo para poder avaliar a parte técnica do projeto.

Força aí!

Rafael_Sol_MAKER comentou:
Cara, só posso dizer uma coisa, o jogo está fantástico. Agora a proposta parece ter apenas um problema: é grande demais! Como você vai aguentar fazer isso tudo?

Quero dizer... quantos anos já gastou ou ainda pretende gastar para poder deixar esse jogo pronto? Tem uma equipe grande trabalhando nele? Como os sistemas se viram pra poder funcionar, é tudo programado manualmente ou o sistema é inteligente o suficiente e "se vira" para poder se adaptar, de maneira autônoma.

Etc, etc, etc. Tenho muitas perguntas, pra falar a verdade!

Bom... Um projeto muito ambicioso, mas cara, me parece fantástico! Gostaria muito de uma demo para poder avaliar a parte técnica do projeto.

Força aí!

Obrigado!
Comecei o jogo em 2014, mas um ano depois eu recomecei do zero aproveitando as experiências e tudo que eu aprendi. 

Trabalhando diretamente no jogo tem apenas eu. Por algum tempo eu tive uma menina me ajudando escrevendo falas e cutscenes, mas ela ficou doente e preferiu sair do projeto. As músicas são feitas por uma empresa que eu contratei e os sprites estão sendo feitos através de commissions.

Meu objetivo é terminar o jogo ainda este ano. Espero conseguir lançar ele no aniversário de 3 anos, em setembro.

Não sei se entendi bem a pergunta sobre funcionar automaticamente, mas vou descrever um pouco como o jogo funciona:
Primeiro de tudo, eu não uso eventos para quase nada. Praticamente só as portas das casas são eventos normais do rpg maker, todo o resto é feito via javascript. Eu uso muito o sistema de regiões. Veja por exemplo o mapa da fazenda:

farmMap-rm.png
As regiões são lidas pelo javascript para transformar em alguma outra coisa:
246 = tile onde o jogador pode plantar coisas
245 = igual ao 246, mas começa com uma cerca já colocada
250 = igual ao 246, mas começa com grama
255 = igual ao 246, mas pode ter algum objeto aleatório ao começar o jogo (grama, mato, pedra, tronco, galho)
240 = igual ao 246, mas começa com um portão já colocado
21 = significa que o tile está "protegido" - O jogador não pode colocar cercas ou construções ali
1 = significa bloqueado - não pode caminhar nem colocar nada ali.

Até agora já tenho 79 regiões com funções diferentes.

Para gerar os objetos eu uso um sistema parecido com o meu plugin OrangeCustomEventCreator, que serve para criar eventos temporário no mapa. Tudo no jogo é criado dessa forma ao entrar no mapa e os eventos não existem quando o jogador está em um mapa diferente.
Aí eu tenho basicamente 4 tipos de eventos:
- Eventos do rpg maker
- Objetos
- Moradores
- Criaturas

Coisas como plantas, pedras e grama contam como objetos. Cometi o erro de fazer isso de um jeito que só pode ter um objeto por tile, aí por causa disso não dá pra colocar uma cerca em cima de grama, por exemplo. Itens largados pelo jogador também contam como objetos, por isso também não dá pra largar em cima da grama. Pretendo resolver isso em breve.
Os animais da fazenda contam como criaturas e podem ir em cima da grama sem problema.

Criei um "gerenciador" para cada morador da vila. É um código que fica sendo executado como se fosse um processo paralelo e decide se o jogador deve aparecer no mapa atual ou não, além de colocar uma rota nele. Tentei vários sistemas diferentes para automatizar as rotas dos personagens, mas acabei desistindo e fazendo na mão, então basicamente eu tenho uma lista gigante com informações mais ou menos assim:
Devin:
  as 14:20:20 ele está na posição x = 15, y = 20 do mapa 7 e está caminhando em direção a posição x = 19, y = 20
  as 14:20:30 ele está na posição x = 17, y = 20 do mapa 7 e está caminhando em direção a posição x = 19, y = 20
  as 14:20:40 ele está na posição x = 19, y = 20 do mapa 7 e está caminhando em direção a posição x = 19, y = 24

e assim por diante. Para todos os moradores. Para o dia inteiro. Com diferenças de um dia da semana para outro.
Eu demoro cerca de 8 horas para configurar a rotina de um dia de um personagem.

Todas as conversas com os NPCs, as cutscenes, quests e eventos são feitas através de eventos comuns. Já tenho 570 eventos comuns no jogo. Mas eu não configuro eles pelo database. Eu meio que inventei uma linguagem própria para escrever eventos comuns.

Essa imagem mostra um pouco como é essa linguagem. Na esquerda tem um arquivo só com conversas simples, enquanto que na direita tem alguns eventos usados na abertura do jogo.

Essa linguagem facilitou MUITO na hora de escrever cutscenes.

Ferramentas como o machado e a marreta ao serem usadas verificam se o objeto que tem na frente do jogador é algo que pode ser quebrado por elas e apenas os removem, então elas funcionam automaticamente em qualquer lugar que os objetos existirem.

Recentemente comecei a trocar todas as árvores do jogo por um objeto árvore, tirando elas do desenho do mapa. Desse jeito todas as árvores poderão ser cortadas se o jogador quiser.

Saquei, você teve que colocar uns esteróides aqui ou ali, como essa nova linguagem de script pra facilitar as coisas. Parece prático esse meio de lidar com tudo.

Estou impressionado por esse projeto em ambição, escopo e execução técnica até então. O gerenciamento dos eventos ser manual é uma coisa que eu talvez não tivesse coragem de fazer.

Fazer um jogo normal já dá muito trabalho, mas é notável ver que você faz pensando em todas essas possibilidades.

Pois bem, está extremamente bem feito e bem pensado, e cara, como eu sou um fã de Harvest Moon, não posso deixar de querer te ajudar a tornar este um projeto de jogo ainda melhor.

Sempre que possível disponibilize mais informações, e se precisar de ajuda, pode contar comigo (Confesso, ainda estou intrigado com o funcionamento do jogo, sempre quis tentar fazer algo do tipo, mas nunca parei pra pensar em como, hehe)

Obrigado mais uma vez a todos que comentaram e deixaram sua opinião sobre o jogo :)
Hoje recebi mais algumas músicas e já fiz um vídeo mostrando uma delas:

[youtube]https://youtu.be/dlw0Wy_F4YM[/youtube]

Agora 50% das músicas do jogo já estão prontas :)

Estou acompanhando o projeto e está caminhando muito bem, parabéns.
Curti muito os sistemas, tudo aparenta estar muito divertido.
Única sugestão que tenho e que já lhe falei antes é na questão do background dos textos, acredito que um bege caia melhor que o preto, que está bem fora da paleta de cores. Além da questão conceitual, onde se encaixaria melhor.
No mais, boa sorte no projeto o/

Como joga esse tipo de jogo? Só joguei um desse genero do supernintendo mas joguei pouco, tipo, não tem batalha, qual é o desafio/endgame que o player deve focar?

Riven comentou:
Como joga esse tipo de jogo? Só joguei um desse genero do supernintendo mas joguei pouco, tipo, não tem batalha, qual é o desafio/endgame que o player deve focar?
É difícil explicar.
Imagine um jogo como Sim City, onde você constrói e gerencia uma cidade.
A graça do Orange Season é algo parecido com isso, mas ao invés de uma cidade você cuida da vida de um fazendeiro. O jogo te dá varias coisas para fazer e você pode fazer o que gostar: plantar coisas na fazenda, criar animais, procurar itens nas montanhas, escavar minérios nas cavernas, pescar nos lagos e rios, etc.
Conforme você vai fazendo isso, você vai ganhando mais dinheiro que pode usar para comprar mais coisas que facilitam essas tarefas.

Fora isso, também tem a história e os moradores: Muitas pessoas gostam de conhecer os personagens da vila, acompanhar o que acontece na vida deles. Também dá para conquistar algum morador da vila e casar e ter filho.

Tudo isso acompanhado de bastante humor faz com que o jogo fique algo bem gostoso de jogar. Mas é claro, esse gênero de jogo não é para todo mundo.

Edit: Aproveitar pra deixar mais um vídeo aqui.
[youtube]http://youtu.be/jLoH6OU43a4[/youtube]

Só passando para comentar que estou adorando as atualizações, e realmente espero para jogar esse jogo. Também para dar um UP no tópico kkkk
É muito incrível ver um projeto evoluindo dessa maneira :O

Desculpe minha preguiça  amigo, eu deveria ter respondido isso a muito tempo, mas acabei jogando pra última hora ;3;

O projeto tá bem bonitinho, e bem surpreendente, é raro ver alguém tentar algo 100% assim, tá de parabéns  :awesome:

Não tenho muita afinidade com jogos do estilo, mas os poucos que joguei me surpreenderam bastante, acredito que com este não seja diferente! De qualquer forma, boa sorte aí, estarei acompanhando!

You See!~

Voltar
Topo Inferior