Testei o jogo aqui e já adianto que eu curti muito o seu projeto!
1º) O projeto possui uma identidade visual única, pois o desenvolvedor do projeto utiliza gráficos de sua própria autoria. Sem sombra de dúvidas, isso é um tremendo diferencial para o projeto, levando-se em conta que muitos jogos de RPG Maker normalmente se atêm aos famigerados gráficos de RTP. Bem, em apertada síntese, eu adorei a parte visual do projeto!
2º) Eu achei a dificuldade do jogo bem balanceada. Digo isso, porque eu sou uma completa negação em jogos com sistema de luta ABS (Action Battle System). Normalmente, a minha falta de coordenação motora sempre acaba comigo nesse tipo de gameplay, mas, surpreendentemente, eu até que fui bem no começo do game.
Assim, de certa forma, achei o jogo bem “acessível”, inclusive para aqueles que não estão habituados com esse tipo de combate (como é o meu caso). Evidentemente que ao passar do jogo, a dificuldade do game vai aumentando aos poucos, mas não chega a ser algo absurdo.
3º) Em geral, o game design do projeto está bem-feito. Além da parte de balanceamento sobredita, a interface do jogo está bem agradável e eficiente. A parte de level design está bem arquitetada, contando ainda com belos mapeamentos. Os equipamentos do jogo podem ser considerados multifuncionais, pois não se restringem em apenas aumentar os atributos da protagonista, mas ainda possuem outras utilidades no gameplay (achei isso muito da hora). O jogo também tem a paciência de ensinar cada mecânica nova ao jogador, de maneira bem didática e objetiva. Outro ponto que merece destaque são os sistemas do projeto. Eu os achei bem criativos e intuitivos, demonstrando que eles foram muito bem planejados e competentemente esmerilhados, visto que não consegui encontrar bugs nessa parte.
4º) A história do jogo está muito boa e simples (o que não é um demérito). Ela consegue cativar o jogador de maneira bem sútil, sem forçar a barra com histórias excessivamente dramáticas ou apelativas, desta forma, consegue fazer com que o jogador sinta uma empatia genuína com aquele mundo e seus personagens. A história também instiga a curiosidade do jogador para conhecer o desfecho da trama. Enfim, gostei muito dessa parte. Parabéns!
5º) As músicas e os efeitos sonoros estão em perfeita consonância com o jogo. A dublagem está muito bem-feita e interpretada, contudo, às vezes é possível escutar alguns ruídos de fundo nela.
Por fim, eu gostaria de deixar uma fan art para o projeto. Espero que goste! ^^
Por oportuno, eu gostaria de reportar alguns errinhos/sugestões que eu encontrei durante a minha jogatina.
Imagens:
Clipes:
Código:
https://i.imgur.com/l48e0dU.mp4
A transição da cena acima poderia ser um pouco mais suave. OBS: Não sei se isso é lag do meu notebook, mas se for esse o caso, – desconsidere esse detalhe.
Código:
https://i.imgur.com/7BQsBi6.mp4
Após usar o primeiro cristal de save pela primeira vez, ele se transforma rapidamente em um pote, e depois volta ao normal.
Código:
https://i.imgur.com/ipyj5FI.mp4
Quando a Fumiko ataca, as interações com alguns outros eventos podem não funcionar, como é o caso acima.
Código:
https://i.imgur.com/B5LU7hW.mp4
Eu acho que os vasos deveriam quebrar não só com os ataques simples, mas também com os ataques especiais/carregados.
Testei o jogo aqui e já adianto que eu curti muito o seu projeto!
1º) O projeto possui uma identidade visual única, pois o desenvolvedor do projeto utiliza gráficos de sua própria autoria. Sem sombra de dúvidas, isso é um tremendo diferencial para o projeto, levando-se em conta que muitos jogos de RPG Maker normalmente se atêm aos famigerados gráficos de RTP. Bem, em apertada síntese, eu adorei a parte visual do projeto!
2º) Eu achei a dificuldade do jogo bem balanceada. Digo isso, porque eu sou uma completa negação em jogos com sistema de luta ABS (Action Battle System). Normalmente, a minha falta de coordenação motora sempre acaba comigo nesse tipo de gameplay, mas, surpreendentemente, eu até que fui bem no começo do game.
Assim, de certa forma, achei o jogo bem “acessível”, inclusive para aqueles que não estão habituados com esse tipo de combate (como é o meu caso). Evidentemente que ao passar do jogo, a dificuldade do game vai aumentando aos poucos, mas não chega a ser algo absurdo.
3º) Em geral, o game design do projeto está bem-feito. Além da parte de balanceamento sobredita, a interface do jogo está bem agradável e eficiente. A parte de level design está bem arquitetada, contando ainda com belos mapeamentos. Os equipamentos do jogo podem ser considerados multifuncionais, pois não se restringem em apenas aumentar os atributos da protagonista, mas ainda possuem outras utilidades no gameplay (achei isso muito da hora). O jogo também tem a paciência de ensinar cada mecânica nova ao jogador, de maneira bem didática e objetiva. Outro ponto que merece destaque são os sistemas do projeto. Eu os achei bem criativos e intuitivos, demonstrando que eles foram muito bem planejados e competentemente esmerilhados, visto que não consegui encontrar bugs nessa parte.
4º) A história do jogo está muito boa e simples (o que não é um demérito). Ela consegue cativar o jogador de maneira bem sútil, sem forçar a barra com histórias excessivamente dramáticas ou apelativas, desta forma, consegue fazer com que o jogador sinta uma empatia genuína com aquele mundo e seus personagens. A história também instiga a curiosidade do jogador para conhecer o desfecho da trama. Enfim, gostei muito dessa parte. Parabéns!
5º) As músicas e os efeitos sonoros estão em perfeita consonância com o jogo. A dublagem está muito bem-feita e interpretada, contudo, às vezes é possível escutar alguns ruídos de fundo nela.
Por fim, eu gostaria de deixar uma fan art para o projeto. Espero que goste! ^^
Por oportuno, eu gostaria de reportar alguns errinhos/sugestões que eu encontrei durante a minha jogatina.
Imagens:
Clipes:
Código:
https://i.imgur.com/l48e0dU.mp4
A transição da cena acima poderia ser um pouco mais suave. OBS: Não sei se isso é lag do meu notebook, mas se for esse o caso, – desconsidere esse detalhe.
Código:
https://i.imgur.com/7BQsBi6.mp4
Após usar o primeiro cristal de save pela primeira vez, ele se transforma rapidamente em um pote, e depois volta ao normal.
Código:
https://i.imgur.com/ipyj5FI.mp4
Quando a Fumiko ataca, as interações com alguns outros eventos podem não funcionar, como é o caso acima.
Código:
https://i.imgur.com/B5LU7hW.mp4
Eu acho que os vasos deveriam quebrar não só com os ataques simples, mas também com os ataques especiais/carregados.
Obrigado, Moge. Por ter trago um feedback engrandecedor ao projeto. Após todas essas eu me isolei em um porão para poder ajeitar cada um desses pontos! E ter certeza que retornaria até aqui com certas novidades!! Por isso, pode adiantar que, apenas um dos erros citados ainda não pode ser resolvido... Mas, continuarei observando!! Sua bela fanart feita com tanto carinho está lá, eternizada na galeria da minha menina de cabelos verdes, você tornou o meu projeto MUITO MELHOR! XD
Gostaria de agradecer cordialmente ao @Solon Barcelos pela oportunidade de exibir meu projeto na grade! Sei que o game tem muitos problemas, mesmo assim, espero que a galera acabe curtindo assistir a gameplay tanto quanto eu! Grande abraço, em breve atualizo o tópico com a playlist completa da Gameplay!
@Aleth728 Rapaz, foi um prazer jogar Fumiko, o jogo é sensacional! Esse errinhos bobos que ainda existem no projeto são muito fáceis de corrigir, e tenho certeza que o jogo vai ficar cada vez mais redondinho a cada nova atualização. Parabéns pelo trabalho, e só não vou falar mais sobre o projeto porque ainda vou gravar outros vídeos sobre ele!
@Aleth728 Rapaz, foi um prazer jogar Fumiko, o jogo é sensacional! Esse errinhos bobos que ainda existem no projeto são muito fáceis de corrigir, e tenho certeza que o jogo vai ficar cada vez mais redondinho a cada nova atualização. Parabéns pelo trabalho, e só não vou falar mais sobre o projeto porque ainda vou gravar outros vídeos sobre ele!
SIM! Ainda tem muito GamePlay para rolar e, no fim de tudo, você dá aquele seu geralzão de fim de vídeo!
Ansioso para saber os pontos que foram os mais positivos para ti, assim como as falhas, para que eu possa melhorar. Abraços!
@Solon Barcelos munido de uma companhia implacável ataca novamente! A série está chegando a reta final, porém, você pode baixar o jogo e testar por si mesmo! Muito obrigado a cada um que tirou um tempinho para ir lá apreciar o trabalho do Solon e o meu!
@Solon Barcelos continua a sua aventura em Fumiko!!! Venha acompanhar o penúltimo capítulo dessa jornada com a menina de cabelos de abacate! Obrigado a cada um dos companheiros que assistiu a Gameplay, os que curtiam, e os que comentaram, agradeço a todos de coração!
Joguei alguns minutinhos da demo só pra ver como era e meu amigo, que joguinho gostosinho de jogar...
Primeiro de tudo, a arte do jogo até onde eu joguei é linda em todos os aspectos (desenho, pixel art)
Trilha sonora muito interessante e a história bem simples e muito legal. Irei jogar o resto da demo mais tarde e, também, com certeza o jogo completo quando sair!
Boa sorte no projeto aí!
Joguei alguns minutinhos da demo só pra ver como era e meu amigo, que joguinho gostosinho de jogar...
Primeiro de tudo, a arte do jogo até onde eu joguei é linda em todos os aspectos (desenho, pixel art)
Trilha sonora muito interessante e a história bem simples e muito legal. Irei jogar o resto da demo mais tarde e, também, com certeza o jogo completo quando sair!
Boa sorte no projeto aí!
Opa, Ishatée!
Muito obrigado pelo comentário, isso me motiva bastante a continuar investindo tempo e esforço no game. Pena que a versão da Itch.io está desatualizada, por sorte, quando eu atualizar você pode continuar jogando seu save na próxima versão sem perca de progresso.
Nessa versão além de umas correções de português, coloquei alguns sisteminhas novos como cortar a grama do cenário! ^^
Espero que continue gostando do jogo e baixe a versão atualizada que chega no sábado! Abraço!
@Solon Barcelos decidiu dar continuidade a jogatina de Fumiko por mais um vídeo! Então, estou trazendo a parte 04 antes que o último episódio saia nos próximos dias, talvez hoje mesmo!
Atualizações: Também, gostaria de dizer que o link no itch.io de Fumiko foi atualizado, deste modo, você poderá baixar a versão mais recente do jogo e continuar seu save diretamente por lá! Fazendo uso dos novos sistemas, correções e etc no jogo.
Direi de antemão que, uma próxima versão provavelmente ira demorar a chegar após essa, pois começarei algumas mudanças um pouco mais delicadas, incluindo em plugins do jogo, o que talvez torne seu save (infelizmente) inutilizado nesta versão futura... Todo modo, espero que todo o trabalho dura seja de grande valor e vocês gostem do projeto! Enfim, é isso. Obrigado a você que acompanha o projeto, ^^
Demorei a trazer aqui, mas... infelizmente chegamos ao último episódio de Fumiko! Foi muito divertido para mim acompanhar, agradeço a todos que foram até lá acompanhar! Muito obrigado @Solon Barcelos com certeza você marcou muito o meu singelo joguinho!!
Que muitos makers acabem se interessando pelo projeto e dêem uma olhadinha!!! hahaha
Não perca a chance de me contar seu feedback sobre Fumiko! ^^
Satisfação enorme em jogar Fumiko lá no canal, @Aleth728! Agora eu fico na torcida pra você conseguir implementar todas as suas ideias no projeto e também que consiga finalizá-lo. Tenho certeza que será um dos grandes jogos de RPG Maker feitos no Brasil nesses últimos anos!
Daqui algumas horas chega o novo episódio de Fumiko e eu to muito empolgado para isso!!! Espero que o nosso querido bardo tenha se divertido bastante nesse epi!!!
Daqui algumas horas chega o novo episódio de Fumiko e eu to muito empolgado para isso!!! Espero que o nosso querido bardo tenha se divertido bastante nesse epi!!!
<3 OBRIGADO @Aleth728 por dar toda essa moral pra mim e pro Toca! Agradeço de coração!
Fumiko cada vez melhor, me emocionando, fazendo eu dançar, uma belezura essa menina com cabelos cor de abacate!
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