Saudações, corações valentes!
Você já abriu o RPG Maker animado pra começar um novo mapa, arrastou umas árvores, colocou umas casinhas… e depois de um tempo, olhou pra tela e pensou: “tá bonito, mas tá meio sem graça”? Eu já. Várias vezes.
Foi aí que um amigo (o @Delayzado ) me deu um conselho que, no começo, eu achei meio “burocrático demais”:
fazer um esboço do mapa antes de abrir o programa. Pode ser no papel, no Paint, na parede da sua casa com giz de cera, etc. Hoje, entendo que isso não só me salvou de muito retrabalho como também melhorou muito o design dos meus mapas. E, sim, isso tem nome: map sketching.
"Não quero o segundo lugar. Tudo o que faço é para ser a número um!"
-Daiwa Scarlet (Uma Musume: Pretty Derby)
E por que isso é útil? Porque evita perder tempo. Sério. Quantas vezes você já fez um mapa bonito, mas depois percebeu que ele era ruim de explorar? Ou que o espaço estava mal distribuído? Ou que o jogador podia se perder facilmente? Com um esboço, você consegue planejar onde o jogador começa e onde deve chegar; imaginar obstáculos, caminhos alternativos e segredos; posicionar NPCs, itens e eventos de forma mais lógica; e criar mapas mais coesos com a narrativa e com os sistemas do jogo. Além disso, desenhar antes te ajuda a enxergar o jogo como o jogador vai experienciá-lo, e não só como algo bonito no editor.
E vale dizer: não precisa fazer esboço de todos os mapas. Mas quando você sente que aquele mapa é importante, uma dungeon, uma cidade com caminhos intricados, ou até uma área com múltiplos objetivos, o sketch salva.
Eu também sou do tipo que gosta de abrir o RPG Maker e sair mapeando na intuição. Mas aprendi (às vezes na marra) que dar esse passo pra trás antes de começar economiza horas depois. E mais: deixa o jogo mais gostoso de jogar. Experimenta no próximo mapa. Rabisca. Testa ideias. Faz feio primeiro, depois bonito. É só mais uma ferramenta no seu cinto de game designer.
E se você, como eu, já sofreu fazendo mapas que pareciam bons mas “não funcionavam”, talvez seja hora de testar o tal do sketch.
Você já abriu o RPG Maker animado pra começar um novo mapa, arrastou umas árvores, colocou umas casinhas… e depois de um tempo, olhou pra tela e pensou: “tá bonito, mas tá meio sem graça”? Eu já. Várias vezes.
Foi aí que um amigo (o @Delayzado ) me deu um conselho que, no começo, eu achei meio “burocrático demais”:
fazer um esboço do mapa antes de abrir o programa. Pode ser no papel, no Paint, na parede da sua casa com giz de cera, etc. Hoje, entendo que isso não só me salvou de muito retrabalho como também melhorou muito o design dos meus mapas. E, sim, isso tem nome: map sketching.
"Não quero o segundo lugar. Tudo o que faço é para ser a número um!"
-Daiwa Scarlet (Uma Musume: Pretty Derby)
MAP SKETCHING/PROTOTIPAGEM NO PAPEL
Map sketching, ou esboço de mapa, é basicamente planejar a estrutura do seu mapa antes de construí-lo visualmente no RPG Maker. Isso vem do mundo do level design, onde muitas vezes os desenvolvedores usam protótipos simples para testar caminhos, distribuição de inimigos, objetivos e ritmo da exploração. Num jogo 3D, por exemplo, isso é feito com caixas cinzas (o famoso greyboxing). No nosso caso, pode ser tão simples quanto um desenho no papel com quadradinhos, setas e anotações do tipo: “NPC aqui”, “cofre secreto ali”, “atalho nesse canto”. Essa técnica foca no funcionamento do mapa, o layout, a lógica, o fluxo, antes de você se preocupar com os detalhes estéticos. É como fazer o rascunho de uma pintura antes de colorir.E por que isso é útil? Porque evita perder tempo. Sério. Quantas vezes você já fez um mapa bonito, mas depois percebeu que ele era ruim de explorar? Ou que o espaço estava mal distribuído? Ou que o jogador podia se perder facilmente? Com um esboço, você consegue planejar onde o jogador começa e onde deve chegar; imaginar obstáculos, caminhos alternativos e segredos; posicionar NPCs, itens e eventos de forma mais lógica; e criar mapas mais coesos com a narrativa e com os sistemas do jogo. Além disso, desenhar antes te ajuda a enxergar o jogo como o jogador vai experienciá-lo, e não só como algo bonito no editor.
E vale dizer: não precisa fazer esboço de todos os mapas. Mas quando você sente que aquele mapa é importante, uma dungeon, uma cidade com caminhos intricados, ou até uma área com múltiplos objetivos, o sketch salva.
Eu também sou do tipo que gosta de abrir o RPG Maker e sair mapeando na intuição. Mas aprendi (às vezes na marra) que dar esse passo pra trás antes de começar economiza horas depois. E mais: deixa o jogo mais gostoso de jogar. Experimenta no próximo mapa. Rabisca. Testa ideias. Faz feio primeiro, depois bonito. É só mais uma ferramenta no seu cinto de game designer.
E se você, como eu, já sofreu fazendo mapas que pareciam bons mas “não funcionavam”, talvez seja hora de testar o tal do sketch.