🤔 Para Refletir :
"Água mole em pedra dura tanto bate até que fura... Bem, exceto se você alterar as configurações de resistência elemental do seu projeto!"
- Moge

[Guia]Como Vender seu jogo na Steam!

CleanWater

Marquês
Membro
Membro
Juntou-se
22 de Setembro de 2017
Postagens
659
Bravecoins
55
Olá pessoal,

Muita gente anda me perguntando isso inbox. Na verdade não me importo de responder, mas pra facilitar a vida de quem está buscando essas informações, decidi criar essa guia explicando o passo-a-passo e dando algumas informações importantes.

Confira o guia completo no meu blog:
https://alyssonlneto.blogspot.com/2019/03/como-vender-seu-jogo-na-steam.html

Grande abraço! o/

Muito bom, é um investimento que nem todos conseguem fazer, essa taxa dos 100 dólares, mas se o game for bom dá pra recuperar o dinheiro, serve como um incentivo para o pessoal não lançar qualquer coisa também, afinal de contas tomar prejuízo de 300 reais não é algo que se queira, seja rico ou pobre. Seu tópico vai ajudar bastante (Me tirou algumas dúvidas), bem legal.

Gostei do seu tutorial, ele esclarece muitas dúvidas.
Agora com esse novo modo de inserção na steam, o steam direct, fica mais justo a entrada de jogos e acaba com as panelinhas da green light.
mas... agora eu não preciso mais pagar 169$ dolares para criar uma conta de desenvolvedor na steam? só quando for lançar um jogo mesmo?
e você chegou a ver como funciona o sistema de anuncio na steam, digo, igual os banners de promoção e lançamento que aparecem na steam toda vez que se abre o aplicativo.

Revox comentou:
mas... agora eu não preciso mais pagar 169$ dolares para criar uma conta de desenvolvedor na steam? só quando for lançar um jogo mesmo?

Sim, apenas $100 pra cada jogo.

Revox comentou:
e você chegou a ver como funciona o sistema de anuncio na steam, digo, igual os banners de promoção e lançamento que aparecem na steam toda vez que se abre o aplicativo.

Esse sistema também é confidencial.  :XD:

Quantidade de vendas dá para conseguir com o site Steam Spy. O problema é que para jogos muito pequenos esse número não serve porque a margem de erro é muito grande. Fora que também há as promoções e cópias dadas de graça por outros meios.

A taxa de venda da loja da Valve é 30%. Ou seja, se você faturar $3.000, receberá apenas $2.100.

Bom tópico, apesar de você esquecer de mencionar um detalhe muito importante. Os 100 dólares gastos na taxa são retornados para você após lucrar 1.000 dólares, coisa que quase todo jogo lucra fácil, especialmente se tiver as cartinhas Steam implementadas.

Hizashi_Brum comentou:
Muito bom, é um investimento que nem todos conseguem fazer, essa taxa dos 100 dólares
Se for um jogo feito em menos de uma semana por um adolescente sem muita pretensão, ai eu concordo contigo. Agora, se for uma empresa índie que se preze, dificilmente você verá um jogo desenvolvido para a plataforma cujo orçamento não seja pelo menos 10.000 dólares, logo pagar 100 é o de menos.

Mas, para jogos totalmente grátis, eu concordo que não compensa. Acredito que a intenção da Valve é tirar jogos assim da sua plataforma, já que não compensa para ela.

Enfim, se o valor é muito alto para você, tente o itch.io ou o Game Jolt. Aliás, eu acho que a taxa devia pelo menos uns $1.000, assim filtrando essa galera para esses sites.

FL comentou:
Quantidade de vendas dá para conseguir com o site Steam Spy. O problema é que para jogos muito pequenos esse número não serve porque a margem de erro é muito grande. Fora que também há as promoções e cópias dadas de graça por outros meios.

Como você sabe se a margem de erro é realmente grande ou não? Outra coisa, essas informações, até onde sei, SÃO confidenciais segundo os termos do NDA do Steamworks. Como disse antes, eles estão correndo o risco de levar uma boa ferrada da Valve.

FL comentou:
A taxa de venda da loja da Valve é 30%. Ou seja, se você faturar $3.000, receberá apenas $2.100.

Bom tópico, apesar de você esquecer de mencionar um detalhe muito importante. Os 100 dólares gastos na taxa são retornados para você após lucrar 1.000 dólares, coisa que quase todo jogo lucra fácil, especialmente se tiver as cartinhas Steam implementadas.

Obrigado por me lembrar.

FL comentou:
Agora, se for uma empresa índie que se preze, dificilmente você verá um jogo desenvolvido para a plataforma cujo orçamento não seja pelo menos 10.000 dólares, logo pagar 100 é o de menos.

FL, não existe "empresa" indie, pois o termo "indie" se refere justamente a pessoas que trabalham sem o suporte de uma empresa. Mesmo que esse termo seja contestado mais de mil vezes, o termo se refere a esse tipo de profissional, tanto na área de jogos, como em qualquer outra área.

E não, não precisa de um orçamento tão grande assim pra lucrar na Steam. Existem vários exemplos por aí que provam o contrário, como Undertale (que foi produzido por uma pessoa só), To The Moon, entre outros.

CleanWater comentou:
FL comentou:

Como você sabe se a margem de erro é realmente grande ou não?
Quis dizer a margem de erro segundo o próprio site.

CleanWater comentou:
FL, não existe "empresa" indie, pois o termo "indie" se refere justamente a pessoas que trabalham sem o suporte de uma empresa. Mesmo que esse termo seja contestado mais de mil vezes, o termo se refere a esse tipo de profissional, tanto na área de jogos, como em qualquer outra área.
Não vou entrar nessa discussão aqui, criei um tópico para isso. Então substitua "empresa indie" por "microempresa" (1 a 10 pessoas).

CleanWater comentou:
E não, não precisa de um orçamento tão grande assim pra lucrar na Steam. Existem vários exemplos por aí que provam o contrário, como Undertale (que foi produzido por uma pessoa só), To The Moon, entre outros.
Cara, $10.000 é uma valor de custo muito baixo até para um jogo pequeno. Se o valor de trabalho de uma pessoa é $20 por hora, em 500 horas ou um pouco mais de 3 meses (cada com 160 horas de trabalho) você extrapola esse valor, isso sem falar do gasto de marketing. Logo, todos esses jogos ultrapassam fácil a casa dos 4 dígitos. Quanto você acha que o criador de To the Moon deve ter pago só para a criação das músicas?

Clean e como funciona pra tornar um jogo de Rpg maker por exemplo num jogo de steam? Por exemplo o seu usa a rtp ja instalada, mas ai o game precisa por a fonte junto ou algo assim? Ele transforma o jogo num executável? Eu baixei o client steam ap sei la o que mas ainda nem dezipei, ele faz isso tudo sozinho? O sistema de cartas também é feito por esse aplicativo? Eu ganho em cima das cartas também?

Robercletzon comentou:
Clean e como funciona pra tornar um jogo de Rpg maker por exemplo num jogo de steam? Por exemplo o seu usa a rtp ja instalada, mas ai o game precisa por a fonte junto ou algo assim? Ele transforma o jogo num executável? Eu baixei o client steam ap sei la o que mas ainda nem dezipei, ele faz isso tudo sozinho? O sistema de cartas também é feito por esse aplicativo? Eu ganho em cima das cartas também?

4 - Outras Perguntas Frequentes

Se tiver alguma dúvida, após se tornar um parceiro Steamworks, você também terá acesso ao fórum privado dos parceiros da Steamworks na Steam. Qualquer dúvida que tiver, é só perguntar lá e você certamente encontrará um funcionário da Valve disponível para lhe ajudar, ou outro desenvolvedor mais experiente também disposto a ajudar.

Também confira a documentação do Steamworks, muitas vezes tudo o que precisar saber estará lá.  :awesome:

:XD: :XD: :XD:

Já a parte técnica do RTP, etc, isso é outra história específica do RM. Posso te explicar por PM se quiser, pra não fugir do assunto do tópico.

Não só existe a margem de erro, mas também o steamspy não diferencia períodos em que o jogo foi comprado em promoção; ou se o jogo foi adquirido por key, o que é muito normal quando o produto é comprado de fontes externas, ou veio pelo Humble Bundle.

O Steamspy é bom pra dar uma noção se o jogo fez sucesso ou não; mas não diria que é uma boa ferramenta pra especular lucro. De qualquer forma, o site tem seus méritos; da pra fazer uma mineração de dados boa lá.

Acho que dá pra adicionar as informações que sucederam com a discussão ao post principal do tópico e fixar ele como um tutorial, o que acham?

Bruce Azkan comentou:
Acho que dá pra adicionar as informações que sucederam com a discussão ao post principal do tópico e fixar ele como um tutorial, o que acham?

Editei o post principal já! :awesome:

Bom tópico! Mas tem uma informação importante (e frustrante .-.) que passa batida por muita gente:

Além dos 30% de comissão da Steam, depois mais 30% dos lucros são taxados pelo governo americano para vendas nos EUA.
No final das contas você recebe menos da metade do valor das vendas do seu jogo se for vender lá.

Por isso sempre é bom levar em conta alternativas nacionais na hora de vender o seu jogo; elas não tem um público tão grande quanto a Steam, mas pelo menos você não perde esses 30% de mão beijada. Uma das plataformas BR que eu acho bacana é a Nuuvem, que inclusive tem um programa pra ajudar jogos indie - o Gamer Trials.

EDIT: Corrigi a estimativa grosseira que fiz das porcentagens. Obrigado ao [member=1673]CleanWater[/member] pelo toque o/
EDIT 2 : Post original tinha informações erradas sobre as taxas, elas só são cobradas pelos vendas nos EUA.

Lord Wallace comentou:
Bom tópico! Mas faltou uma informação importante (e frustrante .-.) que passa batida por muita gente:

Além dos 30% de comissão da Steam, mais 30% dos lucros são taxados pelo governo americano! Como a Steam é uma empresa com sede operacional nos Estados Unidos, é como se eles estivessem enviando o dinheiro das vendas dos EUA para cá (independentemente do país em que a pessoa comprou). Como o Brasil não tem acordo comercial bilateral com os Estados Unidos, é cobrada essa taxa de 30% nas transações.

Sim, dói, mas é assim que as coisas são. No final das contas você recebe só 40% (ou menos, não sei das taxas nacionais) do valor das vendas do seu jogo.

Wallace, as informações estão erradas (além da conta também). Essa taxa é realmente só pras vendas no EUA. E a conta não é 100%-(30%+30%)=40%, mas sim 100%-30% da Steam, depois os seus 100%-30% das taxas (ou seja, se ganhou $1000 de vendas no EUA, $300 vão pra Steam e 30% dos seus $700 ($210) é que vão pra imposto dos EUA). Isso daí é como o VAX, que é cobrado somente nos países da Europa.

A única coisa que pesa um pouco é a taxa da transferência internacional ($20 se não me engano) mais a conversão de moeda. Por isso que o aconselhável e deixar marcado um limite mínimo de $500 pra transferência (do contrário, aí sim vc vai pagar mais taxa do que receber lucro).

CleanWater comentou:
Wallace, as informações estão erradas (além da conta também). Essa taxa é realmente só pras vendas no EUA. E a conta não é 100%-(30%+30%)=40%, mas sim 100%-30% da Steam, depois os seus 100%-30% das taxas (ou seja, se ganhou $1000 de vendas no EUA, $300 vão pra Steam e 30% dos seus $700 ($210) é que vão pra imposto dos EUA). Isso daí é como o VAX, que é cobrado somente nos países da Europa.

A única coisa que pesa um pouco é a taxa da transferência internacional ($20 se não me engano) mais a conversão de moeda. Por isso que o aconselhável e deixar marcado um limite mínimo de $500 pra transferência (do contrário, aí sim vc vai pagar mais taxa do que receber lucro).

Fiz uma estimativa grosseira mesmo das porcentagens, mas pelo que eu saiba a taxa é sobre a transferência do dinheiro da Steam para você, e sendo assim é cobrada sobre o montante total transferido independentemente do país do comprador do seu jogo. Fiquei sabendo disso quando fui numa reunião da Abragames com devs da própria Steam em Setembro passado (alguns devs nacionais inclusive abrem filial nos EUA pra emitir nota e escapar desses 30%, mas é coisa de peixe grande). Se for cobrado só pra vendas nos EUA é ótimo, mas pelo que eu fiquei sabendo não é assim. (tomara que eu tenha entendido errado, ia ser um baita alívio hahah)

Lord Wallace comentou:
Se for cobrado só pra vendas nos EUA é ótimo, mas pelo que eu fiquei sabendo não é assim. (tomara que eu tenha entendido errado, ia ser um baita alívio hahah)

Na documentação (e no próprio painel da steamworks pra preencher os dados) as informação são aquelas que passei. Se na prática fazem diferente, isso eu já não sei dizer, mas nunca notei nada de errado com os reports e pagamentos nesse sentido. :ue:

[member=1673]CleanWater[/member]  Dei uma caçada aqui na documentação da Steamworks e sim, você está corretíssimo! Tirou um peso e tanto das minhas costas saber que não vou ter que pagar essas taxas pra vendas no Brasil hahahah

OSd2lvr.png

Eles de fato cobram os 30% de withholding tax, mas é só aplicado às cópias vendidas nos EUA, como fica implícito nesse trechinho:

tbiVFvF.png

Peço desculpas pela confusão, vou atualizar meu post pra corrigir as informações. :Okay_fix:

[member=225]Lord Wallace[/member] sem problema! :awesome:

Foi bom você tocar nesse assunto, por que tinha esquecido das taxas dos EUA, do VAT da Europa, etc. Com sua ajuda o guia ficou mais completo! :Okay_fix:

Crabs comentou:
Não só existe a margem de erro, mas também o steamspy não diferencia períodos em que o jogo foi comprado em promoção; ou se o jogo foi adquirido por key, o que é muito normal quando o produto é comprado de fontes externas, ou veio pelo Humble Bundle.

O Steamspy é bom pra dar uma noção se o jogo fez sucesso ou não; mas não diria que é uma boa ferramenta pra especular lucro. De qualquer forma, o site tem seus méritos; da pra fazer uma mineração de dados boa lá.
Para ver quando o jogo ficou em promoção: SteamDB>Prices . De resto é aquilo que citei.

Bruce Azkan comentou:
Boa ideia!

Voltar
Topo Inferior