O que é Chroma Squad e Knights of Pen & Paper, jogos cada qual a receita em reais chega nos oito dígitos, perto do Tcheco? (sarcasmo). Acho que nem em Porto Alegre ele é mais conhecido ou fatura mais que os jogos da Behold. Quase toda a indústria nacional opera com o mercado internacional em mente. Alguns chegam ao cúmulo de evitar anunciar que vieram do Brasil para evitar preconceitos internos e externos.CleanWater comentou:Sinceramente? Esses caras não vendem no Brasil por que os jogos deles já são feitos com os "gringos" em mente. O que na minha opinião é um erro muito grande. Porque que Tcheco, que foi feito com público nacional em mente, fez tanto sucesso por aqui?
A questão não é essa. Não nego que há um preconceito de jogos/filmes/quadrinhos nacionais por parte dos consumidores, mas pense no lado das empresas. Não é uma empresa "pensar diferente" e sair focando no público brasileiro que irá resolver algo. As empresas é que não vão querer se arriscar focando em um público que não dá retorno, é remar contra a maré. Se tem uma empresa que valorizou os Indies brasileiros, essa empresa é a Behold.CleanWater comentou:Essa mentalidade atrasada de ficar pagando pau pra gringo e desvalorizar o próprio país, já passou da hora disso acabar.
Como que um dev quer vender no Brasil, se ele próprio não valoriza seu povo, sua cultura, seu país?
É bem diferente, lá o público consumidor não quer levar vantagem em tudo e paga pelos seus jogos, games são bem mais aceitos pela mídia em geral, as empresas possuem bem mais incentivos.CleanWater comentou:Em nenhum país eu vejo o povo "fazer jogo pra fora", pra só depois vender lá dentro.
Eu sempre vejo o contrário, muitas vezes nem traduzir/localizar pra inglês os japoneses fazem com seus RPGs, por exemplo. Por que já sabem que lá fora, o jogo deles vai ser considerado só mais um joguinho, quando muito "decente" (vide FFXIII, compare as críticas do Japão, e do Ocidente).
Enfim, não estou aqui dizendo que devíamos (ou não) traduzir o jogo para o português e valorizar a própria cultura, apenas estou apresentando os fatos.