🤔 Para Refletir :
"Está faltando "animação" no projeto? Use um "estimulante"!"
- Core32

[Guia]Como Vender seu jogo na Steam!

CleanWater comentou:
Sinceramente? Esses caras não vendem no Brasil por que os jogos deles já são feitos com os "gringos" em mente. O que na minha opinião é um erro muito grande. Porque que Tcheco, que foi feito com público nacional em mente, fez tanto sucesso por aqui?
O que é Chroma Squad e Knights of Pen & Paper, jogos cada qual a receita em reais chega nos oito dígitos, perto do Tcheco? (sarcasmo). Acho que nem em Porto Alegre ele é mais conhecido ou fatura mais que os jogos da Behold. Quase toda a indústria nacional opera com o mercado internacional em mente. Alguns chegam ao cúmulo de evitar anunciar que vieram do Brasil para evitar preconceitos internos e externos.

CleanWater comentou:
Essa mentalidade atrasada de ficar pagando pau pra gringo e desvalorizar o próprio país, já passou da hora disso acabar.
Como que um dev quer vender no Brasil, se ele próprio não valoriza seu povo, sua cultura, seu país?
A questão não é essa. Não nego que há um preconceito de jogos/filmes/quadrinhos nacionais por parte dos consumidores, mas pense no lado das empresas. Não é uma empresa "pensar diferente" e sair focando no público brasileiro que irá resolver algo. As empresas é que não vão querer se arriscar focando em um público que não dá retorno, é remar contra a maré. Se tem uma empresa que valorizou os Indies brasileiros, essa empresa é a Behold.

CleanWater comentou:
Em nenhum país eu vejo o povo "fazer jogo pra fora", pra só depois vender lá dentro.
Eu sempre vejo o contrário, muitas vezes nem traduzir/localizar pra inglês os japoneses fazem com seus RPGs, por exemplo. Por que já sabem que lá fora, o jogo deles vai ser considerado só mais um joguinho, quando muito "decente" (vide FFXIII, compare as críticas do Japão, e do Ocidente).
É bem diferente, lá o público consumidor não quer levar vantagem em tudo e paga pelos seus jogos, games são bem mais aceitos pela mídia em geral, as empresas possuem bem mais incentivos.

Enfim, não estou aqui dizendo que devíamos (ou não) traduzir o jogo para o português e valorizar a própria cultura, apenas estou apresentando os fatos.

FL comentou:
CleanWater comentou:
Sinceramente? Esses caras não vendem no Brasil por que os jogos deles já são feitos com os "gringos" em mente. O que na minha opinião é um erro muito grande. Porque que Tcheco, que foi feito com público nacional em mente, fez tanto sucesso por aqui?
O que é Chroma Squad e Knights of Pen & Paper, jogos cada qual a receita em reais chega nos oito dígitos, perto do Tcheco? (sarcasmo). Acho que nem em Porto Alegre ele é mais conhecido que os da Behold.

Ok, cadê o relatório das vendas e de lucros desses jogos que comprovam isso? :Hm:

CleanWater comentou:
FL comentou:
CleanWater comentou:
O que é Chroma Squad e Knights of Pen & Paper, jogos cada qual a receita em reais chega nos oito dígitos, perto do Tcheco? (sarcasmo). Acho que nem em Porto Alegre ele é mais conhecido que os da Behold.

Ok, cadê o relatório das vendas e de lucros desses jogos que comprovam isso? :Hm:
Esse tipo de informação é difícil de achar na web, especialmente pro causa das datas. Em uma rápida busca encontrei:

Na primeira semana Chroma Squad faturou 600.000 reais, obviamente não conta as vendas na Google Play, App Store ou mesmo de consoles.

"com 1,5 milhão de downloads ao preço de US$ 3 cada, é Knights Pen & Paper (Android/iOS)". Artigo é de 2015 e deu a entender que não está considerando as vendas da Steam. Atenção que nesse mesmo artigo Saulo diz "Sempre pensamos o mercado internacional, não regional.".

Vou dar uma olhada nas palestras do Saulo (acho que foi lá que vi esses dados) e posto mais coisas se achar.

Errata: Você não precisa faturar $1000 pra receber seu primeiro pagamento. Quando você atinge esse valor, você recebe de volta a taxa do Direct para tal jogo.

MambaNegra comentou:
sei que nao tem a ver com o forum, mas eu consigo publicar um server privado na steam?
Defina server privado. Com tão pouca informação fica meio difícil ajudar.

servidor privado de algum mmorpg, no meu caso esse mmorpg ja fechou as portas (Dragomon Hunter), tinha ele na steam antes, sera que se eu abrir um servidor dele e por na steam eu tomo algum tipo de ban, ou eles deixam passar?

Acho mais provável que a empresa com os direitos do jogo vá atrás de ti do que a Steam(ela acabaria barrando justamente por causa dos detentores dos direitos autorais.).

Recomendo que tente falar com o suporte da steam sobre isso, explicar a situação direito, tanto do jogo quanto seu objetivo com o servidor e também com o detentor dos direitos autorais do game.

MambaNegra comentou:
sei que nao tem a ver com o forum, mas eu consigo publicar um server privado na steam?

Esse é o tipo de coisa que valeria a pena criar um outro tópico, próprio pra essa pergunta. :awesome:

CleanWater comentou:
Errata: Você não precisa faturar $1000 pra receber seu primeiro pagamento. Quando você atinge esse valor, você recebe de volta a taxa do Direct para tal jogo.

Não sabia dessa, então você só recebe da steam a partir de mil dólares ?
Tipo se meu jogo vender 880 dólares naquele mês eu não recebo?

Cristiano Sword comentou:
CleanWater comentou:

Não sabia dessa, então você só recebe da steam a partir de mil dólares ?
Tipo se meu jogo vender 880 dólares naquele mês eu não recebo?

Na verdade foi exatamente isso que eu estava corrigindo. :XD:

"Você não precisa faturar $1000 pra receber..."

O que existe é um limite mínimo de $100 (cem dólares), que pode ser mudado pra valores maiores (pra evitar taxas abusivas constantemente). :awesome:

ola galera
sou dev de jogos e to querendo lançar meu jogo na steam queria umas informações sobre taxas ja andei dando uma lida e tals
se puderem me adicionem na steam pra ficar mais facil a comunicação ou na ps4

meu steam anlwild
psn mmalzone

abs

mmalzone comentou:
ola galera
sou dev de jogos e to querendo lançar meu jogo na steam queria umas informações sobre taxas ja andei dando uma lida e tals

meu steam anlwild
psn mmalzone

abs

Você precisa entrar em contato com o seu Banco (ou caso ainda não tenha um, perguntar ao que estiver pensando em usar) qual é a taxa de conversão de dólar deles.

IOF dá geralmente uns 0.5% de acordo com a SELIC atual. :awesome:

CleanWater comentou:
mmalzone comentou:
ola galera

meu steam anlwild
psn mmalzone

abs

Você precisa entrar em contato com o seu Banco (ou caso ainda não tenha um, perguntar ao que estiver pensando em usar) qual é a taxa de conversão de dólar deles.

IOF dá geralmente uns 0.5% de acordo com a SELIC atual. :awesome:

vc utiliza transferwise western union?

mmalzone comentou:
Se for pelo itau tem uma taxa de 100 reais?

o que vc me diz do paypal?

Eles não fazem pagamento pelo Paypal.

Recomendo ler o post todo sobre a questão dos pagamentos. Já expliquei tudo isso lá. :awesome:

Texto revisado e atualizado no meu blog:

https://www.cleanwatersoft.com.br/2019/03/como-vender-seu-jogo-na-steam.html

Grande abraço! o/

Passando só pra avisar que, infelizmente, vou tirar o site da CleanWaterSoft do ar em breve.

Pra não prejudicar quem está em busca dessas informações, vou manter o blog como blog pessoal daqui pra frente, mudando o endereço.

Agora o guia está disponível em:
https://alyssonlneto.blogspot.com/2019/03/como-vender-seu-jogo-na-steam.html

Abraço pra todos vocês! :XD:

CleanWater comentou:
FL comentou:
CleanWater comentou:
[member=779]FL[/member] a entrevista do Código Fonte, olhe a pergunta 8:
https://www.codigofonte.com.br/artigos/brasil-dos-jogos-marcelo-barbosa
A versão melhorada do Tcheco no castelo do Sarney e que também teve uma série animada que passou até na TV de Porto Alegre? É óbvio que a porcentagem de vendas nacionais seria muito maior por aqui. O próprio criador acha que "Talvez pelo senso de humor e referências culturais, o jogo seja mais fácil de ser assimilado por aqui mesmo".

Segundo esse artigo, as porcentagens de vendas nacionais são as seguintes:

• Chroma Squad: 8.5%
  • Knights of Pen and Paper: 6,2%
  • Momodora: 4.3%

Outro artigo falando sobre preconceito dos brasileiros a respeito de jogos nacionais.

Essa mentalidade atrasada de ficar pagando pau pra gringo e desvalorizar o próprio país, já passou da hora disso acabar.
Como que um dev quer vender no Brasil, se ele próprio não valoriza seu povo, sua cultura, seu país?

Em nenhum país eu vejo o povo "fazer jogo pra fora", pra só depois vender lá dentro.
Eu sempre vejo o contrário, muitas vezes nem traduzir/localizar pra inglês os japoneses fazem com seus RPGs, por exemplo. Por que já sabem que lá fora, o jogo deles vai ser considerado só mais um joguinho, quando muito "decente" (vide FFXIII, compare as críticas do Japão, e do Ocidente).

Os jogos da Behold? Claro que não! Morro de rir com o chroma squad e os RPGs deles. São cheios de trocadilhos e maneirismas que me lembram a minha cultura de Brasília. Acho que o sucesso e a inovação deles é justamente este tempero, que o estadunidense e os japas não têm.

Voltar
Topo Inferior