🤔 Para Refletir :
"Chamar o var é coisa do passado. Agora a gente chama o const e o let."
- Dr.XGB

[Guia]Como Vender seu jogo na Steam!

Apenas aguardando ansiosamente pelos complementos, para que eu possa fixar o tópico e anunciar no portal.

Acho que isso é dúvida de muita gente hoje em dia (ah, se no meu tempo existisse Steam!), resolvendo essa parte do Steam também podemos fazer tutoriais para outras plataformas.

Tem gente que anda por estas bandas que já tem o know-how e pode inclusive falar um pouco sobre como as coisas funfam em outras plataformas.

Mas vamos focar em tornar as informações daqui mais exatas e completas, por hora.

Boa noite, muito prazer. Sou novo aqui, acabei caindo neste tópico depois de pesquisar bastante no Google.
Sou desenvolvedor independente, larguei a carreira de engenheiro pra me dedicar integralmente ao desenvolvimento de meu jogo, sonho de infância. Se vai dar certo? Não faço a mínima ideia. Mas vou pagar pra ver.

Sem mais delongas: Estou em fase final de produção (entre alpha e beta) de meu jogo. Comecei então, recentemente, a pesquisar sobre o fluxo monetário referente à venda de um jogo no Steam.

Ao que me parece, o modelo de vender o jogo como pessoal física, direto do Brasil, é muito ruim em termos de carga tributária. Se calculei direito, a tributação total chega a ser acima de 50%, considerando o dinheiro saindo da Steam versus o dinheiro final na tua conta. Resumindo: se você vendeu um jogo por 100$ lá fora, entra menos de 50$ liquido na tua conta, um absurdo. Tenho relatos de pelo menos 5 desenvolvedores que me confirmaram que é isso mesmo, no modelo de steam versus pessoa física no BR. Nunca vendi nada lá, então não posso verificar se é isso mesmo, mas ao que tudo indica estou correto, favor me corrigir se estiver enganado.

Pelo que pesquisei, o melhor fluxograma seria então abrir uma conta, seja uma pequena empresa ou até conta de pessoa física, nos próprios EUA. E de lá, transferir o dinheiro para o Brasil, por linha direta ou outros meios.
Alternativa seria abrir a PJ aqui no Brasil, mas o custo fixo é um tanto quanto pesado.. e se vai continuar sendo bitributado, não vejo vantagens.. fora toda a questão de encargos trabalhistas/etc/etc/etc/etc. Manter um Employer Identification Number (CNPJ lá dos EUA) acaba saindo muito mais barato do que manter uma pessoa jurídica aqui no BR, sem toda dor de cabeça.

Contas rápidas:
CNPJ no Brasil: R$150 por mês = 1800BRL/ano, no modelo mais vagabundo de contabilidade (incluindo valor de conta PJ no banco, tá uns 50BRL/mês no itau empresas). Ainda vai tomar bitributação na fuça.. (ou tem como evitar?)
EIN nos EUA: 450$/yr = 1500BRL/ano, sediada em Miami, isento de bitributação por motivos óbvios. Não passa de 500$/yr incluindo contador e endereço postal... isso fazendo direto aqui do Brasil, com ajuda de empresas especializadas. Por conta própria deve ser ainda mais barato.

Alguém com experiência no assunto pode argumentar e/ou contra-argumentar em cima do que disse? Não consegui chegar em nenhuma alternativa melhor que essa.. gostaria de estar errado, mas parece ser a única maneira de não ser comido pelo leão (leão aqui do BR e águia lá nos EUA).
Sinceramente, gostaria de estar errado, por favor me corrijam caso algo esteja discrepante da realidade.

Sucesso a todos!

Algo me parece errado. Se importa compartilhar a conta que você fez pra chegar nessa taxa de 50%+?

Porque pra negócios que faturam menos de R$4.800.000,00 (bruto), é possível entrar na categoria do Simples Nacional, que no nosso caso (tecnologia), é de 15.5% se a receita bruta anual for abaixo de R$180.000,00 e vai aumentando conforme o seu faturamento (ver tabela progressiva do Simples Nacional)

O simples nacional é um pacotão de imposto que a gente paga de uma vez. É pra facilitar a nossa vida.

Mas se a sua empresa só tiver você e, no máximo, um efetivado além de você, mais faturamento abaixo R$81.000,00 (se você formalizar antes da metade do ano), é possível entrar na categoria do MEI (Microempreendedor Individual). A taxa tributária é um pouco menor e tem algumas outras vantagens.

E existe a taxa cambial, mais taxa do banco.

Isso tudo não da 50%...

Acho que você poderia confirmar com esses 5 desenvolvedores se o valor mencionado é o faturamento líquido em relação ao bruto. Porque, se descontar a taxa tributária americana, mais a taxa brasileira, mais os 30% que vão pra Steam, mais algumas taxas menores,... aí da algo próximo a 50%.

E outra cara, abrir uma empresa nos EUA e deixar o dinheiro lá vai te poupar umas taxas, mas você ainda tem que declarar como offshore aqui no Brasil. Aí você vai ter que fazer umas projeções pra ver se vale a pena: vai depender do seu faturamento, do tamanho da empresa, do mercado que a sua empresa atua. A conta é complicada.

O ideal seria você consultar um escritório de contabilidade. Porque essa parada de imposto de renda muda todo o ano; é um inferno. É melhor você gastar um pouco com um profissional da área, do que ter prejuízo escolhendo uma categoria errada ou caindo na malha-fina.

Você pode até declarar a renda por conta própria. É possível. Mas aí fica por sua conta e risco — o barato pode sair caro.

Prezado [member=1927]Crabs[/member], muito obrigado pela elaborada e informativa resposta. Gentil demais de sua parte!!

1) Regime de Tributação de CNPJ

Primeiramente, o assunto mais simples, sobre o simples nacional (tentei fazer um trocadilho mas deu ruim). Se não me engano, lembro que tinha uma discussão bem acalorada sobre poder colocar áreas de TI no simples, antes só podia colocar no lucro presumido.. mas pelo que está relatando (parece falar com autoridade), pelo jeito que mudou, correto? Pelo que me lembro, antes não podia enquadrar no simples CNPJs que tinham atividades econômicas como desenvolvimento de programas de computador não customizáveis, desenvolvimento de jogos recreativos, etc

Pelo que disse já tá podendo usar o simples então, que ótimo, dor de cabeça a menos!
Dei uma pesquisada e parece que está correto, obrigado pela informação.

https://comercialtrab.jusbrasil.com.br/artigos/505747174/novidades-para-2018-no-setor-de-tecnologia-simples-nacional-nas-empresas-de-informatica-e-commerce-e-ti

Adoraria entrar no MEI, mas já tenho duas empresas LTDA em meu nome, acaba inviabilizando (proibido ter MEI pra mim, infelizmente).

2) Tributação e Taxas

Sim, eu estava me referindo ao líquido, já descontando absolutamente tudo. Literalmente a diferença do valor de venda do jogo versus o valor liquido final na tua conta, já descontado absolutamente tudo.

Aqui mais um relato: https://www.reddit.com/r/brasil/comments/4gds0o/falando_em_steam_lancei_um_jogo_l%C3%A1_ama/?st=jegnhzlv&sh=151b98aa

"Sobre o pagamento: Painters Guild custa R$ 20. Após todos os descontos, quanto sobra pra você?
- Menos da metade."

Sobre o 50%, claro:
Jogo de 100$. 30% da comissão do próprio Steam -> 70$.
30% retido do withhold americano (conforme o colega CleanWater fez) -> 49$.
Dúvida: daria pra "reaver" esse dinheiro do withhold de alguma forma?
+ Possíveis taxas ainda no Brasil..
Aí soma: valor de conta de PJ no banco, possíveis impostos extra a serem pagos por aqui (o que fere lei internacional de bitributação, mas que ninguém liga), valor mensal do contador...
No final das contas muito difícil sobrar mais da metade.

Como a maioria das vendas de praticamente qualquer jogo são nos EUA, fica complicado demais..

3)  Offshore e etc

Realmente, é um ponto muito bacana, obrigado por ter levantado. Sinceramente, não faço a mínima ideia de como funciona essa "história" de offshore, declarar, etc etc etc..  minha ideia era trazer o dinheiro por transferwise ou, caso o jogo der certo, mudar pros EUA mesmo, risos.
Por enquanto minha experiência internacional se limita ao fato de que opero quase tudo que contrato em ethereum (quando preciso pagar algum artista/etc fora do Brasil).

4) Conclusão

Como você mesmo muito bem colocou, é uma baita dor de cabeça pra ver o melhor jeito de esquematizar tudo.. e realmente, se  feito algo errado, a diferença de lucro líquido pode ser absurda. Estava querendo achar a "melhor solução", mas acho que tudo é um "depende" pelo jeito..

Falei com o pessoal da Behold Studios (Chrome Squad) por e-mail, eles tem uma PJ nos EUA e duas empresas aqui no Brasil.. claro, são um estúdio realmente bem estabelecido, queria realmente conseguir chegar na melhor solução em termos de fluxo monetário pra meros mortais, como eu no caso (dev indie com 1-2 desenvolvedores).

A ideia de falar com um contador é ótima, mas sinceramente, prezo muito mais pela opinião de quem está em uma situação semelhante à nossa, de estar desenvolvendo um jogo pra vender no Steam. Difícil uma contabilidade entender (ou querer entender) exatamente como isso funciona... e contador REALMENTE bom é muito caro :(

TL;DR:  Realmente quero chegar na "solução perfeita" pra legalmente pagar o menor valor de taxas/tributações/etc dentro do possível, principalmente fugindo da questão da bitributação americana. É bem complicado, já falei com diversos amigos advogados, quase todos sugeriram abrir conta/PJ fora do Brasil e operar absolutamente tudo de fora.

Saudações!

Excelente tópico, que dá uma luz para muitos que desejam começar a ter algum ganho com o desenvolvimento.

Ótimas vendas para todos!

Até mais!

[member=2027]jacob1818[/member]

Da pra deixar essa história mais interessante! ; )

As publishers costumam ficar com 30% da receita, igual à Steam. Mas elas ajudam no marketing e podem vender no mercado local.

Eu to ligado que withholding tax é uma porcaria e que o valor pra nós, brasileiros, é de 30%. Mas, se o país tiver tratado comercial com os EUA, o valor pode variar de 0% a 30%; e isso vai depender de diversos fatores.

https://www.irs.gov/businesses/international-businesses/united-states-income-tax-treaties-a-to-z

Então, se você tiver certeza que a publisher paga uma taxa de withholding pequena, vale a pena entrar com a publisher. Isso tende a valer a pena, porque as vendas vão aumentar com um publisher no jogo. Daí você compensa as taxas com aumento nas vendas. Se não vender nada com publisher, provavelmente não venderia nada fazendo self-publisher também, já que, nesse caso, o problema seria o produto.

É claro que ai você acabaria tendo que pagar os impostos do país da publisher. Mas a ideia, como mencionei, é compensar usando o novo alcance pra vender bastante.

Só toma cuidado que existem publishers picaretas. Fica esperto principalmente se for fazer negócio com Chinês. Por exemplo, procura evitar a Sakuragames e Whispergames. A sakuragames não respeita contrato e a whispergames fica atribuindo sucesso de certos títulos publicados por terceiros à empresa deles. Também acho bom evitar a Degica (empresa japonesa); tenho amigos da Indonésia que falam mal dela, isso sem falar que eles levam meses pra responder e-mails.

Então, já que a sua ideia é otimizar a receita, aconselho fortemente levar em consideração a possibilidade de usar uma publisher. É um risco razoavelmente grande que você corre, já que terão mais impostos em jogo, mas você vai ter mais alcance nas vendas.

[member=2027]jacob1818[/member] sou registrado como MEI, pago apenas R$47,50 por mês pra ter os "direitos" trabalhistas. Fora isso, dependo do país que comprou seu jogo, eles tiram mais impostos mesmo, mas no geral, você vai receber mais de 50% (o que é chato na verdade, seria justo 70% líquidos), mesmo com os descontos de transferência, taxa de conversão de moeda, etc.

Não tenho experiência com empresas, afinal, não cheguei tão longe assim. Mas ainda assim, pelo menos pra mim, tá valendo a pena e dando pra me sustentar. Não sou rico, nem tenho carro do ano, mas pago minhas contas em dia e tenho uma qualidade de vida razoável. :awesome:

Só mais uma nota: No começo vai ser difícil, você não vai ter nome no mercado e nem uma clientela formada. Mas com o tempo, isso vai mudando e melhorando pro seu lado.

Prezados, novamente, agradeço profundamente pela atenção.
Pior que tentei procurar os "grandes", como o Abragames e etc, vindo com as mesmas perguntas que vim aqui. NINGUÉM responde nada.. Triste..

[member=1927]Crabs[/member]
Caramba, ótimos pontos.. ainda nem havia pensando em publisher, com toda certeza é um assunto a ser pesquisado. To tão vidrado no desenvolvimento que muita coisa acaba ficando em segundo plano. Eu ia "Marketar" por conta própria, tenho uma rede de contatos relativamente grande, ia oferecer permuta de serviços pela promoção do jogo (ex: reformo a casa deles em troca de marketing). Mas como disse, o ponto de achar uma publisher internacional parece ser bastante interessante, é uma ótima dica. Vou pesquisar o que os indies com equipes pequenas que tiveram sucesso fizeram em termos de promoção dos seus respectivos jogo (Braid/FEZ/stardew/etc). Triste só, que como bem disse, cada vez a fatia da pizza vai ficando menor.. de 8 pedaços parece que só dá pra comer uns 3 (e algumas azeitonas, com sorte).

Tem que também pesquisar como a publisher transferiria o dinheiro pro BR, e se em cima disso, haveriam novas taxas... é tributo pra todo lado.. impressionante!! Enfim, é assunto a ser estudado com bastante detalhe.. muito bom, agradeço profundamente por todos insights fornecidos!!

[member=1673]CleanWater[/member]
Parabéns pelo sucesso, de coração!! Espero um dia conseguir chegar lá!! Nada melhor que seguir teu sonho e tirar teu sustento dele, a sensação deve ser indescritível!!

Bem, MEI seria a melhor solução do mundo.. mas infelizmente não consigo abrir, tenho duas PJs já (mesmo quota de 0.01% ja te inviabiliza de abrir MEI).
Meu custo fixo "mínimo" seria abrir uma EIRELI (e colocar 96k.. algo que não tenho agora) e arcar com contador + PJ em banco (150-200 por mês, no mínimo, usando contabilidade online bem fuleira) ou abrir uma nova LTDA (uns 1000 pra abrir, mais 150-250 por mês).

Caso não se importe, o seu fluxo de recebimento é Steam -> Conta da tua PJ, direto? Sabe se tem como/já tentou reaver as taxas de withhold?

Obrigado a todos e sucesso!

Caso não se importe, o seu fluxo de recebimento é Steam -> Conta da tua PJ, direto? Sabe se tem como/já tentou reaver as taxas de withhold?

Da Steam, direto pra conta. Sobre o withhold, nunca tentei olhar isso.

Eu realmente sinto muito pela sua situação. Não tenho nem ideia de como te aconselhar, por que os riscos pra você são grandes. Pra mim, se não tivesse dado certo, era só fechar o MEI (ou alterar pra outra atividade) e pronto. =/

[member=1673]CleanWater[/member] obg por este topico,realmente obg de todo meu coracao.Passei minha vida de dev sempre me especilizando em como fazer(programacao e desenho), ao ponto q virei profissional das duas areas.Mas conheço pouquissimo de monetizacao e marketing.Sinto  q perdi muito com isso.Infelismente só vi este topico agr(pq passei meses fazendo a engine e graficos da demo do leyria).Pretendo entrar em breve na steam pelo steam direct com jogos mais simples ,mas nn menos divertidos^^

Crabs comentou:
As publishers costumam ficar com 30% da receita, igual à Steam. Mas elas ajudam no marketing e podem vender no mercado local.
Geralmente é mais. Já conversei com um cara que a Publisher ficava com 60% e o Raphael Delmaschio afirmou que a Publisher ficava com 50%.

E publishers costumam ser BEM importantes mesmo, é a diferença entre o fracasso e o sucesso. Se tem dúvidas, pergunte para a própria Behold a diferença de vendas dos jogos que fez auto-publishing (Galaxy of Pen and Paper) e os que tiveram Publishers (Knights of Pen and Paper e Chroma Squad). É algo brutal.

E se você quis dizer Brasil com "mercado local", eu acho que você (ou a publisher) está fazendo algo errado. Conversei com alguns desenvolvedores relativamente bem sucedidos na Steam e eles me disseram que a quantidades de vendas no Brasil não chega nem a 5% do total.

FL comentou:
E se você quis dizer Brasil com "mercado local", eu acho que você (ou a publisher) está fazendo algo errado. Conversei com alguns desenvolvedores relativamente bem sucedidos na Steam e eles me disseram que a quantidades de vendas no Brasil não chega nem a 5% do total.

Mais de 50% das minhas vendas foram no Brasil, é tanto que decidi abandonar essa ideia de traduzir para o inglês por causa disso. Também já vi (não lembro exatamente onde, acho que foi na série Brasil dos Jogos do Código Fonte) outros devs BRs que também tiveram essa mesma estimativa de vendas no Brasil.

CleanWater comentou:
FL comentou:

Mais de 50% das minhas vendas foram no Brasil, é tanto que decidi abandonar essa ideia de traduzir para o inglês por causa disso. Também já vi (não lembro exatamente onde, acho que foi na série Brasil dos Jogos do Código Fonte) outros devs BRs que também tiveram essa mesma estimativa de vendas no Brasil.
Então, vocês devem estar mirando em um público errado ou é a excessão. O único jogo com uma receita legal que eu sei que o idioma é apenas em português é o A Lenda do Herói - O Herói desta Canção.

Tem muito jogo brasileiro que nem possui textos em português porque essa quantidade de utilizadores é baixa. Exemplos com games que tiveram um número alto de jogadores: Oniken, Damned, Ubermosh, Dead Bits, Overcast, World Ship Simulator e Painter Guild.

Jogos brasileiros sem dublagem em português: Enforcer e Ballistic Overkill.

Um dos desenvolvedores que eu conversei me disse que, mesmo com o jogo localizado, as vendas para brasileiros não chegavam a 3%. Enfim, vou pesquisar melhor para ver se encontro uma fonte boa desses dados.

Recentemente conversei com um desenvolvedor q disse q tem publisher q cobram ate 90? das vendas.Mas acho q isso eh um extremo.Na media quanto uma publisher cobra?

Cristiano Sword comentou:
Recentemente conversei com um desenvolvedor q disse q tem publisher q cobram ate 90? das vendas.Mas acho q isso eh um extremo.Na media quanto uma publisher cobra?

Até onde vi, o normal é variar entre 30% a 40%. Mas nunca trabalhei com publishers, esses dados são baseados em apenas um ou dois que já vi falando em discussões de forums por aí.

Tem os publishers que compram os direitos sobre a venda do jogo também, como foi o caso de Labyronia (informação que peguei do próprio dev no forum oficial do RPG Maker).

[member=779]FL[/member] a entrevista do Código Fonte, olhe a pergunta 8:
https://www.codigofonte.com.br/artigos/brasil-dos-jogos-marcelo-barbosa

CleanWater comentou:
A versão melhorada do Tcheco no castelo do Sarney e que também teve uma série animada que passou até na TV de Porto Alegre? É óbvio que a porcentagem de vendas nacionais seria muito maior por aqui. O próprio criador acha que "Talvez pelo senso de humor e referências culturais, o jogo seja mais fácil de ser assimilado por aqui mesmo".

Segundo esse artigo, as porcentagens de vendas nacionais são as seguintes:

• Chroma Squad: 8.5%
  • Knights of Pen and Paper: 6,2%
  • Momodora: 4.3%

Outro artigo falando sobre preconceito dos brasileiros a respeito de jogos nacionais.

FL comentou:
CleanWater comentou:
A versão melhorada do Tcheco no castelo do Sarney e que também teve uma série animada que passou até na TV de Porto Alegre? É óbvio que a porcentagem de vendas nacionais seria muito maior por aqui. O próprio criador acha que "Talvez pelo senso de humor e referências culturais, o jogo seja mais fácil de ser assimilado por aqui mesmo".

Segundo esse artigo, as porcentagens de vendas nacionais são as seguintes:

• Chroma Squad: 8.5%
  • Knights of Pen and Paper: 6,2%
  • Momodora: 4.3%

Outro artigo falando sobre preconceito dos brasileiros a respeito de jogos nacionais.

Sinceramente? Esses caras não vendem no Brasil por que os jogos deles já são feitos com os "gringos" em mente. O que na minha opinião é um erro muito grande. Porque que Tcheco, que foi feito com público nacional em mente, fez tanto sucesso por aqui?

Essa mentalidade atrasada de ficar pagando pau pra gringo e desvalorizar o próprio país, já passou da hora disso acabar.
Como que um dev quer vender no Brasil, se ele próprio não valoriza seu povo, sua cultura, seu país?

Em nenhum país eu vejo o povo "fazer jogo pra fora", pra só depois vender lá dentro.
Eu sempre vejo o contrário, muitas vezes nem traduzir/localizar pra inglês os japoneses fazem com seus RPGs, por exemplo. Por que já sabem que lá fora, o jogo deles vai ser considerado só mais um joguinho, quando muito "decente" (vide FFXIII, compare as críticas do Japão, e do Ocidente).

Voltar
Topo Inferior