Prezado [member=1927]Crabs[/member], muito obrigado pela elaborada e informativa resposta. Gentil demais de sua parte!!
1) Regime de Tributação de CNPJ
Primeiramente, o assunto mais simples, sobre o simples nacional (tentei fazer um trocadilho mas deu ruim). Se não me engano, lembro que tinha uma discussão bem acalorada sobre poder colocar áreas de TI no simples, antes só podia colocar no lucro presumido.. mas pelo que está relatando (parece falar com autoridade), pelo jeito que mudou, correto? Pelo que me lembro, antes não podia enquadrar no simples CNPJs que tinham atividades econômicas como desenvolvimento de programas de computador não customizáveis, desenvolvimento de jogos recreativos, etc
Pelo que disse já tá podendo usar o simples então, que ótimo, dor de cabeça a menos!
Dei uma pesquisada e parece que está correto, obrigado pela informação.
https://comercialtrab.jusbrasil.com.br/artigos/505747174/novidades-para-2018-no-setor-de-tecnologia-simples-nacional-nas-empresas-de-informatica-e-commerce-e-ti
Adoraria entrar no MEI, mas já tenho duas empresas LTDA em meu nome, acaba inviabilizando (proibido ter MEI pra mim, infelizmente).
2) Tributação e Taxas
Sim, eu estava me referindo ao líquido, já descontando absolutamente tudo. Literalmente a diferença do valor de venda do jogo versus o valor liquido final na tua conta, já descontado absolutamente tudo.
Aqui mais um relato: https://www.reddit.com/r/brasil/comments/4gds0o/falando_em_steam_lancei_um_jogo_l%C3%A1_ama/?st=jegnhzlv&sh=151b98aa
"Sobre o pagamento: Painters Guild custa R$ 20. Após todos os descontos, quanto sobra pra você?
- Menos da metade."
Sobre o 50%, claro:
Jogo de 100$. 30% da comissão do próprio Steam -> 70$.
30% retido do
withhold americano (conforme o colega CleanWater fez) -> 49$.
Dúvida: daria pra "reaver" esse dinheiro do withhold de alguma forma?
+ Possíveis taxas ainda no Brasil..
Aí soma: valor de conta de PJ no banco, possíveis impostos extra a serem pagos por aqui (o que fere lei internacional de bitributação, mas que ninguém liga), valor mensal do contador...
No final das contas muito difícil sobrar mais da metade.
Como a maioria das vendas de praticamente qualquer jogo são nos EUA, fica complicado demais..
3) Offshore e etc
Realmente, é um ponto muito bacana, obrigado por ter levantado. Sinceramente, não faço a mínima ideia de como funciona essa "história" de
offshore, declarar, etc etc etc.. minha ideia era trazer o dinheiro por transferwise ou, caso o jogo der certo, mudar pros EUA mesmo, risos.
Por enquanto minha experiência internacional se limita ao fato de que opero quase tudo que contrato em ethereum (quando preciso pagar algum artista/etc fora do Brasil).
4) Conclusão
Como você mesmo muito bem colocou, é uma baita dor de cabeça pra ver o melhor jeito de esquematizar tudo.. e realmente, se feito algo errado, a diferença de lucro líquido pode ser absurda. Estava querendo achar a "melhor solução", mas acho que tudo é um "depende" pelo jeito..
Falei com o pessoal da Behold Studios (Chrome Squad) por e-mail, eles tem uma PJ nos EUA e duas empresas aqui no Brasil.. claro, são um estúdio realmente bem estabelecido, queria realmente conseguir chegar na melhor solução em termos de fluxo monetário pra meros mortais, como eu no caso (dev indie com 1-2 desenvolvedores).
A ideia de falar com um contador é ótima, mas sinceramente, prezo muito mais pela opinião de quem está em uma situação semelhante à nossa, de estar desenvolvendo um jogo pra vender no Steam. Difícil uma contabilidade entender (ou querer entender) exatamente como isso funciona... e contador REALMENTE bom é muito caro
TL;DR: Realmente quero chegar na "solução perfeita" pra legalmente pagar o menor valor de taxas/tributações/etc dentro do possível, principalmente fugindo da questão da bitributação americana. É bem complicado, já falei com diversos amigos advogados, quase todos sugeriram abrir conta/PJ fora do Brasil e operar absolutamente tudo de fora.