🤔 Para Refletir :
"Todos projetos não são unicamente meu, pois cada sugestão e critica, recursos e sugestões fazem me ver que ele leva um pedaço de cada pessoa nele"
- riquecamarg0

[Loose Leaf] 3ª Lição: Como Criar uma Paleta de Cores

Victor Sena Masculino

Conde
Membro
Membro
Pixel Art 💘
Juntou-se
01 de Agosto de 2015
Postagens
267
Bravecoins
1.024
Área
Pixel Art
FIKRct0.png

CURSO DE PIXEL ARTE
9VWL8Yu.png

Artes/Imagens por MACK
Escrito: por MACK (宮内真琴/Makoto Miyauchi)
Ano: 2001
Site: Loose Leaf (http://members7.cool.ne.jp/~mack-m/)
Download (ダウンロード):
Tarefas Básicas para o Curso de Pixel Arte
1ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 1
2ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 2
3ª Lição: Como Criar uma Paleta de Cores
4ª Lição: Usando a Influência de Cores para Criar Imagens
5ª Lição: Efeito do Sombreamento
6ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 1
7ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 2
8ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 3
9ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 4
10ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 5
11ª Lição: Textura 1
12ª Lição: Textura 2 - Transparência 1
13ª Lição: Textura 2 - Transparência 2
14ª Lição: Textura 3 - Metal
15ª Lição: Textura 4 - Tecido
16ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 6 - Interior 1
17ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 7 - Interior 2
18ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 8 - Interior 3
19ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 9 - Interior 4

Extra
Vamos Desenhar Objetos de Mapa
Desenhando Faces
Com Referência
┝ 1. Preparando a Arte Original
┝ 2. Digitalização da Arte Original
┝ 3. Corrigindo o Desenho a Lápis
┝ 4. Criando a Paleta de Cores
┝ 5. Colorindo e Dando Sombra Toda a Imagem
┕ 6. Desenhar Detalhando Cada Parte
Sem Referência

Network RPG Maker 2000
Como Fazer Personagem Chibi
┝ Parte 1: Decida a Forma do Personagem
┕ Parte 2: Comece com 4 Direções

D.0 Método para Colorir Gráficos Faciais
D.1 Ensine-me Uma Maneira Fácil de Desenhar Árvores
D.2 Ensine-me Como Expressar a Textura do Cabelo
D.3 Ensine-me Como Desenhar um Deserto
D.4 O Paint do Windows não permite desenhar pixels individualmente?
3ª LIÇÃO: COMO CRIAR UMA PALETA DE CORES

 Para expressar a textura, a cor é importante. Apesar de ser tão importante, as cores que podem ser usadas em jogos são limitadas a 16-256 cores. Vou te ensinar como criar uma paleta adequada para o tema com esse número limitado de cores. Desta vez, quero criar uma nova paleta para o "RPG Maker 95".​


●Restrições de Paleta do RPG Maker 95●​

 Primeiro, examinamos as características da ferramenta. "2D Fighter Maker" tem 32 cores por personagem (incluindo cores transparentes) e "RPG Maker Dante 98" tem 16 cores unificadas, entre outras limitações. No entanto, "RPG Maker 95" permite alterar 236 cores, excluindo 20 cores do sistema. No entanto, é preciso expressar todos os personagens e os chips de mapa com essa paleta. Para evitar a falta de cores ou o desperdício desnecessário, vamos criar a paleta logo de início.

 As cores do sistema estão abaixo da paleta. Alterar a cor e a posição pode causar problemas na ferramenta. Além disso, se a mesma cor do sistema for usada no RPG Maker 95, ela pode ficar branca sempre que houver um efeito na tela, independentemente da posição, então tenha cuidado.​

fHVDKEb.png


■ Resumo das Regras da Paleta ■
 Não mude a posição das 20 cores do sistema;
 Não altere as 20 cores do sistema;
 Não use as 20 cores do sistema em outras partes.​



●Lista de Cores Necessárias●
 Verde para gramas e árvores;
 Azul para o mar, céu e rios, além de tons de pele;
 Cinza para pedras e rochas;
 Vermelho para fogo e lava;
 Branco para neve e esculturas de gesso;
 Marrom para terra e tijolos;
 Amarelo para cabelos e acessórios.

 Se quisermos mudar a cor do rio ou do mar, devemos usar cores diferentes para cada um. Como o verde é muito usado para criar a sensação de volume nas árvores, é necessário preparar uma grande quantidade de tons de verde. Se criarmos uma graduação de 8 cores para cada cor, obteremos um resultado bonito sem usar muitos padrões de azulejo.​



ueUO7me.png

 As cores para o rio são azul e verde. Quanto mais profundo o mar, mais próximo do preto, então comece a preparar cores mais escuras. O rio também fica mais escuro em áreas profundas e mais verde devido às algas. Para o céu, crie uma graduação até uma cor próxima do branco para poder desenhar nuvens bonitas.​



xrFF3oA.png

 Prepararemos muitas variações de verde. Vamos criar uma graduação de 16 tons de verde, desde verde escuro até verde claro de grama para árvores.​



HCvUB63.png

 Vamos criar uma cor de pele começando com um tom escuro para que possa ser usada em árvores também. A cor da pele é muito importante para desenhar o rosto, então vamos criá-la de acordo com a técnica usada. Para a técnica de anime, se tivermos 8 cores de pele ligeiramente amareladas, teremos um resultado bonito. Para obter uma sensação mais forte ou usar uma imagem digitalizada, recomendamos preparar outras cores, como pele marrom e pele rosa. A cor da pele também pode ser usada para um chão claro exposto ao sol.
 Vamos preparar uma cor marrom para troncos de árvores, tijolos e cabelos. Para garantir que possa ser usada em peles bronzeadas, vamos criar um tom escuro.
 Vamos criar uma graduação de vermelho a rosa para ser usada em roupas e telhados de casa. Ao criar a cor rosa, devemos imaginar uma cor obtida ao iluminar o vermelho mais escuro. Também devemos considerar que será usado em batom, olhos e cabelos em um gráfico de rosto.​



g0a2e9V.png

 O amarelo é geralmente usado para expressar "dourado". A cor criada aqui tem um pouco de verde, o que é perfeito para expressar cabelos loiros. É mais próximo do amarelo-limão. Para acessórios, vamos criar uma cor amarela que não seja turva.
Vamos criar uma cor laranja para expressar o fogo. Não criaremos graduações a partir de cores muito escuras, pois serão usadas em chamas.​



mSdY85m.png

 Criaremos uma cor laranja escura. Esta cor pode ser usada para colorir paredes e objetos iluminados pela luz do fogo, ou para cabelos e roupas de personagens. Não é necessário criar uma graduação específica para essa cor.
Para criar uma cor cinza, usaremos uma graduação do preto para o branco. Certifique-se de que o preto não seja a mesma cor RGB do preto no sistema e que o branco seja diferente do branco no sistema. Essa cor será usada para as paredes do castelo e para rochas. Também pode ser usado para sombras brancas.
 Além da graduação do preto para o branco, é útil criar uma tonalidade de cinza com um tom azulado para evitar que as paredes fiquem muito monótonas. Também criaremos uma tonalidade de cinza com um tom avermelhado pelo mesmo motivo.​



OxK1C31.png

 Embora não seja muito usado, às vezes precisamos de uma cor roxa para roupas, cabelos, joias, etc. Criando uma graduação de roxo com um tom avermelhado e um tom azulado, teremos cores suficientes para a maioria das aplicações.
 Também criaremos uma versão clara do cinza com um tom azulado para ser usado em sombras brancas. Como o cinza é uma cor versátil, criaremos várias versões.​



xcLeR9s.png

 Criaremos uma graduação do azul para o branco. Essa graduação do azul para o verde e do azul para o roxo será útil em cenas fantasiosas.
 A graduação do amarelo para o branco não precisa ter muitas cores, pois as diferenças de cores são sutis. Com quatro cores, é suficiente.
 A graduação do verde para o branco é ideal para representar a luz na floresta. Também pode ser usado para cabelos ou olhos. Certifique-se de ter isso em sua paleta.​



FXJH0gc.png

 Se houver espaço na paleta, criaremos cores vivas semelhantes às cores do sistema.

 Por fim, reserve cerca de 20 cores extras para emergências. Muitas vezes, percebemos que faltam cores após começar a desenhar pixel arte, então é bom deixar espaço para isso.​


■Resumo da Criação da Paleta■
7AZrHUG.png
 Acredito que os jogos têm uma certa atmosfera. As paletas afetam essa atmosfera, então é necessário criar uma paleta adequada para a imagem que você deseja transmitir. A paleta que criamos desta vez é adequada para desenhar imagens de pixel suaves e fantásticas, mas não é adequada para uma atmosfera pesada. Pode ser usada para uma atmosfera leve e cômica, mas pode faltar cores. É melhor criar uma paleta levando em consideração a imagem desejada desde o início.
 No entanto, alguns softwares têm regras como "você só pode usar esta paleta" e pode ser necessário usar uma paleta leve em um jogo pesado. Levando isso em consideração, gostaria de usar esta paleta para criar imagens de pixel no futuro e desenhar diferenciando a atmosfera pesada, fantástica e leve.​

<< Voltar
XFNhYj0.gif
Próxima >>​
 
Última edição:
Voltar
Topo Inferior