🤔 Para Refletir :
"Não, não olhe para mim, olhe para seu mouse e teclado e comece a desenvolver!"
- Victor Sena

Sci-Fi LUNARI

Artie Masculino

Plebeu
Membro
Membro
"Somos dois ninguéns. No meio do nada. Lutando por nada. Sem ninguém para ver."
Juntou-se
09 de Abril de 2022
Postagens
23
Bravecoins
270
Área
Mapeamento
Motor de jogo
RPG Maker MV
0w7yEbc.png

INFORMAÇÕES

Desenvolvido por: Artie
Data de Criação: 18/05/2022 - 20/08/2022
Data de Retomada: 08/08/2024
Gênero: Horror Psicológico/Drama/Suspense
Engine: RPG Maker MV

SOBRE O JOGO

LUNARI é uma experiência de suspense e horror psicológico ambientada no espaço.

ENREDO

Desde jovem, Naomi Takumi era fascinada pelo espaço. Ela passava as noites à beira do oceano, onde as estrelas refletidas na água pareciam tão próximas que ela quase podia tocá-las.
Um dia, uma conversa com uma mulher misteriosa despertou algo profundo em Naomi — uma conexão com o cosmos. Com isso, ela decidiu dedicar sua vida a explorar os segredos do universo, tornando-se uma cientista interestelar.
Agora, Naomi faz parte de uma missão especial na Lua a bordo da nave Lunari, tudo o que ela sempre sonhou: Observar os astros de perto.
Porém, seu sonho vira pesadelo quando ela acorda de repente e descobre que todos os seus companheiros tripulantes desapareceram.
Sozinha nos corredores frios e silenciosos da nave, Naomi percebe que não está totalmente só.
Algo estranho aconteceu, e Naomi precisa encarar o desconhecido para descobrir a verdade — e, talvez, achar um jeito de voltar para casa.
Você nunca está sozinho no espaço.

MECÂNICAS DO JOGO

O jogo conta com alguns enigmas/puzzles.

IMAGENS DO PROJETO
Asjc4JX.png

AqQut16.png
HYsjAIX.png

YVUpUsd.png
V9OvIl1.png

MÚSICAS DO PROJETO

DOWNLOAD DE LUNARI

Agradecimentos Especiais
@Ricky O Bardo @RyanVitor06 @Rodolfo Vieira @DanTheLion @Solon Barcelos @dragolipe2 @Aleth728 @Kusma @Canal_JPÃO @Moge @DougMR @Yonori Akari
Aos meus amigos: sem vocês, nada seria possível.
Muito obrigado.

Opa! Art está de volta com seus mapas de cair o queixo! Adorei a sinopse, e a parte gráfica como sempre está bonita demais! Vou baixar e jogar no fim de semana!

Saudações, amigos.

Acompanhei e joguei as primeiras versões em agosto de 2022. Dois anos depois... quase no fim de ano de 2024, é me notificado o lançamento de Lunari... o Arthur vem, chega aqui, lança essa pedrada de obra prima de forma definitiva e desaparece novamente. O cara é único, não é? (risos)

O que eu quero destacar de antemão é a absurda diferença que percebi e analisei enquanto eu jogava. Para vocês terem ideia, eu comecei a jogar no final de 2024 e estive percebendo coisas e detalhes que eu já tinha notado e notificado o desenvolvedor quando joguei em agosto de 2022. No entanto, depois de uma hora, eu tinha percebido... que eu estava revisitando a versão inicial de Lunari.
Por outro lado, isso acabou sendo vantajoso no fim das contas, visto que me fez deixar as coisas antigas na cabeça pra poder ter uma nova experiência com a versão final e analisar as diferenças. Resumindo a minha experiência: QUE ABSURDO DE JOGO.

História

Nesses dois anos, vejo um amadurecimento notável na estrutura de narrativa que Arthur, o desenvolvedor de Lunari, Somnia: Onyrium, Solitude e alguns outros projetos, criou e desenvolveu ao decorrer da história. Ela se desenrola por capítulos enquanto avançamos e controlamos Naomi Takumi, uma jovem apaixonada e entusiasta por detalhes sobre o espaço. O desenvolvedor nos deu uma sinopse no tópico do projeto, então não há muito o que adicionar.
O que posso adicionar como comparação à versão inicial é como, onde e de que forma passamos pela história, seus lugares extremamente vivos e até mesmo apavorantes em momentos oportunos. Em vez de já iniciarmos em uma nave espacial, inicialmente controlamos Naomi na cidade e podemos caminhar, apreciando os detalhes e algumas referências que apenas alguns podem perceber se analisar bem. O próprio andamento é diferente em comparação, com mapas diferentes, diálogos diferentes e outras diferenças mais sutis. Para finalizar essa categoria, o enredo aborda um conceito inesperado da metade pro final, então fiquem atentos.

Visual

Estive pensando em deixar essa categoria para depois, porém, um aspecto extremamente importante e que faz o desenvolvedor se destacar em seus projetos é o imenso trabalho de criação de mapas, iluminação, ambientação, recursos únicos como o uso de Mode 7 em certas ocasiões, reflexos, profundidade dos locais, entre outros grandes detalhes. Inclusive, os próprios mapas estão diferentes da versão inicial.
De acordo com as palavras dele: "Tão mais 'futuristas', antes tavam mais aleatórios, mais feinhos". Isso me aparentou um amadurecimento dele na criação de aspectos visuais entre as versões do projeto, por mais que eu já achasse os mapas bem bonitos na versão inicial. Não apenas esses itens, eu me surpreendi com as ilustrações de Naomi em diálogos dela, algo que não tinha antes, e outras ilustrações bem bonitas, condizendo com a situação da história e complementando com a ambientação de "estar sozinha a um universo vasto".
Na minha visão, é o ponto mais alto de Lunari, mas isso não quer dizer que brilhe distante de outras categorias.

Jogabilidade

Com o uso de movimentação por pixel e mapas por parallax, Lunari é explorado com foco em uma história linear, resolução de alguns quebra-cabeças e experiência de momentos com tensão e atenção. É um horror psicológico que pode te fazer refletir, porém, quando o jogador não estiver nessa situação, poderá se movimentar, conversar com as pessoas nas primeiras áreas e conhecer o lugar. Naomi possui interação com diversos elementos dos cenários, então ouse em verificar e ler o que ela tem a dizer ou complementar.
É recomendado jogar pelo teclado porque há teclas com funções específicas, mas não se preocupe, o jogo te mostra as funções de forma clara quando começar a ter controle de Naomi. De diferenças, irei comentar apenas uma coisa: dentro da nave espacial, há um minijogo chamado Waves que pode ser jogado por Naomi.
Na versão inicial, basicamente era um Pac-Man e tínhamos apenas uma vida. Na versão final, agora chamado de Waves Invaders, me surpreendi com um minijogo de tiros de navinha no espaço, muito mais interessante e tranquilo de jogar. Ainda me questiono como ele criou isso no RPG Maker como um pequeno minijogo... é algo a mais para se dar bastante valor.

Sonoplastia

O aspecto que mais me surpreendeu ao decorrer do jogo. Contém trilhas de temática espacial, mas também músicas com letras, as quais não estava aguardando. Assim como o aspecto visual, a sonoplastia anda junto com o enredo e proporciona um clima vazio de incerteza, com receios e pensamentos de Naomi conforme vamos passando por novas situações em Lunari. Por recomendação, jogue e ouça com fones de ouvido para uma experiência mais profunda.

Experiência Pessoal

Uma extrema evolução do desenvolvedor entre seus projetos e o próprio Lunari desde a sua primeira versão. Não é um projeto extenso, vocês podem ter algumas horas para aproveitar ao máximo.
Estendo a mão para todos vocês conhecerem e jogarem Lunari, é um projeto e tanto.

Obrigado pela sua leitura e até a próxima!

Saudações, amigos.

Acompanhei e joguei as primeiras versões em agosto de 2022. Dois anos depois... quase no fim de ano de 2024, é me notificado o lançamento de Lunari... o Arthur vem, chega aqui, lança essa pedrada de obra prima de forma definitiva e desaparece novamente. O cara é único, não é? (risos)
.​
...

Poxa... Até me emocionei aqui. 🥲
Muito obrigado por tudo, Tigrão. Fico muito feliz que tenha gostado de Lunari.
Agradeço muito por ter acompanhado a criação desse projeto desde o início.
Fiquei muito feliz lendo sua Review 🫶🏻💜

Voltar
Topo Inferior