Olá, Corações Valentes! Finalizei meu singelo projeto: Memórias - Escape Se Puder. Agora estou revisando o projeto: Na 5º parte vários ícones do Condado estão no projeto como participação especial como os queridos:
Olá, Corações Valentes! Missão Completa... jogos completos e atualizados: 6 jogos e 10 finais: Desde já agradeço!
Se você gosta de adentrar nos jogos dos estilos: Detetive, Noir, Adventure, Point and Click ou até mesmo Visual Novels, dê uma chance para a franquia Memórias – Escape Se Puder, seja como uma introdução ao gênero ou apenas para ter uma ótima experiência. E há diversos puzzles e Quiz matemáticos. Boa sorte, pois vai precisar.
Trata-se de uma ótima introdução a jogos de investigação e um marco para a criatividade com o Motor (ferramenta de desenvolvimento) RPG Maker. Eu acompanho diversos jogos pelas comunidades; e é a primeira vez que vejo um jogo de detetive no estilo Point and Click. Se você gosta de adentrar nos jogos do estilo Adventure/Point and Click ou até mesmo Visual Novels, recomendo fortemente que dê uma chance para a franquia Memórias – Escape Se Puder, seja como uma introdução ao gênero ou apenas para ter uma ótima experiência. Sobre o desfecho
ficou legal demais o mini game de navinha e o álbum de imagens colecionável. terminei em 40 minutinhos a 5ª parte e ficou no nível de dificuldade ideal. Falou Bento!
Eu consegui baixar o pacote com os jogos, mas aparentemente a 5ª parte está corrompida. Além disso, o tópico diz que são seis partes, mas no pacote existem apenas 5, mais o arquivo "layout" e o "GDD". É isso mesmo?
Eu consegui baixar o pacote com os jogos, mas aparentemente a 5ª parte está corrompida. Além disso, o tópico diz que são seis partes, mas no pacote existem apenas 5, mais o arquivo "layout" e o "GDD". É isso mesmo?
Fala @Paradiddle! Primeiramente obrigado por baixar!
Então, testei e está tudo certo, meu primo testou e também está ok... Recomendo baixar clicando com o botão direito e Executar como administrador. Na realidade são 5º partes e a 6º é o Snatcher que passa entre a 4º parte, você pode jogar a 4º parte e depois o Snatcher ou o Snatcher antes da 4º parte. Novamente muito obrigado! E boa sorte, pois vai precisar!
Trata-se de uma ótima introdução a jogos de investigação e um marco para a criatividade com o Motor (ferramenta de desenvolvimento) RPG Maker. Eu acompanho diversos jogos pelas comunidades; e é a primeira vez que vejo um jogo de detetive no estilo Point and Click. Se você gosta de adentrar nos jogos do estilo Adventure/Point and Click ou até mesmo Visual Novels, recomendo fortemente que dê uma chance para a franquia Memórias – Escape Se Puder, seja como uma introdução ao gênero ou apenas para ter uma ótima experiência. Sobre o desfecho
ficou legal demais o mini game de navinha e o álbum de imagens colecionável. terminei em 40 minutinhos a 5ª parte e ficou no nível de dificuldade ideal. Falou Bento!
Fala @Paradiddle! Primeiramente obrigado por baixar!
Então, testei e está tudo certo, meu primo testou e também está ok... Recomendo baixar clicando com o botão direito e Executar como administrador. Na realidade são 5º partes e a 6º é o Snatcher que passa entre a 4º parte, você pode jogar a 4º parte e depois o Snatcher ou o Snatcher antes da 4º parte. Novamente muito obrigado! E boa sorte, pois vai precisar!
Devo dizer que essa série de projetos mostrou uma tremenda evolução no seu trabalho, meu amigo. Os gráficos funcionam muito bem em harmonia com os efeitos sonoros e a ambientação do projeto com esse clima noir e um enredo que vai se desenrolando aos poucos. Não só isso como, até onde sei, não existem projeto com essa proposta da nossa comunidade BR de RPG Maker, o que você vem fazendo com a série é algo único e que merece tremendo destaque.
Eu consegui terminar o jogo em pouco mais de uma hora e não há muito a ser comentado. Em spoilers:
- achei a maioria dos puzzles intuitivos o suficiente, com uma única exceção. Já havia resolvido tudo e encontrado todas as pistas, e o que restou foram os relógios e as duas gavetas com senhas de 4 dígitos. Deduzi que os 4 números seriam os horários marcados, e como haviam 2 relógios juntos, tentei todo tipo de combinação do 04:20 (ou 16:20) e do 20:40 (ou 08:40). O terceiro relógio (12:00), como "estava parado", achei que serviria de dica pra outro puzzle. Lá pelas tantas comecei a testar todo tipo de combinação com qualquer número dos 3 relógios, na tentativa e erro, até encontrar a solução com as três horas de cada um. Talvez fosse uma boa dar uma pequena dica (quem sabe marcando as ordens dos relógios com 1, 2 e 3), ou um enigma indicando que os minutos devem ser ignorados, porque no final das contas o jogador é levado a "chutar" qualquer combinação envolvendo esses números, uma solução mais ou menos arbitrária dentro das possibilidades.
- Quanto à outra gaveta de 4 dígitos, só depois que eu me dei conta de que tinha que usar a faca também no quadro da abóbora (além do travesseiro) pra encontrar a outra senha. Mas aí foi falha totalmente minha.
- achei interessante a ideia das armadilhas que matam, mas como o próprio jogo marca onde elas estão, elas meio que perdem o propósito. Talvez esses eventos possam ser completamente eliminados e o jogo dê game over apenas se o jogador errar os puzzles, ou então o jogo só deva indicar a armadilha depois que o jogador caiu nela uma vez.
- Mesmo depois que os puzzles são resolvidos, o jogo continua mostrando diálogos "é um enigma" e coisa do tipo em alguns casos. Isso pode virar um problema principalmente na estante, quando o jogador começa a procurar por pistas que ele pode ter deixado passar e acaba lendo repetidamente os mesmos enigmas que ele já resolveu antes. Um simples switch e uma mensagem "esse enigma eu já resolvi" facilitaria muito a vida do jogador. Inclusive é o que já acontece com as caixas e outros eventos, seria só o caso de padronizar uma mensagem de enigma resolvido e aplicar para todos os puzzles.
Enfim, são só observações de detalhes que não diminuem a baita qualidade dos projetos. Pretendo dar sequência na série em breve e continuarei comentando por aqui o que eu achar, beleza?
Sigamos pra sala 14!
P.S.: os gráficos ficaram bons MESMO, sem exagero. Você fez como, no GIMP/PHOTOSHOP? Ou pegou pronto de algum lugar?
- Os enigmas seguiram na mesma linha, e não foram particularmente difíceis. Como parte dos gráficos foram reutilizados do primeiro jogo, que eu acabei de terminar, cheguei até mesmo a "adivinhar" a senha de 4 números de uma das gavetas antes mesmo de pegar o papel, que eu acabei pegando só depois de abrir a tal gaveta. Isso provocou um pequeno bug que mostrava a janela do pedaço de papel até durante os créditos do jogo.
- A parte mais interessante pra mim continua sendo a forma com que o enredo vai sendo desvendado aos poucos. Pelo que entendo até agora, o personagem do primeiro jogo é o próprio Bento (?), o responsável por criar a sala-experimento, embora mesmo no 1º jogo o jornal já informa sobre o desaparecimento de diversas pessoas no final de 80, o que daria a entender que ele não é o 1º voluntário - ou então o protagonista do 1 seria uma pessoa qualquer (o próprio jogador, talvez).
Agora, no segundo jogo, 6 meses depois as pessoas continuam desaparecendo, e nós temos a esposa Maria, o "décimo voluntário", e é revelado que o experimento pretende entender o cérebro humano e a cura para o Alzheimer. O final pós-créditos foi bem interessante, 18 anos depois, quando o detetive, meu xará, chega ao que parece ser a mesmíssima casa dos experimentos, em Suzano. Imagino que ele será o protagonista do próximo jogo, ou de algum subsequente.
- Não cheguei a me atentar para as datas em si, mas parece que elas serão importantes, onde jogando e juntando as peças de todos os jogos da série, finalmente conseguiremos entender exatamente o que aconteceu. Essa é uma forma realmente interessante de contar a história.
- Ambos os jogos até o momento se passam na sala 13, e ambos os protagonistas conseguem chegar até a 14, que não necessariamente é a saída.
Por enquanto é isso. Darei sequência assim que possível.
Muitos eu mesmo desenhei no Paint e no Gimp, as cutcenes são do artista Cing e muitos como itens e o minigame da memória e estante são da desenvolvedora Okami Amaterasu.
O projeto foi pensado como uma Escape Room de verdade, por isso optei por não deixar a investigação com dicas; e as armadilhas estava sem dicas no inicio, mas o Solon e meus sobrinhos e também assistindo filmes de Escape Room notei que há sempre padrões. (para que as cobaias... não morrerem), mas adorei sua ideia de aparecer a marca depois... vou pensar em mudar), por isso, coloquei a marca, mas mesmo assim (...) muitos caem nelas e quando jogar a 3 e 4 parte verá que modifiquei um pouco. No relógio há um padrão
do algarismo menor para o maior e alguns do maior para o menor
- Mesmo depois que os puzzles são resolvidos, o jogo continua mostrando diálogos "é um enigma" e coisa do tipo em alguns casos. Isso pode virar um problema principalmente na estante, quando o jogador começa a procurar por pistas que ele pode ter deixado passar e acaba lendo repetidamente os mesmos enigmas que ele já resolveu antes. Um simples switch e uma mensagem "esse enigma eu já resolvi" facilitaria muito a vida do jogador. Inclusive é o que já acontece com as caixas e outros eventos, seria só o caso de padronizar uma mensagem de enigma resolvido e aplicar para todos os puzzles.
Rapaz - muito obrigado e vou fazer isso sim futuramente... Valeu!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Spoiler da parte 2:
Logo você vai entender que há experimentos sem mortes e outros que afetam a memória. O Daniel é para evitar que o "Experimento tente fugir apagando a luz ou quebrando a janela, por exemplo". Infelizmente não sou um programador bom, muita coisa tentei fazer, mas fica difícil adaptar para o RPG Maker, mas o jogo não está totalmente pronto e claro vou continuar lapidando ele e acrescentando mais coisas legais. O jogo é meio que um experimento também, pois não tenho um modelo de referencia na Engine RPG Make. Meio que desenvolvi um " Framework" para ela, por isso, busco referencias em filmes e jogos antigos de PC.
- A parte mais interessante pra mim continua sendo a forma com que o enredo vai sendo desvendado aos poucos. Pelo que entendo até agora, o personagem do primeiro jogo é o próprio Bento (?), o responsável por criar a sala-experimento, embora mesmo no 1º jogo o jornal já informa sobre o desaparecimento de diversas pessoas no final de 80, o que daria a entender que ele não é o 1º voluntário - ou então o protagonista do 1 seria uma pessoa qualquer (o próprio jogador, talvez).
Agora, no segundo jogo, 6 meses depois as pessoas continuam desaparecendo, e nós temos a esposa Maria, o "décimo voluntário", e é revelado que o experimento pretende entender o cérebro humano e a cura para o Alzheimer. O final pós-créditos foi bem interessante, 18 anos depois, quando o detetive, meu xará, chega ao que parece ser a mesmíssima casa dos experimentos, em Suzano. Imagino que ele será o protagonista do próximo jogo, ou de algum subsequente.
- Não cheguei a me atentar para as datas em si, mas parece que elas serão importantes, onde jogando e juntando as peças de todos os jogos da série, finalmente conseguiremos entender exatamente o que aconteceu. Essa é uma forma realmente interessante de contar a história.
- Ambos os jogos até o momento se passam na sala 13, e ambos os protagonistas conseguem chegar até a 14, que não necessariamente é a saída.
Acredito que comentei com você que estudo Game Design e roteiro, o jogo foi pensado como um minissérie, mas é difícil agradar, mas até o momento todos que jogaram gostaram do enredo e quase ele venceu no concurso da: Amazon Alexa - há jogo de voz para ela. Enfim, o foco é o roteiro, e quem sabe futuramente não trabalhemos juntos, pois desenvolver sozinho é muito trabalhoso.
Uma dica quando jogar o concluir o terceiro jogo, vai para o Snatcher, pois ele se passa quase no mesmo tempo que o 4º parte. A quinta é o final da temporada da série e revela todas as pontas soltas... e revela quem é o Snatcher e a motivação do cientista doido do Bento. Cara que bom que voc:e e o Solon, JC, e outros, já que tenho recebido vários email do pessoal da faculdade do curso de jogos digitais, pois o professor e Game Designer Samuel jogou e apoio muito o projeto, com palestra e tudo mais. Quando ficar melhor de condições financeiras, pois não estou lecionando, vou tentar investir mais, o GDD ficou legal, iniciei no papel e a versão em PDF ficou legal, se tiver um tempo para ver, pois é curto. Valeu mesmo pelo apoio e novamente muito obrigado!
Terminei de jogar todas as partes e fiz os finais verdadeiros ou bom, enfim, curto que o jogo seja contemporâneo contemplado as décadas de 80, 90 e 2000. Vi que vc homenageou o pessoal da comunidade e a cidade de Suzano. jogo muito bom e uma boa introdução a jogos de investigação. Eu acompanho diversos jogos antigo e lembrou muito aquele antigo site de jogos que a gente clicava. Click jogos, não é mesmo?
Para quem gosta de adentrar nos jogos do estilo Adventure/Point and Click com uma pitada de Visual Novels, recomendo fortemente que dê uma chance para a franquia Memórias – Escape Se Puder. Blz Bento!
Terminei de jogar todas as partes e fiz os finais verdadeiros ou bom, enfim, curto que o jogo seja contemporâneo contemplado as décadas de 80, 90 e 2000. Vi que vc homenageou o pessoal da comunidade e a cidade de Suzano. jogo muito bom e uma boa introdução a jogos de investigação. Eu acompanho diversos jogos antigo e lembrou muito aquele antigo site de jogos que a gente clicava. Click jogos, não é mesmo?
Para quem gosta de adentrar nos jogos do estilo Adventure/Point and Click com uma pitada de Visual Novels, recomendo fortemente que dê uma chance para a franquia Memórias – Escape Se Puder. Blz Bento!
"Point and Click, a linguagem do desvendar,
Desafios criativos, para quem ousa se aventurar.
Cada clique revela um novo segredo,
No quarto, onde o mistério é o enredo.
"Escape se Puder", um desafio a vencer,
No quarto enigmático, onde a morte almeja prevalecer."
Este site usa cookies para ajudar a personalizar seu conteúdo e deixar você logado caso se registre.
Ao continuar usando o site, você concorda com o uso de cookies.