🤔 Para Refletir :
"Chamar o var é coisa do passado. Agora a gente chama o const e o let."
- Dr.XGB

RPG [Natal GameDev 24] A aventura de Rossana

Solon Barcelos Masculino

Cidadão
Membro
Membro
Oi, eu sou o Solon!
Juntou-se
15 de Março de 2022
Postagens
183
Bravecoins
1.052
Motor de jogo
RPG Maker MZ
Saudações!

Este projeto foi feito para participar da Jam de natal do Condado Braveheart, com o tema "Fangame do jogo Cavaleiros Natalinos."

Como eu tive muito pouco tempo, resolvi fazer uma aventura simples da minha personagem preferida do jogo: Rossana!

Sinopse:
O natal está chegando e Rossana e seus amigos estão a caminho da cidade onde eles vão passar o natal, mas no acampamento em volta da fogueira, Rossana parece triste com um problema que adoraria resolver. De repente, ela se vê diante de uma oportunidade de fazê-lo, mas de uma maneira que ela jamais poderia imaginar. Ela vai conhecer pessoas novas e fazer novos amigos enquanto tenta garantir aquilo que seria o seu maior presente de natal.

Algumas screens:

asd3.png

asd2.png

asd1.png

Segue o link de download:
https://www.4shared.com/s/fY5nLWehXge

Notas do autor:

O tempo foi curto, mas eu fiz o melhor que pude. A parte das batalhas, que é a minha parte preferida, foi justamente a que eu não tive tempo o suficiente para testar, então, por via das dúvidas, acabei tornando a maioria dos inimigos mais fracos do que eu gostaria. Prometo que quando a Jam acabar e eu puder fazer o upload de uma nova versão do jogo, esses problemas já estarão corrigidos. Mas deixo claro que essa versão atual é a que deve ser avaliada para a Jam. Também tive que fazer esse tópico as pressas (agora são 23:49 da data limite), mas quando a Jam acabar, também vou organizar melhor o tópico pra que fique mais bonito.

Boa noite a todos! Fiz algumas alterações no jogo e agora sim acho que estou satisfeito com o projeto. Claro que o jogo como um todo ainda está extremamente simples, e pretendo mantê-lo assim por se tratar de um jogo feito pra uma Jam. As alterações envolvem principalmente o equilíbrio das batalhas, que era algo que estava me incomodando por eu não ter tido tempo para testar o jogo. Enfim, acabei fazendo uma página no itch.io pra quem quiser conhecer melhor o projeto. Segue o link:

Importante: Dr. XGB disse que o projeto será avaliado, mesmo que eu tenha sido o único participante. O link no primeiro post dessa thread ainda contém a versão que eu terminei a tempo da Jam (download do 4shared), e que ainda possui alguns problemas. Já essa versão do itch.io está mais completa, e é a versão recomendada para aqueles que pretendem conhecer o projeto.

Mais uma vez, obrigado pela oportunidade. Foi divertido participar, e tinha um tempão que eu não fazia um jogo completo no RPG Maker. Só consegui por conta da Jam!

Eu adorei o Coelho Noel e a narrativa da Rossana se consertar da rossanagem dela kkkkk
Até onde cheguei, dá pra ver que foi feito com carinho (completei até a caverna). Parabéns, Solon. Que venham mais jogos.

Ainda não zerei estou jogando aos poucos, mas a experiencia de jogatina esta sendo boa.

Batalhas:
Achei bem balanceado , os monstros estão sussegados de enfrentar, a parte para salvar também é bem bacana que esta em várias partes direta para poder salvar o progresso, fora também o preço das pousadas da para lutar bastante e descansar e até se quiser dar um "farm" para comprar equipamentos caso pareça muito dificil as vezes prosseguir no progresso do jogo.

Histórias:
Não fechei 100% ainda estou na segunda vila. analisando o wordl maps e missão talvez esteja uns 30% por ai.
Mas a primeira vila , a cabana da bruxa e a floresta esta bem legal e também prende bastante como desde o começo o "Coelho Noel," e a obessão de querer ir a Aldore o qual estou interessado para ver o desfecho nele no final e existe também algumas pitada de humor com nome do personagem secundário de zé kkk, como o xarope para tosse que cura tudo menos tosse rs.tornando o jogo bem divertido e legal de jogar.

Dinamica:
Gostei bastante da abordagem das frutas influenciarem os animais, como não fechei a história inteira só vi ela no caso da cobra, mas achei bem original e bacana.

Comando:
É que já estou acostumado com os comandos do RPG MAKER , no entanto achei tranquilo para usar eles e bem fáceis de entender nada complexo .

Resumo: O Jogo esta muito bom ainda falta muitas coisas para fazer e zerar ele mas gostei bastante pelo pouco que já estou jogando e graças a Deus nenhum bug encontrado.

Sugestões de World Maps para futuro projetos:
Tenho uma sugestão ou ideia para projetos futuros envolvendo world maps. Esse estilo de mapa, simples e dinâmico, lembra muito o Mario World, e pode ser interessante incorporar algumas mecânicas extras nele.
Por exemplo, ao coletar determinados itens em uma área, como na floresta inicial, seria possível desbloquear um bônus que abre um novo caminho no mapa para uma fase extra que não aparece nele tornando o world maps mas explorador . a Idéia de fases extras e bonus poderia incluir cavernas com chefes desafiadores, que ao serem derrotados garantem grandes quantidades de dinheiro ou itens, equipamentos ou armaduras raras que ajudem na progressão do Jogo .
Enfim, são apenas sugestões e ideias que talvez possam enriquecer futuros projetos, não sei se tabém já tem isto no jogo pois ainda não fechei 100% mas idéia veio quando estava jogando e lembrei um pouco do jogo do Mario world rs o qual achava super bacana tentar destravar as vezes as fases as passagens secretas. por isto a ideía e sugestão.

Saudações, amigos.

Trago a minha análise pessoal de Contos de Aldore - A aventura de Rossana, jogado por mim há um mês (16 de dezembro de 2024).

História

A narrativa é contada de forma leve e bastante alegre, comparado ao clima mais parado e denso de Cavaleiros Natalinos. O enredo mostra a personagem Rossana se aparatando em um mundo diferente do que ela vivencia no mundo de Aldore, com integrantes inéditos e diferenciados, pra dizer o mínimo. O objetivo dela é tentar retornar para o mundo original em que ela vive, enquanto tenta compreender as motivações do antagonista desta pequena história.
Solon aplicou o curto e direto com o desenrolar da narrativa. Em vários momentos, vemos um lado imparcial de Rossana em suas atitudes e respostas, algo que é bem a cara dela, embora eu deva admitir que há um certo personagem fora dessa aventura que não curtiria um detalhe específico do final da história. Quem for jogar e terminar o jogo, recomendo se questionar o que estou tentando dizer sem dar spoilers. (risos)
Um detalhe bastante legal é o uso moderado de frases e referências a Pica-Pau, Chaves e Chapolin. Para você ter ideia, uma captura de imagem deste tópico mostra a protagonista dizendo uma frase única de Pica-Pau.

Jogabilidade

O puro suco de projetos que Solon já entregou, como o mapa-mundi semelhante a Super Mario World (ele criou isso em Filhos de Herói também) e o grande arsenal de equipamentos com valores baixos de atributos. Em batalha, eu percebi que algumas habilidades de Rossana são similares em nome e função a algumas habilidades dela em Cavaleiros Natalinos, como Acerto Rápido e Flor de Fogo, mas em relação a outros personagens que aparecem no grupo, são únicos em funções e habilidades próprias.
Em geral, ele não traz sistemas únicos e complexos por causa do tempo de produção dentro desse evento de natal e é bem simples de entender como cada um se comporta e pode proporcionar em utilidades nas batalhas. Em relação à dificuldade, eu achei tranquila e moderada em certos momentos, visto que requer um pouco de tempo para arrecadar dinheiro, mas você consegue ter uma boa evolução de níveis enquanto está nesse processo. Por eu ter focado em comprar equipamentos melhores, acabei evoluindo bastante e os momentos finais foram mais tranquilos do que eu esperava.

Visual

Por se tratar de um tempo relativamente curto, é complicado esperar algo único ou diferenciado em relação ao visual. Com isso, temos o uso de tilesets do RPG Maker MZ, mas não se enganem, Solon possui uma maneira única de criar mapas bem detalhados e contidos em tamanhos ajustados. Novamente, eu tenho a impressão de que o aspecto visual em um evento de criação de um jogo de RPG Maker é a parte mais complicada de se distanciar da base, então não há muito o que dizer e complementar.

Sonoplastia

Com uso de músicas de RPG Maker MZ e arranjos de músicas de RPG Maker 2000 e 2003 (disponíveis em algumas DLCs), temos uma situação semelhante a categoria anterior, no entanto, o desenvolvedor pode contornar essa limitação com a busca e o uso de outras trilhas sonoras, efeitos sonoros, entre outros. Solon soube bem encaixar as músicas condizentes com a situação, os lugares e as batalhas, por mais que aquele arranjo da música de "marcha soldado" do 2003 tenha me enjoado, coisa minha mesmo.
Em relação ao volume, senti que estava um pouco alto, mas isso é comum em muitos projetos menores de curto tempo de produção quando abrimos pela primeira vez. Basta diminuir o volume do seu computador ou dentro do próprio jogo.

Experiência Própria

Comecei na noite daquele dia e terminei o jogo na mesma noite. Se for pegar o tempo de jogo, o meu último arquivo de salvamento mostra uma hora e trinta minutos, mas eu levei cerca de duas horas. É possível que você termine em menos tempo caso não foque em arrecadar dinheiro para comprar equipamentos melhores e ande movimentando o enredo.
Por se tratar de uma história mais leve, eu acabei não levando a sério. O próprio Solon disse isso para mim quando criou o jogo, assim, fui curtindo cada segundo do enredo, me fazendo apreciar e analisar as coisas. Rossana é a personagem favorita dele em Cavaleiros Natalinos e imagino que seja de outras pessoas também, então termos uma história girando em torno dela, com uma situação inusitada que não vemos com ela, nem com Pedro e nem com outros personagens que ela conhece, é bem curioso e legal de se ver.

Considerações Finais

Vale muito a pena jogar e conhecer este projeto por conta própria, não apenas por ser um projeto único de um excelente desenvolvedor que está há um tempo relativamente grande na área de desenvolvimento com RPG Maker, mas também por se tratar de um fan game bem legal e divertido. De qualquer forma, o importante é se divertir diante de tudo.

Antes de me despedir dessa minha análise, gostaria de revelar uma coisa: eu era o Jurado Secreto do evento.

Obrigado pela sua leitura e até a próxima!

@riquecamarg0

Olá, grande Rique! Obrigado pelo comentário! Gostei da sua ideia de áreas secretas no world map! É que na verdade eu me baseio em um jogo chamado Final Fantasy Mystic Quest pra criar esse world map, e não Super Mario World, mas no fundo é quase a mesma coisa. Uma grande diferença, porém, é quem em Mario World tem áreas secretas, dependendo de como você passa de fase. Seria legal adaptar sua ideia, por exemplo, abrindo novas áreas dependendo do local que o jogador usou pra sair da floresta. Se saiu pela saída de cima, abre uma área, e se saiu pela saída da esquerda, abre outra área diferente. Bem interessante mesmo, gostei!

No mais, fico feliz que tenha gostado do enredo e do balanceamento das batalhas. As batalhas, por exemplo, foi uma das áreas que eu mais fiquei preocupado em ficar ruim, porque tive muito pouco tempo pra testar repetidas vezes, como gosto de fazer.

@Tigrão

Olha o homem aí! A primeira coisa a comentar sobre a sua análise é que eu também gastei em média uma hora e meia pra finalizar o jogo em uma gameplay normal, conversando com todo mundo, lutando mais do que o necessário e pegando todos os itens. Acho um tempo de jogo quase que ideal pra um projeto pequeno como esse.

No mais, acho que você pegou bem o espírito da coisa. De fato o jogo não tem nenhum sistema único, além do world map que eu nem considero lá um sistema tão complexo. Tudo o que eu pude fazer pra tentar tornar o jogo mais interessante foi justamente o que você comentou: Um pouco de humor e uma certa profundidade nas batalhas envolvendo uma boa variedade de equipamentos e habilidades únicas pra cada personagem. Eu também acho que, no final das contas, o jogo acabou ficando um pouco mais fácil do que devia no que diz respeito a batalhas, mas isso pode ser bom pra quem não tiver interesse de coletar todos os melhores equipamentos.

Fico muito feliz que tenha gostado e aprovado o uso que eu fiz de uma de suas personagens. Eu acho que comentei isso com você e vou deixar registrado aqui também: Eu sempre quis fazer um fangame de alguma obra que eu gosto, e essa foi a primeira vez que eu tentei, e descobri que é muito difícil fazer algo com os personagens dos outros. Não fui eu que criei a Rossana, e sei que ela tem toda uma personalidade e nuances que só o criador dela domina, por isso quando comecei a escrever os diálogos dela me senti meio amarrado a princípio, porque não queria desrespeitar a personagem. Pode parecer bobeira para alguns, mas eu levo essas coisas a sério. Foi por isso que ela até fala um pouco menos do que os outros personagens no jogo, e por isso também que por muitas vezes ela é meio neutra em seus diálogos. O que eu aprendi nessa Jam é que eu acho que não estou pronto pra fazer um fangame de algo ainda maior, como Dragon Ball ou Cavaleiros do Zodíaco, por exemplo, que é algo que já passou várias vezes na minha cabeça.

Por fim, agradeço mais uma vez a oportunidade de criar algo singelo no RPG Maker, coisa que tinha tempo que eu não fazia. O prazo foi muito apertado, mas eu me diverti muito fazendo o jogo. Só no último dia que me estressei porque achei que não ia dar tempo, mas deu tudo certo, e agora a Rossana tem uma aventura só dela.

🎙🐉TOCA DO DRAGÃO

UMA LINDA HOME-NA-NA-NA-GEM!
CONTOS DE ALDORE: A Aventura de Rossana!
🔔 Deixe o sininho no esquema, e não perca!

GOSTOU? VENHA CONHECER OUTROS JOGOS DO CONDADO AQUI!

Um jogo feito por @Solon Barcelos Disponível aqui no Condadinho : AQUI

Inscreva-se no Canal do Toca, Compartilhe, Deixe seu Like e
Comente lá para ganhar um Coraçãozinho do Bardo!

Voltar
Topo Inferior