🤔 Para Refletir :
"O que e um game dev? Uma miseravel pequena pilha de projetos !"
- codingkitsune

Concurso Natal GameDev - A Lenda do Novo Norte

Dr.XGB Masculino

O Cenourão
Administração
Administração
Jogador maluco, problemático, olho parado.
Juntou-se
21 de Julho de 2015
Postagens
576
Soluções
3
Bravecoins
2.924
Área
Programação
Motor de jogo
RPG Maker 2003
WNo0J6i.png

Arte feita por @Aleth728

Natal GameDev - A Lenda do Novo Norte

Introdução

Saudações, corações valentes!

O natal e o fim do ano de 2024 está chegando, muitos já estão decorando suas casas com guirlandas, meias, presentes para suas famílias, parentes e amigos, e pinheiros decorados, e a neve já está presente no Condado Braveheart.

Para celebrar esse momento, anunciamos a abertura de evento de natal voltado a uma Game Jam.

Game Jam é um concurso de desenvolvimento de jogos onde você e sua equipe desenvolvem um jogo dentro de um tema pré-estabelecido pelos organizadores do concurso no período de, geralmente, um período de um mês, uma semana ou até mesmo 24 horas, e concorrem com outros desenvolvedores para conseguirem seu lugar no pódio e adquirir prêmios. Os jogos, uma vez enviados para o concurso, são avaliados pelos jurados e/ou por votação do público que determinam os vencedores do pódio.

Este evento não será diferente disso e convidamos a todos os membros do Condado Braveheart a participarem desse momento.​

Tema

O tema selecionado para a Game Jam é "A Lenda do Novo Norte". Este tema é em homenagem ao jogo Cavaleiros Natalinos - A "outra realidade" desenvolvido por Tigrão que envolve uma aventura numa dimensão paralela para investigar e lutar contra uma força desconhecida capaz de trazer o mal à dimensão dos protagonistas do jogo. Portanto, para este concurso, os participantes desenvolverão um fangame do jogo dele.​

Cronograma

Status​
Período​
Descrição
✅
07/12/2024
Anúncio do evento
🕐
09/12/2024 até 15/12/2024
Período de envio dos jogos dos participantes
🟡
16/12/2024 até 20/12/2024
Período da 1ª etapa: Votação Popular
🟡
21/12/2024 até 28/12/2024
Período da 2ª etapa: Votação Interna
🟡
30/12/2024
Divulgação do resultado final e premiação dos vencedores e participantes

Legenda:
🟡 - A iniciar
🕐 - Em andamento
✅ - Finalizado

Avaliação dos Jogos

O evento será separado por 2 etapas: Votação Popular e Avaliação Interna.

Para cada uma destas etapas, os projetos serão pontuados de acordo com os seus critérios de avaliação. Após a finalização destas etapas, os pontos serão somados das duas etapas e logo será anunciado o vencedor do concurso, nomeado como A Lenda do Novo Norte.

1) Votação Popular

Será aberto um tópico contendo a enquete para votação popular dos projetos participantes onde vocês poderão jogar os projetos e, em seguida, escolher aquele que vocês mais gostaram:​

• O tópicos da votação serão agrupados por 5 projetos;​
  • Um voto valerá 1 ponto para o projeto;​
  • O membro poderá votar em até 3 projetos;​
  • Membros que criaram a conta após a data de divulgação deste evento terão seu voto anulado;​
  • Vote no projeto quando tiver certeza da sua decisão. Uma vez que seu voto for registrado não é mais possível revertê-lo.​

2) Avaliação Interna

Os jogos enviados para o evento serão avaliados pelos jurados levando em consideração os seguintes critérios onde cada um valerá de um a cinco pontos:​

• Jogabilidade 🎮
    A maneira que o jogador interage com seu jogo. Os controles devem ser intuitivos e fáceis de manusear; Apresente a(s) mecânica(s) principal(is) as quais o jogador será envolvido e deverá segui-las; o progresso deve tornar a jogatina do jogador envolvente e interessante. Portanto, defina desafios equilibrados ou que aumentem a dificuldade gradativamente durante o progresso do jogo.​
  • Gráficos 🖼️
    A qualidade visual do seu jogo. Escolha um estilo artístico (pixel art, realista, low poly etc.) para dar uma identidade ao seu jogo e não limite sua criatividade, use e abuse dela; preocupe-se também em tornar o visual intuitivo, claro e integrado ao jogador pelo estilo artístico escolhido por você principalmente na interface gráfica e interativa.​
  • Sonoplastia 🔈
    Os aspectos sonoros envolvendo músicas e os efeitos sonoros adicionados ao seu jogo. Escolha a sua melhor biblioteca de sons para seu jogo; procure encaixar bem as trilhas sonoras nos momentos mais impactantes e necessários no seu jogo; cuide da aplicação e do equilíbrio dos efeitos sonoros que ajudam a tornar a experiência do jogador muito mais imersiva.​
  • Enredo 📖
    A história e o contexto do seu jogo. Apresente sua história ao jogador de maneira que a imersão tome conta do jogador; apresente o universo e o tempo onde sua história passará; construa personagens bem definidos que se encaixem bem a história você irá contar através do seu jogo e que torne-os memoráveis.​

Jurados

Conheça os jurados que avaliarão os jogos dos participantes do evento:

Premiações

xX3K8od.gif

1º Lugar
Brave.png
500 Bravecoins
Medalha de 1º lugar​
hf2H4TC.gif

2º Lugar
Brave.png
200 Bravecoins
Medalha de 2º lugar​
EB53FoJ.gif

3º Lugar
Brave.png
100 Bravecoins
Medalha de 3º lugar​

OBS.: Todos os participantes do pódio receberão suas medalhas, porém o prêmio em Bravecoins será repartido proporcionalmente a quantia de membros da equipe.

Regras de participação e envio de jogos da GameJam

1. Será permitido qualquer motor ("game engine") ou framework de desenvolvimento de jogos para participar desse evento;​
  2. A sua participação deve ser exportada para Windows ou ser possível jogar na internet (exportado para Web, isto é: o jogo estar hospedado na internet disponível para todos acessarem e jogarem);​
  3. Você poderá desenvolver seu jogo sozinho ou em equipe, mas todos os integrantes devem possuir uma conta no Condado Braveheart anterior ao início do evento para receber os prêmios;​
  4. Seu jogo deve ter um tópico criado no site do Condado Braveheart na área de Jogos Completos com a tag [Natal GameDev 24] e o link deverá ser enviado como resposta a este tópico dentro do prazo de participação;​
  5. A sua participação deverá ser postada entre o dia 09/12/2024 às 00h00 até 15/12/2024 às 23h59, e nem o tópico ou o projeto poderá ser editado após a data final sob pena de desclassificação;​
  6. Os arquivos do seu jogo não devem conter vírus ou outros meios que comprometam o dispositivo do usuário, sob pena de desclassificação;​
  7. O seu projeto deverá manter coerência com tema proposto, fugir do tema poderá acarretar na desclassificação;​
  8. Não será admitido abordar: violência extrema; conteúdo adulto (+18) e nudez; discriminação de qualquer natureza; incitação ao uso de drogas;​
  9. Respeite os jurados e os participantes do evento. O descumprimento desta regra poderá acarretar na desclassificação da equipe, sem prejuízo das punições prevista nas Regras Gerais da Comunidade do Fórum.​

Última edição por um moderador:
Eu me sinto bastante tentado a comentar. Se nós queremos uma comunidade ativa e que esta constantemente se movimentando e criando conteúdo sobre gamedev, me parece, ser um caminho bastante lógico reconhecer projetos notáveis da comunidade e se engajar nos eventos propostos. Estou feliz em emprestar um pouco do meu talento para esse evento ganhar vida.
Já estou beeeeem empolgado para ver tudo o que será produzido durante o período e só posso desejar boa sorte a todos os participantes, que tenhamos um evento natalino ótimo e, esse não será o último, logo logo o pessoal da staff trará novidades e queremos priorizar homenagear mais e mais os membros ativos e contribuir para que o nosso singelo Condado consiga mais e mais relevância dentro do espaço dev.

Bacana, primeira jam na vida que eu pego no começo kkkk
Eu gostaria de participar, meu problema maior é não ter tempo nem pra comer e não conhecer a fundo os Cavaleiros Natalinos, mas mesmo assim vou ver se assisto algumas gameplays e tento fazer algo até o final da semana, se eu conseguir fazer algo já ficarei feliz hehe

Bom dia a todos os condadenses e que todos tenhamos uma excelente semana.

No momento em que foi lançado o Concurso... eu pirei... e fiquei muito impressionado. Sendo sincero, estou extremamente feliz e contente com essa iniciativa de todos vocês. A propósito, que linda arte do @Aleth728!

Confesso que eu tinha terminado as atualizações desse projeto e de outros meus para dar foco total ao principal, no entanto, a iniciativa de vocês me fez lançar uma pequena atualização de Cavaleiros Natalinos, com mudanças e adições sutis. Apenas não esperem uma mudança brusca na história: caso eu estivesse no pique de mudar o andamento e a forma como ela é apresentada ao jogador, eu mudaria muita coisa, visto que minha cabeça, minhas ideias e minha forma de analisar Game Design como um todo são diferentes do que eram anos atrás.
Posteriormente, devo fazer uma publicação sobre pequenas mudanças e adições dessa atualização de ontem.

@henriquekuro, eu recomendaria você dar uma visitada no projeto e jogar, pois a maioria das gameplays consiste no uso e uma versão da época, similar a de lançamento em 2021.

De qualquer forma, muito obrigado pela iniciativa e pela homenagem, e esperamos participações legais nesse concurso!!

Fiquei sabendo dessa Jam ontem, mas farei o possível para criar um projeto e participar a tempo. É o tipo de iniciativa que merece ser prestigiada, especialmente por conta da homenagem a um dos jogos mais famosos aqui do Condado. Fico feliz que o staff esteja trabalhando duro nos bastidores para movimentar cada vez mais esse espaço que é tão importante para a comunidade.

Pessoal, amanhã é o último dia para entregar os projetos.

⚠️NÃO DEIXEM PARA ÚLTIMA HORA! ⚠️

Aproveitem o último dia para testar o projeto, deixar a página do projeto no jeito pra não dar perrengue no finalzinho e ser eliminado por estouro de prazo.

Vamo que vamo!

Voltar
Topo Inferior