► Venho aqui apresentar uma série de podcasts que criei no canal de Youtube da DM SOFTWARE, entitulada de "TORI.PODCAST" (ou às vezes "鳥.PODCAST"). Nela, conterão várias conversas soltas com desenvolvedores de jogos indie brasileiros, mas desde que elas estejam centradas no tema de gamedev.
Foi um prazer inaugurar o podcast da DM nessa conversa que englobou desde os meus projetos até um pouco da história da comunidade dev brasileira. Espero poder participar mais vezes!
Caraca, esse vídeo foi uma verdadeira máquina do tempo - e não me refiro ao projeto antigão de RM 2003.
Fiquei assombrado como nossas histórias são parecidas. Passei pelas mesmas comunidades, e a RPG Maker Brasil foi a 1ª vez que entrei em um fórum na vida. Por isso, me lembro de cada um dos que ainda mostravam interesse no Rm2k/3 (obsoleto já naquela época): o português fbu (que sabia vender seu projeto como ninguém), o grande Tanatos e seus tutoriais, o próprio Rober, os recursos do Asuma... Acho inclusive que me lembro do @Jsage sim - se ele era o membro que usava um avatar do Alex lá na RMB - embora não lembre dele novato dando comida de r@60 na galera não .
Um pequeno depoimento pessoal das histórias comentadas no vídeo:
1 - A treta da RMB foi antológica, cheia de traições, acusações e plot twists. De fato, a história foi tão bizarra que me inspirou a fazer uma paródia da situação onde o cenário brasileiro de RPG Maker era na verdade um universo de fantasia cheio de metalinguagem. Era um punhado de cenas dramatizando os acontecimentos e mostrando minha própria situação como criador no meio disso tudo, formando o trailer de um suposto "jogo". Acabei usando o "trailer" como final secreto da 1ª demo do meu projeto (sim, o mesmo que tenho até hoje, até nisso somos parecidos). Ainda lembro de vários detalhes desse caso graças a essa brincadeira.
Eu até que gostei da piada, mas ela foi totalmente desperdiçada: ninguém jogou a demo na época, muito menos descobriu como desbloquear o tal "final". Apesar disso, gostei tanto da ideia que a transformei em "franquia": anos depois, usei o mesmíssimo conceito e título da paródia em um experimento de "jogo comunitário" que seria feito do zero por toda a comunidade lá no Santuário (e obviamente não foi pra frente). DISSO acho que ninguém vai se lembrar.
2 - Ao que parece o Falco era mesmo o Desert Eagle, tradutor do RPG Maker XP, VX, acho que do 2k3 "Seita da Vaca Louca" edition, e até da versão em português do 95 se não me engano. Acho que o próprio Atoa, fundador do Santuário, tinha confirmado essa informação.
3 - Sim, mais alguém se lembra da Caverna do Dragão. E eu lembro porque o TAXD, adm gente finíssima da comunidade com seu eterno avatar de Goku SSJ3, era um daqueles interessados nos makers mais antigos e tinha até um projeto de Rm2k. A comunidade era pequena mas muito legal, com o diferencial de dar mais atenção aos RPGs de mesa do que outros fóruns.
No mais, não posso deixar de reparar no aparente ressurgimento do 2k/3, pelo menos por aqui. Nos últimos meses, além da recente apresentação do curso de RM2000 do Dr. XGB, eu disponibilizei a demo do meu projeto, o Rober liberou e voltou a trabalhar no jogo dele, e o mesmo aconteceu com o Everton. São todos usuários das antigas com projetos de mais de década, cada um ao seu modo e no seu próprio gênero. Não acho que mais um projeto entrando pra esse "clube" faria mal algum.
Ótimo vídeo, parabéns a vocês pelo trabalho!
PS.: Talvez, e só talvez, o velho trailer da história épica esquecida do fim da RMB ainda esteja escondida em algum lugar na demo do meu projeto ;-)
Era eu mesmo!
Não imaginei que iria encontrar alguém que lembrasse de mim na RPG Maker Brasil - muito menos do avatar que eu usava na época! Ainda bem que não se lembra do meu vergonhoso post "pondo ordem na RMB".
Aliás, a treta da RMB foi algo que até hoje eu não saberia explicar. Apesar de me lembrar com certa nitidez daqueles dias, nunca entendi de fato o que realmente aconteceu.
Eu me lembro de você também, apesar de nós nunca termos nos falado diretamente, acho. Seu nickname me remete à Santuário RPG Maker. Conheci a SRM justamente por conta da treta (quem não se lembra do textão do Falco culpabilizando o Atoa - dono da SRM - ilustrando durante dias o portal da já falida RMB?) mas participei bem pouco dela. Fui parar logo em seguida na CDD, que acolheu melhor as minhas n00bices, hahaha. Lembro da maioria do pessoal de lá - inclusive do TAXD - mas passei anos sem ver ninguém que participou daquela comunidade nos outros fóruns. Aí, por obra do destino, no ano passado terminei reencontrando um membro da CDD, o KS-Victor, na outra RPG Maker Brasil - a do Facebook.
Toda essa galera que você mencionou (FBU, Tanatos, Rober e Asuma) eu conheço e tive contato. O FBU inclusive chegou a criar um fórum lá pra 2009, a RPG Maker Portugal, que não sei quanto tempo durou. Tempos depois ele fundou a revista iMaker (e deu um baita destaque pro meu projeto, fiquei lisonjeado!). Me lembro de muito mais coisas daquela época, poderia ficar horas só falando sobre isso.
Confesso que não conhecia o seu projeto (até porque andei um pouco distante da comunidade recentemente e estou voltando agora) mas irei baixá-lo com certeza. Fico realmente feliz em ver que, apesar de passado tanto tempo e após tantas atualizações do RPG Maker, o RM2000/2003 não morreu. Inclusive tenho a percepção de que ele se encontra mais em evidência do que o RMXP (esse sim parece ter sumido). No que depender de mim ele não vai morrer nunca.
Cara, fazia tempo que não revisitava tantas memórias do fundo do baú.
Ouvi só os cortes do segundo vídeo, mas já deu pra tragar uma boa dose de nostalgia. Também sou filhote da Casa dos Jogos, e por lá passei um bom tempo aprendendo MultiMedia Fusion (Click & Play e The Games Factory antes disso) até começar a usar o RPG Maker. Não imaginava que o Jsage também tinha esse background. Aliás, tem outro site que eu lembro de usar muito pra caçar libs de MMF/KNP/TGF:
Alguém lembra? Esses portais foram o berço das primeiras engines que apareceram no Brasil, chega a dar um certo orgulho de ter participado deles (apesar de que eu era só mais um pirralho perdidáço na época, huaehaueh). Acho que não andamos exatamente na mesma turma na Mundo RPG Maker (e muito menos na RPG Maker Brasil — lá eu ainda era o pirralho perdido). Mas as minhas melhores lembranças virtuais foram nessas duas comunidades. Quando a RPG Maker Brasil acabou foi um dramalhão de novela, como se eu tivesse perdido um cachorro que cresceu comigo desde o jardim de infância. Hoje eu acho vergonhoso, mas na época era muito sério, haeuhaueh. E eu era obcecado pelo Falco, ele era a maior referência de "cara maneiro" pra mim, e eu nem sei por quê. Só lembro que quando a RMB afundou eu mandei um e-mail pra ele jurando confiança, tanto que passei a ver o Atoa como o maior vilão da história da humanidade. Se o Falco tivesse fundado uma seita eu teria sido o primeiro a aderir, hauehaueh. Até hoje eu tenho um print daquela mensagem do fórum.
Eu lembro bem do Nedson, um baita pixel artist (que depois virou dançarino de dubstep, lol). Também fiz uma equipe com dois membros (Ursaring e Leo Palmeiras) pra criar um dos 1001 fangames existentes de Pokémon, chamado "Pokémon Adventures: The Indigo League". Lembro do Paradiddle, da KáHh, do Kay, do fbu, do tanatos, do br_lemes, do Super Cueca, do tioluko, do Eurritimia, do Mobyduck, do TAXD, da Angel Ivy... Vários nomes ficaram gravados.
MRM nem se fala, é história sem fim pra outra hora. Enfim. É muito bom ver nomes conhecidos.
Conheci a Gaming Brasil de nome apenas, seu dono fez alguns fangames de Sonic que eu baixei na CDJ. Acho que quando eu cheguei à comunidade a Gaming já não existia mais. Me lembro apenas de um fórum que existiu entre 2008 e 2010 voltado para game dev no geral que abrigava muitos usuários de MMF, só não me recordo o nome (acho que era BR Maker ou algo assim).
Achei incrível reler o textão do Falco, hahahaha. Eu me lembrava do texto, mas não do conteúdo (só da parte em que terceirizava a culpa pro Atoa). Achei de um melodrama impressionante. Na época eu fiquei chateado com o fim da RMB também, afinal era a única comunidade na qual eu participava. Mas por sorte ainda haviam muitos fóruns ativos. Acho que o fim da MRM (de maneira ainda mais repentina) foi uma perda mais dolorosa pra mim, afinal eu passei oito anos naquela comunidade.
Também consigo me recordar de todos esses nicknames. Apesar disso, acho que poucas pessoas devem se lembrar de mim naquela época pois eu era um membro que só comentava as coisas dos outros, mas ainda não trazia conteúdo próprio. Acho que os primeiros projetos que publiquei foram já na CDD (e nem lembro se disponibilizei algum para download). E, apesar de ser newbie, eu era um newbie que seguia as regras - não fazia flood e nem double-post, muito menos vandalizava o fórum. Então eu era só mais um kid no meio da turma. Acho que foi só a partir da MRM que eu comecei a "aparecer" de verdade.
@Kich Cara, seu nick não me é estranho não. E acho que você usava mais um nome (se for o mesmo nick daquela época). E projeto de Pokémon.... Você tinha um avatar do Ash?
Esse caso RMB foi muito simbólico mesmo. Todos reagiram de forma bastante sentimental, inclusive eu. Mas não foi por menos, porque essa parada já tinha começado antes do fórum ser apagado...
Talvez ninguém se lembre, mas a falta de adm já tinha dado origem a uma espécie de milícia da moderação por lá, um grupo que se chamava de "Quinteto". Antes da comu ser apagada, um cara desse grupo - slordead - revelou que a única conta de adm ativa, a do "insano" br_lemes, estava na verdade sendo administrada por ele. Isso já tinha dado um quebra-pau danado. O dia D veio logo depois, quando foi tudo pro espaço e o br_lemes verdadeiro apareceu pra segurar a onda. Depois apareceram até uns membros sumidos, como o SuperCueca (do clássico Os 4 Cavaleiros) que deu uma baita bronca na galera, mais preocupada com intriga do que criar jogos.
Como ainda lembro de tudo isso? Pelo mesmo motivo que eu ainda tenho essa mensagem também, mas não em forma de print...
Também lembro dessa galera. Eu adorava os designs do Eurritmia, lá da trupe da Sacred Hall. Mobyduck era um dos grandes da turma da escrita, e tinha começado praticamente sozinho a iniciativa da Makerpédia, super importante pra registrar a história Maker brasileira. Nem sei se ainda existe. Aliás, a galera da escrita/jornalismo era fortíssima, com o Jornal Maker e as inúmeras revistas. E se não me engano o Yoshi e o Rafael_Sol_Maker, entre outros, já estavam por aqui começando um trabalho mais que louvável que dura até hoje, geração após geração. É pra aplaudir de pé. Mas peço desculpas pois já estou desviando demais do tópico...
Enfim, se as próximas edições do Podcast renderem o que esse rendeu pra mim, já virei ouvinte assíduo. Aliás, nessa onda de nostalgia, lembrei de ter ouvido um podcast de RPG Maker antigão nem sei onde, mas que tinha a participação do @Robercletzon, o próprio, o pai de todos, o doido que influenciou 100% dos projetos de RPG Maker de humor que viriam depois. Fica como sugestão de convidado.
Parabéns mais uma vez.
-EDIT-
Eita, episódio novo na hora que posto sobre o antigo. Ouvirei e deixarei meu feedback em breve!
@Kich Cara, seu nick não me é estranho não. E acho que você usava mais um nome (se for o mesmo nick daquela época). E projeto de Pokémon.... Você tinha um avatar do Ash?
Esse caso RMB foi muito simbólico mesmo. Todos reagiram de forma bastante sentimental, inclusive eu. Mas não foi por menos, porque essa parada já tinha começado antes do fórum ser apagado...
Talvez ninguém se lembre, mas a falta de adm já tinha dado origem a uma espécie de milícia da moderação por lá, um grupo que se chamava de "Quinteto". Antes da comu ser apagada, um cara desse grupo - slordead - revelou que a única conta de adm ativa, a do "insano" br_lemes, estava na verdade sendo administrada por ele. Isso já tinha dado um quebra-pau danado. O dia D veio logo depois, quando foi tudo pro espaço e o br_lemes verdadeiro apareceu pra segurar a onda. Depois apareceram até uns membros sumidos, como o SuperCueca (do clássico Os 4 Cavaleiros) que deu uma baita bronca na galera, mais preocupada com intriga do que criar jogos.
Como ainda lembro de tudo isso? Pelo mesmo motivo que eu ainda tenho essa mensagem também, mas não em forma de print...
Também lembro dessa galera. Eu adorava os designs do Eurritmia, lá da trupe da Sacred Hall. Mobyduck era um dos grandes da turma da escrita, e tinha começado praticamente sozinho a iniciativa da Makerpédia, super importante pra registrar a história Maker brasileira. Nem sei se ainda existe. Aliás, a galera da escrita/jornalismo era fortíssima, com o Jornal Maker e as inúmeras revistas. E se não me engano o Yoshi e o Rafael_Sol_Maker, entre outros, já estavam por aqui começando um trabalho mais que louvável que dura até hoje, geração após geração. É pra aplaudir de pé. Mas peço desculpas pois já estou desviando demais do tópico...
Enfim, se as próximas edições do Podcast renderem o que esse rendeu pra mim, já virei ouvinte assíduo. Aliás, nessa onda de nostalgia, lembrei de ter ouvido um podcast de RPG Maker antigão nem sei onde, mas que tinha a participação do @Robercletzon, o próprio, o pai de todos, o doido que influenciou 100% dos projetos de RPG Maker de humor que viriam depois. Fica como sugestão de convidado.
Parabéns mais uma vez.
-EDIT-
Eita, episódio novo na hora que posto sobre o antigo. Ouvirei e deixarei meu feedback em breve!
Obrigado pelo feedback, devo convidar ele sim, ainda mais porque tem vários devs de RPG Maker conhecidos pelas comunidades que eu irei convidar pro podcast em breve
Aviso importante, pra quem for ouvir:
Meus áudios saíram "duplicados" no podcast, por conta de um erro de configuração bem besta do OBS, e portanto ficaram meio esquisitos... mas... não sou louco de refazer 1h13min de podcast não... xd
Sua memória é muito boa. õ_õ Meu nick desde sempre foi Lucas Kich, só mudei recentemente. E eu realmente usava um avatar do Ash, que depois foi trocado por um Pikachu com o boné do Ash. Eu lembro bem de tudo isso que você escreveu no spoiler. Aliás, resolvi procurar por aquele tópico nos arquivos da Santuário e finalmente achei. Apesar de algumas páginas terem se perdido, ainda dá pra ler bastante coisa. Ler tudo isso com os olhos de hoje foi bem interessante.
Aliás, resolvi procurar por aquele tópico nos arquivos da Santuário e finalmente achei. Apesar de algumas páginas terem se perdido, ainda dá pra ler bastante coisa. Ler tudo isso com os olhos de hoje foi bem interessante.
Nossa, eu me lembro desse tópico. É capaz até de ter comentário meu numa das páginas que se perderam.
Por sorte nunca mais rolou uma treta dessa magnitude na comunidade, porque o negócio foi feio mesmo. Até hoje não sei que conclusão isso teve.
EDIT: Mais cedo eu tentei acessar a RMB pelo Wayback Machine, mas parece que nem o layout o treco salvou.
Lol sc19, tu não gosta mesmo do MV hein! Tem que virar tradição pelo menos uma alfinetada por episódio.
Não conhecia a kellenkyo nem seu projeto. Meu contato com membros e seus trabalhos ainda é feito basicamente por comunidades - não sou de redes sociais e afins - então esse podcast acaba sendo uma ferramenta muito útil de divulgação também. E acho muito bacana ver o pessoal tentando distribuir seus projetos feitos em RPG Maker de forma mais "séria", ainda é meio estranho ver essa cena indie se profissionalizando pra alguém como eu que sempre viu o RPG Maker como um hobby totalmente descompromissado.
Sou mais o VX Ace mesmo, mas é capaz que eu alfinete menos o RMMV porque... t-tem um plugin que me chamou a atenção... xd
Tenho uma visão parecida, é bem interessante ver as pessoas comercializando seus projetos como tem acontecido nos últimos anos, porque também cresci usando o RPG Maker como um hobby. E eu recomendo muito buscar novos horizontes pra divulgar projetos e jogos, visto que os fóruns estão muito obsoletos hoje em dia e...
Falo dessa questão no novo episódio do podcast também, logo abaixo.
Bizarro. 40 segundos de podcast adentro, logo de cara com todo esse grandiosíssimo grave do nosso caro adm e essa música meio espacial de fundo, eu já tava sentindo uma vibe muito, mas MUITO estranha de..........çedussão...............?? lol
Brincadeiras à parte, como alguém que acompanhou as idas e vindas das comunidades internet afora, esse trabalho de revitalização acontece a olhos vistos. Sempre enxerguei no Condado uma pegada diferenciada das comus tradicionais, desde a época do Barbossa com a "rádio" ou o trabalho da revista, e parece que o fórum continua se reinventando, fase após fase, sobrevivendo entre altos e baixos da movimentação da galera. Agora, com a possibilidade de mais uma alta de membros novos com o lançamento do MZ, pode ser uma combinação de acontecimentos bastante fortuita.
E, porque não, a vinda desse podcast acaba sendo mais um elemento pra ajudar a criação amadora/indie de jogos a ganhar força. Ótimo vídeo e parabéns, tanto pro entrevistador quanto pro entrevistado!
Muito interessanto o papo sobre as comunidades. infelizmente comecei timidamente apenas em 2016, no entanto, espero um dia ver um documentário ou um livro sobre o tema. Parabéns pelo projeto @Raizen
Voltando aqui para a avisar que devo voltar com a playlist logo, e também mexer um pouquinho o formato do podcast. Meu projeto de JRPG anda me ocupando bastante e por isso não fiquei tão ativo com esse projeto aqui ultimamente... xd
Dito isso, gostaria de saber: quais devs vocês gostariam de ver presentes? Tenho uma lista contendo alguns, mas sinceramente não sei o quem chamar quando ela acabar. Além disso, as sugestões de vocês poderiam me ajudar bastante pra conhecer novos devs e trabalhos.
Lembrando: Não estou em busca apenas de devs de RPG Maker. O podcast é destinado para qualquer tipo de desenvolvedor.
Este site usa cookies para ajudar a personalizar seu conteúdo e deixar você logado caso se registre.
Ao continuar usando o site, você concorda com o uso de cookies.