🤔 Para Refletir : "CHAR armazena um valor alfanumérico à variável. Programar, por si só, armazena bugs à constante." - DougMR

Projeto para Preservação de jogos de RPG Maker Brasileiros

Membro Membro
Postagens
4
Bravecoins
11
Esses dias me deu uma vontade de jogar um jogo de RPG Maker XP que joguei muito na adolescência.
O nome do jogo era arcAna, criado pelo [kbrito]. Entretanto, foi muito difícil achar o jogo. Consegui achar uma cópia da versão sem as músicas (naquela época, o jogo tinha uma versão sem música pois a internet de muitos ainda era discada) no site 4shared (o link: arcAna 3.6c LIGHT - Download - 4shared). A versão com as músicas eu não consegui encontrar.

Isso me fez pensar que a comunidade maker brasileira deveria criar um esforço coletivo para buscar, catalogar e armazenar esses jogos em único local, com o objetivo de preservá-los para as gerações futuras, assim como é feito com ROMs de videogames antigos. Existe muita coisa boa que eu penso que será perdida para sempre se não fizermos isso.

EDIT:
O site rpgmaker.net :: Create and play RPGs, adventure games, and more made with RPG Maker, Game Maker, and other engines é o maior repositório atual de jogos de RPG Maker. Entretanto, é um repositório dedicado quase que exclusivamente a jogos em inglês. Jogos brasileiros importantes como Memories of Mana, do Moghunter, por exemplo, não estão no site.

EDIT2:
Um possível começo (embora apenas jogos de RM2k e 2k3)... 70 Jogos - Top Games Especial Ed. 38 (Ano III)

EDIT3:
Pesquisando sobre esse assunto, encontrei um texto escrito pelo autor "Scitydreamer" e, em um dos parágrafos ele diz:

" Old RPG Maker games is RPG Maker culture. Every demo, lost or not, represents a user yearning to make their dream game and this collective dream of wanting to put something together is what binds communities together. Old games can be indicative of trends to give historical context to the RPG Maker scene, they can be goofy yet relatable to the experience of just experimenting around with the program, they can act as guides for new makers to figure out what works and what doesn’t, and so on and so on. Greater preservation efforts are needed to maintain this history so that newcomers to the scene can build off the past and make greater games for the future. "

Tradução:

" Os jogos antigos do RPG Maker são a cultura do RPG Maker. Cada demo, perdida ou não, representa o desejo do usuário de fazer o jogo dos seus sonhos e esse sonho coletivo de querer montar algo é o que une as comunidades. Jogos antigos podem ser indicativos de tendências para dar contexto histórico ao cenário do RPG Maker, eles podem ser idiotas, porém relacionáveis à experiência de apenas experimentar o programa, podem atuar como guias para novos criadores descobrirem o que funciona e o que não funciona, e assim por diante. São necessários maiores esforços de preservação para manter essa história, de modo que os recém-chegados à cena possam construir sobre o passado e fazer jogos melhores para o futuro. "

Um pouco de motivação para esse projeto.
 
Última edição:
Muito Interssante seu depoimento @Otávio Rapôso

Eu junto com o administrador @Alkemarra estamos com um projeto em andamento denominado CATÁLOGO MAKER – JOGOS COMPLETOS POSTADO NO CONDADO BRAVEHEART VOLUME 1

Meu sonho é confeccionar um livro com Entrevistas, Fichas Técnicas e ScreenShots das lendas das comunidades. Recomendo fortemente nossa Revista Make Game, pois com quase 10 anos de existência promovemos entrevistas, TRIPLE FULL (reviews de jogos completos) matérias sobre as comunidades e uma séria muito bacana sobre as lendas, denominada DO MAKER escrita pelo amigo @Cross Maker
 
Trabalho muito bacana esse. Como o rpgmaker.net já foi citado, imagino que já tenham visto o tópico de solicitação de jogos raros/obscuros lá. Tem até um cara que é provavelmente brasileiro (citando as melhores comunidades daqui*:)) e um membro cujo job é especificamente esse, TheGameArchivist. Pode-se tentar fazer um tópico nos mesmo moldes, uma lista de jogos arquivados e um mural de "quests" onde alguém pede um jogo que não consegue encontrar - se já não tiver algum tópico parecido perdido por aí.

No caso de jogos brasileiros, pela forma com que o programa se popularizou por aqui, imagino que conseguir imagens dos famosos CDs da Digerati já deve cobrir uns 95% dos jogos raros que o pessoal vai pedir. O resto é arqueologia de HD velho.

Pessoalmente, devo ter uns três ou quatro jogos mais obscuros no meu HD antigo que talvez tenham se perdido com o fim do Santuário RPG Maker - o resto são clássicos do 2000/3 mais fáceis de achar. Depois posto por aqui se encontrar alguma coisa.
 
Eu tenho um acervo com pelo menos uns 25 jogos de RPG Maker 2000 e 2003, com uma parcela considerável deles tendo sido baixado na época da Casa dos Jogos (que, pra quem não conhece, era este site). Esse acervo foi sendo passado de HD pra HD ao longo do tempo e não sofreu quase nenhuma atualização de 2013 pra cá.

Já pensei em publicar meu acervo, mas me deparei com dois problemas. O primeiro é a possibilidade de falta de arquivos em alguns jogos (já que os jogos de 2k/3 geralmente não são encriptados). O segundo é a possibilidade de haver alguma edição na estrutura dos projetos, já que alguns são downloads muito antigos, de uma época em que eu costumava abrir os jogos e mexer nos eventos para aprender. Então, antes de publicar qualquer um deles, eu precisaria fazer uma revisão em todos para ver se não tem nada de errado. Isso levaria tempo, mas ainda acho que vou fazer um dia. Acho que muita gente procura por esses jogos antigos (até eu ainda procuro por alguns que perdi). Há alguns anos cheguei a ajudar um membro da comunidade que havia perdido seu projeto antigo, mas que por acaso eu ainda tinha (e ainda tenho, hehe).
 
Rapaz, eu ainda tava conversando com os amigos sobre isso. Eu já tenho planos de construir meu próprio site onde poderia montar um acervo com esses jogos antigos. Não tenho uma biblioteca vasta, mas vira e mexe achando um jogo ou outro eu hospedava lá.

Estou juntando as economias pra comprar uma hospedagem boa pra ter um espaço bacana pra guardar essas relíquias.
 
Rapaz, eu ainda tava conversando com os amigos sobre isso. Eu já tenho planos de construir meu próprio site onde poderia montar um acervo com esses jogos antigos. Não tenho uma biblioteca vasta, mas vira e mexe achando um jogo ou outro eu hospedava lá.

Estou juntando as economias pra comprar uma hospedagem boa pra ter um espaço bacana pra guardar essas relíquias.

Podemos hospedar no meu site, maker2k.com, se quiser Doutor! Eu tenho muitos games de rpg maker 2000 também que to começando a postar la!
 
Olá a todos, estou a procura de um antigo jogo chamado Herói-RPG, feito RPG Maker 2000, foi postado no extinto site "Casa dos Jogos", infelizmente perdi todos os arquivos daquela época. Se alguém tiver, serei eternamente grato. Obrigado.
 
Olá a todos, estou a procura de um antigo jogo chamado Herói-RPG, feito RPG Maker 2000, foi postado no extinto site "Casa dos Jogos", infelizmente perdi todos os arquivos daquela época. Se alguém tiver, serei eternamente grato. Obrigado.
Rapaz, apesar de eu ter pego essa época da "Casa dos Jogos" também, por não ter noção de backup naquela época, infelizmente eu não salvei nada do site... My bad. 😔

Mas ainda é possível você encontrar alguns poucos títulos daquela época, neste tópico aqui:

Sei que não é o jogo específico que você está procurando, mas talvez você se anime ao ver o nome de algum outro jogo antigo e conhecido lá. 👍
 
Rapaz, apesar de eu ter pego essa época da "Casa dos Jogos" também, por não ter noção de backup naquela época, infelizmente eu não salvei nada do site... My bad. 😔

Mas ainda é possível você encontrar alguns poucos títulos daquela época, neste tópico aqui:

Sei que não é o jogo específico que você está procurando, mas talvez você se anime ao ver o nome de algum outro jogo antigo e conhecido lá. 👍
Obrigado Moge!

Realmente são muito bons jogos no tópico indicado, inclusive voltei no tempo, pois já joguei vários da época.

Enquanto isso, continuarei na saga de tentar encontrar o Herói-RPG.
 
Esses dias me deu uma vontade de jogar um jogo de RPG Maker XP que joguei muito na adolescência.
O nome do jogo era arcAna, criado pelo [kbrito]. Entretanto, foi muito difícil achar o jogo. Consegui achar uma cópia da versão sem as músicas (naquela época, o jogo tinha uma versão sem música pois a internet de muitos ainda era discada) no site 4shared (o link: arcAna 3.6c LIGHT - Download - 4shared). A versão com as músicas eu não consegui encontrar.

Isso me fez pensar que a comunidade maker brasileira deveria criar um esforço coletivo para buscar, catalogar e armazenar esses jogos em único local, com o objetivo de preservá-los para as gerações futuras, assim como é feito com ROMs de videogames antigos. Existe muita coisa boa que eu penso que será perdida para sempre se não fizermos isso.

EDIT:
O site rpgmaker.net :: Create and play RPGs, adventure games, and more made with RPG Maker, Game Maker, and other engines é o maior repositório atual de jogos de RPG Maker. Entretanto, é um repositório dedicado quase que exclusivamente a jogos em inglês. Jogos brasileiros importantes como Memories of Mana, do Moghunter, por exemplo, não estão no site.

EDIT2:
Um possível começo (embora apenas jogos de RM2k e 2k3)... 70 Jogos - Top Games Especial Ed. 38 (Ano III)

EDIT3:
Pesquisando sobre esse assunto, encontrei um texto escrito pelo autor "Scitydreamer" e, em um dos parágrafos ele diz:

" Old RPG Maker games is RPG Maker culture. Every demo, lost or not, represents a user yearning to make their dream game and this collective dream of wanting to put something together is what binds communities together. Old games can be indicative of trends to give historical context to the RPG Maker scene, they can be goofy yet relatable to the experience of just experimenting around with the program, they can act as guides for new makers to figure out what works and what doesn’t, and so on and so on. Greater preservation efforts are needed to maintain this history so that newcomers to the scene can build off the past and make greater games for the future. "

Tradução:

" Os jogos antigos do RPG Maker são a cultura do RPG Maker. Cada demo, perdida ou não, representa o desejo do usuário de fazer o jogo dos seus sonhos e esse sonho coletivo de querer montar algo é o que une as comunidades. Jogos antigos podem ser indicativos de tendências para dar contexto histórico ao cenário do RPG Maker, eles podem ser idiotas, porém relacionáveis à experiência de apenas experimentar o programa, podem atuar como guias para novos criadores descobrirem o que funciona e o que não funciona, e assim por diante. São necessários maiores esforços de preservação para manter essa história, de modo que os recém-chegados à cena possam construir sobre o passado e fazer jogos melhores para o futuro. "

Um pouco de motivação para esse projeto.

Olá pessoal,
Recentemente arrumando umas coisas antigas encontrei um Cd de 2004 com jogos antigos de RPG maker que joguei muito na minha infância. Não tinha esperança nenhuma do CD ainda funcionar, mas testei mesmo assim.
Então me deparo com diversos jogos de RPG maker que joguei muito, há quase 20 anos atrás... especialmente o "Dragon Ball Z - do começo ao fim", nostalgia imensa jogar novamente esse jogo tantos anos depois. Além desse possui diversos outros.
Quem tiver interesse de preservar esses arquivos e até disponibiliza-los novamente para outras pessoas jogarem, falem comigo que compartilho de alguma forma com vocês.
email: weinernobre777@gmail.com
 
Olá pessoal,
Recentemente arrumando umas coisas antigas encontrei um Cd de 2004 com jogos antigos de RPG maker que joguei muito na minha infância. Não tinha esperança nenhuma do CD ainda funcionar, mas testei mesmo assim.
Então me deparo com diversos jogos de RPG maker que joguei muito, há quase 20 anos atrás... especialmente o "Dragon Ball Z - do começo ao fim", nostalgia imensa jogar novamente esse jogo tantos anos depois. Além desse possui diversos outros.
Quem tiver interesse de preservar esses arquivos e até disponibiliza-los novamente para outras pessoas jogarem, falem comigo que compartilho de alguma forma com vocês.
email: weinernobre777@gmail.com
Olá, amigo! Obrigado pela disposição em ajudar!

Além deste aqui, tem também outro tópico onde os membros já estão postando links de projetos diversos de RPG Maker, novos e antigos. É possível inclusive que esses mesmíssimos projetos aos quais você se refere já estejam disponíveis lá, como o dessa postagem aqui.

Se tiver mais informações sobre este tal CD e ele ainda não estiver disponível ao longo do outro tópico, fique à vontade pra dar informações sobre quais seriam os jogos disponíveis nele pra que a comunidade consiga preservá-los, ok? Valeu!

Aliás, poderia ser uma boa a administração ou moderação da Condado dar um jeito de juntar esses dois tópicos, ou então reunir numa única postagem os links de todos esses jogos e CDs que foram disponibilizados ao longo deles.


PS.: CD de RPG Maker sem jogo de Dragon Ball Z ou de Cavaleiros do Zodíaco não é CD de RPG Maker! :ROFLMAO: Esse Do Começo Ao Fim é um clássico!
 
Voltar
Topo