🤔 Para Refletir : "Está faltando "animação" no projeto? Use um "estimulante"!" - Core32

Qual é seu Final Fantasy preferido?

Membro Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Postagens
1.703
Bravecoins
428
cTZF9mu.jpg

Nascia em 18 de dezembro de 1987 uma fantasia, com a pretensão de ser um final... Mas hoje, ela parece eterna!”

QW8Gl7N.jpg

Foi apresentado inicialmente para os japonese e posteriormente ao mundo o primeiro jogo de uma série onde muitos não acreditavam em seu sucesso, e quem diria, até mesmo seus próprios criadores não acreditavam no seu potencial. Este mesmo jogo trazia um mundo épico de fantasia, recheado com batalhas entre a espada e a magia, seu nome é Final Fantasy. Seu criador, Hironobu Sakaguchi junto com sua equipe, entre ela estava Yoshitaka Amano e o mestre Nobuo Uematsu inspirados em outros grandes RPGs do mercado, de conterrâneos japoneses como Dragon Quest e The Legend of Zelda a jogos dos Estados Unidos como Ultima, deram origem a essa franquia que é referência de RPG no Japão e no resto do mundo. O nome Final Fantasy foi dado a este jogo como aposta, caso não desse certo, sendo um sinal de despedida, devido à situação ruim que a empresa vivenciava naquele momento, era tudo ou nada. E você que é fã de carteirinha, daqueles lá da geração 8 Bits, com certeza você é um Gamer com o dedão já calejado de tanto apertar botões, comemore! São 30 anos de uma série que, entre poucas, sobrevive nos dias de hoje, em uma geração complicada, onde a inovação, criatividade e a audácia parecem pouco para se obter sucesso. Ao longo desses 30 anos, foram muitos altos e baixos e pelo que parece, continua firme e forte e irá além, muito além!

5XLL3mH.jpg
“Não sei se tenho o necessário para fazer um bom jogo de ação. Acho que sou melhor em contar histórias.” Hironobu Sakaguchi

Convencido de que o RPG para Famicom (NES ou Nintendinho como preferirem) seria a última obra da empresa, ele ironicamente o nomeou como “Final Fantasy”.

Com um enredo ambicioso para sua época. Final Fantasy apresentou uma história sobre os quatro Guerreiros da Luz (The Light Warriors), que tinham como objetivo restaurar os quatro cristais (na verdade eram quatro orbes) e acabar com demônios elementais para manter a estabilidade do planeta em meio a confusões temporais. Esses personagens, sem carisma ou personalidade podiam ser renomeados pelo jogador como quisesse, o diferencial era a possibilidade de escolher entre seis classes para cada um deles, entre elas: Fighter, Black Mage, White Mage, Thief, Red Mage e Black Belt. Com isso, o jogador podia criar suas próprias estratégias de combate com qualquer tipo de grupo e com uma variação considerável. Uma curiosidade é que também foi questionado o nome Fighting Fantasy para o RPG, mas por motivos de patente, o nome Final Fantasy foi o escolhido, mesmo com a rejeição de alguns dos desenvolvedores.

O QUE FINAL FANTASY APRESENTOU EM SUA ESTREIA?

Final Fantasy mostrou gráficos muito simples, um sistema de jogo com poucas opções e uma dificuldade pra nenhum gamer hardcore botar defeito. A maioria dos RPGs exibia sua tela de batalha em primeira pessoa, mas Final Fantasy foi o primeiro jogo a mostrar os heróis do lado direito da tela, apontando-se os inimigos à esquerda, dessa maneira você podia claramente ver quem estava atacando quem em ambos os lados.  A quantidade de magia era controlada pelo level de experiência do personagem, quanto maior o seu level, mais magias aquele personagem poderia lançar (economizar magias era fundamental nas dungeons). Acredito que a criação das classes (o futuro sistema de Jobs) para cada personagem tenha sido a grande ideia, o diferencial dentro do jogo e ajudou a dar identidade a Final Fantasy além de sua proposta de ser um RPG simples por sua mecânica, mas que trouxe um desafio enorme para os fãs.

0wWG098.jpg

E descobrimos a origem do RPG Maker!
REVISTA MAKE THE RPG N° 5| VÁ DE RETRÔ REVISTA MAKE THE RPG | PÁGINA 46 | [member=1]Yoshi[/member]
Após tudo o que foi dito nessa matéria, podemos concluir que, apesar da Square não estar contribuindo muito com ótimos títulos de RPGs para os fãs desse gênero, como fazia antigamente, criou aquele que foi o responsável pelos padrões clássicos que encontramos em jogos de RPG, Final Fantasy, que certamente foi a inspiração para a criação do RPG Maker que todos nós conhecemos.

O meu Final Fantasy preferido é o sétimo seguido do sexto. Confesso que joguei até o décimo segundo, pois o sistema de jogo não me agradou mais.  Enfim, gostaria de saber: Qual é seu Final Fantasy preferido?


 
Sou um grande fã de FF, não tem como negar, meu preferido é o FFVI com aquela história fantástica, em seguida acredito que vem o FFVII, assim como você, já joguei os outros FFs, mas não me agradou tanto também, por mais que sejam bem legais, pra mim, pelo menos perdeu um pouco a essência dos mais antigos, sei que a intenção é inovar, mas pra nossa geração mais antiga, eu percebi que não continuou agradando tanto, talvez pelos novos sistemas implementados, como a mudança do sistema de batalhas por turno por exemplo, e algumas outras coisas.

Tem até uma história legal por trás dos FFs, que acredito que poucos saibam, mas na época a SquareSoft estava meio falida, e eles resolveram criar um último jogo para tentar deslanchar de vez ou então falir, era considerado a ultima esperança deles, por esse motivo deram o nome de Final Fantasy, traduzindo "A ultima fantasia" ou como disse a ultima esperança, o resto da história não preciso nem dizer né, fizeram muito sucesso e continuaram até hoje e se tornaram a famosa SquareEnix.

De fato uma franquia que fez e faz história até hoje, obrigado por relembrar esse momentos nostálgicos, com certeza  foi um dos motivos de eu gostar de RPGs até hoje!

Abraços do Lyca!
 
Ao contrário de muitos fãs, nunca joguei FFVII apenas os mais antigos pra Snes. Mas meu preferido sempre foi e sempre será Final Fantasy XII... que jogo maravilhoso :Kawai_Desu:

Os diversos mapas com ruínas, desertos, palácios, montanhas gélidas (E até mudança de clima, sério quando vi que Giza Plains ficava com tempo chuvoso eu surtei); Personagens carismáticos (Fran é meu personagem preferido), raças incríveis e intrigantes; Bosses e inimigos f#da pra caramba e sem contar a OST né...

Confesso que nunca zerei (Naquela época eu mal entendia inglês) e hoje em dia não tenho mais o CD do game, mas todas aquelas muitas horas de experiência ficaram marcadas em meu coração <3
Até mais :Okay_fix:
 
Olha, eu nunca joguei muitos FFs... Só joguei o VIII na adolescência porque era matéria de tudo o que era revista na época e eu fiquei curioso, mas aí o jogo me conquistou para sempre! Tem uma história excelente, personagens excelentes, músicas excelentes, sistemas excelentes... Caramba, só de lembrar eu fico todo emocionado e arrepiado!

Também joguei o XII porque um vizinho meu tinha e me apresentou. Eu ainda prefiro o VIII, mas faço das palavras do Uddra as minhas: os locais do jogo são de encher os olhos e a trilha sonora também é muito boa, sem falar na jogabilidade e sistemas, que também são excelentes. Uddra, quando quiser jogar FFXII, passa aqui em casa que "nóis zera"!​
 
Esse tópico hein? O que dizer desse pai do Rpg maker que é praticamente amado por todos hauhuahau.

Acho que sou meio suspeito para indicar meu favorito, afinal não joguei todos, e alguns eu apenas joguei até certa parte, como X e VII. (O qual fui até assistir um Abridged, de tanto que gostei.)

Mas se fosse pra escolher entre os que joguei até o fim, no caso I, IV, V, VI, VII (Dirge Of Cerberus) e XII, eu ficaria com o XII, mesmo com um protagonista tão horrível.

Lembro-me que na época adorava explorar todo aquele mundo imersivo e ler no bestiário a história de cada criatura, escutando aquela trilha sonora maravilhosa, quero até hoje jogar um RPG de mesa utilizando aquelas músicas. Há também a Side-Quest de caçador de monstros, representava uma boa parcela do jogo, cada uma com uma história diferente e uma mais interessante que a outra, além da luta com um espadachim icônico e meu personagem favorito da serie.

3fe.jpg

Também me lembro de como era triste jogar 200 horas pra descobrir que você nunca ia obter a lança do zodíaco...

Acho que vale uma menção honrosa a série Tactics e Tactics Advance também, que eu simplesmente amei o Gameplay e, no caso do Tactics, pela história também, pena que Advance e A2 deixam um pouco a desejar.
 
Saudações!

Tive a oportunidade de jogar todos os FF entre o VI e o X-2, e depois o XIII. Com exceção do XIII, todos os outros eu joguei até o final, sem dizer alguns spin offs como o espetacular Tactics.

Compartilho o pensamento da [ord=109]Jully Anne[/ord], o FF VI me conquistou pelos mesmos motivos. Tantos personagens distintos, cada um com uma história interessante...

Se fosse fazer um ranking, o meu "top 5" seria:

1. Final Fantasy VI - história fantástica, um jogo perfeito.
2. Final Fantasy VII - personagens carismáticos e uma ótima história, com cenas de tirar o fôlego.
3. Final Fantasy Tactics - divertidíssimo e mais uma fantástica história.
4. Final Fantasy X-2 - extremamente over the top e por isso conseguiu ser um "guilty pleasure".
5. Final Fantasy IX - resumindo em um nome: Vivi.

Até mais!
 
Peterson comentou:
Também me lembro de como era triste jogar 200 horas pra descobrir que você nunca ia obter a lança do zodíaco...
ESSE sentimento!!
... Fico com o XII! aweihaueiheu

Ainda não me lancei para os FFs antigos, mas o XII reinou, em comparação cos novos

:Okay_fix:












P.S.: Nada supera o tanquinho do Vaan. Nada.
 
Depois que escrevi esse tópico... Assisti esse maravilhoso PodCast da IGM Brasil que adiciona e mostra que até os jornalista da IGM  possui um carinho especial para o FFVI do Snes...

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=qwniJ2iOJLI&t=6s[/youtube]​

Gostei muito dos comentários de todos!

[member=480]Lycanimus[/member]

Tem até uma história legal por trás dos FFs, que acredito que poucos saibam, mas na época a SquareSoft estava meio falida, e eles resolveram criar um último jogo para tentar deslanchar de vez ou então falir, era considerado a ultima esperança deles, por esse motivo deram o nome de Final Fantasy, traduzindo "A ultima fantasia" ou como disse a ultima esperança, o resto da história não preciso nem dizer né, fizeram muito sucesso e continuaram até hoje e se tornaram a famosa SquareEnix.

O amigo [member=1]Yoshi[/member] no "Vá de Retrô" Fez uma matéria completa sobre Final Fantasy... (vide Maker The RPG N° 5) o mesmo com Final Fnatasy VI (vide Maker The RPG N° 3) e Final Fantasy X (vide Maker The RPG N° 11).

Obrigado!

 
Todos os jogos da série são bons, na minha opinião. Não acho válidos os argumentos apresentados para criticar os novos jogos da série (como o Final Fantasy XIII, que todo mundo diz ser uma porcaria e eu achei bem interessante, além de inovador), por enquanto ninguém conseguiu mudar a minha opinião quanto a eles, mas aí é uma questão pessoal mesmo. Tem gente que não curte os novos sistemas e eu super entendo isso.

No entanto, clássicos são sempre clássicos. Os jogos anteriores da franquia foram explosões na época que foram lançados e não tem como deixar de lembrar das boas horas jogando no PlayStation One, enquanto o console ficava fervendo.

Meu jogo preferido não faz parte dos títulos da mothership, mas um spin-off continua sendo FF. Quem não teve a oportunidade de jogar no PSP, agora pode jogar no PS4 (com gráficos remasterizados, totalmente HD), e pode confiar quando digo: vale a pena.

Final  Fantasy Type-0 me conquistou não só pelo enredo muito bem formulado e profundo, mas pelo seu sistema de batalha mais do que funcional. Os personagens também são cheios de personalidade e cada um deles tem um jogabilidade diferente, então, enjoar do jogo porque você vai sentindo aquela vibe de que "é sempre a mesma coisa" vai ser algo um tanto difícil.
 
Após rejogar a saga inteira de Final Fantasy, consegui chegar à conclusão de que Final Fantasy Type-0 foi o meu favorito de todos eles. Eu não sei realmente o motivo, apesar da história não ser nada feliz, ela é muito bem produzida e o gameplay é cativante demais. Sem falar na belíssima trilha sonora.
Cada um dos personagens são únicos, e certamente deve ter ao menos um que se adeque ao estilo de luta preferido do jogador.

Estou de olho também no novo lançamento da saga, o FFXV. Creio que após um bom tempo sem ter contato com a franquia, esse jogo possa me lembrar do gosto de um verdadeiro Final Fantasy.
 
Bom, eu sou um dos hereges que não acompanham, a considerável tempo, a franquia. Joguei do
I ao VI e neste último fiquei, até bem recentemente tentar - frustradamente - jogar o XII, mas foi
um intuito que não rendeu fruto algum. Nem culpo o jogo, falha minha mesmo em ter deixado
passar tanto tempo passar. Então adquiri o XIII, cujos gráficos satisfazem meu paladar, e então
curti o que joguei até então, por mais que, este sim, me mostre críticas contra.

O VI veio em uma boa hora. Eu havia acabado de terminar Chrono Trigger e estava sagaz por
dar sequência àquela experiência dos RPGs que começava a me tomar. Também foi um dos jogos
que me ajudou muito no progresso com inglês, mesmo hoje não lembrando patavinas da história
em questão. Não bastando isso, o jogo já tem as inúmeras qualidades que já bem disseram aqui
e em tantos outros lugares.
 
[member=220]Mistyrol[/member]
"Final  Fantasy Type-0 me conquistou não só pelo enredo muito bem formulado e profundo, mas pelo seu sistema de batalha mais do que funcional. Os personagens também são cheios de personalidade e cada um deles tem um jogabilidade diferente, então, enjoar do jogo porque você vai sentindo aquela vibe de que "é sempre a mesma coisa" vai ser algo um tanto difícil."

[member=699]Alisson[/member]
"Após rejogar a saga inteira de Final Fantasy, consegui chegar à conclusão de que Final Fantasy Type-0 foi o meu favorito de todos eles. Eu não sei realmente o motivo, apesar da história não ser nada feliz, ela é muito bem produzida e o gameplay é cativante demais. Sem falar na belíssima trilha sonora.
Cada um dos personagens são únicos, e certamente deve ter ao menos um que se adeque ao estilo de luta preferido do jogador."

Obrigado pela indicação do Final  Fantasy Type-0 não conhecia!
 
Eu minto pra mim mesmo que meu final fantasy favorito é o 6, mas na real acho que é o 8 (primeiro que joguei) ou talvez algum dos tactics.
Sempre gostei muito mais de outros rpg (como por exemplo xenogears) do que dos final fantasies, então nem sei dizer ao certo qual deles é o meu favorito.
 
[member=1152]Hudell[/member]

Eu minto pra mim mesmo que meu final fantasy favorito é o 6, mas na real acho que é o 8 (primeiro que joguei) ou talvez algum dos tactics.
Sempre gostei muito mais de outros rpg (como por exemplo xenogears) do que dos final fantasies, então nem sei dizer ao certo qual deles é o meu favorito.

Se considerar Final Fantasy o meu preferido é FFVII, mas se for RPGs... Seria CHRONO TRIGGER seguido de XENOGEARS.
 
Eu fico entre Final Fantasy VI e Final Fantasy Tactics A2. Um é bom aonde o outro não é.

FF6

Prós: A forma como o jogo se desenrola culminando na segunda é fantástica, em especial a evolução do ótimo personagem Kefka. As trilha sonora é fantásticas.
Contras: Como a maioria dos Final Fantasies principais, o começo é muito chato. Há muito diálogos em algumas partes. O sistema dos Espers é bem legal quando surge, mas lá para o final aparecem alguns combos que são bem desbalanceados e o jogo se torna muito dependente nas magias. O jogo é muito fácil (coisa que o remake de GBA melhorou um pouco).

FFTA2

Prós: O sistema de profissões, raças e itens é muito rico e o balanceamento entre eles funciona satisfatóriamente. Há muitas missões e coisas a se fazer. Os locais secretos são bem difíceis. Tem o melhor minigame de todos os Final Fantasies (IMO).
Contras: As músicas não se comparam com as da série principal. Mesma coisa da narrativa e dos personagens principais.
 
Acho que dá pra notar que o meu favorito é o FFVIII, né?  :^^': Mas em geral, eu amo quase todos, cada um tem um gostinho diferente.. dá a graça na série! Exceto o FFXV, esse me desapontou bastante..não pela atmosfera do jogo, mas pelos produtores msm, em ter entregado algo cru pra gente. Mas enfim..amo muito FF! Até estou envolvido num projeto de fanmade..quem quiser dar uma olhada, link na assinatura!
 
Já chegando bem atrasado nesse tópico, olha, tem vários Final Fantasies que joguei e alguns nunca pude concluir (o mal de nunca ter ganho um videogame de presente e depender ou de grana ou dos amigos), mas tem alguns muito marcantes.

Eu não vou ser daqueles fãs separatistas que dizem que "a partir de jogo N passou a não prestar" por que existem separatistas até entre o 6 e o 7, e seria uma blasfemia dizer que eles conseguiram errar feio em mais de dois jogos seguidos da série.

Para mim cada FF é único, possuem muitas coisas em comum, mas são mundos diferentes então eu considero cada jogo em separado pelos seus próprios termos, sem comparar um ao outro.

Para mim sem dúvida o FFVIII junto do VII (sim, nessa ordem), foram muito importantes por me fazer entrar no universo do jogo, principalmente pelos elementos mais de ficção científica, que são mais escassos nos outros jogos da série, mas bem pronunciados nestes, então nem foi pela fantasia em si, ou pelos personagens, que só pude pegar gosto depois.

Muita gente considera o FFVIII uma espécie de patinho feio da turma, mas ele foi uma evolução tremenda do VII, tecnicamente falando, e que o IX ou o Vagrant Story quebraram em alguns aspectos apenas com muito esforço. É um jogo que também diz muito sobre minha personalidade e evolução da minha forma de pensar, e toda aquela temática com guerra, feiticeiros, naves espaciais e cidades futuristas é simplesmente irresistível demais. Também tem um dos personagens mais adoráveis e carismáticos de todo o fandom de FF: Laguna Loire.

Já o 7 me impressiona pela profundidade dos temas tratados, implícita e explicitamente, sem contar alguns choques no decorrer da história (sem contar aquela certa cena que todo mundo sabe). A jogabilidade não é tão fluida quantos os jogos posteriores, mas o sistema de jogo é extremamente detalhado e vale a pena perder um bom tempo estudando as melhores combinações, coisa que virou um vício para mim em muitos jogos depois deste.

O que mais posso falar dos outros? Tive só contato depois, mas são muito fantásticos. Não há aventura e trilha sonora mais legal que a do 5, história mais bem bolada e melhor conjunto de personagens do que a do 6, jogo mais gostoso de jogar em todos os aspectos do que o 9, história mais instigante e narrativa bem contada que o 10, mundo de jogo expansivo e ultra bem concebido do que o 12. Etc, etc, etc. Todos os Final Fantasies, até os "mais fracos", tem qualidades em grande quantidade se comparados à maioria dos jogos "populares".
 
Fala [member=1078]Marcos Leonhart[/member]

Até estou envolvido num projeto de fanmade..quem quiser dar uma olhada, link na assinatura!

Muito legal seu projeto (já comentei o mesmo) e acredito que todos os FFs são importantes, pois eles sempre procuram serem “Inovadores”...

[member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member]

Como sempre bela analise e muito bem colocado:
Para mim cada FF é único, possuem muitas coisas em comum, mas são mundos diferentes então eu considero cada jogo em separado pelos seus próprios termos, sem comparar um ao outro.”
  :Okay_fix:

 
Voltar
Topo