🤔 Para Refletir :
"Mais vale um jogo completo na mão do que dois projetos voando."
- FL

Plugin [RMMZ] Shooter ABS para o Projeto Z

rari.arts Masculino

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
07 de Outubro de 2024
Postagens
23
Bravecoins
47
Motor de jogo
RPG Maker MZ
Olá amigos do Condado, tudo bem com vocês?

Bom, eu venho trabalhando num projeto novo a pouco mais de um mês, sendo esse é meu retorno ao mundo Maker, como eu já disse em alguns outros Posts.
Como eu não entendo de programação, tenho recorrido a pesquisas e mais pesquisas atrás de Sistemas que se encaixem dentro da proposta do jogo. Uma delas, a principal eu diria, é o Sistema de Batalha em Tempo Real (Action Battle System), que é o que vai ditar a dinâmica do jogo como um todo.

Eu tenho percorrido pela internet arduamente atrás de um ABS que se encaixe nas minhas demandas e devo admitir, é muito difícil encontrar algo que realmente me cative (É possível que eu tenha deixado passar algum, nunca se sabe). Vejo muitos sistemas fragmentados, de coisas que eu desejo que funcionem juntos e isso para quem não entende de programação acaba virando uma dor de cabeça.

Então, cheguei na seguinte conclusão: Ou eu compro alguns bons sistemas que encontrei em Stores como itch.io e sites de Devs, ou vou acabar pagando comissão para alguém programar, criar os sistemas e Plugins, faze-los funcionarem juntos, etc. Preciso saber o que funciona melhor. Sem mais delongas, gostaria de explicar as necessidades desse ABS, para os possíveis programadores interessados:

🟠 JOGABILIDADE
Action Battle System (Batalha em Tempo Real)
  • Andar (Velocidade padrão de movimento)
  • Correr (Maior velocidade de movimento, consome Vigor - Talvez possa ser acionado apenas clicando duas vezes pra uma mesma direção, para poupar teclas)
  • Espreitar (Menor velocidade de movimento, ativa Modo Furtivo podendo se escondendo atrás de balcões, utilizado para se esconder de inimigos, ou evitar ser atingido por projéteis)
  • Pular (Utilizado para saltar sobre buracos, plataformas e/ou para passar por balcões, consome Vigor)
  • Ataque (Ataca com a Arma equipada, podendo ela ser arma de fogo ou arma branca. Será possível equipar uma arma secundária para troca rápida)
  • Item (Utiliza o Item equipado, podendo ser ele um item de utilidade como itens de cura ou um item de ataque, como granadas)
  • Defesa (Realiza o bloqueio de ataques inimigos, podendo ou não ser eficazes de acordo com a arma equipada e com a força/ataque do inimigo)
  • Esquiva/Empurrão (Utilizado para desviar de ataques inimigos, caso o personagem tenha sido agarrado, serve para de desvencilhar - consome Vigor)
  • Nado (Utilizado para atravessar algumas áreas inundadas, consome Vigor equivalente ao esforço - Ativado automaticamente ao entrar num local inundado. Serão dois níveis de inundação: O 1ro com água até o joelho, deixando o personagem mais lento, ainda podendo atacar. O 2do com água até o peito, podendo nadar mais rápido, mas só podendo atacar com arma branca tipo faca)

Levando esses requisitos em consideração gostaria de apresentar alguns sistemas que me deparei em minhas pesquisas, os quais me encheram os olhos:

Esse é um dos ABS mais bem polidos que vi até o momento e tem o que vários outros tem, mas algo nele me traz a sensação que eu quero que meu Projeto traga a quem estiver jogando. O problema é que esse Template foi criado para o MV e não MZ, então teria que ser utilizado como base/modelo para criar um novo, ou fazer a portabilidade. Sobre a portabilidade, já entrei em contato com o criador e não tive retorno até então. Obtive resposta do criador e ele disse que não trabalha mais com o RPG Maker e não teve objeção alguma em relação a portabilidade do MV para o MZ.
Na descrição do vídeo tem o Link para Download do Template, assim os possíveis programadores podem saber como funciona.

Esse sistema é muito bom pelo que pude ver, mas o que mais me chamou atenção sobre esse sistema, é que o Winlu, que tem uma página muito boa vendendo Tilesets no Itch.io, fez alguns testes utilizando esse sistema do Quxios. Esses testes ficaram muito próximos do resultado que eu busco no meu Projeto, então além de ser algo que prova o poder do sistema, serve de referência pro resultado final. Porém, mais uma vez entramos na seguinte questão: O sistems foi criado para o MV, não o MZ. Não consegui entrar em contato com o criador, para falar sobre a portabilidade. Apesar do sistema ainda estar disponível, as contas do criador se encontram desativadas.
O Link para Download do Sistema, se encontra no Github do Quxios, assim os possíveis programadores podem saber como o mesmo funciona.

Bom, é isso! Caso se interesse em ajudar, por favor, entre em contato.
Aceito também sugestões de Sistemas e Plugins que se encaixem nas demandas do Projeto.

Obrigado pela atenção de todos!

Última edição:
link para download(free/paid)

◇─◇──◇────◇────◇────◇────◇────◇─────◇──◇─◇

link para download (paid)*
*não possui versão de demonstração, mas quem nunca baixou "por outros meios" e
experimentou antes de comprar?! #ficaadica.

link para download (paid)*

Visualizar anexo 9158
link para download na steam(free)*
*
incompatível com visustella EventsMoveCore

outra alternativa é fazer o ABS por eventos
e utilizar o plugin do Galv para os projéteis
link para download(free)
Obrigado pela resposta!
Eu havia conferido o Alpha Action Battle System, achei bom, mas algo nele me incomodou, não vou lembrar ao certo o que foi, pois testei inúmeros sistemas.
Sobre VisuStella é aquilo que eu falei: São sistemas com ótimas funcionalidades, mas tudo tá separado, aí tem que pagar por cada um e convertendo em reais vai uma boa moeda em tudo.
O sistema de Fome e sede também já tinha visto, é muito bom e tá na minha lista de desejos no itch.io.
Sobre a crição de ABS por evento tenho que estudar a ideia, pois caso não tenha ninguém para trabalhar no Projeto na parte de programação eu vou ter que me virar de algum jeito kkkk

Mais uma vez, obrigado pela resposta, por tirar um tempo pra juntar tanta coisa em um post.

Última edição:
Voltar
Topo Inferior