🤔 Para Refletir :
"A verdadeira ideia criativa vem do momento mais simplório do dia."
- Yonori Akari

Steam Ex Machina

Lord Wallace Masculino

Space Cowboy
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07 de Agosto de 2015
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RPG, Mundo Aberto, Exploração, Aventura, Steampunk?
Equipe desenvolvedora: Turning Twenties
Engine: Game Maker Studio 2
Início: 2015
Estimativa de término: 2020
Versão Atual: Alpha 0.4​

[Update 8 - 23/11/2018] Artes, Interiores e Novidades

Este é um resumo do update mais recente. Para ver todas as mudanças vá para o changelog no final do tópico.


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Novos estudos de arte da Aja, gráficos de interior de cabana e novidades sobre os sistemas que estão em desenvolvimento.






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Steam Ex Machina é um RPG em pixel art com alma de exploração, aventura e mistério. É um jogo sobre lutar, sobreviver e interligar histórias há muito esquecidas que ainda ecoam no presente. Nossa proposta é entregar um mundo aberto (mas não sandbox) recheado de coisas a serem descobertas, no qual você vai ter que desbravar sozinho, sem muitas dicas e facilidades. Queremos fazer um RPG com uma pegada diferente, que reúna combate envolvente, boss battles, sobrevivência e pitadas de point-and-click/puzzle para criar uma experiência única.

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(Gif de cutscene por Gabriel Chibeni)

J9MgZJb.png

https://imgur.com/z8a6am3.png[/imgright]
[SIZE=24px][font=georgia][b]“Oceano Atlântico, 20 de Setembro de 1847[/font][/SIZE]

  [b] Dois meses e meio de viagem já se passaram. Acabamos de fazer nossa última escala em Lisboa, antes de seguirmos direto até Liverpool. Espero que meu tio Clark realmente esteja me esperando lá, como meu pai prometeu… A Inglaterra me fascina e intimida ao mesmo tempo; agora que estamos mais perto do que nunca de chegar, me amedronta ainda mais o fato de não fazer ideia do que vou encontrar por lá e nem com quem vou lidar.

  [i] “É hora de você aprender a ser uma dama propriamente dita”[/i] - foi o que meu pai disse antes de eu zarpar de Calcutá. Tudo porque ele está ansioso para estreitar laços com os Webber nos próximos anos – [i]“Eles têm os teares e nós, o algodão. Quer combinação melhor?”[/i] – e eu serei a chave para amalgamar isso tudo, casando com o idiota do Richard Webber. Uma educação na metrópole deve compensar o fato de eu ser meio indiana. [i]“Renovará o sangue Patience que há em você”[/i] - é o que ele acha. Só espero que os preparativos para o casamento demorem tempo o suficiente para eu encontrar alguma alternativa.[/b][font=georgia][SIZE=24px]”[/SIZE][/font]
  - Aja Patience


  O jogo se passa durante a Era Vitoriana, quando o sol não se punha no Império Britânico e navios recheados de algodão enchiam os bolsos dos magnatas coloniais na Índia. Bem longe disso, em algum lugar do Oceano Atlântico, alguém acaba de acordar.
  Seu nome é Aja Patience. Filha de um rico fazendeiro inglês, estava a caminho da metrópole para consumar um casamento arranjado pelo pai quando uma forte tempestade atingiu o navio em que viajava. De noite, os marinheiros chegaram a avistar uma luz próxima no horizonte - seria um farol? - antes que o estrondo da madeira se partindo e rasgando o convés em dois abafou todos os gritos e esperanças.
  Já é dia. Lentamente, a areia enche o espaço entre seus dedos, a fria água salgada sobe pelo seu corpo. Os olhos, antes turvos, enxergam... Uma praia, um novo começo, uma longa jornada pela frente. A Ilha está à espera.


[center][img]https://i.imgur.com/QwzQ52n.png
[/center]
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  Não podemos revelar muito nesse quesito, já que é a parte principal do jogo e queremos que você descubra ela do seu jeito. O que podemos dizer é que existem tramas de várias épocas diferentes a serem descobertas e interligadas pelo jogador - o que dá um aspecto não linear à história - mas também há uma narrativa principal a ser seguida de maneira mais linear. Ah, e vão ter uns elementos steampunk também (mas sem mais spoilers hahah).
  Adicionalmente, estamos produzindo uma HQ sobre o jogo, que conta um pouco mais sobre o backstory da Aja. O roteiro e o layout já estão prontos, faltam só os desenhos finais. (A sessão  “Galeria" tem algumas imagens dela pra vocês  :awesome: )


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Combate: Action-based no melhor estilo The Legend of Zelda, mas com 3 tipos de ataque diferentes (corte, concussão e perfuração). Cada inimigo é vulnerável a um dos tipos de ataque, mas mais resistente aos outros.Tem muita coisa na Ilha que vai tentar te matar, é bom você saber como se defender.

Coragem: Acha os sistemas de stamina comuns um tanto superficiais? Pois é, nós também! Por isso, em vez de uma mera barrinha que desce quando você realiza um ataque, nós criamos um sistema de “coragem” que depende de vários fatores e afeta o quão efetivos são seus golpes. Se o inimigo que você está enfrentando é muito forte ou te pegou de surpresa, sua coragem vai tomar um baque antes mesmo da luta começar. A cada golpe que você acerta, ela se recupera um pouco (permitindo mais ataques), mas toda vez que você toma dano ela diminui, deixando o combate mais difícil. A ideia principal desse sistema é realçar o aspecto de sobrevivência do jogo  (o jogador foge quando sua coragem acaba ou o inimigo é forte demais, mas luta quando tem coragem suficiente para vencê-lo) - Aja Patience não é o Bear Grills, pessoal. Sobreviver vai ser difícil.

Mundo Aberto: Não vamos te levar no colo, você tem a Ilha inteira pra satisfazer sua sede de explorar e descobrir as coisas do seu jeito. Sobreviva à natureza selvagem, descubra vestígios do passado, admire belas paisagens, ganhe mais coragem e muito mais enquanto explora o mapa.

Navegue por si mesmo! Nada de mini-mapas que te enchem de ícones de objetivo e mostram sua localização exata. Você vai ter que usar o mapa de verdade, se orientando com base em pontos de referência e nas anotações que Aja vai adicionando conforme você descobre novos locais.

Skills e progressão:
Sim, o jogo tem elementos RPG. Não, não vai ter uma barra de XP. Você libera skills de acordo com seu estilo de jogo e conforme vai explorando (encontrando livros, progredindo na história, etc).

Campfire: Nada como uma boa fogueira para levantar os ânimos, não é mesmo? É só em locais com fogo (fogueiras, lareiras, etc)  que você vai poder salvar o jogo. Vai ser um bom momento para checar suas coisas com calma, sem medo de ser atacado por um lobo faminto.

Crafting: Nada de Minecraft/sandbox. Você vai poder melhorar seu equipamento e usar os itens que encontrar para progredir, mas eles serão relativamente raros.

Poções: Sem mágica por aqui. Na verdade, serão como remédios, preparados a partir da essência de uma ou mais plantas que você pode encontrar pelo caminho. Misturas diferentes resultam em efeitos diferentes e em poções mais fortes ou mais fracas.

Cenas point-and-click: Para dar mais profundidade à exploração, você vai poder vasculhar alguns locais mais minuciosamente, abrindo uma cena de point-and-click. Seja para decifrar algum enigma, encontrar informações úteis ou interagir com o cenário, você pode bisbilhotar clicando por aí.

Diário:
Aja sempre gostou de escrever sobre o seu dia, e esse hábito pode se provar muito útil para se manter sã em uma ilha (quase) deserta. Ela escreve cada acontecimento importante e guarda as informações que você coleta, caso você precise delas no futuro.[anchor=gallery][/anchor]

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GIFs:
Campfire:
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Lobo:
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Versões antigas:
Sistema de inventário v1: (VERSÃO ANTIGA)
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Sistema de combate v1: (VERSÃO ANTIGA)
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Concept Art:
Capa:
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Coconut crabs:
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Caverna:
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Pântanos:
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HQ:
Quadro em lineart:
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Layout de pré-produção de uma das páginas:
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Aja cartoon:
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Screenshots:
Inventário:
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Combate:
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Steam Ex Machina está sendo desenvolvido pela Turning Twenties, um time formado por um grupo de amigos que amam jogar e fazer jogos. Esse é o nosso primeiro projeto, que começou pequeno e despretensioso em 2015, quando ainda planejávamos usar o RPG Maker XP e fazer um jogo bem mais simples. Conforme o tempo passou, percebemos que precisaríamos de mais para conseguir tirar do papel o jogo que realmente queríamos fazer. Reestruturamos a equipe, trocamos para uma engine mais completa (Game Maker Studio 2) e passamos a trabalhar sério no projeto - tudo está indo de vento em popa!

  Agradecemos a atenção e o apoio de vocês! Espero que gostem do projeto! :)

  Agora, vamos aos integrantes!
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Alexandre Imamura - Sonoplasta
André Mattedi - Diretor de Pixel Art
Felipe Sugai -  Roteirista e escritor
Felipe Kawahara - Networking e parte legal
Gabriela Diniz - Diretora de Arte e Concept Artist
Lucas Fidalgo - Marketing e relações públicas
Luiz Fernando - Pixel Artist
Raphael Aguirra - Coordenador de som, Sonoplasta e Compositor.
Samuel Ducca (aka Lord Wallace  :hocuspocus:)  - Coordenador geral, programador e level designer
Samira Hayashi - Dubladora
(Se quiser ficar inteirado sobre o processo de criação do jogo e saber mais sobre cada um de nós, curta a nossa página no facebook!)




[anchor=post_log][Changelog][/anchor]

Update 6: 27/07/2018
- Lançamento do Alpha 0.4;
|| Nota de Lançamento Alpha 0.4
O que há de novo?

Sistemas
- Ciclo de dia/noite e iluminação dinâmica;
- Tocha para iluminar o caminho quando as coisas estiverem tenebrosas;
- Sistema de fogueira como ponto de descanso;
- Novo tipo de ataque cortante;
- Melhorias no feedback e peso do combate;
- Texto e ícones para mostrar interações com o mundo;
- Áudio posicional: agora dá pra saber a direção de onde os inimigos estão vindo só pelo som!

Gráficos e Interface
- Várias animações refeitas e novinhas em folha;
- Ícones e descrições novas no menu de Inventário;
- Grama mais bonita do que nunca e outras plantinhas novas;
- Barra de vida/coragem nova;
- Menu principal e tela com os controles, pra você poder relembrar sempre que quiser;

Outras coisas legais
- Novas áreas de floresta para você explorar;
- Cavernas!
- Vários efeitos sonoros gravados no capricho pela nossa equipe de som;
- Nova música tema demo para o menu;
- Suporte para controle de Xbox e Playstation;

Ajustes gerais
- Velocidade da Aja padronizada em todas as direções. Nada de correr que nem o Flash quando anda na diagonal;
- Movimento da câmera aprimorado e suavizado;


O que ficou pras próximas versões?

Lobo :(((    Infelizmente tivemos uns probleminhas com as animações e a programação da IA do lobo, então achamos melhor deixar ele no capricho pra próxima versão;
Sistema de lock-on no combate, para melhorar a experiência em lutas com inimigos mais fortes;
Sistema de poções e diário;
Melhoria geral na barra de vida e interface do Inventário;
… e mais um bocado de coisas que estamos planejando! :)
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Update 5: 01/05/2018
- Adicionado ambiente de caverna;
- Adicionado novo tipo de ataque cortante com o arpão;
- Adicionadas animações para quando Aja está cansada;
- Grama nova :)
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Update 4: 07/04/2018
- Adicionados alguns quadros da HQ que já passaram pela fase de lineart.
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Update 3: 09/03/2018
- Sistema de iluminação dinâmica;
- Novos ícones para os itens;
- Lobos!
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Update 2: 22/01/2018
- Sistema de Inventário 2.0 (permite pegar, mover e usar itens);
- HUD básica com barra de vida e coragem;
- Novos gráficos (árvores, arbustos, etc);
- Efeitos sonoros e protótipo de música;
- Screenshots novos pra vocês  :^-^:
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Update 1: 16/12/2017
- Primeira versão do sistema de inventário;
- Adicionados gifs do inventário e das animações de ataque;
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Muito bonito seu projeto [member=225]Lord Wallace[/member], curti a historia, visual e todo o projeto, a época em que se passa a historia também achei uma boa escolha, sempre ver algo que saia do padrão Rpg Medieval Clássico. Espero que de tudo certo e a DEMO saia logo.

"Achas que tens o que é necessário para esmagares nossos pixels?" Eu entendi essa referência  :Hm:
 
HammerStrike comentou:
Muito bonito seu projeto [member=225]Lord Wallace[/member], curti a historia, visual e todo o projeto, a época em que se passa a historia também achei uma boa escolha, sempre ver algo que saia do padrão Rpg Medieval Clássico. Espero que de tudo certo e a DEMO saia logo.

"Achas que tens o que é necessário para esmagares nossos pixels?" Eu entendi essa referência  :Hm:

Muito obrigado Hammer! Estamos trabalhando bastante na demo, acho que pelo meio de Dezembro vamos ter algo pra mostrar já  :awesome:

(Heheheh e tu manja das referências! xD)
 
Saudações!

Parabéns pelo excelente design do tópico e, principalmente, do projeto!

Desejo muita sorte e sucesso à toda equipe nessa empreitada.

Espero saber mais sobre o projeto em breve.

Assim que tiver uma demo, se desejar, participe do programa "Primeiras Impressões" da Condado TV (link na assinatura).

Até mais!
 
Romeo Charlie Lima comentou:
Saudações!

Parabéns pelo excelente design do tópico e, principalmente, do projeto!

Desejo muita sorte e sucesso à toda equipe nessa empreitada.

Espero saber mais sobre o projeto em breve.

Assim que tiver uma demo, se desejar, participe do programa "Primeiras Impressões" da Condado TV (link na assinatura).

Até mais!

Muito obrigado  [member=565]Romeo Charlie Lima[/member] ! Com certeza vamos querer participar do Primeiras Impressões, só precisamos dar mais uma ajeitada nas coisas da demo  :Okay_fix:
 
Todo o conteúdo do jogo está sensacional. Muito profissional e bem promissor. Traga logo algumas artes do jogo em si pra ficarmos ainda mais ansioso!

Dei uma olhada na página do facebook de vocês e fiquei ainda mais interessado. Estão sendo realmente muito profissionais, bem organizados e empenhados no projeto. Com certeza trará ótimos resultados.
 
WOOOW LORD, que jogo lindo!
Cara, to amando os concepts. Dei uma olhadinha no facebook pra ver umas imagens do game (hehe) e ta ficando bem legal.
Vejo um grande projeto nascendo aqui, espero que dê tudo certo pq já tem um player aqui e ele ta hypando muito hahah
Boa sorte no projeto e nos mantenha informado dos updates <3
 
Bruce Azkan comentou:
Todo o conteúdo do jogo está sensacional. Muito profissional e bem promissor. Traga logo algumas artes do jogo em si pra ficarmos ainda mais ansioso!

Dei uma olhada na página do facebook de vocês e fiquei ainda mais interessado. Estão sendo realmente muito profissionais, bem organizados e empenhados no projeto. Com certeza trará ótimos resultados.

Valew [member=426]Bruce Azkan[/member] !! Agradecemos muito o apoio! Tô só esperando uns sprites ficarem prontos pra complementar o sistema de inventário e o mapeamento da área de teste, aí posto uns screenshots do jogo pra vocês  :^-^:

RyanKamos comentou:
WOOOW LORD, que jogo lindo!
Cara, to amando os concepts. Dei uma olhadinha no facebook pra ver umas imagens do game (hehe) e ta ficando bem legal.
Vejo um grande projeto nascendo aqui, espero que dê tudo certo pq já tem um player aqui e ele ta hypando muito hahah
Boa sorte no projeto e nos mantenha informado dos updates <3

SENPAI HAS NOTICED ME Muito obrigado [member=3]RyanKamos[/member] ! Fico muito feliz que você tá curtindo o jogo e as artes! Prometo que dessa vez vou mandar updates regulares. Se tudo correr como planejado, semana que vem já posto umas screens novas do jogo aqui  :Okay_fix:
 
Muito Bonito, gostei do enredo, personagens, muito bem caprichado e aguardo a Demo do jogo  :Palmas:
 
Update 1 (16/12/2017)

O primeiro sistema de inventário tá quase pronto! Faltam mais alguns ícones e o sistema de equipar/usar itens, mas pretendemos terminar isso até a próxima semana.

49zNH1I.jpg


Também já temos as animações de ataque perfurante com o arpão prontas. Próxima etapa é fazer as de ataque cortante.

alivLKs.jpg


Animações nas 4 direções.
8P6JS21.jpg

(Por algum motivo os gifs ficaram em velocidades diferentes, o de cima é que tem a velocidade mais próxima da do jogo).


Por hoje é isso! No próximo update planejamos trabalhar na HUD e mostrar mais alguma coisinha do inventário pra vocês  :Okay_fix:
 
O ataque ficou muito daora!
Notei que a proporção da personagem pras árvores ta bem diferente. Ela é quase do tamanho delas, isso me incomodou um pouco.
 
RyanKamos comentou:
O ataque ficou muito daora!
Notei que a proporção da personagem pras árvores ta bem diferente. Ela é quase do tamanho delas, isso me incomodou um pouco.

Valew [member=3]RyanKamos[/member]!  :^-^:

Realmente, a árvore ficou miudinha mesmo nesse cenário. Ela e os crabs são da região litorânea da ilha, mas colocamos aí como placeholder pra mostrar junto com os GIFs.

Ainda não terminamos nenhuma árvore grande de floresta, mas vão ficar mais ou menos nessa proporção:
QGhMSJK.png
 
Rapaz, que diamante você tá lapidando, ein?

tá muito lindo isso cara, as concepts, a arte do game em si, tá tudo muito bem feito.

confesso que fiquei com temeroso em relação ao enredo, esperava longos textões, mas você conseguiu em uma quantidade legal de linhas passar todo o necessário, sem cansar ou deixar o texto pesado demais, excelente trabalho!

vou acompanhar esse projeto de perto, com certeza será bem interessante ver seu progresso, boa sorte!
 
Nossa, isso está muito, muito, muito bonito mesmo. Como vocÊs conseguem fazer pixel arts tão bem feitas, eu sou uma negação nisso u.u

PS: A capa lá de cima com aquelas árvores em P&B tá simplesmente show.
 
SimonMuran comentou:
Rapaz, que diamante você tá lapidando, ein?

tá muito lindo isso cara, as concepts, a arte do game em si, tá tudo muito bem feito.

confesso que fiquei com temeroso em relação ao enredo, esperava longos textões, mas você conseguiu em uma quantidade legal de linhas passar todo o necessário, sem cansar ou deixar o texto pesado demais, excelente trabalho!

vou acompanhar esse projeto de perto, com certeza será bem interessante ver seu progresso, boa sorte!

Muito obrigado pelo apoio [member=756]SimonMuran[/member] ! Continua acompanhando a gente que vai ter bastante coisa nova daqui pra frente  :^-^:

Vixen comentou:
Nossa, isso está muito, muito, muito bonito mesmo. Como vocÊs conseguem fazer pixel arts tão bem feitas, eu sou uma negação nisso u.u

PS: A capa lá de cima com aquelas árvores em P&B tá simplesmente show.

Valew [member=1194]Vixen[/member] ! A gente ainda tá correndo atrás de mais um pixel artist, tem muito gráfico pra fazer hahahah
E fico feliz que você curtiu a capa! Nossa concept artist vai pintar ela e fazer mais de outras partes da ilha também  :Okay_fix:
 
[Update 2 - 22/01/2018] Alpha 0.3

Nessa semana lançamos o Alpha 0.3 para nossos alpha testers internos. Esses alphas em que estamos trabalhando são mais pra teste de sistemas básicos do que algo pra representar a jogabilidade do Steam Ex Machina em si, então optamos por não liberá-los para vocês por enquanto.
(Não se preocupem, assim que tivermos mais mecânicas sai uma demo pra cá :Okay_fix:)

Novidades:
- Sistema de Inventário 2.0 (permite pegar, mover e usar itens);
- HUD básica com barra de vida e coragem;
- Novos gráficos (árvores, arbustos, etc);
- Efeitos sonoros e protótipo de música;
- Screenshots novos pra vocês  :^-^:

DhbpYjJ.png

Sistema de inventário

MqqCD1T.png

Combate

Ah, e finalmente conseguimos mais um pixel artist pra equipe! O [member=1848]Further[/member]  trabalhou duro e fez a maioria dos gráficos novos que foram adicionados no Alpha 0.3
 
Bruce Azkan comentou:
Fantástico.

Arte original, design agradável e que me deixa ansioso pra colocar as mãos nessa peça!

Continue com o bom trabalho o/

[member=426]Bruce Azkan[/member]  Valew Bruce! Se tudo der certo a demo não vai demorar muito!  :Okay_fix:
 
Lendo sobre o projeto senti uma leve brisa vindo das histórias de Julio Verne. Creio que não preciso dizer que aprecio deveras esse gênero de ficção especulativa, o steampunk. A pixel art é charmosa e a proposta muito me instigou. Esperarei pela demo. :)
 
O pixel art tá muito bem feito! O concept art tá bem chamativo também!! Mas poderia ser um pouco resumida a descrição.

Também gostei da proposta do jogo, que não é mais tão explorada assim em jogos de RPG ultimamente.
Esse é um dos projetos que vou querer ver na Steam representando o Brasil um dia!! :awesome:
 
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