🤔 Para Refletir :
"Zzz... Zzzz... Opa! A cutscene já acabou?"
- Delayzado

Steam Ex Machina

Lord Wallace comentou:
[Update 6 - 27/07/2018] Alpha 0.4  - Cavernas, fogueiras e Sound Effects!

  Demorou mas chegou! Nossa maior atualização até agora, o Alpha 0.4 do Steam Ex Machina, já foi liberado para os alpha testers internos. Adicionamos as cavernas e um mapa novo de floresta in-game, sistema de fogueira, efeitos sonoros e mais um bocado de coisas bacanas que estão nas notas de lançamento no final desse post!

dT5WxUg.gif

(O menu de fogueira em ação. Essa versão é um pouquinho desatualizada, já que trocamos a fonte e passamos pra português na versão final do 0.4, mas tive problemas técnicos em fazer outro GIF a tempo então vai essa mesmo :p)

CV0JUyj.png

(O ciclo de dia/noite que implementamos ainda é bem básico, mas pretendemos colocar uns shaders bacanas em um futuro não tão distante)






|| Nota de Lançamento Alpha 0.4

O que há de novo?

Sistemas
- Ciclo de dia/noite e iluminação dinâmica;
- Tocha para iluminar o caminho quando as coisas estiverem tenebrosas;
- Sistema de fogueira como ponto de descanso;
- Novo tipo de ataque cortante;
- Melhorias no feedback e peso do combate;
- Texto e ícones para mostrar interações com o mundo;
- Áudio posicional: agora dá pra saber a direção de onde os inimigos estão vindo só pelo som!

Gráficos e Interface
- Várias animações refeitas e novinhas em folha;
- Ícones e descrições novas no menu de Inventário;
- Grama mais bonita do que nunca e outras plantinhas novas;
- Barra de vida/coragem nova;
- Menu principal e tela com os controles, pra você poder relembrar sempre que quiser;

Outras coisas legais
- Novas áreas de floresta para você explorar;
- Cavernas!
- Vários efeitos sonoros gravados no capricho pela nossa equipe de som;
- Nova música tema demo para o menu;
- Suporte para controle de Xbox e Playstation;

Ajustes gerais
- Velocidade da Aja padronizada em todas as direções. Nada de correr que nem o Flash quando anda na diagonal;
- Movimento da câmera aprimorado e suavizado;


O que ficou pras próximas versões?

Lobo :(((    Infelizmente tivemos uns probleminhas com as animações e a programação da IA do lobo, então achamos melhor deixar ele no capricho pra próxima versão;
Sistema de lock-on no combate, para melhorar a experiência em lutas com inimigos mais fortes;
Sistema de poções e diário;
Melhoria geral na barra de vida e interface do Inventário;
… e mais um bocado de coisas que estamos planejando! :)



Por enquanto é isso! Ainda queremos trabalhar no jogo mais um pouco antes de liberar um Alpha aberto pra todos, mas se você tem disposição de enfrentar muitos bugs e paciência pra nos ajudar nos primórdios dos novos sistemas, entre em contato com a gente que te inscreveremos pra testar o Alpha 0.5!  :Okay_fix:

Ah, e temos vaga para mais um(a) pixel artist! Gosta do nosso projeto e manda bem em pixel art? Vem trabalhar com a gente!  :awesome:

Q massa mano!!!
Fico super feliz com as novidades do projeto, eu queria poder dar uma conferida nessa alpha ai ein, ansioso para ver o game funcionando!
parabens!
 
juniorcjbj comentou:
Q massa mano!!!
Fico super feliz com as novidades do projeto, eu queria poder dar uma conferida nessa alpha ai ein, ansioso para ver o game funcionando!
parabens!

Muito obrigado pelo apoio amigo [member=1020]juniorcjbj[/member] ! Tô com fé de que vamos conseguir colocar mais umas mecânicas interessantes no próximo Alpha (0.5) e assim fica mais bacana pra vocês poderem testar  :Okay_fix:



Enquanto o próximo update não fica pronto, aqui vai um retrato em pixel art da Aja Patience :awesome:​

K8fb8vg.png
 
[Update 7 - 05/09/2018] Interface do sistema de poções

  Estamos implementando um novo sistema pro próximo Alpha do Steam Ex Machina: poções! Ainda precisamos refinar os detalhes, mas basicamente você vai poder combinar uma ou mais plantas/ingredientes que encontrar por aí para criar poções com efeitos e intensidades diferentes, dependendo da mistura. Aqui vai um pequeno teaser da interface, que ainda está sujeita a muitas alterações:

ND8lKIY.png

(Cada cadinho conterá um dos ingredientes selecionados para a mistura)

Cc41hfR.png

(Não estranhe os ícones de armas, eles são meramente placeholders heheh)
 
Projeto parece muito competente, as artes estão ótimas e a história inicial tem uma premissa, apesar de básica, com elementos suficientes para se desenvolver.

Tomaria cuidado com a quantidade de sistemas e mecânicas não essenciais. Jogos indie se saem melhor se focando mais em poucos elementos. Do contrário pode virar uma salada e perder a estrutura.
 
night walker comentou:
Projeto parece muito competente, as artes estão ótimas e a história inicial tem uma premissa, apesar de básica, com elementos suficientes para se desenvolver.

Tomaria cuidado com a quantidade de sistemas e mecânicas não essenciais. Jogos indie se saem melhor se focando mais em poucos elementos. Do contrário pode virar uma salada e perder a estrutura.

[member=2362]night walker[/member]
Obrigado pelo apoio! Em questão de mecânicas a gente tá sempre de olho pra só colocar o essencial, se algo começa a não se encaixar muito bem a gente corta. O foco do jogo é a exploração e a narrativa, o resto tá ali só pra complementar esses dois pilares e deixar a experiência mais completa  :Okay_fix:

Cristiano Sword comentou:
O pixelArt ficou muito bonito

Muito obrigado [member=306]Cristiano Sword[/member] ! Demoramos um pouco pra ter coisas novas mas tentamos sempre caprichar ao máximo  :XD:
 
[Update 2 - 22/11/2018]
Artes, Interiores e Novidades

noCoJ19.png

(À esquerda, Aja em 2015. Ao centro e à direita, dois estudos da personagem feitos recentemente)


Saudações pessoal!

Faz um tempinho que não postamos por aqui, mas o projeto segue firme e forte sendo desenvolvido, apesar do passo reduzido. A maioria do progresso que fizemos nesse meio tempo foi nos bastidores, implementando sistemas de inteligência artificial e melhorias na câmera que ainda estão em andamento, então não temos muito o que mostrar visualmente falando.

A arte da Aja que está ali em cima é um comparativo de como ela era quando começamos o projeto em 2015, e como está ficando agora. Ao longo desses 3 anos desenvolvendo o projeto muita coisa mudou e foi aprimorada, mas continuamos na nossa missão de entregar o melhor jogo que pudermos fazer para vocês, leve o tempo que levar  :Okay_fix:

Além dos estudos novos da Aja, o nosso pessoal de arte está começando a fazer os gráficos em pixel art que usaremos no interior de uma cabana abandonada que será adicionada na próxima versão alpha, juntamente com um bioma novo. Gostaria muito de receber feedback de vocês em relação ao uso de cores e da forma e perspectiva dos objetos, já que são os primeiros desse tipo que estamos fazendo para o jogo e podem ter muito o que melhorar.

C8f3GbN.jpg

(Montagem com os primeiros gráficos de interiores feitos para o jogo)

Por enquanto é isso! Espero voltar com mais novidades bacanas pra vocês em breve!  :XD:


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juniorcjbj comentou:
Salve Salve LORD, tbm estou aqui no aguardo de novidades sobre Steam ex Machina :)

Obrigado pelo apoio, caro [member=1020]juniorcjbj[/member]! É sempre um prazer ver você por aqui!  :Okay_fix:
 
Parece um jogo muito promissor. A arte, o mapeamento e a animação ficaram excelentes. A jogabilidade parece muito interessante e diferenciada, além do sistema de poções que ficou muito criativo. O jogo proporciona uma grande liberdade e variedade. Tudo para se encaixar em um ótimo jogo de sobrevivência. Os menus estão muito bem feitinhos e sincronizam muito bem com o restante dos gráficos. Vocês são muito dedicados e estão fazendo um ótimo trabalho.​
 
[member=2860]Little Daisy[/member] Muito obrigado, srta. Daisy! No momento o projeto anda meio parado porque estamos em hiato, reavaliando diversas escolhas do ponto de vista de game design e da jogabilidade, mas assim que terminarmos esse processo voltaremos à ativa e traremos as novidades pra vocês _b



[member=1823]Lune[/member] Valew! Agradecemos o apoio :)
 
DEMO (PRÉ-ALPHA) DISPONÍVEL!


Não, o jogo não está sendo desenvolvido no momento, e não, não temos previsão pra quando o hiato vai acabar. Mesmo assim, vou deixar aqui uma versão pré-alpha de 2018 que só disponibilizávamos em testes internos, para que vocês possam jogar um pouquinho e darem feedback se quiserem. Não está nem perto de um jogo completo ainda, tem só movimentação e sistema de combate e inventário básicos, mas tudo no jogo é original - tirando o canto dos pássaros e os sons da caverna - e foi feito com muito carinho. Espero que gostem, talvez algum dia terminamos ele!

Link para Download
(Baixe a pasta inteira)

dT5WxUg.gif

Problemas conhecidos:

- Como a pasta contém um arquivo .exe, o Windows vai te enviar um alerta de segurança. Não se preocupe, é um programa seguro. Clique em "mais informações" e "executar mesmo assim" quando a mensagem de aviso aparecer.
- Caso seu monitor seja capaz de mostrar mais de 60fps, o jogo provavelmente vai ficar rápido demais. Minimize o jogo e abra de novo, deve ser o suficiente para normalizar a velocidade.

Me avisem caso tenham algum problema para instalar ou baixar o jogo. Você pode jogar tanto usando o teclado, quanto usando controle.

Abraços!
 
Prezado, boa tarde!


O projeto está muito bonito, as animações e jogabilidade estão bastante fluida e orgânica, um grande feito, tanto na programação quanto na animação. Apesar de a versão demonstrativa ser curta, fica claro que é uma joia rara sendo paulatinamente lapidada.

A história é bem bacana. Trabalhar com o mundo real em um plano fictício tem sua mágica, é uma maneira bastante interessante de aguçar a curiosidade e a imaginação dos jogadores, e, em especial, criar empatia, características estas que me agradam muito. A premissa, ainda que não muito original, é suficientemente forte para lançar o barco da narrativa contra as pedras das mecânicas, colocando o jogador em um cenário paradisíaco (aparentemente) em busca da sobrevivência.

Caso cumpra o prometido, o projeto tem tudo para se destacar e gerar bons frutos. Na minha opinião, o foco do gameplay deve ficar na tríade: Mundo aberto; Navegue por si mesmo!; e Cenas point-and-click. Características estas que, se bem trabalhadas, tornaram o jogo bastante instigante e original.

Minha sugestão fica apenas no que tange a um modo mais leve de dificuldade, como costuma surgir em jogos do gênero survivor. Não para reduzir a dificuldade dos combates, mas sim para aumentar as chances de sobrevivência do jogador adicionando facilidades, como, por exemplo, um mini-mapa, setas indicativas, entre outros, retirando um pouco o fator "sobrevivência" e permitindo ao jogador experimentar o jogo como se não fosse do gênero survivor, experimentando e aprendendo com as mecânicas do jogo, em especial, a tríade.

A ideia aqui não é descaracterizar o jogo, mas sim tornar ele mais acessível para um público maior. Algo bastante desejável se a intenção é lançar o jogo no mercado.

Por trás do jogo há uma equipe bastante grande. Parabéns a todos!


Aguardo notícias.
Abraços.
 
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