Olá.

Eu entrei no fórum exatamente por conta deste post.
Sou fã do Blanka desde 1991\2 quando saiu o jogo ''Street Fighter 2''. E posso dizer, sem sombra de dúvidas: Ele me representa, sim. E NUNCA me senti ofendido com isso. NUNCA achei que ele ser verde e dar choque é uma ofensa aos brasileiros. Da mesma forma que retratar japoneses como gente que anda de kimono ou sunga de sumô (e solta bolas de fogo pelas mãos) fosse uma ofensa aos mesmos ou uma forma de retratar a ''verdade'' a respeito desse povo.
E, tirando alguns brasileiros frescos, mal intencionados ou apenas ignorantes, a maioria dos fãs de video game e cultura pop em geral NÃO se sente ofendido com o personagem e nem o odeia.
Se sentir ''representado'' ou ''gostar'' do Blanka é relativo ou pessoal. Não vou discutir a respeito: cada um com sua opinião. Eu respeito a opinião de todos vocês aqui. Opinião não se discute.

Mas... ARGUMENTOS já é outra coisa. E tem muito argumento estapafúrdio rolando pela internet que é de lascar. Por conta disso, vivo repetindo tanto certas verdades que decidi fazer 4 vídeos com o Dossiê completo sobre o Blanka: Quem ele é... COMO foi criado... POR QUAL MOTIVO ele nos representa... QUAl SUA história... QUAIS são seus poderes e habilidades de fato... etc.
Parte 1: A História completa, até ''Street Fighter 4''.
https://www.youtube.com/watch?v=9at0pB1zfq8
Parte 2: Poderes e Habilidades completos.
https://www.youtube.com/watch?v=p1E_VIURHdc
Parte 3: Conceito de Criação do Personagem. COMO ele foi criado, desde a prancheta. E provo, por A+B como os caras da Capcom ENTENDEM BEM como criar um personagem brasileiro de um jeito que nem os brasileiros sabem.
https://www.youtube.com/watch?v=uqxg6cmmlLs
Parte 4: Aliados e Inimigos.
https://www.youtube.com/watch?v=VMn61DhDdd4
Adiantando, já vou logo tirando certas dúvidas e acertando certos equívocos.
CleanWater comentou:
Se não me engano, o Blanka nem mesmo é brasileiro, segundo o plot do Street Fighter. Ele era um gringo que se perdeu numa viagem na Selva Amazônica quando criança e cresceu como um selvagem. Não sei se mudaram o plot dele, mas era + ou - isso.
Bem... Blanka SEMPRE foi brasileiro. Desde sua estréia em ''Street Fighter 2'' ele é OFICIALMENTE brasileiro. Isso está no perfil do personagem na tela do próprio game... está no manual do jogo... está em TODAS as revistas sobre ''Street Fighter 2'' lançadas na época... e está no guia oficial atualizado de ''Street Fighter'' da Capcom. Nunca foi dito o contrário.
Quem inventou essa onda de que o Blanka ''não é brasileiro'' foram os próprios brasileiros, que nem sabem pesquisar direito e inventam teorias sem sentido. Essa zoação se expande sem controle e o povo fica compartilhando essa desinformação eternamente.
Blanka era uma criança entre 9 e 10 anos, brasileira, filho de uma brasileira (Samantha) e um agente a serviço da Interpol. O nome desse homem nunca foi revelado oficialmente, mas, talvez, seja de origem estrangeira. Blanka se chamava ''Jaime'' ou ''James'' e seu apelido era ''Jimmy''. Pois é o apelido dado, por estrangeiros de língua anglo-saxônica, as pessoas que tem um destes dois nomes.
Pai e filho voavam sobre a selva Amazônica como parte da missão do agente: Tentar descobrir a localização da base secreta da Shadaloo no local. De onde todo o crime envolvendo tráfico de armas, drogas e pessoas na América do Sul era controlado.
Mas, ao passar sobre a base secreta, a Shadaloo percebeu o avião e o derrubou usando uma rajada do canhão psycho drive Cannon.
Blanka sobreviveu a queda e perdeu a memória. Foi adotado pela fauna local, no mesmo estilo de Tarzan, Mowgli, Rômulo e Remo. Mas, diferente destes, o garoto foi contaminado com um dos muitos vírus que causam mutações no universo Capcom: O B-Virus.
Esse vírus contamina um ser vivo e copia parte de seu DNA. Ao contaminar OUTRO hospedeiro, repete o processo, mas também deposita parte dos genes do anterior em sua vítima atual. Mesclando AMBOS os DNAs. O hospedeiro sofre uma mutação prolongada e dolorosa, mas, caso sobreviva, se torna uma quimera mutante.
Blanka foi contaminado por uma amostra do vírus que combinou vários seres da fauna amazônica. Incluindo onças, lobos guará, macacos, tatu-bola, tamanduá, anacondas, enguias elétricas e camaleões. Absorvendo características de cada um desses animais.
Esse negócio de dizer que ele era um ''estrangeiro que caiu na selva'' é um papo furado que vários sites e youtubers ficam repetindo por ai. O sujeito não pode cair de avião na selva brasileira e ser brasileiro: só estrangeiro viaja de avião. Na cabeça desse povo o argumento é esse. Não caia nessa.
A respeito da história do Blanka em ''Street Fighter 5'': Em momento NENHUM o Blanka é retratado como ''muambeiro'' ou ''desempregado''. Nada disso. E nem foi uma ofensa ao povo brasileiro ou uma crítica ao momento sócio-político-econômico em que vivemos.
No jogo e em publicações oficiais é dito que Blanka foi PROCURADO por um empresário trambiqueiro que ofertou a ele a possibilidade de criar uma marca de brinquedos baseada NELE. Nisso, o Blanka AJUDOU a investir uma grande soma de dinheiro que ele tinha (Blanka ganhou fortuna em campeonatos e já trabalhou como guia de sobrevivência na selva, além de trabalhar no resgate de pessoas ou animais. Além de, por hobbie, consertar aparelhos eletrônicos dos seus vizinhos) na fabricação desses produtos.
O problema é que o tal empresário NÃO fez o que combinou com ele: NÃO ocorreu o marketing necessário e foram produzidos mais brinquedos do que a demanda pedia. O empresário desapareceu, deixando todos os brinquedos com o Blanka. A mãe dele não curtiu o resultado e disse que precisava vender todo o estoque que, ainda por cima, estava ocupando espaço em sua casa.
Blanka ficou desconcertado por ver que não era mais tão conhecido como na época em que era o World Warrior representante do Brasil no torneio. O que não o ajudou a vender os brinquedos. Nisso, ele aceita o conselho dos irmãos Matsuda e leva todo o estoque para o Japão... onde, com a ajuda de Sakura e Karin, consegue trazer de volta o investimento, ao relacionar o brinquedo com as máquinas de garra.
Em momento algum o Blanka estava desempregado ou na pindaíba. Ele estava aposentado da vida de lutas em campeonatos. É diferente. E em momento algum ele estava vendando produtos ilegalmente: Os brinquedos são DELE, baseados NELE, com copyright e tudo mais.
