🤔 Para Refletir : "Já fez sua cota diária de PÁ? Não!? Então comece agora! 🖌️" - Victor Sena

[ENCERRADO] DESAFIO RPG MAKER DO CORINGA #1: Jogo Sem Diálogo

Qual jogo deve receber a gratificação do coringa?

  • Brothers Dark Path

    Votos: 2 28,6%
  • Devil Dolly

    Votos: 1 14,3%
  • Corrida Animal

    Votos: 4 57,1%

  • Total de eleitores
    7
  • Enquete fechada .
Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.
Membro Membro
Quid ita serius?
Postagens
1.245
Bravecoins
2.262
Q3OQv3b.png

POR QUE TÃO SÉRIOS?!

Afinal... hoje eu acordei com uma ideia, e ideias precisam ser expressas (okay, nem todas).
Tendo em vista que a comunidade está repleta de antigos e novos amantes de RPG Maker, eu pensei em lançar uma série desafios: uma espécie de mini-JAM de RPG Maker.

E como tema desta primeira edição, eu defini: JOGO SEM DIÁLOGO

Vamos às regras:
  • Não é permitido usar nenhum tipo de diálogo no seu jogo, seja por meio de gráficos (pictures e tilesets), código (RGSS, JavaScript) ou áudio;
  • É permitida a indicação dos controles, caso necessária, desde que se limitem ao modelo "botão" + "ação". Ex: "Z = Confirmar", "B = Cancelar";
  • A indicação dos controles, quando utilizada, deverá ser apresentada numa cena de introdução, antes do jogo começar;
  • Não é permitido usar gráficos externos, que não pertençam ao RTP padrão da versão do RPG Maker de sua escolha;
  • É permitido o uso de qualquer versão do RPG Maker;
  • Os jogos deverão ser enviado para mim, através de link para download, via MP neste fórum;
  • Os jogos não poderão terem sido criados antes do dia 04 de Junho;
  • O jogo do participante não deve exceder os 150mb (serão desconsiderados arquivos que não são recursos, como os das versões MV / MZ);
  • O jogo deverá ser produzido por um único participante;
  • Os jogos só serão aceitos até as 23h59 do dia 05 de Junho de 2022;
  • Todas as regras e termos do Condado Braveheart se aplicam;
  • As regras podem ser alteradas até as 23h59 do dia 03 de Junho;
  • Qualquer descumprimento de uma das regras deste desafio automaticamente invalida a participação.
Os jogos enviados serão jogados por mim (@Eliyud) e avaliados no critério DIVERSÃO. Após serem jogados, eu selecionarei os três mais divertidos, num critério inteiramente pessoal, e os divulgarei para votação do público. O jogo que vencer com mais votos, receberá de mim uma gratificação surpresa. Importante ressaltar que o desafio não visa estimular a competição, mas sim o crescimento e experiência de cada participante.
DATA: 04/06/2022 a 05/06/2022
Observações importantes:
  • Os jogos serão divulgados até o dia 10 de Junho;
  • A votação vai rolar até o dia 26 de Junho;
  • A gratificação surpresa poderá ser entregue até o dia 30 de Junho de 2022;
  • O vencedor deverá possuir uma conta na Steam para receber a gratificação;
  • Não é possível trocar a gratificação após receber;
  • Você pode recusar a gratificação caso não seja de seu interesse.
 
Última edição:
Que coisa mais incrível! Eu adorei, principalmente pelo fato de que meu projeto mais recente tem pouco ou quase nada de diálogos. Eu acho até que esse tipo de miniJam, poderia aconter com mais frequência.

1. Eu fiquei com algumas dúvidas: A gente pode divulgar o jogo antes de submetê-lo, ou deve ser tudo "sigiloso"?

2. Eu não posso usar diálogos escritos. Isso eu entendi. Mas posso usar ícones? Por exemplo, estabelecer uma comunicação por meio de balões padrão.

3. Eu não posso usar recursos externos (áudio e gráficos). Mas você não acha que o mesmo deveria se aplicar a scripts?

4. O jogo não pode exceder 100 mb. Dependendo da versão do rpg maker, isso é bem complicado, principalmente quando estamos falando de usar os recursos "padrão" do rpg maker.

5. Eu posso usar o gerador de personagens?
 
Última edição:
Eu fiquei com algumas dúvidas: A gente pode divulgar o jogo antes de submetê-lo, ou deve ser tudo "sigiloso"?
Não é contra as regras divulgar o jogo antes de submetê-lo! É por sua conta.

Eu não posso usar diálogos escritos. Isso eu entendi. Mas posso usar ícones? Por exemplo, estabelecer uma comunicação por meio de balões padrão.
Está tudo okay utilizar os balões de expressão!

Eu não posso usar recursos externos (áudio e gráficos). Mas você não acha que o mesmo deveria se aplicar a scripts?
O uso de scripts externos, desde que não infrinjam as regras (principalmente a primeira), são totalmente permitidos.

O jogo não pode exceder 100 mb. Dependendo da versão do rpg maker, isso é bem complicado, principalmente quando estamos falando de usar os recursos "padrão" do rpg maker.
Eu sei que essa é uma questão bem complicada. Já que a ideia é ser uma mini-jam rápida, vou aumentar o limite para 150mb.
 
Não é contra as regras divulgar o jogo antes de submetê-lo! É por sua conta.


Está tudo okay utilizar os balões de expressão!


O uso de scripts externos, desde que não infrinjam as regras (principalmente a primeira), são totalmente permitidos.


Eu sei que essa é uma questão bem complicada. Já que a ideia é ser uma mini-jam rápida, vou aumentar o limite para 150mb.

Fico grato pelo feedback! Grato também pela generosidade em aumentar em 50% o limite para o tamho do game. Como bem sabemos sempre tem gente nova na comunidade e eventos como essa miniJam são uma excelente oportunidade para motivar esse pessoal a se engajar com a criação de jogos (um dos pilares do fórum), quanto menos preocupações com as limitações técnicas mais tempo ter-se-á para dedicar-se à parte criativa.
 
Q3OQv3b.png

POR QUE TÃO SÉRIOS?!

Afinal... hoje eu acordei com uma ideia, e ideias precisam ser expressas (okay, nem todas).
Tendo em vista que a comunidade está repleta de antigos e novos amantes de RPG Maker, eu pensei em lançar uma série desafios: uma espécie de mini-JAM de RPG Maker.

E como tema desta primeira edição, eu defini: JOGO SEM DIÁLOGO

Vamos às regras:

Os jogos enviados serão jogados por mim (@Eliyud) e avaliados no critério DIVERSÃO. Após serem jogados, eu selecionarei os três mais divertidos, num critério inteiramente pessoal, e os divulgarei para votação do público. O jogo que vencer com mais votos, receberá de mim uma gratificação surpresa. Importante ressaltar que o desafio não visa estimular a competição, mas sim o crescimento e experiência de cada participante.

Observações importantes:
  • Os jogos serão divulgados até o dia 10 de Junho;
  • A votação vai rolar até o dia 26 de Junho;
  • A gratificação surpresa poderá ser entregue até o dia 30 de Junho de 2022;
  • O vencedor deverá possuir uma conta na Steam para receber a gratificação;
  • Não é possível trocar a gratificação após receber;
  • Você pode recusar a gratificação caso não seja de seu interesse.
Legal legal, acho que vou participar faz tempo que não me aventurei no Rpg Maker!
 
Excelentíssima iniciativa, Coringão!
Provavelmente farei um SABADÃO DO CENOURÃO especial com os jogos deste evento, assim como eu fiz com a BraveJAM em 2020.

Para quem precisar de inspiração para o desafio deste concurso, eu fiz um jogo sem diálogo no RPG Maker: Cárcere Tenebroso.
É bem curtinho, foi feito para concurso também e não possuem diálogos, apenas balões com ícones e olhe lá.
O único momento que possui fala neste jogo é a narração do final do jogo, mas o resto do jogo todo não se abre um "A".
Espero que tenha ajudá-los e pau no malandro!
Estou muito ansioso para ver e jogar todos os projetos participantes! :^-^:
 
Muito interessante a proposta, mas uma pergunta: Mensagens de indicação para o jogador, como por exemplo, mensagens de batalha de turno ou indicando os controles também contam como diálogos?
As mensagens apresentadas nas batalhas padrão do RPG Maker contam como DIÁLOGO. Logo, caso opte por usar o sistema de batalhas por turno da engine, você precisará remover todo e qualquer diálogo do Database, ou o jogo não estaria de acordo com as regras.

Exemplo de diálogo de batalha:

"Joãozinho lançou Lança Chamas em Slime B."
"It's super effective!"

Sobre indicação de controles, adicionei duas novas regras:
  • É permitida a indicação dos controles, caso necessária, desde que se limitem ao modelo "botão" + "ação". Ex: "Z = Confirmar", "B = Cancelar";
  • A indicação dos controles, quando utilizada, deverá ser apresentada numa cena de introdução, antes do jogo começar;
 
Obrigado a todos os participantes por enviarem seus jogos! Infelizmente, algumas pessoas que eu gostaria de ver participando, não conseguiram realizar os seus envios, mas também entendo que o motivo disso pode ter sido o anúncio em última hora. Na próxima edição, anunciarei no início da semana para que todos tenham tempo de se programar!

Em breve, o tópico será atualizado com o link para download dos jogos e a votação.
 
VOTAÇÃO - DESAFIO DO CORINGA #1

Por que tão sérios? Afinal, chegamos ao grande momento de votar e escolher qual dos participantes receberá a gratificação do coringa.

Foram apenas dois dias de mini-jam para fazer alguma coisa rápida no RPG Maker. Por isso, devo dizer que os participantes me surpreenderam bastante! Eu me diverti com todos os jogos, mas farei uma breve análise de minhas experiências com os três selecionados.

BROTHERS DARK PATHS - Autor: @EdinaldoCicero/AtomoGames
Clique aqui para fazer o download (necessário o RTP do RPG Maker VX Ace, que pode ser baixado gratuitamente clicando aqui)

Não exigiu muito de mim. Os controles são os velhos de todo maker, dispensando, portanto, a necessidade de um tutorial. O level design entregou qualidade nos cenários e foco no objetivo, permitindo apenas alguns caminhos paralelos que levavam a alguns itens - alguns essenciais para completar a fase; outros, porém, atendiam apenas aos caprichos individuais do personagem, como, por exemplo, o seu amor por um ursinho cor-de-rosa. Divertido o suficiente pra gerar uma sensação de prazer ao ultrapassar os variados obstáculos, que parecem fáceis, mas dão um certo trabalhinho para senhores como eu. O jogo tem um potencial pra ser lapidado e transformado em um projeto maior.

DEVIL DOLLY - Autor: @misterdovah
Clique aqui para fazer o download

A narrativa fica explícita na cena inicial e... eu não queria estar na pele daquela garotinha! É um pouco creepy, graças aos efeitos sonoros e a ambientação. É divertido e intuitivo. Não fosse o tutorial inicial, eu ficaria com um pouco de dificuldade pra entender exatamente o objetivo na verdade eu tive que por a mão no fogo, mesmo com um tutorial bem explicativo, mas é só porque eu sou tiozão. A ausência de uma musica que fizesse jus a ambientação creepy me incomodou um pouco. Ao completar as fases, é divertido ver a criança levando de volta os brinquedos para seu quarto, mas senti falta de uma sensação um pouco mais satisfatória ao completar o game. No geral, está muito bom.

CORRIDA ANIMAL - Autor: @Solon Barcelos
Clique aqui para fazer o download

Este jogo mostra a história de um cachorro com complexo de superioridade. Ele pensa que pode correr mais que uma galinha - e ele consegue. Ele também cansou de perseguir o gato por pura raiva. Ao notar que a velocidade do gato se comparava à sua, ele resolveu fazer disso um esporte. O problema começou quando ele achou que poderia correr mais que um cavalo! Alguém ensina para este cachorro que o fato de ter quatro patas não o coloca no patamar de qualquer animal de quatro patas? Aliás, alguém anotou a placa do cavalo? O jogo é bem divertido! Os controles ensinados no tutorial são simples, só faltou uma mensagem dizendo que a paciência também seria necessária, pois não é fácil aceitar quando o cachorro entra em algum buraco.

Abertas as votações!
 
Última edição:
Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.
Voltar
Topo