🤔 Para Refletir :
"Se é seu amigo, não peça uma key do jogo dele: compre para apoiá-lo!"
- HenriqueGibi

Sci-Fi Aparentia (DEMO Update 3.8) - 2025

BOAAAAAAAAAAAA BlackCat! Top demais! Essa versão é a mais recente? Eu quero dar a continuidade a gameplay! Está bom demais!

É sim, pode baixá-la e continuar a partir dela. Tudo deve funcionar agora. E se prepare para o restante do game, porque tem uma tonelada de coisa nova e uma dungeon que não existia na demo que você jogou lá atrás. Acho que você vai gostar. ^-^

Baixando o jogo aqui, quando eu jogar eu edito o post.
Tentei jogar mas o jogo não saiu do loading, não sei se meu pc é ruim ou se demora mesmo mas vou avaliar o tópico então.

Vi o video do RIck e o jogo me suprendeu bastante, é muito bonito e bem trabalhado graficamente, e funciona muito bem, aparentemente sem bugs, sistemas funcionando bem, e a história é bem interssante, bem desenvolvida, dá para ver que você está focado em fazer um grande jogo, parabéns pelo projeto.

Última edição:
Baixando o jogo aqui, quando eu jogar eu edito o post.
Tentei jogar mas o jogo não saiu do loading, não sei se meu pc é ruim ou se demora mesmo mas vou avaliar o tópico então.

Vi o video do RIck e o jogo me suprendeu bastante, é muito bonito e bem trabalhado graficamente, e funciona muito bem, aparentemente sem bugs, sistemas funcionando bem, e a história é bem interssante, bem desenvolvida, dá para ver que você está focado em fazer um grande jogo, parabéns pelo projeto.
Obrigado! Você poderia informar em qual momento o loading fica infinito? É antes mesmo do jogo começar? Fiz um teste rápido e o jogo abriu normalmente na minha máquina, mas é possível que seja um problema de hardware. Aparentia não é um jogo leve para os padrões do RM.

Tô curtindo bastante o game, finalmente achei tempo para jogá-lo! O game está maravilindo e a exploração dele é bem viciante, merece ser lançado na Steam em breve!
Porém empaquei na Zona de Cargas, quando eu pego um papel atrás de um duto de ar (abaixo da sala dos motores) aparece uma mensagem de erro de arquivo não encontrado. Também achei alguns errinhos bobos, tipo o androide no elevador da Zona de Carga estar "invisível", e também alguns textos com duplo espaçamento (talvez esse seja só impressão minha mesmo).
Ainda não explorei o Distrito Administrativo, mas caso eu encontre algum bug por lá eu comento aqui.

Tô curtindo bastante o game, finalmente achei tempo para jogá-lo! O game está maravilindo e a exploração dele é bem viciante, merece ser lançado na Steam em breve!
Porém empaquei na Zona de Cargas, quando eu pego um papel atrás de um duto de ar (abaixo da sala dos motores) aparece uma mensagem de erro de arquivo não encontrado. Também achei alguns errinhos bobos, tipo o androide no elevador da Zona de Carga estar "invisível", e também alguns textos com duplo espaçamento (talvez esse seja só impressão minha mesmo).
Ainda não explorei o Distrito Administrativo, mas caso eu encontre algum bug por lá eu comento aqui.

Fico feliz em saber que está curtindo o game. Upei um novo arquivo corrigindo o bug do documento no duto de ventilação. É um documento relevante para avançar, então, recomendo baixar o novo arquivo corrigido. Também corrigi o androide usando a capa de invisibilidade, afinal, não é Harry Potter... hahahaha...

É provável que alguns textos tenham de fato espaçamento duplo, eu mesmo corrigi alguns nas versões anteriores da demo.

Obrigado por relatar esses bugs. Isso é muito importante para melhorar o game e corrigir falhas.

:)

- UPDATE 3.6.5 -

Caríssimos,

Hoje trago-lhes um novo update, que provavelmente será o último focado em correções de bugs expressivos e coisas quebradas. Passei a tarde testando o game e corrigindo tudo o que pude encontrar de problemático (e quase coringuei no processo). Posso dizer com segurança que a demo, a partir de agora, não apresenta nenhum crash ou bug comprometedor. Os NPCs invisíveis foram corrigidos nas duas atualizações passadas e nesta todos os documentos do jogo foram verificados (78 para ser exato), garantindo que o sistema de exibição de documentos funcione sem falhas catastróficas. Tanto o sistema de animação de sprites, quanto o sistema de documentos, foram os causadores da esmagadora maioria dos problemas encontrados, pois representavam a maior mudança da versão 3.5, mas eles não darão mais dor de cabeça.

Não é um grande update, nenhum bug que poderia impedir o progresso foi encontrado e, com exceção de um documento opcional, ou seja, que o jogador pode ignorar (esse sim causava um crash), todo o trabalho consistiu em pequenas correções, ajustes e refinamentos. Futuramente, passarei um pente fino em todo o texto, revisando-o. Acredito que as atualizações futuras serão focadas apenas nisso.

Posso afirmar com segurança que o conteúdo da demo está, enfim, finalizado. Nenhum novo conteúdo ou expansão serão adicionados no futuro. O foco do desenvolvimento, a partir de agora, será em duas frentes: 1) lançar uma versão em inglês da demo, voltada para o público gringo; 2) Começar a trabalhar no Ato II.

Aproveitem a jogatina!

P.S: adicionei uma coisinha bacana que pretendia adicionar apenas na versão completa, uma arte inteiramente nova do game. Vocês poderão encontrá-la fuçando o segundo andar da casa da Anastácia. É algo fofo e um mimo a vocês pelo transtorno. :p

Melhorias:

- A formatação de alguns textos foi melhorada e refinada.

Correções:

- Diversos textos foram revisados.

- Corrigido um bug no sprite dos androides de segurança.

- Corrigido um documento opcional no Lixão que quebrava o jogo.

- Correção de um documento que só poderia ser acessado pelo menu Memória. Agora, quando o jogador interagir com o documento, ele aparecerá imediatamente.

- Correção de um bug que impedia a exibição de imagens ao ler documentos com imagens pela primeira vez.

- Corrigido um bug numa das camadas de parallax de uma sala no Setor de Carga.

Alterações:

- O gatilho para um evento do mundo foi alterado para ocorrer mais tarde no jogo.

XgyGiU9.png

🎙🐉TOCA DO DRAGÃO

APARENTIA
🔔 Deixe o sininho no esquema, e não perca!

GOSTOU? VENHA CONHECER OUTROS JOGOS DO CONDADO AQUI!

Um jogo de @BlackCatFM Disponível aqui no Condadinho: AQUI

Inscreva-se no Canal do Toca, Compartilhe, Deixe seu Like e
Comente lá para ganhar um Coraçãozinho do Bardo!

Pequena atualização sobre o que estou fazendo atualmente. Todo o menu do game já foi traduzido para o inglês (menu de opções, menu principal, bolsa e o menu de memória. A próxima etapa será a tradução dos itens. Deixarei os documentos e diálogos por último, pois eles ainda precisam ser revisados.

1757893210063.png

Pequena atualização sobre o que estou fazendo atualmente. Todo o menu do game já foi traduzido para o inglês (menu de opções, menu principal, bolsa e o menu de memória. A próxima etapa será a tradução dos itens. Deixarei os documentos e diálogos por último, pois eles ainda precisam ser revisados.

Visualizar anexo 10641
"A Máquina é um Homem!"
— Ricky, O Bardo.

🎙🐉TOCA DO DRAGÃO

APARENTIA
🔔 Deixe o sininho no esquema, e não perca!

GOSTOU? VENHA CONHECER OUTROS JOGOS DO CONDADO AQUI!

Um jogo de @BlackCatFM Disponível aqui no Condadinho: AQUI

Inscreva-se no Canal do Toca, Compartilhe, Deixe seu Like e
Comente lá para ganhar um Coraçãozinho do Bardo!

Comecei a traduzir os documentos do game (toda a interface e menus está traduzida). Estou bastante animado para o lançamento da versão em inglês. Quanto mais pessoas puderem jogar Aparentia, melhor.

1758823812841.png

- UPDATE 3.6.6 -

Caríssimos,

Mais um pequeno update foi lançado!

Um aviso importante. O próximo update, que sairá nos próximos dias, substituirá 90% da trilha sonora do game. Esse será um update de urgência. A trilha já fora substituída na versão completa e eu não pretendia alterar a demo, porém fui informado pelo @Ricky O Bardo de que algumas músicas estavam causando problemas de direitos autorais, o que não deveria acontecer. Fiz uma pesquisa e descobri que os termos de algumas delas foram alterados em algum momento, de modo que se tornou mais complicado usá-las em projetos, mais especificamente, em projetos que vão para o Youtube (é preciso creditar as músicas também na descrição dos vídeos, o que é inviável para produtores de conteúdo que desejem gravar uma gameplay). De qualquer forma, a nova trilha sonora é muito superior à trilha atual, então, valerá a pena substituí-la na demo também. Vocês terão uma experiência mais completa.​

Alterações:

- Mapa do Setor 2 refeito.

- Mapa do Setor 2 agora pode ser consultado no menu Memória a qualquer momento.

Correções:

- Ajustes finos em alguns sistemas e correções sutis.

- Agora o menu Memória destaca arquivos recém descobertos exibindo a palavra "novo" sobre o título do arquivo. Um bug havia desabilitado essa função.

Adições:

- Adicionada uma tela de créditos ao menu da tela de título.

Última edição:
- UPDATE 3.7 -

Caríssimos!

Como prometido, aqui está a nova versão da demo com a nova trilha sonora. Acredito que problemas envolvendo direitos autorais não mais ocorrerão. Os termos dos autores são bem mais flexíveis e suas músicas foram pensadas para videogames. Espero que apreciem a nova trilha.

Alterações:

- Toda a trilha sonora foi substituída.

- O mapa da Zona de Carga foi ligeiramente editado.

Consegui explorar bem o jogo, mas ainda estou preso naquela parte da Zona de Carga. Não aparece mais a mensagem de erro, mas também não aparece o conteúdo da folha (e em uma sala vermelha da Zona 0 também acontece isso). Também surgiram alguns bugs, como o do PDA no apartamento da Anastácia (a opção de congratulações mostra a mensagem da Olívia), além de erros de arquivo de áudio não encontrado ao tentar abrir uma daquelas portas onde pega o volante, e também no Distrito Baixo, depois de falar com a Emma (acho que é esse o nome dela) e explorar as casas, a cena se repetiu assim que fui descer as escadas.

Consegui explorar bem o jogo, mas ainda estou preso naquela parte da Zona de Carga. Não aparece mais a mensagem de erro, mas também não aparece o conteúdo da folha (e em uma sala vermelha da Zona 0 também acontece isso). Também surgiram alguns bugs, como o do PDA no apartamento da Anastácia (a opção de congratulações mostra a mensagem da Olívia), além de erros de arquivo de áudio não encontrado ao tentar abrir uma daquelas portas onde pega o volante, e também no Distrito Baixo, depois de falar com a Emma (acho que é esse o nome dela) e explorar as casas, a cena se repetiu assim que fui descer as escadas.

Obrigado pelo feedback! Verifiquei os problemas relatados e os corrigi. Além disso, fiz uma gameplay de teste percorrendo toda a demo, com o objetivo de encontrar alguma outra coisa fora do lugar que me tenha escapado. Fui capaz de completar a demo sem problemas, então, acredito que você poderá completá-la também. Esse documento na ventilação tornou-se o meu nêmeses (hahahahaha). De qualquer forma, fique à vontade para relatar quaisquer novos comportamentos inesperados, nunca se sabe quando um bug bizarro pode aparecer. Boa jogatina! :)

- UPDATE 3.8 -
Correções:

- Corrigido o documento na ventilação da Zona de Carga que não era devidamente carregado e exibido.

- Corrigido o ID de um evento que causava a repetição de uma cutscene.

- Corrigido áudio ausente nas portas do Esgoto.

- Corrigida a exibição de um texto do PDA da Anastácia.

- Corrigido um documento no Setor 0 que não era exibido.

Caríssimos!

Como vão? Hoje trago-lhes uma parte do que venho trabalhando atualmente. Como a demo chegou ao status de finalizada, meu foco agora é no Ato II do game. Abaixo, alguns cenários já jogáveis.

1761522892090.png
1761522915175.png
1761522956624.png

Nova área na qual estive trabalhando. Inspirada no cenário Copied City, de Nier: Automata (até a trilha sonora faz referência à Automata). O jogador poderá passar por ela a partir do Ato II.

Voltar
Topo Inferior