Aspirante a escritor que gosta de falar muito sobre jogos. Às vezes até engana que sabe de algo
Bom... oi!
Não sou um membro muito ativo aqui no Condado Braveheart, mas eu tenho algum histórico nas comunidades de RPG Maker. Quase uma década atrás (vish, o tempo passa) eu participei da Centro RPG Maker e Mundo RPG Maker com o nick VincentVII. Mas antes disso, numa época que ainda existia a Casa dos Jogos, eu também cheguei a frequentar as extintas RPG Menace e Castelo RPG - agora não me recordo se tinha Maker ou não no nome dela - porém já me esqueci de qual era meu usuário. Talvez isso seja para bem, porque naquela época eu era uma criança insuportável.
Enfim, hoje eu sigo pela alcunha de Belmonteiro, que é o nick que uso no meu Twitter para falar de tópicos diversos, mas no geral jogos. No início desse ano eu criei um site pessoal com esse espírito de blog dos anos 2000 chamado Backlogger. Lá eu publico textos mais extensos sobre os temas que comento nas redes sociais e outras coisas que gosto de fazer. De uns meses para cá eu passei a falar um pouco sobre RPG Maker no meu blog, dominado pelo sentimento de nostalgia ao me recordar desses anos que passei nessas comunidades. Foi um tempo breve, mas que eu curti bastante porque conheci muita gente talentosa nesse meio.
Pois bem, eu já divulguei algum desses textos aqui no Condado - exemplo 1 e exemplo 2 - e queria continuar divulgando caso a moderação permita. Mas para não ficar poluindo essa seção a cada texto novo que eu escrever, decidi concentrar tudo numa única postagem. Então, caso algum moderador ache melhor, pode trancar/deletar aquelas duas outras publicações que fiz aqui no fórum.
Explicações feitas, vou colocar todos os que tocam no tema de RPG Maker que já escrevi até hoje. Os que vierem no futuro eu vou atualizando nos comentários:
Não sou um membro muito ativo aqui no Condado Braveheart, mas eu tenho algum histórico nas comunidades de RPG Maker. Quase uma década atrás (vish, o tempo passa) eu participei da Centro RPG Maker e Mundo RPG Maker com o nick VincentVII. Mas antes disso, numa época que ainda existia a Casa dos Jogos, eu também cheguei a frequentar as extintas RPG Menace e Castelo RPG - agora não me recordo se tinha Maker ou não no nome dela - porém já me esqueci de qual era meu usuário. Talvez isso seja para bem, porque naquela época eu era uma criança insuportável.
Enfim, hoje eu sigo pela alcunha de Belmonteiro, que é o nick que uso no meu Twitter para falar de tópicos diversos, mas no geral jogos. No início desse ano eu criei um site pessoal com esse espírito de blog dos anos 2000 chamado Backlogger. Lá eu publico textos mais extensos sobre os temas que comento nas redes sociais e outras coisas que gosto de fazer. De uns meses para cá eu passei a falar um pouco sobre RPG Maker no meu blog, dominado pelo sentimento de nostalgia ao me recordar desses anos que passei nessas comunidades. Foi um tempo breve, mas que eu curti bastante porque conheci muita gente talentosa nesse meio.
Pois bem, eu já divulguei algum desses textos aqui no Condado - exemplo 1 e exemplo 2 - e queria continuar divulgando caso a moderação permita. Mas para não ficar poluindo essa seção a cada texto novo que eu escrever, decidi concentrar tudo numa única postagem. Então, caso algum moderador ache melhor, pode trancar/deletar aquelas duas outras publicações que fiz aqui no fórum.
Explicações feitas, vou colocar todos os que tocam no tema de RPG Maker que já escrevi até hoje. Os que vierem no futuro eu vou atualizando nos comentários:
Uma das características que eu mais gosto no RPG Maker é a quantidade de jogos não-RPGs que podemos encontrar nas comunidades. 1-Bit Explorer é um desses exemplos, combinando uma estética retrô monocromática com temas lovecraftianos e uma jogabilidade clássica de aventura focada em exploração e com um combate bem reduzido |
O poder narrativo do RPG Maker em LISA: The First A série LISA é mais conhecida pelas suas sequências, contudo o título é um jogo bem curioso. Utilizando-se de uma gameplay que enfatiza exploração e puzzles, esse jogo serve como exemplo do potencial narrativo do RPG Maker que sinto que por vezes é muito subestimado |
Space Funeral foi um jogo feito no RPG Maker 2k3 que chama atenção, tanto quanto pode causar repulsa a alguns, pelos seus gráficos bem bizarros. E falo sem qualquer exagero que esse é um dos jogos mais importantes para a história do RPG Maker porque ele traz um valioso comentário a respeito de tendências de game design consideradas "perfeitas" |
Grimm's Hollow é um jogo bem curtinho e isso é bom. Sinto que as pessoas subestimam muito jogos menores, portanto resolvi fazer esse texto para mostrar que até mesmo um RPGzinho de menos de duas horas pode te marcar pelos temas que discute. |
Para fãs do clássico Wonder Boy, há uns anos uma dupla de um italiano e um brasileiro decidiu fazer um fangame no RPG Maker. O jogo reúne essencialmente tudo sobre os jogos da série, além de construir alguns elementos próprios. Nesse texto eu resolvi discutir como Monster World RPG é um bom exemplo de como o gênero precisa incorporar mecânicas de outros jogos para mitigar os efeitos de uma jogabilidade repetitiva |
Espero que curtam os textos e fico mais do que grato pela atenção de vocês!
Última edição: