🤔 Para Refletir : "Pare de pensar nos erros do passado e comece a planejar os erros do futuro!" - Ricky O Bardo

BACKLOGGER | Textos diversos sobre RPG Maker

Membro Membro
Aspirante a escritor que gosta de falar muito sobre jogos. Às vezes até engana que sabe de algo
Postagens
27
Bravecoins
177
Bom... oi!

Não sou um membro muito ativo aqui no Condado Braveheart, mas eu tenho algum histórico nas comunidades de RPG Maker. Quase uma década atrás (vish, o tempo passa) eu participei da Centro RPG Maker e Mundo RPG Maker com o nick VincentVII. Mas antes disso, numa época que ainda existia a Casa dos Jogos, eu também cheguei a frequentar as extintas RPG Menace e Castelo RPG - agora não me recordo se tinha Maker ou não no nome dela - porém já me esqueci de qual era meu usuário. Talvez isso seja para bem, porque naquela época eu era uma criança insuportável.

Enfim, hoje eu sigo pela alcunha de Belmonteiro, que é o nick que uso no meu Twitter para falar de tópicos diversos, mas no geral jogos. No início desse ano eu criei um site pessoal com esse espírito de blog dos anos 2000 chamado Backlogger. Lá eu publico textos mais extensos sobre os temas que comento nas redes sociais e outras coisas que gosto de fazer. De uns meses para cá eu passei a falar um pouco sobre RPG Maker no meu blog, dominado pelo sentimento de nostalgia ao me recordar desses anos que passei nessas comunidades. Foi um tempo breve, mas que eu curti bastante porque conheci muita gente talentosa nesse meio.

Pois bem, eu já divulguei algum desses textos aqui no Condado - exemplo 1 e exemplo 2 - e queria continuar divulgando caso a moderação permita. Mas para não ficar poluindo essa seção a cada texto novo que eu escrever, decidi concentrar tudo numa única postagem. Então, caso algum moderador ache melhor, pode trancar/deletar aquelas duas outras publicações que fiz aqui no fórum.

Explicações feitas, vou colocar todos os que tocam no tema de RPG Maker que já escrevi até hoje. Os que vierem no futuro eu vou atualizando nos comentários:

O primeiro texto que eu escrevi, antes mesmo de ter o blog, foi na verdade sobre uma série de jogos de terror do Wolf RPG Editor que eu costumo chamar de primo do RPG Maker. The Strange Men Anthology foi feita por uma desenvolvedora indie chamada Uri. Cada história é independente, porém os protagonistas dos jogos anteriores fazem aparições no seguinte. São jogos muito bem feitos que vão melhorando a cada nova entrada. E o que achei mais interessante nessa série foi como dá pra associar cada jogo a um gênero diferente dentro da ficção de terror.​

Esse aqui é um texto que dá para dizer que envelheceu "como leite no sol". Era um texto pessoal que eu tinha engavetado no meu antigo perfil do Medium que decidi publicar no site. A ideia era falar sobre um antigo jogo de RPG Maker que eu conheci quando estava na RPG Menace que eu queria jogar novamente porém não conseguia lembrar o nome e talvez alguém que lesse conseguiria saber qual era. Acontece que no dia que eu ia publicar esse texto eu acabei reencontrando o jogo - o nome vocês vão saber no próximo item da tabela - e assim o propósito da postagem se perdeu. Mesmo assim quis deixar o registro no meu site e foi a partir dele que RPG Maker passou a marcar mais presença nos meus textos.​

Eis aí o perdido jogo de RPG Maker das minhas memórias que felizmente consegui reencontrar e jogar. Ele foi criado pelo maker brasileiro Kamui - que está por aí no fórum também - nos tempos de RPG Menace e conta a história de um grupo de pessoas acordando num mundo desconhecido e tendo suas memória lentamente apagadas. É um jogo que vai por uns caminhos sombrios e foi uma grata surpresa daquele período em que muitos poucos projetos eram concluídos. Fiz uma crítica completa e um tanto longa sobre o jogo para quem tiver interesse. Também disponibilizei um link para download no texto.​

Dependendo de quanto tempo você conhece as comunidades brasileiras de RPG Maker é bem possível que conheça Saint Seiya RPG: Asgard Chapter, do Lord_Dracon. Muita gente acabou conhecendo o RPG Maker por causa desse jogo e sente uma enorme nostalgia por ele. Sendo sincero, não é um RPG muito bom e você nota o amadorismo em cada aspecto dele. Porém é um tanto injusto simplesmente criticá-lo por tal, porque existe todo um contexto da época que deve ser levado em consideração. Por isso usei ele de exemplo para discutir sobre esse tema de como conhecer o contexto no qual algo foi produzido ajuda muito ao analisar aquela obra​

Nesse texto eu falei sobre um dos jogos mais clássicos da história do RPG Maker que foi a trilogia de Legion Saga, criada pelo maker gringo (acho que ele é britânico) Kamau. Esses jogos serviram de inspiração para muita gente das comunidades nacionais e internacionais e até hoje considero eles RPGs bem sólidos e bons de jogar, muito inspirados na franquia de Suikoden. Eu sei que alguns brasileiros traduziram os dois primeiros jogos, não tenho certeza sobre o terceiro. Bom, de qualquer forma dá para baixar esses jogos no site do próprio autor que se não me engano eu deixei em algum lugar ali do texto.​

Acredito eu que não preciso apresentar vocês ao mogezilla, correto? Pois bem, conheci o jogo Ariela que ele fez pra uma game jam esse ano e, mesmo sendo um jogo curto, eu fiquei fascinado pelo battle design dele. O moge soube bem criar lutas que vão além de ficar spammando o botão de ataque e assim decidi fazer um texto comentando sobre todas as lições valiosas que dá para tirar de Ariela nesse quesito​

Meu mais recente texto sobre RPG Maker utilizando outro jogo de outra game jam do mogezilla como gancho, Abraxas. Não discorro muito sobre o jogo em si, mas pego ele de exemplo para ilustrar o que mais admiro nos membros dessas comunidades de RPG Maker que até hoje continuam se esforçando para lançar seus projetos, mesmo que não cheguem a ser reconhecidos por esses esforços. Cito vários jogos da era mais clássica do RPG Maker, nas versões 2k e 2k3 que são as minhas favoritas até hoje. Mas também admiro muito os makers das gerações mais recentes que tem mantido e evoluído o legado do RPG Maker​

Um texto pessoal comentando sobre os motivos que me levaram a falar sobre RPG Maker no meu blog com mais frequência como uma forma de preservar a história dessas comunidades com alguns dos jogos que eu já tive contato e os que terei no futuro, já que existe tão poucos registros dessa cultura fora dos fóruns.​

Na história das comunidades de RPG Maker, na primeira metade dos anos 2000 houveram muitos infames jogos de comédia sendo produzidos na engine. Muitos deles tentavam replicar o clássico Gustavo's Adventure, bem como outros grupos de humor populares da época como Hermes & Renato e Mundo Canibal. Nesse texto falo sobre O Vagabundo, um dos projetos daquele período, exemplificando alguns dos problemas que esses jogos tinham no seu lado cômico.​

Vila do Nevoeiro foi um interessante projeto do Triskal que pintou nas comunidades de RPG Maker ali da segunda metade dos anos 2000. O jogo seguia por uma linha de survival horror e chamava atenção pelos seus gráficos davam a Vila do Nevoeiro um aspecto de títulos da série de Silent Hill. Em 2023 o jogo completou 15 anos e resolvi dedicar um texto em homenagem a essa clássico brasileiro do RPG Maker.​

Ahriman's Prophecy foi um dos primeiros jogos de RPG Maker que eu fui conhecer numa época em que eu nem sabia o que era o RPG Maker. Ao contrário de vários projetos da sua época, Ahriman's Prophecy seguiu por uma linha de RPG de ação. O sistema é bem funcional, porém está longe de ser perfeito. Assim aproveito esse texto para comentar sobre a qualidade experimental que vejo em muitos dos projetos da engine

Uma das características que eu mais gosto no RPG Maker é a quantidade de jogos não-RPGs que podemos encontrar nas comunidades. 1-Bit Explorer é um desses exemplos, combinando uma estética retrô monocromática com temas lovecraftianos e uma jogabilidade clássica de aventura focada em exploração e com um combate bem reduzido


Espero que curtam os textos e fico mais do que grato pela atenção de vocês!
 
Última edição:
Olá Belmonteiro!!

Você não faz ideia da nostalgia que me trouxe ler seu artigo sobre o Asgard Chapter. Esse também foi o primeiro jogo que me apresentou para o RPG Maker (assim como deve ter sido o de muitos aqui).

Espero ver mais postagens suas por aqui e parabéns pelo Blog!!
 
Olá Belmonteiro!!

Você não faz ideia da nostalgia que me trouxe ler seu artigo sobre o Asgard Chapter. Esse também foi o primeiro jogo que me apresentou para o RPG Maker (assim como deve ter sido o de muitos aqui).

Espero ver mais postagens suas por aqui e parabéns pelo Blog!!

Haha, você não foi o único mesmo. Um dos meus amigos mais próximos também foi apresentado ao RPG Maker pelo Asgard Chapter. Mês que vem talvez tenha outra publicação porque agora eu estou atolado de trabalho e outros projetos pessoais. Mas logo publico mais alguma coisa sobre RPG Maker!
 
Adorei o tópico. Também gostei do blog, aliás eu sou viciado em blogs e já adicionei o teu aos meus favoritos.
Ah muito grato! O conteúdo é bem aleatório porque eu vou escrevendo as coisas que tenho jogado, assistido e outros tópicos do meu interesse. RPG Maker deve aparecer eventualmente, já tenho pensado em dois texto para mês que vem então logo devo atualizar o tópico
 
Bom dia, boa tarde e boa noite dependendo do horário que vocês aparecerem por aqui. Mais um texto sobre RPG Maker lançado no blog.

Dessa vez optei por fazer um texto pessoal refletindo nos motivos que me levaram a falar tanto de RPG Maker no meu site ultimamente. Isso tudo é uma forma de preservar as lembranças que eu ainda tenho do período em que frequentei algumas comunidades brasileiras para manter essa história de algum forma viva. Sabemos que o RPG Maker sempre foi algo muito nichado e infelizmente muito que foi construído naqueles anos se perderam quando esses fóruns foram fechando. Portanto fica aí minha contribuição em manter o registro de uma parte dessa cultura.

1693841255468.png

 
De pouco a pouco, leio o blog e vou comentando lá.
Bom ver que não deixou a temática do RPG Maker de lado, é claro que o mundo não gira em torno do RPG Maker e você deve abordar de tudo, até o que estaria mais na moda, hype, em alta, o que preferir chamar. :)

...eu me lembrei do Tanatos. Esse cara ""era"" um habilidoso maker que conheci...
@DevWithCoffee
ami-cat-side-eye.gif
 
Fala @Belmonteiro
Primeiramente parabéns pelo trabalho... Vou acompanhar seu site e comentei lá no seu site.

Obrigado, Bento! Respondi lá agora

De pouco a pouco, leio o blog e vou comentando lá.
Bom ver que não deixou a temática do RPG Maker de lado, é claro que o mundo não gira em torno do RPG Maker e você deve abordar de tudo, até o que estaria mais na moda, hype, em alta, o que preferir chamar. :)


@DevWithCoffee
ami-cat-side-eye.gif

Como meus interesses são muito diversos acabo não podendo falar tanto quanto eu quero do RPG Maker. Essa semana especialmente vai sair outro, porque acabou se ligando a esse tema de memórias e vou aproveitar pra falar um pouco sobre a história dos jogos de comédia no RPG Maker.

Ah bom saber que o Tanatos existe sob outra alcunha, haha!
 
Sou bem ruim de comentar e costumo ficar "ensaiando" mensagens, às vezes por semanas, antes de postar alguma coisa de fato, ou nem mesmo isso. Mas acho bacana deixar registrado aqui que tenho acompanhado seu conteúdo de perto.

Como velho que sou, ainda tenho grande simpatia pelo conteúdo escrito, ainda mais falando das comunidades de RPG Maker que eu também acompanho há tanto tempo. Hoje a gente vive uma época em que os produtores de conteúdo em vídeo desse nosso nicho até que estão bem ativos, mas os blogs tão populares de outrora nunca estiveram tão apagados (e claro, isso não vale só pro mundo dos jogos, escrita e leitura em geral estão bastante fora de moda).

Aliás, digo pra toda a comunidade: se parar pra pensar que a gente tem até uma lista compilada dos youtubers/twitchers de RPG Maker e derivados, bem que daria pra fazer uma com os blogs de jogo, hein? Backlogger, Tecnoanalogica e o Baú do Crono são alguns nomes pra começar a brincadeira.

Outra coisa, @Belmonteiro , vi que você tem uma seção só de jogos BR... Não sei se você viu, mas recentemente foi lançado o Pocket Bravery, um jogo de luta feito por um estúdio brasileiro com qualidade elevadíssima (e mais uma das notícias que eu falhei em escrever sobre aqui no Condado por escrever devagar...). Isso pode render uma resenha, texto ou reflexão interessante, quem sabe.

Enfim, nem sempre comento, mas lerei seus artigos sempre que possível. Pode ser uma boa até atualizar esse tópico aqui sempre que postar texto novo por lá (é claro, se tiver disposição pra isso).

Até!
 
Agradeço o comentário, @Paradiddle. Agradeço todo mundo que tem tirado tempo para ler esses textos e os demais que publico.

A minha tentativa aqui é exatamente essa de resgatar o espírito dos blogs mais amadores do início da internet para mostrar que ainda existe espaço pra outras formas de conteúdo por aí. Infelizmente não conheço outros blogs que toquem nessa temática do RPG Maker, mas ficarei interessado em conhecer mais deles caso vocês façam uma lista. Do Baú do Crono eu já conheci por aqui, vou dar uma olhada no Tecnoanalogica.

Quanto ao Pocket Bravery, acompanhei o lançamento. Só que eu sou um desastre pra jogo de luta e por isso nem teria o que comentar. Faz décadas já que eu não jogo, então não teria nenhuma perspectiva boa para contribuir. Mas de qualquer forma eu fico feliz em ver o desenvolvimento dos jogos brasileiros evoluindo sempre.
 
Como eu falei, essa semana iriam sair dois textos e aqui está o segundo. Nele comentou um pouco do passado mais infame da comunidade de RPG Maker que foram os jogos de comédia. Apesar de alguns bons projetos terem saído daquela época, muito deles fazem jus a frase "envelheceu mal" já que muitos deles eram feitos pelos makers mais jovens influenciados pelo humor mais ácido e irreverente da internet dos anos 2000:

1694182283749.png

 
Bom dia, boa tarde, boa noite!

Era para esse texto ter saído ontem pro Halloween, mas tive que mudar a data de publicação para arrumar algumas coisas. Pois bem, trago para vocês um clássico do RPG Maker ali do final dos anos 2000 chamado Vila do Nevoeiro, do Triskal. Aqueles que o conhecem, sabem que para época foi um projeto bem ambicioso que gerou muito interesse dos membros dos fóruns ativos. Esse ano o jogo completou 15 anos então resolvi falar um pouco dele porque acho que esse em particular deveria ser mais conhecido por aqueles dentro e fora das comunidades de RPG Maker


1698850614209.png

 
Passando aqui de noite porque esqueci de postar mais cedo para trazer mais um texto de jogo de RPG Maker

O "objeto de estudo" dessa vez foi Ahriman's Prophecy. Esse é um jogo de 2004 feito no RPG Maker 2k3 que seguia por uma linha de RPG de ação. Existe uns detalhes curiosos no combate desse jogo, porém ele está longe de ter um sistema de lutas refinado. Então eu trouxe uma reflexão sobre como o maior apelo dos jogos de RPG Maker é pela sua qualidade de experimentação e não a sofisticação das suas mecânicas


1700869990186.png

 
Depois de tirar umas "férias" do RPG Maker tô de volta para falar um pouco sobre o jogo excelente jogo @Fiddleling, 1-Bit Explorer. Para ver o tópico que ele criou aqui no Condado clique aqui. O texto é curto, rápido e eficiente assim como o jogo, que vai por uma linha de jogo de aventura, enfatizando a exploração. A estética monocromática foi o que me chamou a atenção e minhas impressões sobre o jogo vocês podem conferir no texto do link.


1704912331160.png

 
A vida anda muito corrida ultimamente então não tô conseguindo separar muito tempo para jogar e escrever, logo tive que dar uma pausa no RPG Maker. Voltei essa semana graças a Epic Games Store que resolveu dar LISA: The Painful - Definitive Edition de graça e que me fez ter curiosidade de conhecer a trilogia. Como o primeiro jogo é bem curtinho, resolvi jogá-lo ontem e fazer um breve texto comentando sobre a narrativa de LISA: The First. Futuramente devo fazer outro texto quando jogar as duas sequências

1714166075648.png

 
Voltar
Topo