Membro
Aspirante a escritor que gosta de falar muito sobre jogos. Às vezes até engana que sabe de algo
Bom... oi!
Não sou um membro muito ativo aqui no Condado Braveheart, mas eu tenho algum histórico nas comunidades de RPG Maker. Quase uma década atrás (vish, o tempo passa) eu participei da Centro RPG Maker e Mundo RPG Maker com o nick VincentVII. Mas antes disso, numa época que ainda existia a Casa dos Jogos, eu também cheguei a frequentar as extintas RPG Menace e Castelo RPG - agora não me recordo se tinha Maker ou não no nome dela - porém já me esqueci de qual era meu usuário. Talvez isso seja para bem, porque naquela época eu era uma criança insuportável.
Enfim, hoje eu sigo pela alcunha de Belmonteiro, que é o nick que uso no meu Twitter para falar de tópicos diversos, mas no geral jogos. No início desse ano eu criei um site pessoal com esse espírito de blog dos anos 2000 chamado Backlogger. Lá eu publico textos mais extensos sobre os temas que comento nas redes sociais e outras coisas que gosto de fazer. De uns meses para cá eu passei a falar um pouco sobre RPG Maker no meu blog, dominado pelo sentimento de nostalgia ao me recordar desses anos que passei nessas comunidades. Foi um tempo breve, mas que eu curti bastante porque conheci muita gente talentosa nesse meio.
Pois bem, eu já divulguei algum desses textos aqui no Condado - exemplo 1 e exemplo 2 - e queria continuar divulgando caso a moderação permita. Mas para não ficar poluindo essa seção a cada texto novo que eu escrever, decidi concentrar tudo numa única postagem. Então, caso algum moderador ache melhor, pode trancar/deletar aquelas duas outras publicações que fiz aqui no fórum.
Explicações feitas, vou colocar todos os que tocam no tema de RPG Maker que já escrevi até hoje. Os que vierem no futuro eu vou atualizando nos comentários:
Não sou um membro muito ativo aqui no Condado Braveheart, mas eu tenho algum histórico nas comunidades de RPG Maker. Quase uma década atrás (vish, o tempo passa) eu participei da Centro RPG Maker e Mundo RPG Maker com o nick VincentVII. Mas antes disso, numa época que ainda existia a Casa dos Jogos, eu também cheguei a frequentar as extintas RPG Menace e Castelo RPG - agora não me recordo se tinha Maker ou não no nome dela - porém já me esqueci de qual era meu usuário. Talvez isso seja para bem, porque naquela época eu era uma criança insuportável.
Enfim, hoje eu sigo pela alcunha de Belmonteiro, que é o nick que uso no meu Twitter para falar de tópicos diversos, mas no geral jogos. No início desse ano eu criei um site pessoal com esse espírito de blog dos anos 2000 chamado Backlogger. Lá eu publico textos mais extensos sobre os temas que comento nas redes sociais e outras coisas que gosto de fazer. De uns meses para cá eu passei a falar um pouco sobre RPG Maker no meu blog, dominado pelo sentimento de nostalgia ao me recordar desses anos que passei nessas comunidades. Foi um tempo breve, mas que eu curti bastante porque conheci muita gente talentosa nesse meio.
Pois bem, eu já divulguei algum desses textos aqui no Condado - exemplo 1 e exemplo 2 - e queria continuar divulgando caso a moderação permita. Mas para não ficar poluindo essa seção a cada texto novo que eu escrever, decidi concentrar tudo numa única postagem. Então, caso algum moderador ache melhor, pode trancar/deletar aquelas duas outras publicações que fiz aqui no fórum.
Explicações feitas, vou colocar todos os que tocam no tema de RPG Maker que já escrevi até hoje. Os que vierem no futuro eu vou atualizando nos comentários:
O primeiro texto que eu escrevi, antes mesmo de ter o blog, foi na verdade sobre uma série de jogos de terror do Wolf RPG Editor que eu costumo chamar de primo do RPG Maker. The Strange Men Anthology foi feita por uma desenvolvedora indie chamada Uri. Cada história é independente, porém os protagonistas dos jogos anteriores fazem aparições no seguinte. São jogos muito bem feitos que vão melhorando a cada nova entrada. E o que achei mais interessante nessa série foi como dá pra associar cada jogo a um gênero diferente dentro da ficção de terror. |
Esse aqui é um texto que dá para dizer que envelheceu "como leite no sol". Era um texto pessoal que eu tinha engavetado no meu antigo perfil do Medium que decidi publicar no site. A ideia era falar sobre um antigo jogo de RPG Maker que eu conheci quando estava na RPG Menace que eu queria jogar novamente porém não conseguia lembrar o nome e talvez alguém que lesse conseguiria saber qual era. Acontece que no dia que eu ia publicar esse texto eu acabei reencontrando o jogo - o nome vocês vão saber no próximo item da tabela - e assim o propósito da postagem se perdeu. Mesmo assim quis deixar o registro no meu site e foi a partir dele que RPG Maker passou a marcar mais presença nos meus textos. |
Eis aí o perdido jogo de RPG Maker das minhas memórias que felizmente consegui reencontrar e jogar. Ele foi criado pelo maker brasileiro Kamui - que está por aí no fórum também - nos tempos de RPG Menace e conta a história de um grupo de pessoas acordando num mundo desconhecido e tendo suas memória lentamente apagadas. É um jogo que vai por uns caminhos sombrios e foi uma grata surpresa daquele período em que muitos poucos projetos eram concluídos. Fiz uma crítica completa |
Dependendo de quanto tempo você conhece as comunidades brasileiras de RPG Maker é bem possível que conheça Saint Seiya RPG: Asgard Chapter, do Lord_Dracon. Muita gente acabou conhecendo o RPG Maker por causa desse jogo e sente uma enorme nostalgia por ele. Sendo sincero, não é um RPG muito bom e você nota o amadorismo em cada aspecto dele. Porém é um tanto injusto simplesmente criticá-lo por tal, porque existe todo um contexto da época que deve ser levado em consideração. Por isso usei ele de exemplo para discutir sobre esse tema de como conhecer o contexto no qual algo foi produzido ajuda muito ao analisar aquela obra |
Nesse texto eu falei sobre um dos jogos mais clássicos da história do RPG Maker que foi a trilogia de Legion Saga, criada pelo maker gringo (acho que ele é britânico) Kamau. Esses jogos serviram de inspiração para muita gente das comunidades nacionais e internacionais e até hoje considero eles RPGs bem sólidos e bons de jogar, muito inspirados na franquia de Suikoden. Eu sei que alguns brasileiros traduziram os dois primeiros jogos, não tenho certeza sobre o terceiro. Bom, de qualquer forma dá para baixar esses jogos no site do próprio autor que se não me engano eu deixei em algum lugar ali do texto. |
Acredito eu que não preciso apresentar vocês ao mogezilla, correto? Pois bem, conheci o jogo Ariela que ele fez pra uma game jam esse ano e, mesmo sendo um jogo curto, eu fiquei fascinado pelo battle design dele. O moge soube bem criar lutas que vão além de ficar spammando o botão de ataque e assim decidi fazer um texto comentando sobre todas as lições valiosas que dá para tirar de Ariela nesse quesito |
Meu mais recente texto sobre RPG Maker utilizando outro jogo de outra game jam do mogezilla como gancho, Abraxas. Não discorro muito sobre o jogo em si, mas pego ele de exemplo para ilustrar o que mais admiro nos membros dessas comunidades de RPG Maker que até hoje continuam se esforçando para lançar seus projetos, mesmo que não cheguem a ser reconhecidos por esses esforços. Cito vários jogos da era mais clássica do RPG Maker, nas versões 2k e 2k3 que são as minhas favoritas até hoje. Mas também admiro muito os makers das gerações mais recentes que tem mantido e evoluído o legado do RPG Maker |
Um texto pessoal comentando sobre os motivos que me levaram a falar sobre RPG Maker no meu blog com mais frequência como uma forma de preservar a história dessas comunidades com alguns dos jogos que eu já tive contato e os que terei no futuro, já que existe tão poucos registros dessa cultura fora dos fóruns. |
Na história das comunidades de RPG Maker, na primeira metade dos anos 2000 houveram muitos infames jogos de comédia sendo produzidos na engine. Muitos deles tentavam replicar o clássico Gustavo's Adventure, bem como outros grupos de humor populares da época como Hermes & Renato e Mundo Canibal. Nesse texto falo sobre O Vagabundo, um dos projetos daquele período, exemplificando alguns dos problemas que esses jogos tinham no seu lado cômico. |
Vila do Nevoeiro foi um interessante projeto do Triskal que pintou nas comunidades de RPG Maker ali da segunda metade dos anos 2000. O jogo seguia por uma linha de survival horror e chamava atenção pelos seus gráficos davam a Vila do Nevoeiro um aspecto de títulos da série de Silent Hill. Em 2023 o jogo completou 15 anos e resolvi dedicar um texto em homenagem a essa clássico brasileiro do RPG Maker. |
Ahriman's Prophecy foi um dos primeiros jogos de RPG Maker que eu fui conhecer numa época em que eu nem sabia o que era o RPG Maker. Ao contrário de vários projetos da sua época, Ahriman's Prophecy seguiu por uma linha de RPG de ação. O sistema é bem funcional, porém está longe de ser perfeito. Assim aproveito esse texto para comentar sobre a qualidade experimental que vejo em muitos dos projetos da engine |
Uma das características que eu mais gosto no RPG Maker é a quantidade de jogos não-RPGs que podemos encontrar nas comunidades. 1-Bit Explorer é um desses exemplos, combinando uma estética retrô monocromática com temas lovecraftianos e uma jogabilidade clássica de aventura focada em exploração e com um combate bem reduzido |
Espero que curtam os textos e fico mais do que grato pela atenção de vocês!
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